Bilhetes para Alcazar em Segóvia: como comprar, preços e descontos

O Alcázar de Segóvia é uma das construções mais emblemáticas desta cidade, e esta imponente fortaleza surpreende tanto pela sua beleza como pela sua importância histórica e cultural.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

Bilhetes para Alcazar em Segóvia: como comprar, preços e descontos

Alcazar de Segovia | ©Manolo García

O Alcázar de Segóvia é, juntamente com o seu aqueduto, uma das principais atracções da cidade. Este emblemático castelo medieval está situado no topo de uma formação rochosa, dominando a cidade de Segóvia e a paisagem em todas as direcções. De facto, esta posição defensiva estratégica foi utilizada por diferentes culturas ao longo dos séculos.

O Alcázar, tal como o conhecemos hoje, foi construído em meados do século XV por ordem dos Reis de Castela, que o utilizaram como residência. Ao longo dos anos, este importante edifício funcionou como palácio real, colégio militar e até prisão. Desde a entrada do castelo, à qual se chega atravessando uma imponente ponte levadiça que parece saída de um filme, até aos seus majestosos salões decorados com elementos mudéjares e cristãos, nada nesta visita deixará de o surpreender.

Como comprar bilhetes para o Alcázar de Segóvia

MacBoook na mesa| © Sincerely Media
MacBoook na mesa| © Sincerely Media

Não quererá deixar Segóvia sem visitar um dos seus monumentos mais emblemáticos, pois o Alcázar é um dos edifícios mais destacados desta cidade castelhana. Para obter o seu bilhete para o castelo, tem duas opções de compra diferentes:

  • A primeira opção é comprar o bilhete pessoalmente, ou seja, no dia da sua visita, na bilheteira do Alcázar. A bilheteira situa-se junto ao castelo, na Casa de la Química, e aí pode comprar os bilhetes de acordo com o tipo de visita que pretende efetuar.
  • A segunda opção é também a mais aconselhável e consiste em comprar os seus bilhetes online no sítio oficial do Alcázar de Segóvia. Esta opção é a mais aconselhável por duas razões principais, a primeira é que o número diário de bilhetes para o castelo é limitado, por isso, se decidir comprá-los à última hora, corre o risco de ficar sem bilhetes. A segunda razão pela qual recomendo que compre o seu bilhete com antecedência é que evitará perder tempo no caso de haver uma longa fila na bilheteira.

Outra alternativa para visitar este magnífico Alcazar seria reservar uma visita guiada a Segóvia que inclua uma visita ao monumento em questão. Desta forma, não terá de se preocupar com o preço da entrada nem com o acompanhamento da visita, sendo uma opção ideal para conhecer a cidade em profundidade e de uma forma mais cómoda.

Reservar um passeio guiado a pé em Segóvia

Que tipos de bilhetes existem?

Grupo de pessoas no Alcázar de Segóvia| ©Abariltur
Grupo de pessoas no Alcázar de Segóvia| ©Abariltur

Existem diferentes tipos de bilhetes para aceder ao famoso Alcazar de Segóvia. Quando comprar o seu bilhete para o castelo, a primeira coisa que verá é que as secções estão divididas de acordo com o facto de estar à procura de um bilhete individual ou se, pelo contrário, quer bilhetes para grupos.

O preço e o tipo de bilhete também dependerão de outros factores, tais como se quer ou não uma visita guiada por um especialista ou se inclui ou não o acesso a algumas das instalações do castelo.

Bilhete individual

O bilhete individual pode ser adquirido das duas formas acima mencionadas, ou seja, online ou pessoalmente na bilheteira, e existem dois tipos de bilhetes, consoante o acesso às instalações que pretende:

  • A primeira opção de bilhete individual inclui o acesso a todas as instalações do castelo. Ao adquirir este tipo de bilhete, poderá visitar o Palácio, o Museu de Artilharia e terá acesso à imponente Torre de Juan II, de onde poderá desfrutar de vistas privilegiadas sobre o centro histórico de Segóvia.
  • A segunda opção de compra tem um preço mais baixo e inclui apenas a entrada no Palácio e no Museu de Artilharia. Esta alternativa foi pensada para as pessoas que, por razões de saúde ou idade, não podem subir à Torre de Juan II, já que para aceder a ela é necessário subir uma estreita escada em espiral com até 152 degraus.

