Mais sobre: Excursões para Finisterre e a Costa da Morte a partir de Santiago de Compostela
Esta costa está envolta em mistério e lendas, mas o que o atrairá até aqui é a sua beleza exuberante, a força do Atlântico a quebrar contra as rochas e as pitorescas aldeias que adornam o litoral com casinhas coloridas. Se está em Santiago de Compostela e quer completar a sua viagem com um dia na natureza, esta é a melhor opção.
E se o que queres é desfrutar de Finisterre e da Costa da Morte, que além disso são consideradas o verdadeiro fim da peregrinação do Caminho de Santiago, o melhor é juntares-te a uma excursão organizada que te ajude a deslocar-te entre os pontos-chave. A sua orografia torna este local bastante inacessível em transportes públicos, pelo que uma excursão será a opção mais confortável. Conto-lhe tudo a seguir.
Excursão a Finisterra e Costa da Morte desde Santiago
O melhor de Finisterre e da Costa da Morte, numa visita guiada
Perfeito se quiser percorrer a costa mais escarpada de Espanha acompanhado por um guia experiente, sem ter de se preocupar com horários, aluguer de carro e estradas estreitas da região.
Prepare-se para conhecer de perto o modo de vida e a cultura mais local do litoral galego com esta excursão a Finisterre e à Costa da Morte. Partindo de Santiago de Compostela, nesta excursão fará várias paragens para descobrir em primeira mão as histórias dos peregrinos que percorrem o Caminho. Visitará a bela localidade de Muxía, na costa, e chegará ao farol mais popular, o de Finisterre, para se maravilhar com a imagem do fim do mundo.
Durante a visita guiada, terá tempo livre para percorrer Finisterre à sua maneira e explorar o que mais lhe interessar. Também poderá degustar produtos locais e ouvir as histórias mais surpreendentes que envolvem esta zona com um halo de mistério. Os seus naufrágios, as crenças populares, as lendas mais antigas...
Também terá a oportunidade de mergulhar na tradição galega visitando um dos maiores hórreos do mundo (os hórreos são construções típicas galegas em madeira utilizadas para isolar os produtos agrícolas da humidade). Também visitará uma espetacular cascata e regressará a Santiago contornando a Costa da Morte.
Porquê escolher este tour: esta é a visita guiada mais completa e com a melhor relação qualidade-preço que o levará a descobrir o melhor da Costa da Morte.
Recomendado se... quiser completar a sua viagem a Santiago com um dia em plena natureza, conhecendo o Atlântico mais furioso.
Vale a pena visitar Finisterre e a Costa da Morte a partir de Santiago?
Sem dúvida. O mar agitado, as falésias, os faróis espetaculares à beira das rochas e as lendas que rodeiam este lugar tornam-no no destino perfeito para completar as suas férias na Galiza. Levará consigo as melhores fotos da viagem e provará os mariscos e os melhores produtos frescos do Atlântico que já comeu.
Santiago de Compostela é uma cidade com muita cultura e um encanto que apaixona todos os seus visitantes, mas adicionar à sua viagem um dia em plena natureza descobrindo a costa galega marcará a diferença na sua perspectiva sobre a região. Tenha em mente que esta é uma zona bastante afastada do resto de Espanha e aproveitar a sua visita a Santiago para conhecê-la levará pouco mais de uma hora de carro, e posso garantir que vale muito a pena.
Porquê fazer uma excursão a Finisterre e Costa da Morte?
Devido às suas costas escarpadas, a Costa da Morte é uma zona bastante inacessível para se deslocar entre vilas e faróis em transportes públicos. Alugar um carro ou participar numa excursão organizada será a sua única opção, mas se quiser reduzir custos e garantir que não perde o essencial, além de conhecer a zona com um guia local, recomendo 100% que opte por participar numa excursão.
A Costa da Morte estende-se por cerca de 200 quilómetros e organizar a visita para percorrê-la por conta própria pode ser um trabalho bastante tedioso. Deve ter em conta que as estradas podem ser complicadas: há muitas curvas, estreitam-se em alguns pontos e, na maioria dos casos, contornam penhascos, por isso, deixar-se conduzir por um motorista experiente da zona e colocar-se nas mãos de um guia que lhe mostrará os pontos mais relevantes da região é uma boa escolha.
