10 dicas para curtir um cruzeiro em Nova York

Realisticamente, desfrutar de um cruzeiro em Nova Iorque não vai dar muito trabalho. Mas se quiser tirar o máximo partido da experiência, siga estas dicas para que tudo corra às mil maravilhas!

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 9 minutos

10 dicas para curtir um cruzeiro em Nova York

Vista de Nova Iorque e do rio Hudson | ©Miguel Ángel Sanz

Provavelmente, há muito tempo que está ansioso por chegar à cidade que nunca dorme e, à medida que a data se aproxima, quer organizar tudo para que a viagem corra bem.

Se decidiu fazer um cruzeiro em Manhattan, que eu recomendo a 100%, siga estas recomendações e tudo correrá bem.

1. Comparar preços, itinerários e duração

Cruzeiro no rio Hudson| ©Jörg Schubert
Cruzeiro no rio Hudson| ©Jörg Schubert

A primeira coisa que deve saber é que existe uma grande variedade de cruzeiros que percorrem as águas do Hudson, cada um com duração, rota, hora de partida diferentes... A melhor maneira de os comparar é fazer uma pesquisa online para saber quais são os melhores cruzeiros em Manhattan, quanto custa um cruzeiro no Hudson e qual é o que melhor se adequa à sua viagem.

Pode conseguir o mais barato por pouco mais de 30 euros e fará um cruzeiro pelo sul de Manhattan até à Estátua da Liberdade ou investir cerca de 180 euros se quiser mimar-se com um barco luxuoso a navegar pelas águas de Nova Iorque enquanto desfruta de um jantar gourmet.

De qualquer forma, existe também um meio-termo: cruzeiros de duas horas que o levam até Midtown, cruzeiros noturnos para descobrir Nova Iorque iluminada? Aqui pode comparar a duração dos cruzeiros em Nova Iorque para facilitar a escolha do seu cruzeiro.

Reservar um cruzeiro em Nova Iorque

2. Reservar com antecedência

Relaxar num cruzeiro no Hudson| ©David Wilson
Relaxar num cruzeiro no Hudson| ©David Wilson

Esta pode parecer uma dica óbvia, mas lembre-se que milhões de viajantes visitam Nova Iorque todos os anos e fazer um cruzeiro no Hudson é uma das experiências mais populares para os visitantes da cidade. Especialmente se viajar na época alta (verão, Natal, férias da Páscoa...), a procura pode ser muito elevada e alguns lugares estão esgotados.

Se tiver bem definidas as datas da sua viagem e o dia específico em que gostaria de embarcar nesta experiência, reserve o mais cedo possível para garantir um lugar no barco que mais lhe convém.

Caso contrário, corre o risco de ficar esgotado ou pode acabar por ter de reservar uma opção mais cara, o que dificultará a organização de outras actividades.

Reservar um cruzeiro em Nova Iorque

3. Chegar ao embarque com tempo suficiente

Passageiros a embarcar no cruzeiro| ©Thank You (21 Millions+) views
Passageiros a embarcar no cruzeiro| ©Thank You (21 Millions+) views

Embarcar num dos navios de cruzeiro que navegam nas águas de Nova Iorque não requer os mesmos controlos que num aeroporto (felizmente!), mas a verdade é que as partidas costumam ser muito pontuais e os navios não esperam por ninguém.

O melhor é chegar com tempo suficiente, relaxar enquanto espera pelo navio e ter em conta que o cais nem sempre fica junto a uma paragem de metro, pelo que poderá ter de caminhar um pouco. A zona de embarque é normalmente agradável, com boas vistas e perto da água, pelo que não se importará de passar aí algum tempo enquanto tira algumas fotografias.

Outro aspeto a ter em conta é a bagagem ou mochila que leva. Quanto mais leve, melhor (o espaço no barco não é infinito), mas se, por qualquer razão, tenciona levar uma mochila volumosa, verifique antecipadamente se existem cacifos no cais onde possa deixar a sua mala antes de embarcar.

Para os cruzeiros noturnos com jantar incluído, recomendo que vá com pelo menos 30 minutos de antecedência, uma vez que o embarque é normalmente mais lento e pode demorar mais tempo. Além disso, não vai querer perder um segundo a bordo!

4. Escolha um cruzeiro com jantar para se presentear com o máximo de prazer!

Cruzeiro com jantar| ©Tony Fischer
Cruzeiro com jantar| ©Tony Fischer

Se há uma coisa que realmente distingue alguns cruzeiros dos outros, é que existem alguns cruzeiros premium onde a experiência é verdadeiramente VIP. Os jantares têm lugar dentro dos salões de um navio verdadeiramente luxuoso, quer se trate de um iate de tamanho considerável ou de um navio envidraçado que lhe permite desfrutar do céu estrelado sobre Nova Iorque.

