Como visitar a Catedral de Santiago de Compostela

Destino de peregrinos de todo o mundo, o interior da Catedral de Santiago merece uma visita - não basta olhar para a fachada!

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 7 minutos

Como visitar a Catedral de Santiago de Compostela

Pormenor do Pórtico da Glória | ©Tom Parnell

A cidade de Santiago de Compostela é inconcebível sem a sua catedral. De estilo românico, gótico e barroco, o templo que alberga os restos mortais do Apóstolo é o local de peregrinação mais famoso de Espanha e o principal ponto de interesse da capital galega. Continue a ler e explicar-lhe-ei as melhores opções para a visitar.

A melhor opção

Passeio Turístico Guiado em na Catedral de Santiago de Compostela

Descubra a fantástica Catedral de Santiago de Compostela com um guia especializado

Uma visita a Santiago de Compostela nunca estará completa sem ver a catedral. Com esta visita de 2 horas, verá todo o santuário, incluindo os coros, o Altar-Mor, o botafumeiro e o Museu da Catedral.

Duração: da(s) 1 hora 30 minutos à(s) 3 horas 25 minutos

.

Percorra o interior de uma das catedrais mais importantes de Espanha, declarada Património da Humanidade pela UNESCO, com esta visita guiada à Catedral de Santiago de Compostela. Símbolo religioso e cultural da cidade, este templo cristão merece as explicações de um guia especializado que lhe explicará o seu grande valor patrimonial.

Desde o túmulo do apóstolo Santiago, passando pelo Altar Maior, o Museu ou as suas capelas, fará uma visita completa à catedral e descobrirá o famoso botafumeiro. Para além disso, esta visita guiada inclui uma visita ao famoso Pórtico da Glória, obra-prima da arte universal que coroa a catedral.

Recomendado se... Prefere que lhe contem a história e o simbolismo desta catedral românica para compreender porque é um lugar de culto para milhares de peregrinos de todo o mundo.

Quanto custa visitar a Catedral de Santiago?

Catedral de Santiago de Compostela a partir da Praça do Obradoiro| ©WOMEX
Catedral de Santiago de Compostela a partir da Praça do Obradoiro| ©WOMEX

Os bilhetes para a Catedral de Santiago podem ser adquiridos individualmente no site oficial a partir de 12 euros. Você pode selecionar uma hora e um dia específicos. O preço para ver todo o complexo é de cerca de 20 euros sem uma visita guiada.

Para ter a certeza de que não perde nada e, acima de tudo, para compreender a importância desta joia arquitetónica, recomendo que reserve uma visita guiada à Catedral de Santiago. Por apenas cerca de 25 euros, tens a visita completa e um passeio pelo centro histórico da cidade.

Não se esqueça de que mais de 10.000 turistas entram na Catedral de Santiago de Compostela todos os dias. Embora a entrada na nave principal do templo seja gratuita, a visita completa à Catedral de Santiago inclui os museus, a tribuna e a subida aos telhados. Sem dúvida, é imprescindível ver a Catedral na sua totalidade quando se visita a cidade pela primeira vez.

Reservar uma visita à Catedral de Santiago de Compostela

Eis como é uma visita guiada à Catedral de Santiago de Compostela

Praça das Platerías| ©Simone Ramella
Praça das Platerías| ©Simone Ramella

Quando se visita um lugar tão significativo como a Catedral de Santiago de Compostela, a minha recomendação será sempre a de o fazer, pelo menos uma vez, no âmbito de uma visita guiada que inclua a Catedral e os seus arredores.

A Catedral significa uma coisa para os amantes da arquitetura, outra para os habitantes locais, outra para os historiadores e outra para os peregrinos do Caminho de Santiago; um guia especializado explicar-lhe-á todos estes significados, dando-lhe uma visão completa e autêntica deste monumento. Ele também o levará pelo centro histórico e contará curiosidades e lendas sobre a cidade que não aparecem nos guias e livros didácticos.

Itinerário

  • Piazza del Obradorio: a praça mais famosa da cidade. Aqui, para além da Catedral, encontrará edifícios emblemáticos como o Hotel de los Reyes Católicos, o Colégio San Jerónimo e o Palácio de Rajoy.
  • Plaza de la Quintana: com edifícios como a torre do relógio, a Porta Santa ou o fecho da Catedral.
  • Plaza de las Platerías: a praça a sul da Catedral. O seu nome deve-se às oficinas de ourives que aí se situavam na Idade Média.
  • Catedral de Santiago de Compostela: durante a visita, o guia percorrerá o interior da Catedral e a Capela da Corticela com o grupo, explicando as obras de arte que se podem ver no seu interior e, naturalmente, o seu significado.
  • Mercado de Abastos: o local mais visitado depois da Catedral.
  • Parque da Alameda: um dos maiores espaços verdes da cidade, de onde se tem uma vista panorâmica da Catedral.

Marcar uma visita à Catedral de Santiago de Compostela

Como reservar uma visita guiada à Catedral de Santiago de Compostela

Mulher sentada com o portátil nas pernas|© Thought Catalog
Mulher sentada com o portátil nas pernas|© Thought Catalog

Esta visita completa disponível no site Hellotickets inclui os serviços do guia e os bilhetes de entrada na Catedral. Está disponível em inglês e espanhol e pode reservá-la online sabendo que, se os seus planos mudarem, pode cancelar 24 horas antes da sua visita. Uma vez feita a reserva, receberá um e-mail como recibo com o ponto de encontro para iniciar o passeio (será sempre num ponto central da cidade, fácil de encontrar).

