10 Coisas para fazer em Segóvia com Crianças

Segóvia é uma cidade cheia de história onde encontrará muitas actividades divertidas para as crianças e para toda a família.

Camilla Graciano

Camilla Graciano

leitura de 11 minutos

10 Coisas para fazer em Segóvia com Crianças

niños jugando cerca de estatua | ©ascharff

A cidade de Segóvia está situada no sopé da serra de Guadarrama, a 90 km de Madrid. É conhecida pelos seus monumentos e castelos antigos, como o Alcázar de Segóvia, a Catedral e o Aqueduto Romano, que são algumas das melhores coisas para ver em Segóvia.

As crianças vão adorar ver os castelos medievais e encontrar o Aqueduto, uma maravilha da engenharia antiga, ou passear pelos jardins do Palácio da Granja San Ildefonso. Também podem ver a grande coleção de marionetas de Francisco Peralta, tomar banho nas piscinas naturais do rio Duratón ou praticar desporto na estação de esqui de La Punilla, entre muitas outras actividades de que vos falarei neste artigo.

1. Voar num balão de ar quente em Segóvia

balão de ar quente com a catedral de Segóvia ao fundo| ©GLOBOS BOREAL S.L.
balão de ar quente com a catedral de Segóvia ao fundo| ©GLOBOS BOREAL S.L.

Se as crianças (ou adultos) não têm medo das alturas, vão adorar conhecer Segóvia voando num balão de ar quente. Do ar, terão uma vista privilegiada da cidade, com as suas casas baixas, monumentos antigos e as colinas e prados verdes que a rodeiam.

Estes voos costumam ser feitos para poucas pessoas, cerca de 15, dependendo do tamanho do balão, mas também pode optar por um voo privado com a sua família. É aconselhável para crianças com mais de 5 anos.

Quanto ao percurso, o vento é o guia, pelo que pode variar de um dia para o outro. No entanto, irá desfrutar de tudo o que vê, pois há edifícios antigos como a catedral de Segóvia, o Aqueduto Romano e alguns castelos que são muito visíveis do ar.

Os voos de balão de ar quente realizam-se muito cedo de manhã, porque é quando o vento está mais calmo e a atmosfera é mais estável. Normalmente, duram cerca de uma hora. Tenha em conta que vai estar parado durante o voo, pelo que é melhor usar roupa confortável.

Reservar um voo de balão de ar quente em Segóvia

2. Ver a coleção de marionetas de Francisco Peralta

Fantoche para assustar pássaros| © Bruno Guerrero
Fantoche para assustar pássaros| © Bruno Guerrero

Uma das coisas mais interessantes para fazer em Segóvia com crianças é ver a coleção de marionetas de Francisco Peralta, que sem dúvida irá motivar a imaginação de miúdos e graúdos com marionetas que são verdadeiras obras de arte.

A coleção é composta por 38 peças que foram doadas por Francisco Peralta, um dos melhores marionetistas de Espanha. As marionetas representam personagens de histórias tradicionais, da literatura clássica e de contos infantis. A visita à exposição é também uma oportunidade para as crianças conhecerem os diferentes mecanismos que dão vida às marionetas.

O marionetista Francisco Peralta foi um dos impulsionadores do festival internacional de marionetas Titirimundi, ao qual pode assistir se for a Segóvia em maio. Foi galardoado com a Medalha de Prata de Mérito em Belas Artes em 1990.

Informações interessantes

  • Horário de abertura: de segunda a sábado, das 11h às 15h e das 15h às 17h30; e aos domingos, das 11h às 14h.
  • Localização: Puerta de Santiago, 36, 40003 Segovia.
  • Taxa deentrada: O bilhete de entrada com guia áudio custa cerca de 2 euros.

3. Maravilhar-se com o Aqueduto Romano

Vista do aqueduto de Segóvia| © Jordi Vich Navarro
Vista do aqueduto de Segóvia| © Jordi Vich Navarro

Uma visita a Segóvia não deve perder um passeio pelo Aqueduto Romano, que é um dos melhores passeios que se pode fazer em Segóvia. As crianças tendem a interessar-se muito por ele, não só pela sua impressionante construção, mas também pela história e pelo complexo desenho que lhe deu origem.

O Aqueduto Romano de Segóvia foi construído no século II d.C. e funcionou como aqueduto até 1973. O seu objetivo era transportar a água da Serra de Guadarrama para a cidade de Segóvia, aproveitando o desnível do terreno.

