10 Coisas Para Fazer em Oviedo no Inverno

Oviedo é um dos melhores destinos turísticos de Espanha durante o inverno. Por esta razão, aqui estão algumas das coisas que pode desfrutar durante esta estação na capital do Principado das Astúrias.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 10 minutos

10 Coisas Para Fazer em Oviedo no Inverno

Os Picos da Europa cobertos de neve | Paco RH Virtual

Oviedo é uma cidade que constitui uma boa alternativa turística durante todo o ano para aqueles que querem desfrutar do noroeste de Espanha. Por sua vez, as melhores coisas para ver e fazer em Oviedo costumam estar relacionadas com o ambiente natural da cidade. As Astúrias têm uma das melhores reservas florestais de todo o país, assim como o resto das comunidades autónomas desta região.

Convido-o a continuar a ler esta publicação, uma vez que isso lhe dará uma ideia mais concreta do tipo de viagem que experimentaria ao visitar a cidade de Oviedo durante qualquer um dos meses de inverno. O que também é conveniente, sabendo que se poupa a logística de pensar em muitas coisas relacionadas com a viagem e que também se pode fazer as malas e planear o dinheiro com base neste tipo de ideias.

1. Uma excursão de inverno aos lagos de Covadonga

Basílica de Covadonga| ©Lucía Garó
Basílica de Covadonga| ©Lucía Garó

Os lagos de Covadonga são uma série de corpos de água estáticos perto desta famosa cidade do interior das Astúrias. Numa excursão de Oviedo a Covadonga, encontraremos uma série de locais diferentes, como o miradouro de Entrelagos, e teremos a oportunidade de fazer alguns percursos pedestres ao redor do Lago Ercina e do Lago Enol.

A basílica de Covadonga, feita com pedras retiradas diretamente da montanha mais próxima, é um edifício verdadeiramente impressionante que também veremos numa excursão como esta. Este tipo de passeio também inclui uma paragem num restaurante típico asturiano que lhe permitirá explorar a gastronomia da região.

Esta é uma das melhores coisas para fazer em Oviedo e arredores durante o inverno, uma vez que há boas hipóteses de encontrar alguma neve no dia do passeio e, de qualquer forma, o frio da estação torna tudo isto numa experiência invernal digna de uma paisagem alpina.

Detalhes de interesse:

  • Preço: o preço de uma excursão deste tipo ronda normalmente os 40 euros por pessoa e as crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos beneficiam normalmente de um desconto sobre esta tarifa normal.
  • Duração: A duração habitual das excursões é de cerca de 10 horas, pelo que pode ser um plano para o dia em que tiver mais tempo livre na sua visita a Oviedo.

Excursão a Lagos de Covadonga e Cangas de Onís desde Gijón e Oviedo

2. Fazer uma rota da sidra em Gascona

Rota da sidra| © Michel Curi
Rota da sidra| © Michel Curi

A sidra é uma das bebidas típicas da gastronomia asturiana e, especificamente durante o inverno, adquire uma relevância muito especial devido às festividades da Epifania e da Passagem de Ano. Assim como a necessidade de se aquecer com álcool nas condições climatéricas frias desta região espanhola.

Por sua vez, a importante rua Gascona é conhecida localmente como a Avenida da Sidra, porque ao longo da sua extensão existe uma grande variedade de estabelecimentos dedicados exclusivamente à venda desta bebida asturiana. Por isso, é uma excelente ideia dar um passeio por esta zona turística da cidade durante a sua visita de inverno a Oviedo.

Não posso deixar de recomendar que aproveite a oportunidade para comer num dos estabelecimentos desta rua. Se quiser recomendar algum deles , diria que deve escolher o restaurante Ferroviario, o Villaviciosa, o Pumarada ou o bar Terra Astur. Não esquecer que as tapas asturianas, dentro do mundo culinário espanhol, são uma das que mais se distinguem pela sua autenticidade gastronómica.

