O que fazer em Santiago de Compostela

Na Galiza vai-se comer bem, e muito. E Santiago não poderia ser menos: regressando ou não de uma peregrinação, Santiago é um prazer para todos os sentidos.

O que fazer em Santiago de Compostela

A Catedral de Santiago | ©Jocelyn Erskine-Kellie

Santiago é muito mais do que a meta da peregrinação. Santiago de Compostela tem muito para oferecer e eu seleccionei os lugares imperdíveis da cidade para que a possas desfrutar ao máximo:

1. Visitar a Catedral, subir aos seus telhados e fazer cultura no seu museu.

Catedral de Santiago de Compostela a partir da Praça do Obradoiro| ©Jose Luis Cernadas Iglesias
Catedral de Santiago de Compostela a partir da Praça do Obradoiro| ©Jose Luis Cernadas Iglesias

Sem dúvida, a primeira coisa a fazer em Santiago é visitar a famosa catedral onde estão enterrados os restos mortais do apóstolo. A entrada na nave principal é gratuita, mas se quiser vê-la em profundidade, pode comprar bilhetes para subir aos telhados, visitar o Pórtico da Glória e o museu da catedral. Numa visita guiada à Catedral de Santiago de Compostela terá à sua disposição um guia que lhe explicará tudo o que precisa de saber sobre as diferentes áreas da catedral e os seus arredores.

Recomendo sem dúvida a visita guiada, para que, para além de entrar na igreja, possa visitar lugares como a praça do Obradoiro, a praça Quintana, a praça Platerías, o mercado de Abastos e o parque da Alameda acompanhado por um guia. Esta é a melhor opção se quiser conhecer a história e a arquitetura de uma das catedrais mais visitadas do mundo.

Se quiser levar consigo algumas fotografias esplêndidas quando regressar da sua viagem, recomendo que suba aos telhados para ver a vista panorâmica da cidade e depois vá ao parque da Alameda para fotografar a própria catedral. Aqui está tudo o que precisa de saber para organizar a sua visita: Como visitar a Catedral de Santiago de Compostela.

2. Fazer uma visita guiada ao centro histórico

Praça das Platerias| ©santiago lopez-pastor
Praça das Platerias| ©santiago lopez-pastor

O centro histórico da cidade tem muitas coisas para ver e, depois de visitar a Catedral, a primeira coisa que lhe aconselho a fazer para as descobrir a todas é reservar um lugar numa visita guiada a Santiago de Compostela. Com esta experiência, não só irá localizar todos os pontos de interesse da capital galega, como também, graças ao guia que o acompanha, ficará a conhecer a história e as lendas da cidade de uma forma muito mais autêntica e original do que com qualquer guia turístico.

O que verá numa visita guiada a Santiago de Compostela? Lugares como a Catedral, as quatro praças que a rodeiam, os monumentos espalhados pelo centro, as ruas mais autênticas da cidade, o mercado de Abastos ou o parque da Alameda. Aqui fica uma seleção do que, para mim, são os melhores: Excursões e Tours a sair de Santiago de Compostela.

Dica de viajante da Ana

Os guias que fazem este tipo de tour são especialistas que também vivem na cidade. Não hesite em pedir-lhes conselhos sobre onde comer em Santiago ou que sítios visitar.

3. Aproveita a oportunidade para conhecer a Galiza

Vista de Lugo a partir das suas famosas muralhas| ©Mario Sánchez Prada
Vista de Lugo a partir das suas famosas muralhas| ©Mario Sánchez Prada

Santiago de Compostela é uma cidade que pode ser vista em poucos dias, por isso é muito provável que tenha tempo suficiente durante a sua viagem para visitar lugares próximos. Se alugar um carro e conhecer as estradas, pode fazê-lo sozinho, mas também pode reservar excursões organizadas para lugares como Finisterra, as Rias Baixas ou Lugo.

Finisterra

O Cabo Fin isterra é uma zona de falésias com paisagens de cortar a respiração, que em tempos foi considerada o fim do mundo conhecido, sendo o ponto mais ocidental do continente europeu. Situa-se a uma hora de carro de Santiago e está rodeado por aldeias piscatórias, locais de culto galegos e sítios naturais como a cascata de Ézaro. Se quiser ver o esplendor da natureza nesta região, uma viagem a Finisterra é para si. Pode ler mais no meu artigo sobre as melhores excursões a Finisterre e à Costa da Morte.

As Rias Baixas

Por outro lado, as Rias Baixas são um conjunto de zonas costeiras situadas na costa oeste da Corunha. É outra excursão ideal para os amantes da natureza e para aqueles que querem conhecer a essência da cultura galega. Se a visita for efectuada com uma excursão organizada, também poderá conhecer a cidade de Pontevedra, cujo centro histórico é um dos mais bem conservados da Galiza. Aqui está a nossa seleção das melhores excursões às Rias Baixas a partir de Santiago de Compostela.

Lugo

Finalmente, a viagem a Lugo, uma cidade com mais de dois séculos de história, famosa pela sua catedral e muralhas, inclui também as praias de Ribadeo, que fazem fronteira com as Astúrias. Quer faça esta viagem no verão ou no inverno, descobrirá paisagens que valem bem a pena visitar, mas no verão também pode desfrutar de um mergulho.

