10 Coisas para fazer em Segóvia à Noite

Segóvia, declarada Cidade Património Mundial pela UNESCO, tem um encanto especial à noite que convida a explorá-la.

Rocio Biagetti

Rocio Biagetti

leitura de 9 minutos

10 Coisas para fazer em Segóvia à Noite

Segovia night | ©22jeca

Segóvia é uma cidade rica em história, muito próxima de Madrid e situada na região de Castela e Leão, em Espanha. Tem edifícios muito antigos, como o Aqueduto Romano do século II d.C. e monumentos medievais, incluindo os seus castelos e a Catedral de Segóvia.

Visitar estes edifícios é uma das melhores coisas a fazer em Segóvia, pois a cidade iluminada revela um calor distinto. À noite é o momento ideal para visitar miradouros, como a Torre da Catedral ou o Vale dos Clamores, descobrir a sua gastronomia, passear pelos seus bairros e até visitar a Fortaleza do Alcázar e o Aqueduto Romano.

1. Visite o Aqueduto Romano iluminado à noite.

Aqueduto Romano de Segóvia| ©Enrique Riu (Color)
Aqueduto Romano de Segóvia| ©Enrique Riu (Color)

O Aqueduto Romano de Segóvia é uma construção romana que data do século II d.C., do final do império de Trajano e início do império de Adriano.

Pode ser visitado durante todo o dia, mas à noite é encantador, pois as luzes permitem apreciá-lo em toda a sua imensidão e beleza. É possível fotografá-lo a partir das suas escadas e do miradouro El Postigo del Consuelo, de onde se obtém uma boa panorâmica do Aqueduto.

Esta construção, que esteve em funcionamento até 1973, servia para transportar água da serra de Guadarrama até à cidade de Segóvia, aproveitando os desníveis do terreno. Dispunha, inclusivamente, de um sistema para limpar as impurezas da água e regular o seu caudal. Situa-se na Plaza del Azoguejo, onde atinge a sua altura máxima de 28 metros.

É considerada uma das obras de engenharia mais importantes da época romana, com os seus 167 arcos de pedra gran ítica da serra de Guadarrama. Estes arcos são suportados por um equilíbrio de forças que ainda hoje surpreende.

Recomendo que faça uma visita guiada ao Aqueduto, que é uma das melhores visitas que pode fazer em Segóvia para conhecer em profundidade esta construção.

  • Localização: Plaza del Azoguejo, 1, 40001 Segovia, Espanha

Faça um passeio noturno pelos principais locais de Segóvia

2. Passeio noturno pelo bairro dos Caballeros.

O Bairro dos Cavaleiros| ©santiago lopez-pastor
O Bairro dos Cavaleiros| ©santiago lopez-pastor

O Bairro dos Cavaleiros está situado entre a Praça do Conde Cheste e a Praça de San Esteban, em direção a norte, a partir do Aqueduto Romano. Caracteriza-se pelo seu grande número de palácios, igrejas e museus antigos, datados dos séculos XV e XVI, que podem ser apreciados de forma especial à noite.

Neste bairro encontram-se palácios românicos como a Casa del Marqués de Lozoya, o Palácio de Quintanar, o Palácio del Conde Cheste e também a Casa del Marqués de Castellanos y de Uceda e a Casa de las Cadenas. Muitos destes edifícios foram construídos com fins militares para proteger a cidade.

À noite, o bairro de Caballeros destaca-se pelas suas luzes que embelezam todos os edifícios do centro histórico. Os seus edifícios antigos eram as casas dos nobres, mas atualmente foram fundados museus em muitas destas casas. Entre os mais famosos estão o Museu Esteban Vicente e o Museu Rodera Robles.

Também poderá ver antigas igrejas românicas, como o templo católico de San Juan de los Caballeros, construído em 1884, que se tornou o Museu Zuloaga em 1931. Também se pode ver a igreja de San Martín, que foi construída no século XII.

  • Localização: entre a Plaza del Conde de Cheste, 4, 40001 e a Plaza San Esteban, 40003 Segóvia, Espanha.

3. Visite o Alcázar de Segóvia ao pôr do sol

Alcázar ao pôr do sol| ©Urbano Suárez
Alcázar ao pôr do sol| ©Urbano Suárez

O Alcázar de Segóvia foi construído no século XII e é um dos castelos mais famosos do mundo. Visitar este castelo, Património Mundial da UNESCO, ao pôr do sol é uma obrigação durante a sua estadia em Segóvia.

Quando o sol se põe, não perca avista panorâmica única de Segóvia a partir da Torre de Juan II, com 80 metros de altura. Não é de admirar que tenha sido uma inspiração para diferentes realizadores de cinema, como Orson Welles quando filmou o filme "Chimes at Midnight" e para Walt Disney quando filmou o filme "Cinderela".

Se for a Segóvia no verão, de abril a outubro, pode visitar o Alcazar até às 20 horas. No entanto, se visitar Segóvia no inverno, o Castelo iluminado à noite a partir de alguns dos miradouros é uma das melhores coisas que pode ver na cidade.

