Guia para o ferry de Nova York
É fácil deslocar-se em Nova Iorque se souber como, e o ferry é certamente uma das formas mais convenientes de ir, por exemplo, de Manhattan para Brooklyn.
Há muitas maneiras de conhecer Nova Iorque: sobrevoando os seus céus num helicóptero, caminhando entre os seus imponentes arranha-céus ou avistando a sua linha do horizonte a bordo de um ferry. Desta vez, para que se possa deslocar pela cidade como um peixe na água (nunca melhor!), vou dizer-lhe como utilizar o NYC Ferry. Está dentro?
1. O que é o NYC Ferry?
O NYC Ferry foi criado para melhorar as ligações entre os bairros de Nova Iorque e para aliviar o congestionamento do metro, muitas vezes sobrelotado. Reconhecê-los-á como barcos azuis e brancos que funcionam como autocarros aquáticos para transportar os habitantes da cidade.
No entanto, são também uma aventura divertida para os turistas. Afinal de contas, é uma alternativa mais barata aos cruzeiros turísticos e permite-lhe ver também a maravilhosa linha do horizonte de Manhattan.
Como é o NYC Ferry por dentro?
O NYC Ferry é mais pequeno do que o Staten Island Ferry mas a verdade é que são bastante confortáveis e têm um piso térreo mais um deck onde, se o tempo o permitir, pode apreciar a paisagem a partir da água. O NYC Ferry também tem uma cafetaria onde pode comprar snacks e casas de banho.
2. Quanto custa o NYC Ferry?
Embora a viagem não seja gratuita, uma viagem no NYC Ferry custa apenas $2,75, o mesmo que o metro. Este bilhete é válido por 90 minutos, durante os quais pode efetuar transferências entre diferentes linhas de ferry sem custos adicionais.
Se ficar em Nova Iorque durante um período de tempo mais longo, poderá querer adquirir um passe de 30 dias que permite viagens ilimitadas em todas as linhas de ferry. Os passes diários e semanais ilimitados não estão disponíveis neste momento. Recomendo que visite o sítio Web oficial do NYC Ferry para obter preços e horários específicos.
- Bilhete simples para adulto ($2,75)
- Suplemento de bicicleta ($1.00)
- Adulto simples + suplemento de bicicleta ($3,75)
- Passe adulto ($121.00)
- Passe adulto de 30 dias + suplemento de bicicleta ($141,00)
- Crianças com menos de 1,10 metros de altura grátis
As crianças pagam?
As crianças com menos de 1,10 metros podem viajar gratuitamente no NYC Ferry quando acompanhadas por um adulto. Se viajar com bebés, há espaço no ferry para carrinhos de bebé.
Posso viajar com a minha bicicleta?
Sim, se estiver a passear de bicicleta por Nova Iorque, ficará interessado em saber que, por um suplemento de 1 dólar, pode levar a sua bicicleta no ferry e passear pela cidade à vontade. Um bilhete simples de adulto com esta sobretaxa custa 3,75 dólares no total.
Posso utilizar o mesmo bilhete para a viagem de ida e de volta?
Não, não é possível. Se quiser sair numa paragem e depois entrar novamente no ferry ou apanhar a mesma linha de regresso, terá de comprar outro bilhete. Além disso, quando o ferry chega à última paragem, todos os passageiros têm de sair e entrar novamente.
3. Onde posso comprar um bilhete?
Existem várias opções para comprar bilhetes para o NYC Ferry:
- Nas máquinas de venda automática no cais: Se vai apanhar o ferry a horas, recomendo esta opção. É muito fácil: basta selecionar o número de bilhetes, pagar com cartão ou dinheiro e a máquina imprime-os em papel. Para embarcar, terá de os mostrar ao condutor, pelo que aconselho a guardá-los na carteira para não os perder.
- Com a aplicação NYC Ferry: O processo é um pouco mais longo, mas permite-lhe transportar os seus bilhetes no seu telemóvel, o que é muito conveniente. Tudo o que tem de fazer é descarregar a aplicação NYC Ferry no seu telemóvel, registar uma conta e comprar os seus bilhetes. Antes de embarcar, é preciso mostrá-los ao condutor no ecrã para que ele possa digitalizar os códigos QR.
- Na bilheteira: Também pode adquirir um bilhete para o NYC Ferry na bilheteira localizada no Cais 11 em Wall Street.
Posso usar meu Metrocard para pagar o NYC Ferry?