Os melhores cruzeiros com jantar em Nova Iorque são um verdadeiro deleite e, embora o preço seja mais elevado do que o dos cruzeiros normais (podem custar entre 140 e 180 euros), são a melhor forma de celebrar um aniversário, um evento especial ou simplesmente de se mimar com uma visita à capital do mundo.

Duram normalmente cerca de três horas, porque dão a volta a Manhattan, é possível apreciar o horizonte iluminado da ilha e a noite é animada com música ao vivo. É também um verdadeiro sonho para os amantes do cinema, que se sentirão como se fossem as estrelas de um filme de Hollywood durante algumas horas.

Reservar um cruzeiro em Nova Iorque

5. Dar um passeio à beira-mar

Visitar o Edge| ©Ben Michel
Visitar o Edge| ©Ben Michel

Uma vez que é recomendável chegar cedo para embarcar nos navios de cruzeiro, uma boa maneira de organizar o seu dia de turismo em Nova Iorque é planear um passeio à volta do cais onde vai embarcar.

Por exemplo, os cruzeiros diurnos da Circle Line partem do cais da 42nd Street, na costa oeste de Manhattan, em Times Square, e os cruzeiros City Sightseeing partem de Hudson Yards. Pode aproveitar a oportunidade para passear no High Line antes ou depois do cruzeiro, subir ao Edge ou passear por Hell's Kitchen. Se estiver a planear subir ao Empire State Building ou ao Top of the Rock, também não ficam muito longe, pelo que pode marcar uma visita no dia do seu cruzeiro.

Um dos cruzeiros com jantar à noite parte do Pier 61, mesmo ao lado do Hudson River Park, pelo que é uma boa oportunidade para passear por esta relaxante área verde de Manhattan com vista para o rio.

Os ferries para a Estátua da Liberdade, por exemplo, partem de Battery Park, junto ao Financial District. Aproveite a oportunidade para visitar o Memorial e Museu do 11 de setembro ou subir ao One World Observatory.

6. Como poupar num cruzeiro em Nova Iorque

Ferry de Staten Island passando pela Estátua da Liberdade| ©Shaun Merritt
Ferry de Staten Island passando pela Estátua da Liberdade| ©Shaun Merritt

É claro que nem sempre se tem orçamento para escolher a experiência mais premium e o preço de alguns cruzeiros pode ser um pouco elevado, mas neste caso está com sorte porque a variedade de cruzeiros em Nova Iorque é tal que há opções para todos os orçamentos.

Se quiser gastar pouco dinheiro ou tempo na experiência em si, há alguns truques para evitar gastar demasiado. Por exemplo, se planeia visitar a Estátua da Liberdade, terá de lá chegar de ferry, uma vez que esta se encontra em Ellis Island, que só é acessível por barco.

Assim, embora a experiência de atravessar o rio de fer ry possa não ser a mesma que embarcar num cruzeiro panorâmico, as vistas da Estátua e do horizonte de Manhattan são verdadeiramente incríveis. Pode dizer-se que é uma experiência 2 em 1.

Por outro lado, uma vez que o rio Hudson atravessa a cidade de Nova Iorque, o ferry nova-iorquino é apenas mais um meio de transporte para os seus cidadãos, pelo que pode utilizá-lo para se deslocar de um lado do rio para o outro sem ter de gastar muito dinheiro em bilhetes.

Finalmente, se tiver comprado um dos cartões turísticos de Nova Iorque (existem vários, por isso, aqui está uma comparação dos New York Passes), um bilhete para um dos cruzeiros panorâmicos da cidade também pode estar incluído - verifique-o porque pode já ter uma viagem gratuita num deles!

7. Vai conseguir algumas fotografias fantásticas, mas não fique obcecado pela máquina fotográfica!

Tire algumas fotografias espectaculares
Tire algumas fotografias espectaculares

Tudo, absolutamente tudo nesta cidade é fotogénico e as vistas da água não o são menos. Atravessará a ponte de Brooklyn por baixo, aproximar-se-á da Estátua da Liberdade, terá uma excelente vista da ilha de Manhattan e do horizonte de Brooklyn...).

De dia e de noite, as vistas são um espetáculo e será tentado a passar todo o passeio com a máquina fotográfica na mão. Não cometa o erro de ver Nova Iorque através da lente da sua máquina fotográfica e tente tirar apenas fotografias suficientes para estar mais consciente do que o rodeia.

