As Melhores Coisas para Fazer em Oviedo

Oviedo tem monumentos históricos dos séculos XV, XVIII e XIX e muitas outras surpresas. Tem também belas paisagens naturais que não pode perder se visitar esta encantadora cidade espanhola.

Adrián Carrero

Adrián Carrero

leitura de 12 minutos

As Melhores Coisas para Fazer em Oviedo

Monumento histórico de Oviedo | Montvalent

Se visitar a capital das Astúrias, não ficará desiludido. Inúmeros monumentos históricos esperam por si nesta pequena cidade, desde sítios arqueológicos a igrejas pré-românicas. Ao mesmo tempo, Oviedo oferece uma variedade de paisagens naturais na área circundante, especialmente quando se entra na zona rural das Astúrias.

Nesta cidade, encontrará também uma oferta gastronómica variada com vários restaurantes locais, onde poderá desfrutar da comida típica das Astúrias. Pode ainda provar a típica cidra asturiana, de origem pré-românica. Aqui estão 15 coisas para ver e fazer em Oviedo.

1. Desfrutar do Caminho de Santiago em Oviedo

Caminho do Peregrino| ©Les Argonautes
Caminho do Peregrino| ©Les Argonautes

O Caminho de Santiago é uma peregrinação de origem religiosa que vai de vários lugares de Espanha até à Igreja de Santiago de Compostela. Neste sentido, existem muitos Caminhos de Santiago, pois depende do ponto de partida que se escolher. Felizmente, Oviedo alberga parte da rota primitiva desta tradição europeia.

Se não quiser caminhar durante dias e, em vez disso, quiser fazer uma caminhada de algumas horas, recomendo esta atividade. Só terá de percorrer alguns quilómetros, começando algures na cidade. Um dos sítios onde se deve caminhar é o Monte Naranco, que oferece belas vistas de Oviedo.

Depois deste percurso, recomendo-vos que percorram o campo asturiano, onde poderão ver relva, florestas e belas colinas. Sem dúvida, esta será uma experiência que nunca esquecerá e uma das melhores actividades que pode fazer se estiver em Oviedo durante 1 dia.

Reservar uma excursão ao Caminho Primitivo de Santiago

2. Passear pelo centro histórico de Oviedo

Passear pelo centro histórico| ©Héctor Martínez
Passear pelo centro histórico| ©Héctor Martínez

Um lugar que não se pode deixar de visitar é o centro histórico de Oviedo, onde se podem tirar fotografias épicas e conhecer um pouco do seu passado. Esta cidade velha é grande e tem monumentos antigos que evocam a Idade Média ou o tempo da invasão romana.

Da mesma forma, as casas típicas da cidade vão fazer-te viajar no tempo, por isso toda a experiência é certamente muito agradável. Não esquecer que esta cidade tem várias praças históricas onde tiveram lugar alguns dos acontecimentos que marcaram a vida dos habitantes de Oviedo.

Pode fazer este passeio durante o dia ou à noite. Mas se decidires fazê-lo de noite, Oviedo guarda segredos da Inquisição e mistérios do Santo Sudário que certamente quererás conhecer melhor. Da mesma forma, na Plaza de la Constitución ocorreram crimes horríveis, que deves conhecer se és fã de histórias de terror.

Tenha em mente que um passeio pelo centro histórico de Oviedo pode levar entre 1 e 2 horas, por isso este é definitivamente um dos principais passeios de Oviedo que você deve fazer.

Reservar uma excursão de histórias e mistérios em Oviedo

3. Passeio no Parque de inverno de Oviedo

Parque de inverno| ©Brianna Laugher
Parque de inverno| ©Brianna Laugher

Um passeio pelo Parque de inverno de Oviedo, ao longo de uma antiga linha de caminho de ferro, permitirá ver belas paisagens da cidade. O objetivo será entrar na paisagem asturiana ou mesmo atravessar o rio Nalon, que é o rio mais importante da comunidade autónoma das Astúrias.

Durante o passeio, recomendo que façam uma pesquisa sobre a gastronomia das Astúrias, para ficarem mais informados sobre os antigos restaurantes locais e os seus pratos requintados. Perto do parque encontrará um Spa relaxante, onde poderá desligar-se do mundo exterior durante várias horas, se assim o desejar. Tome um banho nas águas quentes ou entre na sauna depois de um passeio pelo parque, e poderá completar a sua experiência da melhor maneira.

De facto, para além do spa, pode também desfrutar de um delicioso menu típico asturiano, para experimentar o sabor local e sentir-se como um local. De qualquer forma, recomendo que faça esta atividade se estiver em Oviedo no verão, para ver como o sol ilumina os campos asturianos e a vegetação peculiar da estação.