4. Visitar o mercado alimentar

Mercado de Abastos| ©Núria i JC
Mercado de Abastos| ©Núria i JC

Depois da Catedral, o mercado alimentar é o local mais visitado da cidade. Aqui pode observar de perto a vida quo tidiana da cidade, mas também pode provar as autênticas iguarias gastronómicas galegas. Encontrará principalmente alimentos como fruta, marisco, peixe e doces caseiros.

Além disso, o mercado tem vários restaurantes com estrelas Michelin e outros onde a comida que compra pode ser cozinhada na hora. O mercado está fechado aos domingos, mas nos outros dias está aberto das 8h às 15h, e aos sábados o ambiente é ainda mais especial.

5. Subir ao Monte Pedroso

Vista de Santiago a partir do Monte Pedroso| ©Carlos de Paz
Vista de Santiago a partir do Monte Pedroso| ©Carlos de Paz

Se não se importa de caminhar e quer aproveitar a sua viagem para fazer exercício, a subida ao Monte Pedroso é altamente recomendada para uma das melhores vistas panorâmicas da cidade. De lá, verá a catedral destacar-se no meio de um cenário natural, o que é especialmente bonito ao pôr do sol. A subida ao Monte Pedroso demora cerca de uma hora a partir da Rua Ponte da Asén, mas também pode ser feita de carro.

6. Passeio pelo Parque da Alameda

Parque da Alameda| ©Anna_hit the road!!
Parque da Alameda| ©Anna_hit the road!!

Outro local popular entre os viajantes é o Parque da Alameda, conhecido pelas suas vistas da Catedral de Santiago. Este parque é considerado o pulmão verde da cidade e um local ideal para relaxar e descontrair; encontrará carvalhos, castanheiros e eucaliptos.

Se fizer uma visita guiada pela cidade, provavelmente ser-lhe-á explicado o significado de muitas das estátuas deste parque, como Valle-Inclán ou Rosalía de Castro. Este parque está aberto 24 horas por dia e no seu interior pode fazer um piquenique.

7. Provar a gastronomia galega

O saboroso polvo galego| ©Javier Lastras
O saboroso polvo galego| ©Javier Lastras

Será difícil aterrar em Santiago de Compostela sem ter ouvido falar previamente da comida galega, que é famosa em toda a Espanha. É claro que os pratos de marisco são os mais populares, mas encontrará todo o tipo de especialidades tanto em restaurantes de prestígio como em pequenos bares geridos por habitantes locais.

O melhor é fazer uma das visitas organizadas para provar a gastronomia galega ou, pelo menos, pedir a alguém da cidade recomendações sobre o que não pode perder. Alguns dos pratos mais típicos são o polvo à galega, a pá de porco com nabiças, o caldo galego e a empanada. É essencial acompanhá-los com um bom vinho local.

8. Entrar no museu do povo galego

Peça de cantaria no Museu do Povo Galego| ©Dario Alvarez
Peça de cantaria no Museu do Povo Galego| ©Dario Alvarez

A Galiza é uma terra cheia de lendas e por isso, de todos os museus que se podem visitar na cidade, a minha recomendação vai para o Museu do pobo Galego, situado fora do centro histórico da cidade. Está situado no convento de Santo Domingo de Bonaval, pelo que vale a pena visitar o edifício em si.

O horário de visita é de terça-feira a domingo, mas aos domingos só está aberto de manhã. O museu foi criado em 1976 e tem como objetivo conhecer melhor a cultura galega. Não se apresse a visitá-lo e não deixe de comer nos arredores.

9. Visitar o Mosteiro de San Martín Pinario

Cadeiras de ouro do Mosteiro de San Martín Pinario| ©Enric Rubio Ros
Cadeiras de ouro do Mosteiro de San Martín Pinario| ©Enric Rubio Ros

Depois do Mosteiro do Escorial, em Madrid, este é o maior edifício religioso de Espanha. A sua fachada, os seus cadeirões de coro dourados e o seu retábulo-mor são expoentes arquitectónicos do barroco espanhol. Pode visitá-lo todos os dias das 11h00 às 19h00 e aproveitar para dar um passeio relaxante pelos seus jardins.

10. Visitar o convento de São Francisco

Pormenor do Convento de São Francisco| ©jpvargas
Pormenor do Convento de São Francisco| ©jpvargas

Este convento foi habitado pela ordem franciscana no século XVIII e hoje foi convertido num hotel e restaurante onde muitos visitantes vêm simplesmente porque estão interessados na sua arquitetura e história.

A tradição diz que este lugar foi mandado construir por São Francisco de Assis para acolher os peregrinos no final da sua viagem. Se decidir experimentar o "menu do peregrino" no restaurante, será mais uma oportunidade única para desfrutar da gastronomia galega num ambiente privilegiado.


Quer se viaje no verão ou no inverno, como se pode ver, Santiago de Compostela e os seus arredores têm muito para oferecer ao viajante que procura uma gastronomia rica, praias espectaculares, arquitetura única e aventura na natureza da capital galega. E não perca os muitos planos para desfrutar da vida nocturna de Santiago de Compostela. Em qualquer caso, quer viaje um dia ou fique três dias em Santiago, aproveite ao máximo a cidade e desfrute das suas paisagens!