Embora os bilhetes sejam semelhantes em custo e possa ser tentador tentar, o facto é que o NYC Ferry não tem nada a ver com o metro de Nova Iorque ou com o seu sistema de pagamento, pelo que não pode utilizar o Metrocard para pagar a viagem de ferry.
4. Como é o embarque no NYC Ferry?
O processo de embarque no NYC Ferry é muito simples. Como as rotas não são circulares, aconselho a olhar o mapa do NYC Ferry para ver o nome da última parada da sua linha, pois há barcos nos dois sentidos da linha e você terá que esperar o ferry certo chegar.
É por isso que é comum haver duas filas no mesmo cais ao mesmo tempo, uma em cada direção do ferry. Para saber em que fila entrar, terá de ter em conta o nome da última paragem da sua linha, tal como no metro. Não se preocupe se não tiver a certeza, porque o pessoal do cais poderá responder a todas as suas perguntas.
Quando o ferry chega ao cais , o processo de embarque é rápido e eficaz: mostre o seu bilhete ao condutor, entre e em poucos minutos estará a navegar nas águas de Nova Iorque.
Como é a viagem de ferry?
É uma experiência altamente recomendada para desfrutar em Nova Iorque. A viagem é muito agradável e, normalmente, há muitos lugares disponíveis para se sentar e apreciar o belo horizonte de Manhattan.
Como o vento pode ser bastante forte, sentar-se no convés superior do ferry é mais apropriado com bom tempo, durante a primavera e o verão. Em estações como o outono ou o inverno, é provável que prefira viajar na zona inferior, ao abrigo do sol.
Existe também uma pequena cafetaria no interior do ferry, onde pode comprar snacks e bebidas para tornar a viagem ainda mais agradável. As casas de banho também estão localizadas no mesmo piso.
5. Quais são as rotas do NYC Ferry?
Durante todo o ano, o NYC Ferry opera seis rotas diferentes: East River, Astoria, South Brooklyn, Rockaway, Governor's Island e Soundview, que permitem atravessar, por exemplo, de Wall Street a DUMBO ou de Williamsburg a Midtown em apenas alguns minutos.
Abaixo, encontrará os percursos de cada rota e as atracções mais notáveis que podem ser alcançadas em cada paragem:
East River (44 minutos)
A rota East River liga os bairros de Brooklyn, como DUMBO, Greenpoint e Williamsburg, a Midtown e ao Distrito Financeiro de Manhattan. Ao longo do percurso, passará por baixo das pontes de Manhattan, Brooklyn e Williamsburg.
É uma óptima maneira de ver o horizonte oriental de Manhattan. A bordo do ferry verá o Chrysler Building e o Empire State Building. Até vislumbrará o arranha-céus Hudson Yards, onde se situa o observatório The Edge. Paragem em:
- Hunters Point South 7 min
- East 34th Street 6 min
- Greenpoint 8 min
- North Williamsburg 7 min
- South Williamsburg 12 min
- DUMBO 4 min
- Cais 11
Rockaway (57 minutos)
Este percurso faz-se entre Wall Street (Pier 11) e Rockaway Beach. No verão, este percurso é muito popular, pois é uma das formas mais rápidas de os nova-iorquinos chegarem às praias urbanas de Queens. Se é um entusiasta da fotografia, pode tirar algumas das imagens mais deslumbrantes do pôr do sol de Manhattan nesta rota.
A rota Rockaway pára em Sunset Park, um bairro residencial em Brooklyn que é um dos mais diversificados da cidade, com um belo parque que raramente é frequentado por turistas e alguns dos melhores restaurantes que servem cozinha mexicana, centro-americana, sul-americana e asiática. Paragem em:
- Rockaway 41 min
- Sunset Park 16 min
- Cais 11
South Brooklyn (54 minutos)
Este ferry liga o Distrito Financeiro de Manhattan aos bairros residenciais de South Brooklyn e, no verão, à Governors Island.
DUMBO, junto à ponte de Brooklyn, é a paragem mais popular desta rota. Se sair na Atlantic Avenue, a paragem seguinte, poderá desfrutar de um agradável passeio ao longo das margens do East River. Paragem em:
- Bay Ridge 9 min
- Brooklyn Army Terminal/ Sunset Park 14 min
- Red Hook 9 min
- Brooklyn Bridge Park Pier 6/ Atlantic Avenue 9 min
- Cais 11 8 min
- DUMBO 5 min
- Corlears Hook
Astoria (49 minutos)
Esta rota de Ferry de Nova Iorque liga Midtown Manhattan e Wall Street com o bairro de Astoria e Long Island City em Queens. É a rota perfeita para ver o lado leste de Manhattan e, embora siga o mesmo percurso que a rota do East River, não pára em Brooklyn.