Reservar uma caminhada com spa e comida típica asturiana

4. Escapadela a Avilés, Cudillero e Luarca desde Oviedo

Farol de Luarca| ©José M. Alarcón
Farol de Luarca| ©José M. Alarcón

A partir de Oviedo pode ir até Avilés, uma das cidades mais emblemáticas do Mar Cantábrico, cheia de belas vistas e alguns monumentos históricos. Aí poderá desfrutar do Centro Niemeyer, um espaço de teatro, música, dança e outras artes.

A apenas 57 km de Oviedo encontra-se Cudillero, outra das localidades que recomendo visitar para saborear a sua requintada gastronomia, repleta de restaurantes locais que deliciam o paladar de qualquer visitante.

Finalmente, nesta escapadela, convido-o a visitar Luarca, uma localidade da costa asturiana que oferece muitas paisagens, graças à sua combinação de serra e mar. Alguns dos locais que aqui se podem ver são a Plaza Miares e a ermida La Regalina. Sem dúvida, esta é uma das melhores excursões a partir de Oviedo que já fiz, por isso tenho a certeza que vai adorar.

Reservar uma excursão por Avilés, Cudillero e Luarca

5. Conhecer os Lagos de Covadonga e Cangas de Onis

Ponte de Cangas de Onís| ©jonatanpablos
Ponte de Cangas de Onís| ©jonatanpablos

A partir de Oviedo a distância é curta para visitar os lagos de Covadonga, concretamente 93 km ou 1,5 horas se for de carro. Estes lagos chamam-se Ercina e Enol e na área circundante pode explorar muitas áreas verdes, tirar fotografias incríveis ou mesmo fazer uma pausa e contemplar a natureza.

Um lugar que pode visitar aqui é a Basílica de Covadonga, que foi construída com pedras da montanha de Covadonga. Também poderás admirar a Gruta da Virgem de Covadonga, um santuário que os paroquianos visitam com frequência, porque, se não sabias, a Mãe de Jesus é a padroeira dos asturianos.

Por outro lado, gostaria de vos informar que a 22 km dos Lagos de Covadonga está Cangas de Onís, uma aldeia que devem visitar antes de regressar à capital das Astúrias. Em Cangas de Onís há uma grande variedade de restaurantes que servem comida típica asturiana, de facto, pode almoçar lá deliciosamente.

Reservar uma excursão aos lagos de Covadonga e Cangas Onís

6. Descontrair no Parque de San Francisco

Campo de São Francisco| ©Jusotil_1943
Campo de São Francisco| ©Jusotil_1943

Este lugar, também conhecido como Campo San Francisco, está situado no centro de Oviedo. As suas fontes de água, relvados e árvores farão com que se desligue e relaxe, pelo que é um local que pode visitar depois de uma atividade intensa.

Além disso, deve saber que existe uma estátua de Mafalda, uma personagem de banda desenhada criada originalmente pelo artista argentino Joaquín Salvador Lavado. Poderá sentar-se ao lado da Mafalda e tirar selfies, algo que será muito mais divertido se visitar Oviedo com crianças.

7. Explorar o Museu Arqueológico das Astúrias

Museu Arqueológico das Astúrias| ©Viator Imperi
Museu Arqueológico das Astúrias| ©Viator Imperi

Se estiver a visitar Oviedo durante 4 dias, terá muito tempo para explorar o Museu Arqueológico das Astúrias. Este museu oferece descobertas arqueológicas como a Estela Bodocena do século I.

Também tem exposições interactivas e recursos, tornando-o ideal para passar algum tempo de qualidade com toda a família. Além disso, as crianças também terão jogos divertidos através dos quais podem aprender sobre aspectos históricos e arqueológicos.

Como se trata de um espaço adaptado a todos os visitantes, os invisuais não terão problemas, uma vez que cada obra ou relíquia exposta tem um texto histórico em Braille. Da mesma forma, as pessoas com dificuldades auditivas também poderão desfrutar dos vídeos educativos, uma vez que todos eles são legendados.

8. Delicie-se com um cachopo em Oviedo

Cachopo com batatas| ©Jorge Corcuera
Cachopo com batatas| ©Jorge Corcuera

Um dos meus pratos preferidos quando estou em Oviedo é o cachopo, uma receita asturiana que faz as delícias do paladar de quem gosta de carne. Mas, pode ser difícil escolher um bom lugar para comer cachopo, por isso recomendo o restaurante de gastronomia asturiana La Corte de Pelayo.

O menu deste restaurante oferece várias iguarias locais, mas o prato que deve provar é o cachopo pelayo, que foi o vencedor do 1º Campeonato das Astúrias. Custa cerca de 30 €, mas vale a pena para desfrutar de um almoço típico em Oviedo.