Navegar nas águas do Hudson e maravilhar-se com esta vista é algo que provavelmente não fará muitas vezes na sua vida, por isso as melhores recordações ficarão na sua retina. O mesmo se aplica ao seu telemóvel- terá rede, mas pense se quer mesmo estar em movimento para outra coisa que não seja desfrutar da experiência.

8. Siga estas regras básicas de vestuário

Turistas a desfrutar do cruzeiro
Turistas a desfrutar do cruzeiro

Se vai fazer um cruzeiro turístico durante o dia, não tem de se preocupar com nada - seja qual for a sua roupa, poderá desfrutar da experiência . Aliás, recomendo que consulte a previsão do tempo na véspera, para verificar a temperatura ou o vento e agasalhar-se de acordo com os termómetros.

Os barcos estão equipados com assentos interiores e exteriores, o que lhe permitirá participar na atividade apesar do mau tempo (no caso de o cruzeiro ter de ser cancelado devido a condições meteorológicas extremas, ser-lhe-á oferecida uma mudança de data ou o reembolso total).

Em qualquer caso, não se esqueça de que vai querer desfrutar das vistas a partir da parte ao ar livre do barco, por isso traga um casaco quente ou um corta-vento no inverno e um chapéu e protetor solar no verão para aproveitar ao máximo o passeio.

Por outro lado, se escolheu um cruzeiro noturno com jantar incluído, é melhor deixar o "look turístico" no hotel e optar por algo um pouco mais elegante. Não é necessário vestir-se a rigor, mas tenha em conta que estará num navio de luxo, que o jantar é de luxo e que o ambiente é mais elegante do que num cruzeiro diurno.

Reservar um cruzeiro em Nova Iorque

9. Se vai com crianças, escolha o cruzeiro mais adequado para elas

Família a desfrutar do cruzeiro| ©davitydave
Família a desfrutar do cruzeiro| ©davitydave

As crianças vão desfrutar deste grande plano como ninguém, mas a melhor recomendação se estiver a considerar um cruzeiro com crianças em Nova Iorque é escolher um cruzeiro diurno. Algumas das opções mais premium que oferecem refeições gourmet à noite não permitem a entrada de crianças com menos de 6 anos ou não oferecem preços reduzidos para crianças.

Isto significa que, se puderem embarcar, têm de pagar o mesmo que um adulto e não há opção de menu para crianças. Terá mesmo de analisar se vale a pena levar os mais pequenos a jantar, porque, para além de não se divertirem tanto como os adultos, o custo poderá ser demasiado elevado.

Por outro lado, e voltando aos cruzeiros diurnos, são uma óptima opção para eles: vão adorar navegar a bordo de um barco, as vistas são espectaculares e vai ajudá-los a descansar um pouco dos longos passeios pela cidade. Os melhores devem ser sempre acompanhados por um adulto e os bebés devem sentar-se ao seu colo. Verifique também antes de reservar se os carrinhos de bebé são permitidos a bordo (na maioria dos casos são).

10. Escolha a melhor altura do dia para embarcar

Vista de Manhattan a partir do Hudson| ©JJBers
Vista de Manhattan a partir do Hudson| ©JJBers

Dependendo das suas preferências e do seu orçamento, pode escolher entre diferentes horas de partida para o seu cruzeiro. Se quiser desfrutar de Nova Iorque em plena luz do dia, quando os arranha-céus, as pontes e o rio Hudson estão em pleno esplendor, uma boa recomendação é escolher a hora de partida do meio-dia.

Esta hora permitir-lhe-á fazer uma pausa relaxante durante a sua manhã, com o sol a brilhar ao máximo, e as suas fotografias serão perfeitas. Além disso, se estiver a fazer um cruzeiro no inverno, esta é provavelmente a altura com temperaturas mais amenas, pelo que poderá passar mais tempo no convés.

Se é fã do pôr do sol e quer conhecer Nova Iorque no seu estado mais vibrante, um cruzeiro ao fim da tarde permitir-lhe-á ver o pôr do sol enquanto as luzes da cidade mais fascinante do mundo se acendem. As fotografias nocturnas requerem um pouco mais de perícia, mas serão igualmente deslumbrantes e o ambiente é mais íntimo.

Em qualquer caso, há cruzeiros que partem a quase todas as horas do dia e só porque escolhe um cruzeiro noturno, não tem de escolher um dos cruzeiros com jantar premium, por isso não há desculpa: escolha e reserve o que mais lhe apetecer!

Reservar um cruzeiro em Nova Iorque