3. Uma visita ao mercado El Fontán para ver a oferta de produtos de inverno

Mercado El Fontán| ©Jose Luis Garcia de los Salmones
Mercado El Fontán| ©Jose Luis Garcia de los Salmones

A Plaza del Fontán é, sem dúvida, um dos lugares mais representativos de Oviedo quando se trata de percorrer a beleza arquitetónica desta cidade única. É muito comum que os turistas, em todas as épocas do ano e especialmente no verão ou no inverno, se sentem nesta praça para desfrutar de uma boa tarde asturiana, admirando as belas cores dos edifícios que se encontram nos quatro extremos deste espaço público.

No entanto, este lugar também é conhecido pelo facto de aqui se realizar um mercado desde meados do século XIX. Durante todos os fins-de-semana do ano, os produtos oferecidos são adaptados de acordo com as colheitas que podem ser obtidas no campo asturiano e , quando se visita este mercado no inverno, tem-se a oportunidade de encontrar elementos gastronómicos típicos destas datas.

Na verdade, visitar este mercado é também uma das melhores coisas para fazer em dezembro em Oviedo, uma vez que se encontra todo o tipo de produtos de Natal, bem como elementos culinários que seriam muito úteis para criar uma autêntica ceia de Natal ao estilo asturiano.

4. Uma excursão a Luarca, Cudillero e Avilés

Farol de Luarca| ©José M. Alarcón
Farol de Luarca| ©José M. Alarcón

A beleza dos arredores de Oviedo é uma das grandes atracções da cidade durante todo o ano, mas especificamente no inverno adquire uma importância especial, pois mostra a identidade asturiana no seu melhor. Por isso, uma excursão a estas três localidades asturianas é uma atividade a realizar num dos dias da sua visita de inverno à capital deste famoso território espanhol.

Tenha em conta que se trata de cidades situadas junto ao Mar Cantábrico e que, precisamente por isso, durante o inverno se convertem num lugar totalmente especial que não pode perder se souber apreciar a beleza dos lugares que visita numa excursão turística. Ao mesmo tempo, é importante ter em conta que este tipo de excursões se realiza habitualmente em grupos de 20 ou 25 pessoas e é mais comum escolher veículos que incluam ar condicionado interno para o proteger do frio caraterístico do inverno asturiano.

Detalhes de interesse:

  • Preço: o preço aproximado por pessoa é de cerca de 40 euros e deve ter-se em conta que as refeições e as bebidas não estão incluídas.
  • Duração: a duração normal de uma excursão com partida de Oviedo e visita a estas três localidades da costa cantábrica é normalmente de cerca de 10 horas. No entanto, apesar da sua duração, é um dos melhores planos que pode fazer nesta época se visitar a capital asturiana.

Excursão a Luarca, Cudillero e Avilés desde Oviedo e Gijón

5. Um passeio aos Picos da Europa

Os Picos de Europa cobertos de neve| ©Bas van Oorschot
Os Picos de Europa cobertos de neve| ©Bas van Oorschot

Os Picos de Europa são uma pequena parte da cordilheira cant ábrica situada entre as regiões autónomas das Astúrias, Cantábria e Castela e Leão. É um lugar bastante peculiar, já que se trata de um maciço montanhoso muito próximo do mar e, em Espanha, é o parque nacional mais visitado depois do Teide, situado na ilha de Tenerife.

Durante o inverno, a maioria dos seus cumes apresenta uma formação permanente de neve, o que o converte num destino turístico muito recomendado para quem visita Oviedo durante esta época do ano. É um destino recomendado para admirar a paisagem e para fazer trilhos pedestres curtos mas divertidos.

Sobre este tipo de excursões, é preciso saber que costumam ser excursões privadas para um único grupo familiar, nas quais se pode optar por um serviço de recolha personalizado diretamente do alojamento em Oviedo. Também é bom ter em conta que oferecem total flexibilidade na hora de escolher o restaurante onde se vai comer antes de regressar à cidade.