Está situado no centro de Segóvia, muito próximo do Alcázar de Segóvia, e a sua visita está incluída em todos os percursos pedestres da cidade, juntamente com a Catedral e o Alcázar.

É uma grande obra de engenharia que vem do passado. Tem 30 metros de altura e 1677 arcos, tendo em tempos 15 quilómetros de canais subterrâneos. A água corria pela parte superior do aqueduto e tinha até uma armadilha de areia para limpar a água das impurezas.

  • Localização: Plaza del Azoguejo, 1, 40001 Segovia, Espanha

Fazer uma visita guiada privada a Segóvia

4. Visitar os castelos de Segóvia

Castelo em Segóvia| ©Manuel López
Castelo em Segóvia| ©Manuel López

Existem 74 castelos em Segóvia, e os que foram preservados são verdadeiramente uma maravilha arquitetónica que as crianças vão adorar. Os castelos imperdíveis em Segóvia são o Alcázar de Segóvia, o Castelo de Turégano, o Castelo de Coca, o Castelo de Pedraza e o Castelo de Ayllón, entre outros.

Alcázar de Segóvia

O Alcázar de Segóvia é um dos castelos medievais mais famosos do mundo e está localizado no centro de Segóvia. A sua construção remonta ao século XII e foi declarado Património Mundial pela UNESCO. É possível que já existisse uma fortificação no local desde a época romana, mas foi reconstruída após um incêndio em 1862.

Diz-se que a forma do Alcázar de Segóvia inspirou o castelo da Branca de Neve no filme da Disney. O castelo está situado no topo de uma colina e a sua forma faz lembrar um navio.

As crianças vão adorar atravessar o fosso de 24 metros para entrar no castelo, ver as antigas armaduras no interior, a vista panorâmica de Segóvia a partir da Torre Juan II, com 80 metros de altura, e o curioso relógio de sol no Patio del Reloj (Pátio do Relógio).

Recomendo que compre o seu bilhete com antecedência e leia este guia para comprar bilhetes com desconto para o Alcázar, onde certamente encontrará dicas para aproveitar ao máximo a sua visita.

Informações úteis

  • Horário deabertura no inverno: todos os dias das 10h00 às 18h00 (de novembro a março).
  • Horário deverão: todos os dias das 10h00 às 20h00 (de abril a outubro)
  • Localização: Plaza de la Reina Victoria Eugenia, s/n, 40003, Segovia
  • Preçoda entrada: cerca de 10 euros.

Castelo de Coca

O Castelo de Coca foi construído no século XV pelo mestre de obras Alí Caro, por encomenda de Don Alonso de Fonseca, sobrinho do Arcebispo. Tem um estilo gótico-mudéjar e é um dos poucos castelos que não foi construído no cimo de uma colina, mas sobre um fosso largo e profundo.

Este castelo faz-nos pensar imediatamente numa fortaleza militar e em como era a vida na época medieval. Destaca-se pela sua construção em tijolo, pelas suas torres, pelo seu miradouro de 40 metros de altura e pela ponte de tijolo à entrada, entre outras coisas. Atualmente, alberga a Escola de Formação Florestal.

Informações úteis

  • Horário de abertura: todos os dias, das 11 às 17 horas.
  • Localização: Castillo de Coca, s/n 40480 Coca
  • Preço deentrada: cerca de 3 euros.
  • Recomendações: é necessário comprar o bilhete com 48 horas de antecedência.

5. Subida à estação de neve de La Pinilla

Pessoas na neve| © Alain Wong
Pessoas na neve| © Alain Wong

Visitar a estação de esqui de La Pinilla é perfeito se for a Segóvia no inverno, pois as crianças podem brincar com a neve ou aprender a esquiar numa escola especial para elas. Está situada no maciço da Serra de Ayllón, a 8 km da localidade de Riaza.

No verão, a estância também oferece actividades para toda a família, com um parque multi-aventura para crianças, com baloiços, uma tirolesa de 60 metros de altura, uma ponte tibetana de 120 metros e muito mais. Também alugam bicicletas e quadriciclos, organizam passeios guiados, têm instalações de tiro com arco e um campo de golfe.