No Alcázar de Segóvia viveram 22 reis, como o rei Afonso X, o Sábio, e Isabel, a Católica, e outras personalidades espanholas importantes. Foi também palco de importantes casamentos reais, como o de Filipe II e Ana de Áustria.

Este castelo é atualmente o local de formação dos oficiais de artilharia do exército espanhol. O mais curioso é que este centro de formação está em funcionamento desde 1764 e foi inaugurado durante o reinado de Carlos III.

Informações úteis

  • Horário deinverno: diariamente das 10h00 às 18h00 (novembro a março).
  • Horário deverão: diariamente das 10h00 às 20h00 (abril a outubro).
  • Localização: Plaza de la Reina Victoria Eugenia, s/n, 40003, Segovia
  • Preçoda entrada: cerca de 10 euros.

Reserve o seu bilhete para o Alcazar de Segóvia

4. Tire uma selfie com o Diablillo del Acueducto à noite

Selfie com a estátua do diabo| ©Babak Fakhamzadeh
Selfie com a estátua do diabo| ©Babak Fakhamzadeh

O Diablillo del Acueducto é uma estátua feita e doada pelo artista José Antonio Abella. Está localizado na parede da Calle San Juan, na parte mais alta.

É uma enorme estátua de bronze de um diabo obeso que chama a atenção porque tem um telemóvel na mão que diz "I Segovia". Além disso, este diabo está a tirar uma selfie, o que atrai muitos visitantes que querem tirar uma fotografia com o pequeno diabo.

A escultura representa uma lenda sobre a construção do Aqueduto que conta que o diabo o construiu numa noite, depois de ter feito um pacto com uma mulher, que prometeu dar-lhe a sua alma em troca de não ter de continuar a transportar água para a sua casa. No entanto, faltou ao diabo apenas uma pedra para terminar a sua obra e a mulher não teve de lhe dar a sua alma em troca.

A escultura foi colocada nas paredes do Aqueduto em 2020 graças ao empresário José Luis Herrero e à Câmara Municipal. Apesar de o Aqueduto ser uma construção histórica, com uma extensão de 16.220 metros e 28,10 metros de altura, este pequeno diabo foi instalado para atrair mais turistas.

  • Localização: Plaza del Conde de Cheste, 5, 40001 Segovia, Espanha. Situado no muro da rua San Juan.

5. Fazer uma visita nocturna à Catedral de Segóvia

Catedral de Segóvia à noite| ©Miguel Angel Herrería
Catedral de Segóvia à noite| ©Miguel Angel Herrería

A Catedral de Segóvia é um dos edifícios mais impressionantes da cidade. É por isso que visitar a Catedral à noite tem a sua atração, uma vez que tem uma torre de 88 metros de altura a partir da qual terá vistas panorâmicas muito agradáveis da cidade à noite. Além disso, a Catedral iluminada é, por si só, digna de admiração.

A Catedral de Segóvia foi construída entre os séculos XVI e XVIII e é de estilo gótico tardio com alguns traços renascentistas. Está situada na Plaza Mayor, entre dois monumentos emblemáticos da cidade, o Aqueduto Romano e o Alcázar de Segóvia. É também conhecida como a Senhora das Catedrais, devido à sua beleza e elegância.

As visitas nocturnas estão disponíveis de maio a setembro inclusive, às sextas-feiras, sábados e domingos, às 19h30 e às 21h30 horas. A visita guiada inclui também uma visita à Sala dos Audiovisuais, à Casa do Sineiro e à Sala do Relógio. Recomendo a leitura deste artigo sobre os horários de abertura da Catedral de Segóvia para saber mais sobre os seus horários.

Informações úteis

  • Horário de abertura: sexta-feira, sábado e domingo às 19h30 e 21h30
  • Localização: C. Marqués del Arco, 1, 40001 Segovia, Espanha.
  • Preço do bilhete: a partir de 9 euros.

Reservar bilhetes para a Catedral de Segóvia

6. Ver o pôr do sol a partir do Miradouro do Vale de Clamores

Miradouro do Vale dos Clamores| ©Emilio
Miradouro do Vale dos Clamores| ©Emilio

Segóvia tem muitos miradouros para ver o pôr do sol e obter as melhores vistas dos monumentos históricos da cidade. Um deles é o Mirador del Valle del Clamores, que está localizado perto do Alcázar de Segóvia.

É um local ideal para desfrutar de uma encantadora vista panorâmica da cidade de Segóvia ao pôr do sol ou à noite. Além disso, oferece uma vista única da Muralha, do Cemitério Judaico e do Vale de Clamores.

O acesso ao miradouro do Vale de Clamores pode ser feito a pé, já que se encontra a um quilómetro do Aqueduto. Pode começar o seu percurso no Parque Hontanilla, que se encontra junto à Ponte Sancti Spiritu, e continuar pela Rua San Valentín, passando pelo Bairro Judeu, pelas Portas de San Andrés e pela Muralha, até chegar ao Mirador.