Bilhete de grupo para grupos concertados

Este tipo de bilhete destina-se a grupos de 15 pessoas ou mais da mesma associação, instituição, organização ou empresa acreditada. Com este tipo de bilhete, o grupo de visitantes pode beneficiar de uma tarifa reduzida. Para adquirir este tipo de bilhete, o grupo ou instituição deve registar-se no sistema e reservar com antecedência.

Bilhete de grupo educativo

Este tipo de bilhete, tal como o anterior, destina-se a grupos e permite aos visitantes beneficiar de uma tarifa reduzida. Neste caso, o grupo deve ser constituído por alunos da mesma escola. Para adquirir este tipo de bilhete, o responsável pelo centro educativo deve registar-se no sistema e a visita terá de ser previamente marcada.

Bilhetes para profissionais

São considerados profissionais os guias turísticos oficiais, os operadores turísticos, as agências de viagens e outras empresas do sector do turismo. Para adquirir este tipo de bilhete, o profissional deve estar devidamente credenciado e registado no sistema. É necessária reserva prévia para este tipo de bilhete.

Quanto custam os bilhetes para o Alcázar de Segóvia?

pessoa a contar os bilhetes| © Alexander Grey
pessoa a contar os bilhetes| © Alexander Grey

O preço dos bilhetes para o Alcázar de Segóvia varia consoante o tipo de bilhete que se pretende adquirir. Os bilhetes para grupos e profissionais têm um preço especial, pois beneficiam de uma tarifa reduzida.

Quanto ao preço dos bilhetes individuais, existem duas opções de compra em função das instalações a que se pretende aceder.

Bilhete individual

com acesso ao Palácio, ao Museu de Artilharia e à Torre de Juan II Este bilhete inclui o acesso a todas as instalações do Alcázar. Com ele, poderá aceder ao interior do Palácio medieval, ao Museu, onde terá a oportunidade de conhecer a história do Real Colégio de Artilharia e poderá subir à Torre de Juan II e desfrutar das impressionantes vistas da cidade.

As tarifas para este tipo de bilhete são as seguintes

  • Tarifageral: o bilhete de tarifa geral custa cerca de 9 euros.
  • Tarifareduzida: esta tarifa é destinada a crianças dos 6 aos 16 anos, estudantes, famílias numerosas, desempregados ou maiores de 65 anos. A taxa de entrada é de cerca de 7 euros.
  • Taxa para Segovianos: os residentes ou nascidos em Segóvia beneficiarão de uma taxa reduzida de aproximadamente 2 euros.
  • Entrada gratuita: as crianças com menos de 6 anos, as pessoas com uma incapacidade igual ou superior a 65% e os guias turísticos oficiais poderão desfrutar da entrada gratuita no Alcázar.

Bilhete individual

com acesso ao Palácio e ao Museu de Artilharia Com este bilhete é possível entrar no Palácio medieval, cujas muralhas albergaram até vinte e dois reis diferentes, e no Museu de Artilharia. Este bilhete é recomendado para as pessoas que, por razões de saúde ou idade, não podem subir à Torre de Juan II.

As tarifas deste tipo de bilhete são as seguintes

  • Tarifageral: o bilhete de tarifa geral custa cerca de 6 euros.
  • Tarifareduzida: esta tarifa é destinada a crianças dos 6 aos 16 anos, estudantes, famílias numerosas, desempregados ou maiores de 65 anos. A taxa de entrada é de cerca de 4 euros.
  • Taxa para Segovianos: os residentes ou nascidos em Segóvia beneficiarão de uma taxa reduzida de aproximadamente 1 euro.
  • Entrada gratuita: tal como acontece com o outro bilhete, as crianças com menos de 6 anos, as pessoas com uma deficiência igual ou superior a 65% e os guias turísticos oficiais poderão desfrutar de entrada gratuita no Alcázar.