Informações úteis

  • Localização: Estância de esqui de La Pinilla, s/n, 40500 La Pinilla, Segóvia.
  • Preçode entrada: a partir de 35 euros na época alta e 25 euros na época baixa para adultos, e a partir de 26 euros na época alta e 20 euros na época baixa para crianças. O custo do teleférico é de cerca de 7 euros e o aluguer de equipamento é de cerca de 20 euros por dia.
  • Horário de abertura: das 9h às 17h.

6. Viagem no tempo no Palácio da Granja San Ildefonso

Entrada principal do Palácio da Granja San Ildefonso| ©Benjamín Moreno
Entrada principal do Palácio da Granja San Ildefonso| ©Benjamín Moreno

O Palácio da Granja San Ildefonso está localizado na Serra de Guadarrama e é uma das residências da família real espanhola que está aberta ao público. As crianças vão gostar de passear pelo jardim, que faz lembrar Versalhes, e ver as fontes, lagos e pontes, bem como visitar o belo palácio.

Entre as fontes que podem ser vistas em La Granja estão Los Baños de Diana, a Fuente de las Ranas, a Fuente de Neptuno e La Fama, que eleva a água a uma altura de 40 metros. No interior do Palácio, a Sala de Mármore e o Museu da Tapeçaria são lindíssimos.

No site do Património Nacional pode descarregar um audi oguia para não perder nada durante a sua visita.

É bom ter em conta que há vários trilhos nos arredores, caso as crianças não estejam interessadas no jardim ou em ver o Palácio por dentro, uma vez que La Granja está situada a norte do Parque Nacional da Serra de Guadarrama, onde há lugares bonitos para visitar, como a Boca de Asno e o Chorro Grande. No site do Parque Nacional pode ver os trilhos recomendados para crianças e escolher o mais adequado para elas.

Informações úteis

  • Horário deinverno: de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00, e aos sábados e domingos, das 10h00 às 18h00 (de novembro a março).
  • Horário deverão: de terça a domingo, das 10 às 19 horas. Encerra às segundas-feiras e na maioria dos feriados (abril a outubro).
  • Localização: Plaza de España, 15. 40100 Real Sitio de San Ildefonso - Segovia
  • Preçodo bilhete: cerca de 9 euros e 13 euros para a visita guiada ao Palácio. Os bilhetes podem ser adquiridos no sítio Web do Património Nacional.

7. Praticar desporto no Centro de Lazer Luis Miguel

Condutor de karting| © Goh Rhy Yan
Condutor de karting| © Goh Rhy Yan

Durante a sua estadia em Segóvia, pode combinar as visitas aos castelos e locais históricos com uma visita ao Centro de Lazer Luis Miguel, onde as crianças podem desfrutar de actividades como karting e quadriciclo, paintball, caminhadas e diferentes desportos como voleibol, basquetebol, futebol de praia, andebol, etc.

O Centro de Lazer Luis Miguel tem uma piscina, uma pista de karting com 1 km de comprimento, áreas naturais para paintball, um restaurante, um albergue e estacionamento gratuito. O Centro organiza passeios guiados de bicicleta, caminhadas nas Hoces del Duratón, percursos de recolha e reconhecimento de diferentes espécies de cogumelos e muitas outras actividades que certamente interessarão às crianças.

O Centro oferece uma grande variedade de opções para desfrutar do espaço. Por exemplo, pode andar de karting durante 10 minutos ou ficar vários dias no albergue e fazer diferentes actividades. Também pode reservar um menu ou utilizar a cozinha para cozinhar para si próprio.

Além disso, o centro oferece educação sobre segurança rodoviária para crianças dos 8 aos 16 anos, com aulas teóricas e práticas de karting. Existem também pistas de karting para adultos.

Informações úteis

  • Localização: Carretera Grajera (Fresno de la Fuente, Segovia) Saída 123 N-1.
  • Preçoda entrada: a partir de 25 euros, dependendo das actividades que se realizem. As reservas podem ser efectuadas no site do Centro de Lazer Luis Miguel.

8. Dar um mergulho nas piscinas naturais do Parque Natural El Chorro

Cascata| ©Rafael Bejar
Cascata| ©Rafael Bejar

Na localidade de Navafría, a 30 minutos de Segóvia, há uma zona de piscinas naturais rodeada de prados e bosques que é perfeita para passar um dia com os filhos e dar um mergulho na água, especialmente se viajar para Segóvia no verão, embora se for noutras alturas do ano possa aproveitar para fazer caminhadas.