Detalhes de interesse:

  • Preço: os preços de uma excursão como esta variam em função do número de participantes, embora a tarifa média costume rondar os 100 euros por pessoa.
  • Duração: A duração aproximada deste tipo de passeio é de cerca de oito horas e meia, mas tenha em conta que a Cordilheira Cantábrica fica a cerca de 90 km de Oviedo.

Reserve a sua excursão aos Picos da Europa Covadonga e lagos

6. Uma visita ao Parque de inverno no sul da cidade

Parque de inverno de Oviedo| ©Jusotil_1943
Parque de inverno de Oviedo| ©Jusotil_1943

O nome Parque de Invierno tem a ver com o facto de este espaço público da cidade de Oviedo ser um dos preferidos da população local para desfrutar de alguns dos frequentes nevões que costumam ocorrer na capital de Astúrias.

Nesta zona encontrará 650 loureiros que, evidentemente, não terão as suas folhas durante a sua visita invernal. Mas não se preocupe, pois encontrará um ringue de patinagem e uma quinta asturiana perfeitamente conservada.

Visitar este sítio é uma das melhores coisas para fazer em Oviedo com crianças durante todo o ano, pois é uma aposta segura para que brinquem livremente num lugar completamente livre. Além disso, há que ter em conta que é um dos lugares preferidos dos habitantes de Oviedo para passear durante a época festiva.

7. Um dia de visita a um balneário de inverno com caminhadas incluídas

Aromaterapia no Spa| ©Sixteen Miles Out
Aromaterapia no Spa| ©Sixteen Miles Out

A paisagem das reservas florestais próximas é uma atração distintiva da cidade durante esta época do ano. É, portanto, uma boa ideia participar numa atividade que envolve caminhadas e relaxamento num autêntico spa do século XVIII nos arredores da cidade.

Basicamente, trata-se de um plano em que se segue um percurso pré-estabelecido com o acompanhamento de um guia, partindo do parque de inverno no sul da cidade ao longo dos trilhos de um antigo caminho de ferro. Ao longo da caminhada, terá também a oportunidade de conhecer muitos pormenores históricos associados a esta cidade asturiana.

Eventualmente, depois de caminhar cerca de 10 km, chegará ao famoso spa e aí terá a oportunidade de desfrutar de um banho nas suas águas termais quentes, bem como de um passeio nas suas saunas. Este tipo de pacote turístico inclui a possibilidade de receber uma mensagem dos especialistas do estabelecimento e o dia normalmente termina com um menu de três pratos que pode ser desfrutado antes de um carro privado o levar de volta ao centro de Oviedo.

Detalhes de interesse:

  • Preço: esta não é uma atividade económica, no entanto, é recomendada para aqueles que estão a pensar em obter actividades exclusivas e divertidas na sua visita de inverno a Oviedo. O preço por pessoa ronda normalmente os 115 euros.
  • Duração: a duração aproximada desta atividade é de cerca de cinco ou seis horas no total. Isto tendo em conta que a caminhada é demorada e que a fruição das termas se prolonga normalmente durante pelo menos quatro horas e meia.

8. Um passeio pelas melhores praças de Oviedo

Câmara Municipal de Oviedo no inverno| ©Jusotil_1943
Câmara Municipal de Oviedo no inverno| ©Jusotil_1943

Oviedo é uma cidade com um grande número de praças públicas que vale a pena visitar, bem como aquelas com mercados de inverno que oferecem produtos gastronómicos produzidos localmente.

Ao mesmo tempo, esta época do ano, o inverno, é ideal para as visitar porque não encontrará milhares de turistas que costumam afluir a estes lugares em épocas como as férias de verão.

Se tivesse de destacar alguma destas praças que são uma excelente atração para umas férias durante os meses de inverno em Oviedo, diria que deve visitar a Plaza del Ayuntamiento (Praça da Câmara Municipal) junto à Plaza de San Isidoro. Para além de dedicar uma parte dos seus dias à colorida e famosa Plaza de Trascorrales.

