Maiorca em 4 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Não muito longe da costa levantina espanhola fica Maiorca, uma ilha de praias e enseadas virgens, com águas mediterrânicas tão límpidas que se pode ver o fundo.

Lorena Morales

Lorena Morales

leitura de 10 minutos

Maiorca em 4 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Maiorca | ©AreKev

Maiorca faz parte das Ilhas Baleares, em Espanha, e é um dos destinos turísticos mais visitados da Europa. Praias, enseadas, ilhotas, cadeias de montanhas, grutas, ruínas romanas, parques naturais e aldeias encantadoras esperam por si nesta ilha banhada pelas águas do Mediterrâneo.

Neste artigo, vou falar-te das melhores coisas para fazer em Maiorca durante a tua estadia de 4 dias, para que possas conhecer tudo o que a ilha tem para oferecer. Desde a vida cultural e nocturna na cidade de Palma até desportos como o mergulho e o snorkeling nas águas calmas do Mediterrâneo.

Dia 1: Caló des Moro, Cala S'Almunia e Cala Llombards

Enseada de S'Almunia| ©Tommie Hansen
Enseada de S'Almunia| ©Tommie Hansen

Se visitar Maiorca, não pode perder as suas belas enseadas e praias virgens, onde pode relaxar nas suas águas cristalinas de cor turquesa e desfrutar de uma bela vista.

Recomendo chegar de manhã cedo a Caló des Moro, pois é uma baía muito popular rodeada de falésias que tende a ficar bastante cheia. Depois, pode caminhar até à Cala S'Almunia, onde as pessoas costumam apanhar sol nas rampas de um antigo refúgio de pescadores.

À tarde, podem visitar a Cala Llombards para praticar desportos náuticos, como mergulho ou snorkeling nas suas águas cristalinas, e ver o que o fundo do mar tem para oferecer.

A Cala des Moro e a Cala S'Almunia são enseadas virgens e, por isso, não têm serviços, pelo que recomendo que levem água e comida, bem como um chapéu e protetor solar para as desfrutarem ao máximo.

Caló des Moro

Cala des Moro é uma pequena baía de águas azul-turquesa, muito popular entre os turistas. Tem areias brancas e águas tão cristalinas que se pode ver o fundo do oceano. Situa-se no sudeste da ilha de Maiorca, junto a Cala Llombards, no município de Santanyí.

Nesta enseada pode nadar sem problemas, pois as suas águas são muito calmas. Está rodeada de belas falésias cobertas de rochas, pinheiros e diferentes tipos de arbustos. Visitar as enseadas é uma das melhores coisas para fazer em setembro em Maiorca.

Recomendo que cheguem cedo, pois é uma enseada pequena e enche-se rapidamente.

  • Como chegar de carro: A partir de Palma, pode chegar-se em uma hora, apanhando a estrada Ma-19 até Santanyí e depois a Ma-6100 e continuar durante cerca de 7 km até Cala Llombards. A partir do parque de estacionamento gratuito, é necessário caminhar cerca de 25 minutos até Caló des Moro, seguindo o caminho sinalizado.
  • Transportes públicos: as linhas de autocarro 501 e 517 demoram cerca de duas horas a chegar a Cala Lombards. A partir daí, é preciso caminhar 1 km até Cap des Moró.
  • Localização: junto à localidade espanhola de Cala Llombards, município de Santanyí, no sudeste da ilha de Maiorca.
  • Recomendações: O caminho é um pouco difícil para as crianças. É necessário descer algumas escadas e o terreno é terroso e bastante rochoso.

Enseada de S'Almunia

A apenas 100 metros de Caló des Moro, por um caminho de terra e rochas, encontra-se a Cala S'Almunia, uma enseada de águas cristalinas, com belas cores que vão do azul ao turquesa e areia branca.

É uma enseada rodeada de falésias, onde a água atinge uma profundidade de 4-5 metros. Não há areia entre o mar e a costa, pelo que se utilizam para os banhos de sol as rampas construídas pelos pescadores, que são lisas e mais cómodas do que as rochas.

Esta enseada foi habitada por antigos pescadores, pelo que se podem ver pequenas casas construídas sobre as rochas nos arredores. Tal como Caló des Moro, pode ser bastante concorrida, sendo muito apreciada por quem procura tranquilidade.

  • Localização: no município de Santanyí. No sudeste da ilha de Maiorca.
  • Recomendações: A partir do parque de estacionamento só se pode chegar a pé, seguindo as indicações. Para lá chegar, é preciso descer cerca de 100 degraus íngremes, o que é um pouco difícil para as crianças. É aconselhável usar calçado confortável para caminhar.

Enseada de Llombards

Cala Llombards é uma baía de águas turquesas e cristalinas que não pode perder se estiver interessado em descobrir as belas enseadas de Maiorca. Nas proximidades encontra-se o monumento natural Es Pontàs, que consiste num arco natural sobre o Mediterrâneo, que pode ser visto a partir de um miradouro.

Esta enseada tem serviços, ao contrário de Caló des Moro e Cala S'Almunia, pelo que encontrará chuveiros, bem como guarda-sóis e espreguiçadeiras que pode alugar. Há também muitos restaurantes com uma bela vista dos arredores, onde se pode almoçar ou jantar.

Na época alta, de junho a setembro, é vigiada por nadadores-salvadores. É uma das enseadas mais recomendadas para um passeio de um dia em Maiorca com crianças, devido às facilidades que oferece.

Recomendo que aproveitem as suas águas calmas e cristalinas para fazer snorkel ou mergulho, e desfrutar da maravilhosa flora e fauna do fundo do mar, uma das melhores actividades que podem fazer em Maiorca.