Se quiser ter uma ideia, deve saber que o cachopo consiste em 2 filetes de carne recheados com presunto, queijo e outros ingredientes, de acordo com a receita do restaurante. Para além disso, tudo isto é panado com farinha, ovo e pão ral ado antes de ser frito. Também é preciso saber que o cachopo pode ser servido com pá de porco, pimentos, espargos, batatas, etc.

9. Visitar as praças de Oviedo

Praça Fontán| ©Antonio Morillas
Praça Fontán| ©Antonio Morillas

Na cidade de Oviedo encontram-se várias praças, todas elas com histórias para contar. Estas são as minhas praças preferidas para admirar os seus desenhos e tirar fotografias.

Praça da Constituição

Este lugar está situado no centro histórico da cidade e nele se encontram a Câmara Municipal de Oviedo e a Igreja de San Isidoro El Real. A praça foi construída em 1659 e o seu desenho é da autoria de Marcos de Velasco Agüero. Se preferir, pode chegar lá de comboio na linha "El Entrego-Avilés".

Praça Alfonso II El Casto

Esta é, sem dúvida, outra das praças mais visitadas de Oviedo, já que está rodeada pela Catedral de San Salvador e pelo Jardim dos Reis Ca udilhos. Também se pode ver o Palácio de Valdecarzana y Heredia, construído em 1627. Atrás da Catedral encontra-se também a Casa de la Rúa, uma construção civil do século XV.

Praça do Fontán

A Plaza del Fontán foi projectada pelo arquiteto Francisco Pruneda e começou a ser construída na década de 1790. No entanto, foi reconstruída entre 1997 e 1999. Não há trânsito na praça, pelo que é um local muito seguro para passear com crianças. Além disso, deve saber que normalmente há alguns mercados locais no local.

10. Ver a coleção do Museu e Circuito Fernando Alonso

Museu e Circuito Fernando Alonso| ©museoycircuitofernandoalonso.com
Museu e Circuito Fernando Alonso| ©museoycircuitofernandoalonso.com

O Museu e Circuito Fernando Alonso oferece mais de 350 peças de automobilismo. Tem também um circuito para várias corridas ou torneios anuais. Se gosta realmente de Fórmula 1, este lugar será como entrar no paraíso para si. No entanto, qualquer pessoa pode apreciar os impressionantes carros de corrida em exposição permanente.

Fernando Alonso ganhou o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 duas vezes (2005 e 2006), pelo que é uma personagem muito importante para a história do automobilismo em Oviedo.

Por outro lado, gostaria de vos informar que lá encontrarão aulas de Karting, caso queiram ser pilotos de Fórmula 1 ou simplesmente queiram conduzir por diversão. É uma atividade muito divertida que se pode fazer durante todo o ano, mesmo que se esteja em Oviedo em dezembro.

11. Provar as melhores sidras na Rua Gascona

Boulevard das sidras| © Michel Curi
Boulevard das sidras| © Michel Curi

Não pode deixar de provar as melhores sidras na popular rua Gascona e ainda mais se visitar um dos meus quatro lugares favoritos para o fazer.

  • Sidrería Tierra Astur Gascona: A comida é deliciosa, não só a sidra. Encontrará uma grande variedade de pratos, e a decoração da casa de sidra é muito impressionante à primeira vista. Visite o sítio oficial para mais informações.
  • Sidrería Tierra Astur Parrilla: Para além da sidra local, este restaurante oferece peixe e carnes grelhadas, queijos e carnes frias. Este sítio é uma criação do restaurante que mencionei anteriormente, mas com um menu de grelhados.
  • Sidrería La Pumarada Gascona: Tem uma grande variedade de sidras e pratos, incluindo sobremesas. Este restaurante está à sua espera para viver uma boa experiência gastronómica com sidras clássicas.
  • La Finca Sidrería Agrobar: Com um menu variado de produtos do pomar asturiano, este lugar caracteriza-se por fundir o inovador com o típico. Visitar La Finca Sid rería para passar um bom momento em Oviedo.

12. Visitar as igrejas pré-românicas de Oviedo.

San Julián de los Prados| ©David Álvarez López
San Julián de los Prados| ©David Álvarez López

Em Oviedo existem várias igrejas pré-românicas que devem ser visitadas, por isso prepare a sua máquina fotográfica para tirar fotografias dos seus incríveis desenhos antigos.

Igreja de San Miguel de Lillo

A Igreja de San Miguel de Lillo foi construída pelo rei Ramiro I no século IX e em 1985 a UNESCO declarou-a Património da Humanidade. É um templo dedicado a São Miguel Arcanjo e destaca-se pela sua decoração escultórica em capitéis, bases e ombreiras.

