10 Coisas para fazer em Segóvia no Verão

Os meses de verão são a altura ideal para visitar Segóvia, uma cidade cheia de história, jóias arquitectónicas e uma gastronomia requintada que a tornam um local encantador para escapar durante alguns dias.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 Coisas para fazer em Segóvia no Verão

Plaza en Segovia | ©Pamela Chavez

Quando se ouve falar de Segóvia, a primeira coisa que vem à mente é o seu famoso aqueduto, mas esta cidade tem muito mais para oferecer e ver. Desde um castelo medieval de conto de fadas até uma gastronomia invejável, Segóvia é o lugar perfeito para as suas férias de verão.

O clima em Segóvia nesta época do ano é quente e quase não chove, por isso, se decidir visitar a cidade durante estes meses, pode ter quase a certeza de que irá desfrutar de bom tempo e céu ensolarado. Além disso, o verão chega sempre a Segóvia acompanhado de uma atmosfera animada e de celebrações em grande estilo.

1. Veja Segóvia do alto num emocionante passeio de balão

Balonismo nas alturas| ©Siempre en las nubes Vuelos en globo
Balonismo nas alturas| ©Siempre en las nubes Vuelos en globo

O primeiro plano que vou sugerir é perfeito para os meses de verão, já que as baixas temperaturas e os ventos frios dos meses de verão podem tornar um passeio de balão em Segóvia a partir das alturas um pouco mais difícil. 10 Coisas para fazer em Segóvia no Inverno Os ventos podem fazer com que um passeio de balão de manhã cedo não seja exatamente agradável. No entanto, posso garantir-lhe que se decidir fazer este passeio divertido ficará maravilhado com as vistas deslumbrantes desta cidade medieval sob os seus pés.

É por isso que o encorajo a reservar um passeio de balão em Segóvia, onde poderá sobrevoar os seus monumentos mais emblemáticos, como o famoso aqueduto, o Alcazar ou a sua bela catedral gótica. Além disso, depois de uma hora inteira no ar, este fantástico passeio inclui um brunch e um copo de cava no final do passeio, um certificado de voo e até um vídeo para que tenha uma recordação permanente desta incrível experiência que não esquecerá.

Reservar um passeio de balão sobre Segóvia

2. Celebrar a chegada do verão nas festas de San Juan e San Pedro

festas de são joão| ©ARABAKO FORU ALDUNDIA DIPUTACION FORAL DE ALAVA
festas de são joão| ©ARABAKO FORU ALDUNDIA DIPUTACION FORAL DE ALAVA

Todos os anos, o solstício de verão é celebrado em Segóvia na mágica Noite de São João. Nesta data especial, os segovianos iniciam as celebrações acendendo as famosas fogueiras de São João. A fogueira principal é acesa na Plaza Mayor e, a partir desse momento, começa uma série de dias cheios de festas e celebrações em que se podem encontrar bailes ao ar livre, concertos, espectáculos de música ao vivo e ainda uma série de outras actividades. 10 Coisas para fazer em Segóvia com Crianças.

Com as festas de San Juan também se celebra a Noite do Teatro, que tem lugar na Plaza San Nicolás e onde se podem ver espectáculos e peças de teatro até de madrugada. Após os dias de festa, chega a Noite de São Pedro, que encerra as festividades com um grandioso espetáculo de fogo de artifício.

Informações práticas

  • Onde: Principalmente nas praças principais, mas há espectáculos musicais e eventos em vários pontos da cidade.
  • Quando: As celebrações começam com a Noche de San Juan, que se realiza na noite de 23 de junho.
  • Preço: apenas o que se gasta em comida e bebida.

3. Saborear a gastronomia segoviana no terraço com as melhores vistas da cidade

canto do Mesón de Candido| ©Mario Gonzalez Leyva
canto do Mesón de Candido| ©Mario Gonzalez Leyva

A gastronomia típica desta zona é uma das mais deliciosas e admiradas do país, pelo que não poderá sair de Segóvia sem provar alguns dos seus pratos tradicionais mais conhecidos. Sugiro que aproveitem o bom tempo para se sentarem na esplanada do restaurante mais antigo de Segóvia, o lendário Mesón de Cándido, onde poderão provar algumas das mais requintadas especialidades segovianas.