9. Aproveite os descontos sazonais da rua Uría

Parque de São Francisco com neve| ©Alonso Robisco
Parque de São Francisco com neve| ©Alonso Robisco

A rua Uría é uma importante zona comercial desta cidade que se destaca ao mesmo tempo pela beleza das suas construções arquitectónicas. Pode chegar a ela depois de um divertido passeio pelo parque de San Francisco, que provavelmente está coberto de neve durante os dias mais frios de umas férias de inverno em Oviedo.

Além disso, passear por esta zona da cidade é uma boa ideia se estiver interessado em aproveitar os descontos que costumam ser concedidos durante o inverno. De facto, nesta altura do ano, todas as roupas que ainda restam para usar no verão têm saldos significativamente grandes.

Na verdade, passear por esta rua também pode ser uma das melhores coisas para fazer em Oviedo no verão, se for com a intenção de fazer compras na direção oposta. Nessa altura, toda a roupa de inverno será muito mais barata.

10. Um passeio por lendas assustadoras numa noite de inverno

O pôr do sol na cidade| ©Rachel Coyne
O pôr do sol na cidade| ©Rachel Coyne

Sendo uma cidade com tanta história e com a maioria dos edifícios que remontam à época medieval , é lógico que existam muitas lendas urbanas e muitos mistérios relacionados com o mundo das actividades paranormais.

Com isto em mente, uma excursão centrada nas lendas assustadoras de Oviedo pode ser uma das melhores coisas a fazer durante uma visita a esta cidade nos meses de inverno. Especialmente sabendo que as noites de inverno tendem a ter uma atmosfera e um ambiente muito mais apropriado para assustar com entusiasmo neste tipo de experiências.

Detalhes de interesse:

  • Preço: este tipo de passeios não pode ficar mais barato, pois em média custam cerca de 12 euros por pessoa.
  • Duração: A duração normal de uma excursão deste tipo é de cerca de uma hora e 30 minutos.

Reserve a sua excursão Lendas e Mistérios

Temperaturas em Oviedo no inverno

Café quente para temperaturas baixas| ©Alex Padurariu
Café quente para temperaturas baixas| ©Alex Padurariu

Como Oviedo é uma cidade situada no extremo noroeste de Espanha, é previsível que os Invernos sejam um pouco mais rigorosos nesta zona do país do que no resto da península. A temperatura mínima durante estes meses do ano tende a rondar os graus negativos, enquanto a máxima não costuma ultrapassar os 12 °C.

O número de turistas em Oviedo no inverno

Centro Histórico de Oviedo| ©Lucía Garó
Centro Histórico de Oviedo| ©Lucía Garó

Embora o número de turistas em Oviedo seja menor do que no verão, não deixa de ser verdade que é um destino turístico preferido para as férias de inverno e, por isso, encontrará um número significativamente elevado de pessoas. Pelo menos se visitar a cidade durante a primeira quinzena de janeiro.

Preços em Oviedo no inverno

Catedral de Oviedo| ©Lucía Garó
Catedral de Oviedo| ©Lucía Garó

O inverno é uma época muito mais barata para visitar Oviedo devido ao facto de o verão e a sua elevada procura turística fazerem com que todas as cidades espanholas aumentem um pouco os seus preços por conveniência comercial.

O que levar na mala para visitar Oviedo no inverno?

Calçado de inverno| ©Emma Dau
Calçado de inverno| ©Emma Dau

Se vai visitar Oviedo no inverno, é essencial que leve calçado apropriado para o caso de cair neve. É muito provável que isso aconteça, pelo menos, durante as semanas mais frias do ano.

Os casacos de qualidade não podem faltar na sua mala e recomendo que não se esqueça de levar protetor solar, uma vez que também existe a possibilidade de queimaduras solares no rosto durante o inverno.