Bilhete de grupo com acesso a todas as instalações

Este tipo de bilhete inclui o acesso a todas as instalações do castelo, ou seja, é possível entrar no Palácio, no Museu de Artilharia e subir ao topo da Torre de Juan II.

  • A taxa de entrada para grupos tem um preço reduzido de cerca de 7 euros por pessoa.

Bilhete de grupo com acesso ao Palácio e ao Museu de Artilharia

Este tipo de bilhete inclui o acesso ao Palácio e ao Museu de Artilharia. É recomendado para pessoas que, por razões de saúde ou idade, não podem subir à Torre de Juan II.

  • A entrada para grupos tem uma tarifa reduzida de cerca de 4 euros por pessoa.

Entrada gratuita

A entrada é gratuita para grupos de alunos de escolas da província de Segóvia e grupos de pessoas em risco de exclusão.

Existem bilhetes que incluem uma visita guiada ao Alcázar de Segóvia?

Mulheres no Alcázar de Segóvia| ©Joaquim Fabrés
Mulheres no Alcázar de Segóvia| ©Joaquim Fabrés

O Alcázar de Segóvia também tem bilhetes que incluem uma visita guiada na qual se pode descobrir a história deste antigo castelo medieval e dos seus habitantes ao longo dos anos.

Visita guiada com bilhete individual

Contratar os serviços de um guia é uma forma fantástica de completar a sua visita, pois desta forma pode mergulhar na história do magnífico Alcázar de Segóvia e conhecer em profundidade os mistérios e curiosidades escondidos nesta fortaleza.

  • Entrada com audioguia: se quiser conhecer a história do castelo mas preferir visitá-lo ao seu próprio ritmo, esta opção é perfeita para si. A opção de uma visita com audioguia tem um suplemento de cerca de 4 euros por pessoa e deve ser solicitada na bilheteira no dia da visita, mesmo que já tenha o seu bilhete. Este tipo de visita guiada está também disponível em várias línguas.
  • Visita guiada ao Palácio: se preferir visitar oPalácio com um guia especializado que o acompanhará enquanto aprende sobre a história e os segredos do Palácio, tem a opção de contratar uma visita guiada. Esta opção tem um suplemento de cerca de 4 euros e para a adquirir terá de verificar a disponibilidade na bilheteira quando comprar o seu bilhete.
  • Reserva de guia exclusivo: se quiser ter a certeza de que tem um guia disponível no momento da sua chegada e também preferir que ele faça a visita exclusivamente para si, esta é a opção para si. Este tipo de visita requer reserva prévia com pelo menos 72 horas de antecedência e, para saber o preço exato, é necessário preencher o formulário de inscrição.

Visita guiada para grupos

Se pretender contratar um guia exclusivamente para o seu grupo, deve fazê-lo com um mínimo de 72 horas de antecedência. Para solicitar esta opção de visita, terá de preencher um formulário de inscrição e terá de pagar um suplemento de cerca de 50 euros por grupo. Além disso, esta opção permite-lhe escolher a língua da visita entre o espanhol, o inglês e o francês.

Visitar o Alcázar de Segóvia com crianças

Meninas a passear perto do castelo| ©Kalboz
Meninas a passear perto do castelo| ©Kalboz

Se viajar para Segóvia com crianças, visitar o Alcázar é uma das actividades que mais pode desfrutar com os mais pequenos. Esta fortaleza sensacional não é apenas impressionante para os adultos, mas os seus jovens companheiros vão divertir-se imenso a passear pelos corredores e a aprender sobre a história deste impressionante castelo medieval.

Como se isso não bastasse, as crianças podem beneficiar de uma tarifa reduzida desde que tenham entre 6 e 16 anos de idade. E para as crianças com menos de 6 anos, a entrada no castelo é totalmente gratuita. Além disso, como a visita não é muito longa, não terá de se preocupar com os mais pequenos que têm de fazer longas e cansativas caminhadas.