Aí, terão a oportunidade de provar o seu famoso leitão assado, o prato mais conhecido da cidade, e poderão acompanhá-lo com outra das estrelas da gastronomia segoviana, o feijão da quinta. Mas o melhor de tudo é que no terraço deste famoso restaurante poderá desfrutar de vistas privilegiadas sobre o milenar Aqueduto de Segóvia, a principal atração turística da cidade.

Informações práticas

  • Onde: Mesón de Cándido estálocalizado na Plaza Azoguejo 5.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 13h30 às 23h.
  • Preço: de 35€ a 60€ aproximadamente por pessoa.

4. Divirta-se num dos festivais mais antigos de Espanha

Festival Folclórico de Segóvia| ©Janina Kiwi
Festival Folclórico de Segóvia| ©Janina Kiwi

Todos os anos, durante o verão, regressa à cidade o festival Folk Segovia, um espetáculo que se realiza há mais de 30 anos e que traz consigo concertos de diferentes estilos musicais, como a música de fusão ou os sons do folclore popular. Este festival realiza-se depois das festas de San Juan e San Pedro e o seu palco principal costuma estar situado na central Plaza de San Martín.

Para além dos espectáculos, durante o festival é possível encontrar desfiles, exposições, feiras de discos e numerosas actividades nas ruas. Em algumas ocasiões, até se realizaram actividades na centenária Alhóndiga. A festa que transforma Segóvia na capital do folclore durante alguns dias tornou-se numa das festas mais veteranas do país por uma razão, pois todos os anos regressa com novas e emocionantes surpresas, espectáculos e eventos que farão com que se divirta muito.

5. Aproveitar o bom tempo na praça mais animada de Segóvia

Praça Maior| ©Santi Mendiola
Praça Maior| ©Santi Mendiola

A Plaza Mayor de Segóvia é o coração da cidade e está rodeada por alguns dos seus edifícios mais emblemáticos. Nesta imponente praça encontram-se a Catedral de Segóvia, a Câmara Municipal e o magnífico Teatro Juan Bravo.

Uma vez lá, convido-o a tomar uma bebida numa das esplanadas dos bares desta emblemática praça segoviana, para que, para além de desfrutar do bom tempo, possa contemplar tranquilamente a fachada destes importantes edifícios cheios de história. Depois de uma chávena de café ou de um bom copo de vinho, pode aproveitar para fazer uma das actividades essenciais da sua viagem, uma visita à Catedral de Segóvia. Horários de Abertura da Catedral de Segóvia.

A Catedral de Segóvia foi construída entre os séculos XVI e XVIII e é um maravilhoso exemplo de arquitetura gótica. Tem três grandes naves e é particularmente impressionante pelos seus belos vit rais e pela sua torre alta e esguia, que chega a ter 88 metros de altura. Assim, se viajar para esta cidade antiga, não deixe de visitar este templo que o vai cativar tanto pela sua beleza como pela sua interessante história.

Compre o seu bilhete para a Catedral de Segóvia

6. Passeio pelos principais pontos turísticos de Segóvia ao pôr do sol

Os Aquadutos de Segóvia| ©tajones1991
Os Aquadutos de Segóvia| ©tajones1991

Quando a noite cai em Segóvia, as ruas adquirem um encanto especial e os seus monumentos brilham sob os holofotes, fazendo com que se destaquem mais do que nunca. Por isso, convido-vos a terminar um dos vossos dias nesta maravilhosa cidade com um passeio por Segóvia ao entardecer, onde poderão admirar a cidade de uma forma totalmente diferente.

