Oviedo em 1 Dia: tudo o que você precisa saber

Se estiver de passagem por Oviedo durante um dia, leia este itinerário para tirar o máximo partido da sua visita.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 8 minutos

Oviedo em 1 Dia: tudo o que você precisa saber

Gaitas de foles asturianas | Lucía Garó

A capital das Astúrias é uma cidade bonita, com uma gastronomia única e paisagens incomparáveis. Se está a percorrer o norte da península e planeou passar um dia nesta cidade, dê uma vista de olhos a este itinerário para saber quais são as melhores coisas para fazer em Oviedo durante uma visita.

Este é um itinerário muito completo no qual pode ver as principais atracções turísticas da capital asturiana.

Conhecer a Praça e o Mercado de El Fontán

Praça Fontán| ©Antonio Morillas
Praça Fontán| ©Antonio Morillas

O seu passeio de um dia em Oviedo começa na parte antiga da cidade. É aqui que se encontra a Plaza del Fontán, um dos lugares mais emblemáticos de Oviedo. Esta praça com colunatas é o local perfeito para desfrutar de uma cidra bem servida. Além disso, se for ao fim de semana, poderá ter a sorte de ver um dos grupos folclóricos a dançar e a cantar música tradicional na praça.

Muito perto da praça encontra-se o mercado Fontán, um mercado alimentar onde se pode encontrar todo o tipo de produtos típicos da gastronomia asturiana, desde peixe a carne, queijos e enchidos. Se viajar para Oviedo numa quinta-feira, sábado ou domingo, ficará satisfeito por saber que se realiza um mercado de rua tradicional à volta do mercado.

Visitar a Câmara Municipal de Oviedo

Câmara Municipal de Oviedo| ©David Álvarez López
Câmara Municipal de Oviedo| ©David Álvarez López

A um minuto a pé do mercado de Fontán, na Plaza de la Constitución, encontra-se a bela Câmara Municipal de Oviedo.

Esta praça é normalmente um local muito movimentado, tanto para turistas como para habitantes locais. Na própria praça da Câmara Municipal encontra-se o Posto de Turismo, onde se pode pedir informação se for necessário. A Câmara Municipal também partilha o espaço com a igreja de San Isidro el Real.

Trata-se de uma das paróquias mais antigas da cidade, que data do ano 1200. A igreja estava originalmente situada no bairro de La Viña, na atual Plaza del Paraguas. No entanto, mais tarde foi transferida para o local da antiga igreja jesuíta de San Matías. O que era a fachada da igreja pode ser visto ainda hoje no campo de San Francisco.

Passeio pela Praça Trascorrales

Praça Trascorrales| ©Michel Curi
Praça Trascorrales| ©Michel Curi

Junto à Câmara Municipal de Toledo, a apenas um minuto a pé, encontra-se outra das praças mais famosas e movimentadas da cidade. A praça Trascorrales permite viver uma experiência de imersão na cultura asturiana e ver a cidade para além do olhar do turista.

Na praça, encontra-se uma estátua de bronze de uma leiteira e do seu burro, que recorda a importância deste trabalho na cultura asturiana. A estátua é obra de Manuel Linares.

No passado, o mercado de Fontán situava-se nesta praça. No entanto, em finais do século XIX, foi transferido para a sua localização atual. O edifício que ficou vazio após a mudança é agora um centro cultural onde se realizam exposições e eventos.

Descobrir o Museu de Belas Artes

Museu de Belas Artes das Astúrias| ©Jusotil_1943
Museu de Belas Artes das Astúrias| ©Jusotil_1943

A 3 minutos a pé da praça Trascorrales, encontra-se o Museu de Belas Artes das Astúrias. Sem dúvida, é uma visita obrigatória na sua viagem de um dia a Oviedo. A entrada no museu é gratuita e abriga alguns dos mais importantes artistas nacionais e internacionais, como El Greco, Goya, Picasso, Dalí e Sorolla.