Horário de abertura do Alcázar de Segóvia

pessoas no exterior do Alcázar de Segóvia| ©paco donderis
pessoas no exterior do Alcázar de Segóvia| ©paco donderis

O Alcázar de Segóvia abre as suas portas de segunda a domingo às centenas de pessoas que o visitam todos os dias. Se viajar para Segóvia durante o inverno, verificará que o seu horário de funcionamento é muito semelhante ao da Catedral, no entanto, se visitar Segóvia durante o verão, verificará que a hora de fecho é mais tardia durante estes meses.

Durante o inverno, que decorre de 1 de novembro a 31 de março, o Alcazar está aberto das 10:00 às 18:00 h.

Durante o verão, que decorre de 1 de abril a 31 de outubro, o Alcazar está aberto das 10:00 às 20:00 h. As únicas excepções a estes horários são os da Catedral, que decorre de 1 de abril a 31 de outubro.

As únicas excepções a este horário são os dias 24 de dezembro, 31 de dezembro e 5 de janeiro, em que o horário de abertura é das 10:00 às 14:30 h, e o dia 2 de maio, em que o horário de abertura será às 12:00

Embora o horário de abertura seja o acima indicado, é de salientar o seguinte:

  • A venda de bilhetes e o acesso ao interior terminam 30 minutos antes da hora de encerramento.
  • A última visita guiada durante o inverno começará às 16:30 e durante o verão às 18:30.
  • O passe para subir à Torre de Juan II deixará de ser vendido, no inverno, às 16h30 e, no verão, às 18h30.
  • As salas serão desocupadas 10 minutos antes da hora de encerramento.
  • O Alcazar está encerrado nos dias 25 de dezembro, 1 de janeiro, 6 de janeiro, 4 de abril e 17 de junho.

Quanto tempo é necessário para visitar o Alcázar de Segóvia

Pessoas no interior do Alcázar de Segóvia| ©Kalboz
Pessoas no interior do Alcázar de Segóvia| ©Kalboz

O tempo estimado necessário para visitar o Alcázar é de 40 a 45 minutos, que é a duração das visitas guiadas oferecidas no site oficial. No entanto, a duração da visita pode variar em função do ritmo de cada pessoa e da decisão de subir ou não à Torre de Juan II, o que pode prolongar o tempo até cerca de uma hora e meia. Em qualquer caso, o tempo necessário para a visita não é demasiado longo, pelo que terá a oportunidade de a fazer mesmo que só tenha um dia na cidade de Segóvia.

Como chegar ao Alcázar de Segóvia

Raparigas na ponte| ©Kalboz
Raparigas na ponte| ©Kalboz

Segóvia é uma cidade pequena e a melhor maneira de ir de um sítio para outro é normalmente a . No entanto, existem diferentes formas de chegar ao topo do Alcázar, dependendo de onde se parte ou do meio de transporte que se pretende utilizar para lá chegar.

Chegar ao Alcázar a pé

Uma vez na cidade de Segóvia, é possível chegar a quase todos os lugares a pé, pois é muito fácil deslocar-se a pé. Esta é a opção mais recomendável, já que o passeio a partir do centro histórico é bastante agradável e a distância é curta. Para se ter uma ideia, a partir da Plaza Mayor, que se encontra no centro histórico e pode ser considerada o coração da cidade, a distância a pé até ao Alcázar é de apenas 12 minutos.

Outra opção, para tornar o passeio mais interessante, seria contratar uma visita guiada a Segóvia. Mais concretamente, existe uma visita guiada a pé desde a Plaza del Azoguejo, onde se encontra o Aqueduto de Segóvia, até ao Alcázar e durante a qual se fazem várias paragens nos principais pontos de interesse.

Chegar ao Alcázar de carro

Embora seja possível chegar ao Alcázar de carro, esta é a opção menos recomendável. Isto deve-se ao facto de não existir parque de estacionamento no Alcázar e de haver muito poucos lugares de estacionamento nos arredores.

Além disso, os poucos lugares de estacionamento que existem e que se encontram perto do Alcázar estão na zona verde, ou seja, são mais caros e limitados no tempo do que a zona azul, exceto aos sábados à tarde e domingos, em que são gratuitos. Outra razão pela qual não é aconselhável ir ao castelo de carro é a dificuldade de conduzir pelas ruas estreitas da Cidade Velha.