No caminho poderá ver grutas naturais, hortas activas, pontes antigas e antigas casas de artesanato onde se trabalhava com peles. Também verá um antigo moinho de chocolate e uma fábrica de sopas que já não estão em funcionamento, antes de chegar ao miradouro e ver uma das mais belas vistas de Segóvia à noite.

  • Localização: Rda. de Don Juan II, 24T, 40003 Segovia, Espanha

7. Apreciar a excelente gastronomia de Segóvia

Jantar com vista para Segóvia| ©Duncs1745
Jantar com vista para Segóvia| ©Duncs1745

Em Segóvia encontrará bares, restaurantes e pubs com uma oferta gastronómica imperdível e opções para desfrutar da noite ao seu gosto. Não pode perder os pratos típicos da Segóvia, como o leitão assado, o feijão da quinta, a truta da Segóvia e muitos pratos deliciosos preparados com legumes e peixe, acompanhados de ponche da Segóvia. Um bom prato custa cerca de 20€ ou 25€.

Entre os melhores restaurantes para comer comida típica estão o Mesón de Cándido, um restaurante familiar que está na família há 3 gerações, e o Restaurante Casares que tem vista para o Aqueduto.

Quanto aos bares, os mais recomendados para tapas em Segóvia são La Bodega del Barbero, onde há concertos ao vivo, e o bar De Bote en Bote, ambos a 5 minutos a pé do Aqueduto.

Sem dúvida, a cidade de Segóvia fica muito bem iluminada à noite. É por isso que é tão agradável passear quando o sol se põe e as ruas não estão cheias de visitantes. E durante o seu passeio noturno, nada melhor do que desfrutar da grande oferta gastronómica de Segóvia.

8. Conhecer o bairro judeu à noite

Bairro Judeu| ©José Manuel Fuentes
Bairro Judeu| ©José Manuel Fuentes

La Juderia é um bairro judeu muito antigo de Segóvia que foi construído no século XII pelos hebreus até serem expulsos em 1492 pelos Reis Católicos. Recomendo que visitem o bairro à noite para poderem apreciar o encanto noturno das suas ruas estreitas, das sinagogas e dos velhos edifícios da época medieval.

É um lugar muito agradável para passear e conhecer a história dos judeus que viveram na cidade. Das cinco sinagogas que o bairro albergou em tempos, apenas resta uma, a Sinagoga Principal, onde atualmente se encontra o convento católico de Corpus Christi.

Este bairro irá surpreendê-lo pelas suas ruas estreitas e também pelos seus bares noturnos, que se caracterizam pela sua tranquilidade e ambiente histórico, como o restaurante El Fogón Sefardi e o bar Socorro, situado na porta de San Andrés.

9. Visitar o cemitério judeu de Segóvia à noite

Cemitério judeu| ©segoguiados
Cemitério judeu| ©segoguiados

O Cemitério Judaico de Cuesta de los Hoyos é uma das poucas necrópoles judaicas da Europa. Está localizado nos arredores da cidade de Segóvia, em frente ao bairro judeu, na área conhecida como El Pinarillo.

Recomendo que o visite ao pôr do sol, pois está localizado numa colina, de onde se pode obter uma bela vista panorâmica da cidade. Além disso, não há dúvida de que visitar um cemitério à noite desperta a imaginação de muitas pessoas. Este cemitério data do século XV e ocupa 4,7 hectares.

Os judeus utilizavam dois tipos de enterramentos em calcário para enterrar os seus mortos, um deles era o arranjo das grutas naturais para serem túmulos e noutros utilizavam covas antropomórficas.

  • Localização: C. Cta. de los Hoyos, 40003 Segovia, Espanha
  • Taxa de entrada: gratuita

10. Observar o Alcazar iluminado a partir do miradouro do Último Pinheiro

Alcázar de Segóvia à noite| ©Víctor M.
Alcázar de Segóvia à noite| ©Víctor M.

O Mirador del Último Pino está situado no local perfeito para ver o Alcázar de Segóvia iluminado à noite. Fica perto de outro miradouro chamado Pina del Silencio e perto do Mirador de Alcázar y los dos Valles, onde também se pode parar para contemplar a vista da cidade e do Alcázar.

Segóvia tem muitos miradouros de onde se podem apreciar os monumentos históricos, a cidade e os vales e colinas circundantes. Visitá-los à noite é especial, pois a cidade fica iluminada e ganha uma mística diferente. O Alcazar é um dos castelos mais visitados da Europa e, depois do pôr do sol, fica deslumbrante.

Para chegar ao miradouro, é preciso fazer um interessante passeio desde a Muralha da Cidade, passando pelo Mirador de la Muralla e pelo cemitério judeu, até ao Mirador del Último Pino. É um passeio de apenas 1,2 km. O miradouro do Alcázar e dos dois vales fica a 200 metros deste miradouro.

O Alcázar de Segóvia, cuja forma se assemelha a um navio, está construído no topo de uma colina. A visita a este castelo é um dos melhores passeios que se pode fazer em Segóvia.

  • Localização: C. Cta. de los Hoyos, 76, 40003 Segovia, Espanha