Como reservar uma excursão a Finisterre e Costa da Morte?
O melhor a fazer é reservar com antecedência e pela Internet para garantir que pode comparar horários, tarifas, disponibilidade e preços, mas acima de tudo para garantir um lugar no dia em que deseja fazer o passeio. Na Hellotickets encontra por 36 €
Em princípio, esta visita guiada tem saídas todos os dias a partir de agosto, mas apenas três dias por semana em julho e a procura durante a época alta (no verão) costuma ser bastante elevada. Reservar com antecedência será essencial para não ficar sem lugar.
Quanto custa uma excursão a Finisterre e Costa da Morte?
Dependendo da duração e do itinerário, os preços podem variar, mas a opção mais completa para visitar Finisterre e a Costa da Morte está disponível na Hellotickets por 36 € Esta é a opção mais completa e económica que encontrará para percorrer a zona numa visita guiada.
Juntar-se-á ao grupo pela manhã e regressará a Santiago à tarde, depois de visitar Finisterre e o seu farol, desfrutar das vistas de uma cascata alucinante e ainda ter tempo para percorrer algumas áreas por conta própria, o que lhe permitirá também explorar ao seu ritmo.
Quanto tempo demora a viagem de Santiago a Finisterre?
De Santiago a Finisterre são pouco mais de 80 km e levará cerca de uma hora e quinze minutos para percorrer este caminho. Pode ver a localização no Google Maps para calcular o trajeto. Se depois quiser continuar a percorrer as aldeias da Costa da Morte , tem pela frente um caminho de cerca de 200 km.
Visitar a Costa da Morte com crianças
Levar os mais pequenos a visitar a Costa da Morte será para eles a grande aventura da viagem. As ondas, as vistas do Atlântico, os faróis e as pequenas aldeias que irão percorrer irão chamar a atenção deles e mantê-los entretidos durante todo o dia.
No entanto, tenha em conta que irão passar várias horas a visitar diferentes locais, por isso pode ser conveniente levar algum lanche para o caso de eles ficarem com fome durante o caminho ou até mesmo algum jogo para que a viagem lhes pareça (ainda) mais curta.
O que levar para a sua excursão à Costa da Morte
A primeira coisa que recomendo é, sem dúvida, um calçado confortável, que será essencial para caminhar por alguns dos caminhos que irá percorrer e que lhe permitirá passar o dia confortavelmente e sem incómodos. Por outro lado, se coincidir com dias muito solares, pode ser conveniente levar um boné e, certamente, também um impermeável ou um corta-vento, pois mesmo no verão pode arrefecer nas falésias.
Terá tempo para parar para comer e percorrer Finisterre por conta própria, mas se quiser garantir que não ficará com fome a meio do dia, pode levar alguns snacks na mochila.
O que ver na Costa da Morte
O melhor que vais ver na Costa da Morte são, sem dúvida, as paisagens, os penhascos e as vistas do Atlântico a quebrar nas rochas. Durante a visita guiada, também visitará Finisterre, a vila costeira que representa o fim do mundo (durante muitos séculos pensou-se que ali terminava a superfície da Terra) e onde poderá caminhar ao seu ritmo durante umas horas e parar para comer produtos frescos. Lá também conhecerá o seu mítico farol e poderá visitar o seu interior.
Passará também por Muxía, outra vila costeira com muito charme, onde poderá parar para ver o Santuário da Virgem da Barca. Terá a oportunidade de ver um dos maiores hórreos do mundo e visitar a impressionante cascata de Ézaro.
Onde comer em Finisterre?
Onde comer em Finisterre?
O restaurante mais bem avaliado de Finisterre é o Arco da Vela, onde poderá saborear o melhor peixe e marisco do Atlântico com excelentes vistas. Se for a Finisterre durante o fim de semana, é recomendável ligar para reservar mesa e não ficar sem lugar.
Outros locais onde pode comer produtos locais muito bons e frescos, recém-saídos do oceano, são o Etel and Pan e o Anduriña, ambos geridos por experientes gastrónomos locais. O A Lareira também lhe deixará um sabor muito bom na boca após a sua visita à Costa da Morte.