Este passeio é perfeito se decidirem fazer a vossa viagem durante a época de verão, já que o frio e as chuvas de outros meses do ano podem fazer com que um passeio à noite não seja particularmente agradável. O passeio começará no impressionante Aqueduto de Segóvia, que à noite fica iluminado, dando a impressão de ser mais alto e imponente do que nunca. Em seguida, o guia irá conduzi-lo à catedral, ao bairro de Las Canonjías e, finalmente, ao Alcázar.

Depois da visita, recomendo que jante no Restaurante Pasapán, um espaço gastronómico que combina na perfeição a cozinha tradicional segoviana com um toque de modernidade e inovação, fazendo com que os seus pratos se destaquem pela sua qualidade e originalidade.

Informações práticas

  • Onde: O Restaurante Pasapán estásituado na Calle Colón 5.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 12:00 às 16:00 e das 20:00 às 24:00.
  • Preço: de 18 euros a cerca de 40 euros por pessoa.

Reservar um passeio ao pôr do sol em Segóvia

7. Suba a um miradouro e contemple as fantásticas vistas

pessoas a brincar na relva verde| ©MARI VICARIO
pessoas a brincar na relva verde| ©MARI VICARIO

Aproveitando o bom tempo que se faz sentir em Segóvia nesta altura do ano, uma forma fantástica de conhecer a cidade é subir a um dos seus miradouros. Um dos mais bonitos e com as melhores vistas é o Mirador de la Pradera de San Marcos. Este miradouro está situado, como o seu nome indica, na zona pertencente à Igreja de São Marcos.

Para além das impressionantes vistas da cidade, a partir desta pequena clareira relvada junto ao rio Eresma terá as melhores vistas do impressionante Alcázar de Segóvia. Uma vez lá, pode sentar-se no relvado verde e relaxar ou até mesmo fazer um pequeno piquenique. Um conselho é ir ao entardecer, pois a luz alaranjada do fim do dia sobre o Alcázar faz desta paisagem um espetáculo inesquecível.

Outro miradouro muito diferente, mas com vistas igualmente boas, é o Mirador del Valle de Clamores. Este miradouro está situado ao pé do Alcázar e a partir dele é possível desfrutar de vistas incríveis sobre o Vale de Clamores, o Cemitério Judaico e a Muralha da Cidade.

8. Fazer uma excursão ao Chorro de Navafría

Rota para o Chorro de Navafría| ©Jesús Pérez Pacheco
Rota para o Chorro de Navafría| ©Jesús Pérez Pacheco

Se durante a sua visita a Segóvia se deparar com temperaturas mais altas do que o esperado, ou se for simplesmente um amante da natureza, recomendo-lhe que faça uma fantástica excursão ao parque El Chorro de Navafría, onde o tempo não é tão quente e também pode desfrutar de um mergulho refrescante

El Chorro de Navafría está localizado na Serra de Guadarrama, a pouco mais de 30 minutos de carro de Segóvia. Neste belo cenário natural, pode fazer diferentes percursos pedestres a partir do restaurante El Chorro. Aí, poderá maravilhar-se com a beleza do pinhal, nadar nas piscinas naturais e contemplar a joia deste parque: a cascata de El Chorro, que tem uma queda de até 20 metros.

Como se não bastasse, neste parque encontrará também uma zona de lazer com churrasqueiras e lugares para se sentar e comer. É o local ideal para passar um dia tranquilo na natureza.

9. Aproveite o bom tempo de verão para passear pelo centro histórico de Segóvia

Centro histórico de Segóvia| ©Joan
Centro histórico de Segóvia| ©Joan

Sem dúvida, a melhor maneira de conhecer uma nova cidade é perder-se nas suas ruas e dar um longo passeio. É por isso que o próximo plano que lhe vou sugerir é que aproveite o bom tempo e aproveite para passear pelas ruas de Segóvia e visitar os seus edifícios mais emblemáticos.