Durante a sua visita a esta igreja, também poderá observar a decoração mural que ainda se conserva, principalmente a da figura humana.

Santa María del Naranco

Esta igreja data de 842 e está situada a 4 km de Oviedo, mais concretamente a sul do Monte Naranco. E, como curiosidade, não era originalmente uma igreja, mas sim uma Aula Regia que o rei Ramiro I mandou construir, no entanto, devido a um desmoronamento que sofreu, a cabeceira foi transformada na Igreja de Santa María del Naranco.

Quanto à sua decoração escultórica, podemos ver os animais nos seus 32 medalhões, que se encontram nos tímpanos dos seus arcos. Também se podem apreciar cavaleiros em posição de combate, aves, quadrúpedes e cavalos.

San Julián de los Prados

A basílica de San Julián de los Prados foi declarada Monumento Histórico-Artístico e "Património da Humanidade". Embora não se conheça a data exacta da sua construção, sabe-se que foi edificada em princípios do século IX e que a ordem esteve a cargo de Alfonso II das Astúrias.

No interior da igreja de San Julián de los Prados também se podem ver os capitéis de mármore sobre os quais assentam os arcos semicirculares. Existem também 2 placas de mármore esculpidas com figuras geométricas e florais.

Igreja de San Tirso

Está situada na Plaza de Alfonso II el Casto, a poucos metros da Catedral. Foi fundada no século IX, mas foi sofrendo modificações ao longo dos anos. No seu interior verá que tem uma planta retangular e três naves divididas por pilares que sustentam os arcos semicirculares.

A Igreja de San Tirso é um lugar que não deve perder se estiver em Oviedo no inverno, já que a neve dá um toque único ao seu ambiente e, claro, à própria igreja.

Catedral Metropolitana de El Salvador de Oviedo

Embora a Catedral Metropolitana El Salvador de Oviedo não seja uma igreja pré-românica, é a principal de Oviedo e uma das minhas favoritas, por isso também recomendo que a vejam pessoalmente. O seu estilo arquitetónico é gótico e a sua construção começou em 1382, sob os auspícios do bispo Gutierre de Toledo.

No entanto, a Câmara Santa da Catedral de Oviedo é considerada um elemento pré-românico. Também deve saber que o interior da Catedral é espetacular, sendo a sua nave central a maior com 10 m de largura, 20 m de altura e 67 m de comprimento.

13. Saborear a gastronomia local em La Panoya

Polvo à galega| ©freepik
Polvo à galega| ©freepik

Depois de um longo passeio por Oviedo, de certeza que vai ficar com fome. Por isso, recomendo comer no restaurante La Panoya, que abriu as suas portas em 1972. Curiosamente, o seu nome significa milho na espiga em asturiano.

Neste restaurante local encontrará um menu variado, como polvo à gallega, mexilhões à marinera ou picante, trotões com gambas, costeletas de borrego grelhadas, pescada grelhada ou à alface e rapito negro à espalda de gabão.

Se estiver em Oviedo durante 2 dias ou mais, reserve algum tempo para desfrutar deste restaurante local.

14. Assistir a uma peça de teatro no Teatro Campoamor

Teatro Campoamor| ©Vicen Miranda
Teatro Campoamor| ©Vicen Miranda

O Teatro Campo amor foi inaugurado em 1892 e é o principal palco de espectáculos teatrais e do melhor da ópera. Por isso, se gosta de arte, este é um local que deve visitar. Rostropovich, Victoria de los Ángeles, Rubinstein, Mario del Mónaco, Bartok, Ravel, Yehudi Menuhin, entre outros artistas, actuaram aqui.

Além disso, o Ballet de Kiev "O Lago dos Cisnes" e o Ballet de Kiev "O Quebra-Nozes" actuaram aqui. Interessante, não é?

15. Admire a arquitetura do Centro de Exposições e Conferências da Cidade de Oviedo

Auditório e Centro de Conferências Príncipe Felipe| ©Visitoviedo.info
Auditório e Centro de Conferências Príncipe Felipe| ©Visitoviedo.info

Admire um dos edifícios mais emblemáticos da cidade de Oviedo, o Palácio de Exposições e Congressos, que foi projetado pelo arquiteto Santiago Calatrava. O palácio tem 3 andares e o piso principal tem uma superfície de 2.300 m².

Este edifício tem uma superfície total de 15.640 metros quadrados e um design impressionante que vale a pena ver pessoalmente para tirar algumas fotografias de recordação. É também de salientar que este palácio foi inaugurado em maio de 2011, vários anos após a demolição do antigo estádio de futebol Carlos Tartiere em Buenavista.