Uma vez que se encontra num local muito central, se não o puder ver na sua totalidade por receio de não ter tempo para outras coisas, pode sempre voltar se tiver algumas horas de sobra. O museu está aberto das 10:30 às 14:00 e das 16:30 às 20:30.

Este museu tem uma das maiores colecções de arte de Espanha, com mais de 15.000 peças do século XIV ao século XXI. O museu está situado no centro histórico de Oviedo e ocupa um total de três edifícios de importância arquitetónica na cidade asturiana: o Palácio Velarde, a Casa de Oviedo-Portal e o edifício Ampliación.

Ver a Catedral de San Salvador

Catedral de San Salvador| © David Álvarez López
Catedral de San Salvador| © David Álvarez López

O Museu de Belas Artes das Astúrias está situado junto à Catedral de San Salvador. No topo da praça da Catedral, encontra-se uma estátua em honra de Ana Ozores, personagem principal do romance "La Regenta", de Leopoldo Alas, que se passa em Oviedo.

A Catedral de Oviedo, também conhecida como Sancta Ovetensis, é uma das maiores jóias góticas do Principado de Astúrias. Embora no projeto original a catedral devesse ter duas torres, por falta de orçamento, só tem uma.

Esta tem uma altura de 80 m, dividida em 5 andares. Para além disso, a catedral tem três naves completamente independentes. A nave central da catedral tem uma largura de 10 m e um comprimento de quase 70 m. No interior da Catedral de Oviedo, encontra-se a Câmara Santa, que foi declarada Património da Humanidade. No interior da Câmara Santa estão guardados grandes tesouros como o Santo Sudário, a Arca Santa, a Arca das Ágatas ou a Cruz dos Anjos.

Passeio pela Plaza de la Escandalera

Praça da Escandalera| ©Silvia Alba
Praça da Escandalera| ©Silvia Alba

A Plaza de la Escandalera é um dos lugares favoritos de Oviedo para se sentar e ler algo ou relaxar ao sol. Fica a menos de cinco minutos a pé da Catedral de Oviedo. Esta praça é a ligação entre a parte antiga da cidade, que é a área que visitou até agora, e a zona comercial de Oviedo.

Alguns dos edifícios mais importantes da cidade estão localizados na Plaza de la Escandalera, como o Termómetro, a Caja de Asturias e as Casas del Conde. Além disso, o Teatro Campoamor também se encontra nesta praça.

Por outro lado, na praça encontram-se algumas das esculturas mais famosas de Oviedo, como a "Maternidad", também conhecida como a gorda, obra de Botero. A Plaza de la Escandalera nem sempre foi chamada assim, pois começou a receber este nome no final do século XIX. A origem do nome é objeto de debate, pois não há certezas quanto à razão deste nome.

São muitas as lendas que circulam em torno desta praça. Se é uma pessoa curiosa e gosta de mistérios, recomendo uma visita guiada sobre este tema.

Reservar uma excursão de lendas e mistérios em Oviedo

Conhecer o Teatro Campoamor

Teatro Campoamor| ©Acebal
Teatro Campoamor| ©Acebal

Na Plaza de la Escandalera encontra-se o Teatro Campoamor, o teatro mais importante da cidade. O teatro abriu as suas portas em 1892 e tem recebido muitos grandes artistas da cena nacional e internacional. O Teatro Campoamor acolhe a temporada de ópera mais antiga de Espanha. É aqui que se realizam os Prémios Princesa das Astúrias, bem como outros eventos de grande importância, como o Festival de Dança ou o Ciclo de Cinema.

O teatro foi construído entre 1883 e 1892 pelos arquitectos López Salaberry e Siro Borrajo Montenegro. Este teatro ocupa o espaço onde se encontrava o convento de Santa Clara. Anteriormente, as obras teatrais estavam alojadas no Corral de Comedias del Fontán. No entanto, com o passar dos anos, o espaço tornou-se demasiado pequeno, sobretudo para a burguesia de Oviedo. Por este motivo, no final do século XIX, foi inaugurado o novo teatro.

Esta atividade é uma das melhores coisas para fazer em Oviedo no inverno, uma vez que se pode abrigar da chuva e do frio.