Reservar uma visita à Catedral de Santiago de Compostela

Informações práticas para visitar a Catedral de Santiago de Compostela por conta própria

Nave principal da catedral com o seu famoso botafumeiro (incensório)| ©Contando Estrelas
Nave principal da catedral com o seu famoso botafumeiro (incensório)| ©Contando Estrelas

Como lá chegar

Não há como se perder na Catedral de Santiago de Compostela. Está situada no centro da cidade e é visível de quase todos os pontos da cidade. A cidade de Santiago é acessível a pé, por isso, mesmo que o seu alojamento esteja longe do centro histórico, pode provavelmente ir a pé sem ter de procurar qualquer transporte, embora haja também uma rede de autocarros urbanos à sua disposição.

Quando ir

O clima da cidade é bom para viajar durante todo o ano, mas há uma coisa a ter em conta: chove muito na Galiza, tanto no verão como no inverno. Para além do clima, a Catedral está aberta ao público durante todo o ano, mas tenha em conta que, se passar o Natal na Galiza em dias feriados, estará fechada.

Horário de abertura

Normalmente, a Catedral está aberta das 7h às 20h30 e o facto de ir a uma hora ou a outra dependerá se quer ver a Catedral sem pessoas ou com a chegada dos peregrinos que chegam a Santiago a meio da manhã. O que vos aconselho é que a visitem tanto de dia como de noite, pois a imagem muda muito.

Organização da visita

O mais importante a saber é que na bilheteira só se podem comprar bilhetes para visitar os museus e os telhados da Catedral no mesmo dia. Se chegar cedo, evitará filas de espera. Por outro lado, não existe um código de vestuário específico, mas lembre-se que se trata de um local de culto e que muitos visitantes têm um grande respeito por ele.

Entrada gratuita

A entrada na Catedral é gratuita, mas uma visita completa inclui também a subida aos telhados, a entrada nos museus, o claustro, o Pórtico da Glória, a biblioteca e a Sala do Tesouro. Para tudo isto, terá de pagar uma entrada de aproximadamente 15 euros.

Onde comer

Na Galiza encontrará excelente comida e vinho, mas se procurar um restaurante perto da Catedral será sempre mais caro do que se passear pelo centro. Evite os locais destinados aos turistas, com os seus menus expostos em grandes cartazes em inglês, e opte por pequenos locais para provar a autêntica cozinha galega. Se fizer uma visita guiada durante a sua estadia, não hesite em pedir ao seu guia recomendações de restaurantes.

As melhores vistas

Poderá ver a Catedral de diferentes pontos de vista durante a sua estadia em Santiago, mas uma das melhores vistas pode ser encontrada no Parque da Alameda.

Uma dica: se visitar a Catedral à sexta-feira às 19:30, poderá ver o famoso botafumeiro, um dos maiores incensários do mundo, em ação.

Marcar uma visita à Catedral de Santiago de Compostela

O que ver na Catedral de Santiago de Compostela

Vista da parte de trás da fachada a partir dos telhados da catedral.| ©Carlos de Paz
Vista da parte de trás da fachada a partir dos telhados da catedral.| ©Carlos de Paz

Se esta é a sua primeira visita à Catedral de Santiago de Compostela, provavelmente ficará intrigado com o facto de poder entrar gratuitamente, embora exista uma bilheteira onde pode comprar bilhetes. Isto porque não é preciso pagar para ver a nave principal, mas é preciso pagar para subir ao teto ou para ver os museus.

  • A naveprincipal: é gratuita. É aqui que se celebram as missas e onde se encontra o altar-mor de estilo barroco e também o famoso botafumeiro, um símbolo da cidade. Atrás do altar-mor encontra-se a cripta onde repousam os restos mortais do apóstolo São Tiago.
  • O Museu da Catedral: aqui encontrarás relíquias como os sinos originais da torre de Berenguela e o manto original do apóstolo. Também poderá contemplar tapeçarias e obras de arte que são fundamentais para o património histórico da cidade.
  • O Pórtico da Glória: um conjunto de arcos e esculturas de estilo românico presidido pela imagem de Cristo e dos quatro evangelistas.
  • Os telhados da Catedral: há uma série de "passes" ao longo do dia para subir aos telhados da Catedral, pelo que é aconselhável reservar bilhetes com antecedência. A vista da cidade a partir daí será uma das imagens mais bonitas de Santiago de Compostela que levará para casa como recordação quando regressar da sua viagem.

Reservar uma visita à Catedral de Santiago de Compostela

Se está interessado em ver a Catedral de Santiago de Compostela, também lhe interessará

Praia das Catedrais| ©Manuel Torres Gª
Praia das Catedrais| ©Manuel Torres Gª

A Catedral é o edifício mais famoso de toda a cidade, mas é um erro pensar que é a única coisa que a cidade tem para oferecer aos seus visitantes. Santiago de Compostela tem tesouros escondidos em muitas das suas ruas e muitas vezes a grandiosidade da Catedral faz com que passem despercebidos. Por isso, a minha recomendação é que, se já viste a Catedral de Santiago, faças esta visita guiada pela cidade.

Com a ajuda de um guia, visitarás os lugares mais famosos da capital galega enquanto te deleitas com as suas histórias. Este passeio a pé é ideal para aqueles que estão interessados não só em ver a cidade, mas também em aprender sobre ela. Se quiser mais informações sobre o passeio, recomendo-lhe que leia este post em Excursões e Tours a sair de Santiago de Compostela.

Reservar uma visita à Catedral de Santiago de Compostela