Se apanhar o ferry de Astoria, recomendo que saia em Long Island City para visitar o Gantry Plaza State Park, um parque com vistas espectaculares de Manhattan. Por outro lado, este ferry também pára em Roosevelt Island, onde não pode perder o Four Freedoms Park, um local criado em homenagem ao Presidente Roosevelt que tem vistas espectaculares de toda a Downtown e Midtown Manhattan.
Quando terminar, basta dar meia volta e apanhar o metro ou o teleférico de Roosevelt Island de volta a Manhattan. Paragem em:
- East 90th Street 4 min
- Astoria 8 min
- Roosevelt Island 6 min
- Long Island City 7 min
- East 34th Street 14 min
- Estaleiro naval de Brooklyn 10 min
- Cais 11
Soundview (50 minutos)
A linha Soundview do NYC Ferry é uma das rotas criadas mais recentemente pelo NYC Ferry. Liga o Upper East Side e o Bronx à Baixa Manhattan. É uma boa alternativa ao metro para visitar o Museu Guggenheim (uma das paragens desta linha fica na 90th Street) ou o Jardim Botânico de Nova Iorque e o Yankee Stadium (a outra paragem fica no Bronx). Paragem em:
- Soundview (Clason Point) 18 min
- East 90th Street 15 min
- East 34th Street 18 min
- Stuyvesant Cove 9 min
- Cais 11
Governors Island (8 minutos)
Esta é uma linha que vai de Wall Street a Governor's Island nos fins-de-semana de verão, quando a ilha está aberta ao público.
Vale a pena apanhar este ferry, pois toda a ilha é um excelente miradouro com vista para Manhattan. Além disso, existe um parque com fortificações históricas, como o Castle Williams e o Fort Jay, que servem de áreas de piquenique para o almoço.
Durante a época de verão, a Governor's Island acolhe eventos e concertos ao ar livre, como a Jazz Age Lawn Party, em agosto. Nesta festa, o jazz toca em toda a ilha e os participantes vestem-se com trajes ao estilo dos anos 1920:
- Cais 11 8 min
- Governor's Island (apenas aos fins-de-semana)
Coney Island e St. George
Duas novas rotas de NYC Ferry estão programadas para abrir na cidade até 2021:
- Coney Island: Esta linha ligará Coney Island e Bay Ridge a Wall Street/Píer 11. Levará aproximadamente 37 minutos.
- St. George: Esta linha ligará Staten Island ao lado oeste de Manhattan em Battery Park City e Midtown West. O trajeto demora cerca de 35 minutos.
O Staten Island Ferry gratuito não deve ser confundido com o NYC Ferry, pois é outro ferry que liga Staten Island ao lado sul de Manhattan (passando em frente à Estátua da Liberdade).
6. Quais são os horários do NYC Ferry?
É aconselhável planear a sua viagem de um dia com bastante antecedência para chegar a tempo, uma vez que o ferry é menos frequente do que o metro. Dependendo da rota e do dia da semana, há uma ou outra frequência, por isso é importante estar bem organizado para apanhá-lo a tempo e não ter de esperar muito tempo no cais para chegar.
Pode consultar os horários no site oficial, embora também possa encontrar o horário de cada uma das rotas nos diferentes cais.
7. Recomendaria apanhar o NYC Ferry?
Claro que sim! Apanhar o NYC Ferry é uma óptima opção se estiver a fazer uma viagem de baixo custo pela cidade, pois permite-lhe desfrutar de belas vistas do horizonte de Manhattan por pouco dinheiro, ao mesmo tempo que lhe fornece transporte para outros bairros de Nova Iorque para uma viagem a DUMBO ou Governor's Island, por exemplo.
A diferença entre os cruzeiros turísticos
No entanto, não acho que o NYC Ferry seja um substituto para um dos cruzeiros disponíveis em Nova Iorque, uma vez que não há um guia profissional ao longo do caminho para lhe contar factos interessantes sobre a cidade, nem tem a opção de tomar uma bebida de cortesia durante o cruzeiro enquanto observa o pôr do sol, ou de embarcar em veleiros vintage para apreciar a paisagem, ou de ver alguns dos marcos da Big Apple de perto... tudo isto são pequenos detalhes que elevam a experiência na água a outro nível.
Se quiser saber mais sobre os cruzeiros em Nova Iorque, sugiro que consulte o nosso guia dos melhores cruzeiros da cidade- vai ficar surpreendido com as possibilidades!