Pelo caminho, pode passear pelas praças mais importantes da cidade, visitar a famosa Casa de los Picos, hoje convertida em Escola de Artes Aplicadas, e descobrir a encantadora Judiaria. O Bairro Judeu de Segóvia pertenceu a uma grande comunidade judaica desde o século XII até ao século XV, altura em que foram expulsos por ordem dos Reis Católicos. As pitorescas e estreitas ruas deste bairro são algumas das mais bonitas da cidade e ainda se podem encontrar alguns edifícios dessa época.

Outra opção se quiseres conhecer esta interessante cidade sem perder nada é visitar a Judiaria de Segóvia. Melhores passeios turísticos em SegóviaO City Tour de Segóvia, no qual um especialista irá guiá-lo pelos principais pontos de interesse enquanto lhe conta a história e algumas curiosidades desta cidade milenar.

Reservar uma visita guiada a Segóvia

10. Visitar o Alcázar de Segóvia, uma visita obrigatória nesta viagem

Castelo de Segóvia| ©Jo Kassis
Castelo de Segóvia| ©Jo Kassis

O clima em Segóvia durante os meses de verão é ideal se gosta de viajar com temperaturas quentes. Também lhe permitirá explorar a cidade sob um sol radioso, sem se preocupar com a chuva ou com o frio do inverno rigoroso de Segóvia.

Com isto em mente, encorajo-o a aproveitar o clima agradável desta estação para visitar alguns dos principais pontos de interesse da cidade e, claro, entre eles está o Alcázar de Segóvia, um impressionante castelo medieval que vigia a cidade e parece saído de uma cena de filme.

A localização estratégica deste magnífico monumento foi utilizada como fortaleza defensiva por diferentes culturas e, atualmente, este ícone segoviano é reconhecido como Património Mundial da UNESCO. O castelo, tal como o conhecemos atualmente, foi construído e utilizado como residência pelos reis de Castela em meados do século XV.

Posso garantir-vos que Bilhetes para Alcazar em Segóvia: como comprar, preços e descontos não ficará indiferente, porque desde o momento em que atravessa a ponte levadiça da sua entrada, até terminar de percorrer os seus belos salões e salas decoradas com elementos cristãos e mudéjares, esta fortaleza tão cheia de história não deixará de o surpreender.

O clima em Segóvia durante o verão

Vista de Segóvia| ©Jo Kassis
Vista de Segóvia| ©Jo Kassis

Segóvia encontra-se a uma altitude de até 1000 metros e está situada a norte da Serra de Guadarrama, o que significa que os ventos frios da montanha chegam por vezes à cidade. No entanto, o verão neste canto do país é geralmente quente, com temperaturas máximas que ultrapassam frequentemente os 30ºC.

A precipitação durante estes meses é muito baixa, uma vez que esta é a época mais seca do ano, e raramente encontrará uma trovoada de verão. Embora as temperaturas durante o dia possam por vezes ser um pouco elevadas, à noite tendem a descer bastante, atingindo uma mínima média de 16ºC, pelo que é aconselhável trazer roupa quente mesmo que viaje durante os meses de verão.

Quanto às horas de sol, se tiver a sorte de visitar Segóvia nesta altura do ano, desfrutará de dias mais longos do que noutras estações, pelo que terá mais tempo para fazer as suas visitas à vontade e conhecer esta maravilhosa cidade sob um céu quase sempre soalheiro.

A afluência de turistas e os preços em Segóvia no verão

Casal apaixonado em Segóvia| ©Jo Kassis
Casal apaixonado em Segóvia| ©Jo Kassis

O clima fantástico de que Segóvia goza durante os meses de verão, juntamente com as numerosas festividades e a atmosfera animada da cidade, fizeram do verão a época mais movimentada para os turistas, especialmente em julho e agosto. Durante esta época do ano, centenas de turistas viajam para Segóvia para as suas férias de verão.

Isto significa inevitavelmente que os preços são mais elevados do que noutras épocas e que a disponibilidade de alojamento é menor, especialmente se a reserva for feita à última hora. No entanto, se reservar a sua viagem com antecedência, é muito provável que encontre alojamento económico, uma vez que os preços em Segóvia não são normalmente demasiado excessivos.