Além das piscinas naturais banhadas pelas águas do rio Cega, é possível ver uma cascata de 20 metros de altura percorrendo um caminho de quilómetros ao longo do rio. É a cascata de El Chorro, que também forma uma pequena piscina natural onde caem as suas águas.

Se gosta de caminhar muito, perto das piscinas naturais de Navafría pode caminhar até ao Pico del Nevero (2209 m) ou ao Pico de Picardeñas (1850 m). E se preferir ficar na zona das piscinas, existem zonas com mesas e churrasqueiras, bem como um restaurante.

Informações úteis

  • Horário de funcionamento: das 9 às 20 horas, e aos sábados e domingos das 10 às 20 horas.
  • Localização: 40161 Navafría, Segóvia. A dois quilómetros da vila de Navafría.
  • Taxa deentrada: Paga-se apenas o estacionamento, que custa cerca de 5 euros.
  • Observações: Nem sempre é permitido fazer churrascos.
  • Como chegar: De Segóvia, apanhar a estrada N-110 até Cegilla e depois apanhar a SG-612 até Navafría. Também se pode ir de autocarro.

9. Visitar o Parque Natural Hoces del río Duratón

Gargantas de Duratón| ©Carlos Perez
Gargantas de Duratón| ©Carlos Perez

O Parque Natural das Gargantas do Rio Duratón é um ambiente natural protegido situado no troço médio do rio Duratón. Aqui toda a família pode dar um mergulho, observar aves, fazer caminhadas, praticar desportos aquáticos como a canoagem ou simplesmente desfrutar do contacto com a natureza.

O Parque está situado a 1 hora do centro de Segóvia, em direção NE. Neste troço do rio encontra-se o canhão Duratón, formações rochosas que atingem 100 metros de altura. No Parque existe uma grande população de grifos, falcões-peregrinos e bufos-reais.

Em Sepúlveda encontra-se o Centro de Interpretação das Hoces do Rio Duratón, onde se conta como se formou este lugar e se dão mapas e conselhos para a sua deslocação. Também se pode visitar o Refúgio de Aves de Rapina Montanejos de la Vega, que desempenha um papel importante na proteção dos grifos e outras aves de rapina.

Informações úteis

  • Horário de abertura: das 10h00 às 15h00 de quarta-feira a domingo e feriados; e das 10h00 às 16h00 aos sábados e vésperas de feriados.
  • Localização: Sepúlveda, a NE de Segóvia.
  • Como chegar: Desde Segóvia, apanhar a estrada CL-603 até Cantalejo e aí apanhar a SG-V-2323 até ao Parque Natural, que fica a 5 km da Capela de San Frutos. Também se pode ir de autocarro até Sebúlcor e depois apanhar um táxi até ao Parque.

10. Visitar a gruta de Los Enebralejos

menino dentro de uma formação rochosa| ©shaynedominguez
menino dentro de uma formação rochosa| ©shaynedominguez

A gruta de Los Enebralejos está situada a 40 minutos de Segóvia, junto a Prádena de la Sierra, onde os mais pequenos podem ver estalactites, estalagmites e outras formações rochosas que os deixarão maravilhados. Também se podem ver pinturas e gravuras da época pré-histórica.

É um lugar ideal para despertar a curiosidade das crianças pela história, num lugar de grande beleza. Além disso, no exterior da gruta é possível ver uma recriação de como era a vida numa aldeia do período Calcolítico, como se curtiam peles e se fabricavam instrumentos de cobre, entre outras coisas. A visita tem uma duração aproximada de 45 minutos.

A gruta tem um desnível de 13 metros, cerca de 3670 m de comprimento e é constituída por 3 níveis. Foi utilizada como necrópole entre 2000 e 1800 a.C. A temperatura no interior da gruta é sempre de 15 °C, pelo que é aconselhável levar um casaco.

Informações úteis

  • Localização: Tr.ª Cueva, S/N, 40165 Prádena, Segovia
  • Taxade entrada: A visita guiada de cerca de 45 minutos custa cerca de 8,50 euros para adultos e cerca de 6,50 euros para crianças. Os bilhetes podem ser adquiridos no sítio Web de Los Enebralejos ou na bilheteira.
  • Horário de funcionamento: das 11:00 às 19:00 horas.
  • Observações: Trazer um casaco porque a temperatura no interior é sempre de 15 °C.
  • Como chegar: De Segóvia, apanhar a estrada N-110 para Prádena. Também se pode ir de autocarro.