Passear pelo Campo San Francisco

Campo de São Francisco| ©Jusotil_1943
Campo de São Francisco| ©Jusotil_1943

O Campo San Francisco de Oviedo é um bonito parque onde as famílias da cidade passeiam todos os dias. Fica a menos de cinco minutos a pé do Teatro Campoamor. É uma das melhores coisas para fazer com crianças em Oviedo e é o grande pulmão verde da cidade. Tem uma superfície de 90.000 m2, dos quais mais de 50.000 são zonas verdes.

As origens deste parque remontam ao século XIII. No início, o Campo San Francisco de Oviedo era o pomar que correspondia ao Mosteiro Franciscano, um edifício atualmente ocupado pela Assembleia Geral do Principado das Astúrias. Assim, desde o início até à atualidade, o parque sofreu muitas alterações na sua forma. Já no século XVI, esse pomar tornou-se um espaço aberto ao público.

Além de poder passear pelo parque, este belo lugar cheio de vegetação oferece uma grande variedade de actividades. É possível ir ver os patos e cisnes no lago, visitar as ruínas da igreja românica de San Isidoro, comer um chocolate com churros ou encontrar esquilos e pavões.

O parque dispõe também de um calendário floral atualizado diariamente. É muito comum os turistas tirarem uma fotografia com a data, por isso mantenha a sua máquina fotográfica à mão. Encontrará também uma Mafalda sentada num banco, que é uma das principais esculturas do parque.

Dirigir-se ao Monte Naranco

Monte Naranco| ©manuel m. v.
Monte Naranco| ©manuel m. v.

O Monte Naranco é uma visita obrigatória na sua viagem a Toledo. Situa-se numa colina a 636 metros de altitude, a menos de 15 minutos de carro do Teatro Campoamor. A partir daqui, podem-se ver as melhores vistas da cidade e é um local favorito dos habitantes locais para desfrutar da natureza e de actividades desportivas.

A montanha tem trilhos para caminhadas, casas de sidra, áreas de lazer e até clubes de equitação. No ponto mais alto, existe uma zona de lazer com áreas de piquenique e baloiços.

No entanto, o acima mencionado não é a coisa mais importante sobre esta montanha. O que faz com que uma visita ao Monte Naranco seja obrigatória na sua viagem de um dia a Toledo são os monumentos nas encostas do monte, bem como o Cristo Redentor.

Um dos mais importantes é Santa María del Naranco, um dos principais símbolos da arte pré-românica. Este monumento foi declarado Monumento Nacional e Património da Humanidade pela UNESCO. As suas origens remontam ao século IX, sob o domínio do rei Ramiro I. Para além de Santa María del Naranco, nas encostas da montanha também se encontra San Miguel de Lillo, uma igreja do período pré-romano.

Saborear uma cidra na rua Gascona

Rua Gascona| ©Michel Curi
Rua Gascona| ©Michel Curi

A rua Gascona fica a cerca de 10 minutos de carro do Monte Naranco. Se quiser ir a pé, a caminhada demorará cerca de 45 minutos. A razão pela qual vos levo a esta rua é porque é a rua com mais bares de sidra em Oviedo.

Desta forma, pode terminar o seu dia na cidade em grande estilo, bebendo uma boa sidra e acompanhando-a com deliciosas tapas. Um dos melhores bares de sidra desta rua é o Villaviciosa, que oferece um menu diário e uma seleção de caçarolas.

Também pode experimentar a casa de sidra La Pumarada, especializada em marisco e gastronomia tradicional. É também um estabelecimento económico com uma grande qualidade gastronómica. Se não encontrar um lugar nas opções anteriores, também pode optar por El Ovetense, localizado entre a rua Gascona e a catedral.

Como pode ver, há muitas coisas para fazer em Oviedo em 1 dia. A única coisa que deve ter em conta é organizar bem o seu tempo e conhecer os horários de abertura das diferentes atracções. Se tiveres mais tempo na cidade, também te aconselho a dar uma olhada nos melhores passeios de Oviedo.