  • Como chegar a partir de Cala S'Almunia: Deve voltar ao parque de estacionamento de Cala Llombards, junto à praia, e seguir as indicações muito simples para chegar à enseada. A distância é de aproximadamente 1,5 km.

Dia 2: Parque Natural de Mondragó, Cala Mondragó e Praia de S'Amarador

Praia de S'Amarador| ©Marcelo
Praia de S'Amarador| ©Marcelo

No seu segundo dia na ilha de Maiorca, um dos lugares mais interessantes para visitar é o Parque Natural de Mondragó, onde pode passar o dia inteiro a desfrutar da paisagem e a aproveitar as praias de Cala Mondragó e S'Amarador.

Recomendo que passe a manhã a visitar o Parque Natural de Mondragó e depois do almoço vá até à enseada com o mesmo nome.

Mais tarde, pode ir até à praia virgem de S'Amarador, e maravilhar-se com a sua bela paisagem natural.

Parque Natural de Mondragó

O Parque Natural de Mondragó está situado no município de Santanyí, na zona conhecida como Marines de Llevant. Tem 96 hectares públicos e 766 hectares privados, e foi declarado parque natural em 1992.

Neste parque encontrará muitos trilhos para explorar a sua diversidade de paisagens: desde plantações de sequeiro a florestas, garrigues e zonas húmidas. É habitado por uma grande variedade de espécies animais, como a tartaruga mediterrânica, o garrigue e a cobra de água, a rã, e mais de 70 espécies de aves, como a rola e o peneireiro.

A vegetação é abundante com alfarrobeiras, amendoeiras e figueiras, e muitos tipos de arbustos como o alecrim e o rosmaninho. Visitar este parque é uma das melhores coisas para fazer em Maiorca, especialmente se estiver interessado em descobrir a sua biodiversidade.

A 100 metros do parque está Cala Mondragó, uma das enseadas mais famosas de Maiorca, com belas águas turquesa cristalinas. É uma enseada virgem de 75 metros de comprimento, onde se pode alugar espreguiçadeiras e guarda-sóis.

  • Horário de funcionamento: Todo o dia. O Centro de Informação está aberto das 9:00 às 16:00 horas.
  • Localização: Carretera Mondragó, s/n
  • Taxa deentrada: gratuita. O estacionamento custa entre 2 e 5 euros, aproximadamente.
  • Como chegar: A partir da aldeia de Santanyí, apanhar a estrada Ma-19 e seguir as indicações para o parque.

Praia de S'Amarador

A praia de S'Amarador está localizada no Parque Natural de Mondragó. É uma praia virgem de 200 metros de comprimento, rodeada de bosques, o que garante sombra nos dias mais quentes.

Tem um passadiço de fácil acesso, pelo que a sua visita é uma das melhores coisas para fazer com crianças em Maiorca.

Tem areia branca e águas cristalinas de cor turquesa com tons de verde e azul. Aqui é possível alugar guarda-sóis, espreguiçadeiras e espreguiçadeiras; há também chuveiros e um bar onde se pode almoçar.

A partir do Parque Natural de Mondragó só é preciso caminhar 500 metros para chegar à praia de S'Amarador, ao longo da costa da A. Blanca-C. Mondragó. Se for de carro, pode apanhar a mesma estrada ou a estrada Ma-19, mas este é um percurso mais longo.

  • Localização: Mar das Baleares, 07690, Ilhas Baleares, Espanha
  • Taxa de entrada: gratuita. O estacionamento custa de 2 a 5 euros.

DIA 3: Cidade de Palma

Passeio de bicicleta por la palma| ©NANO bicycles
Passeio de bicicleta por la palma| ©NANO bicycles

No teu terceiro dia na ilha de Maiorca, recomendo-te que visites a popular cidade de Palma. Lá podes explorar a Cidade Velha, onde há muitas galerias de arte, bares e lojas de artesanato.

Uma forma altamente recomendada de se deslocar pela cidade é utilizar o autocarro Hop on Hop off que o levará às atracções mais importantes da cidade. Também podes fazer um dos passeios de bicicleta por Maiorca nesta cidade.

Na Cidade Velha poderás ver edifícios emblemáticos como a Catedral de Maiorca, o Palácio Real de Almudaina e o Castelo de Bellver. Também podes visitar o centro cultural situado na Plaza Mayor.

À tarde, pode refrescar-se na bela praia de Cala Major e depois aproveitar a grande oferta gastronómica da zona.

Cidade Velha e Plaza Mayor

A Cidade Velha de Palma é uma zona caracterizada pelos seus edifícios antigos de origem católica, árabe e romana.

No centro da Cidade Velha encontra-se a Plaza Mayor, que foi inaugurada no final do século XIX. Atualmente, é um centro cultural e social, onde se encontram inúmeros bares, restaurantes e lojas de artesanato.

Catedral de Maiorca

Na Plaza Mayor também se encontra a Catedral de Maiorca, que foi construída entre 1229 e 1346. Também é conhecida como La Seu e o seu palácio episcopal alberga o Museu de Arte Sacra.

Este templo tem um estilo gótico levantino no qual se destacam as muralhas renascentistas e romanas que foram construídas para proteger a cidade. Recomendo que faça uma visita guiada para ver as vistas do terraço dos contrafortes, da rosácea principal, da torre sineira e do horizonte da cidade.

  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h15, e aos sábados, das 10h às 14h15. Encerrado aos domingos.
  • Localização: plaza de la Seu, s/n, 07001 Palma, Illes Balears, Espanha
  • Preçoda entrada: a partir de 20 euros para visitas guiadas.

Reservar um passeio de Segway pela catedral incluído

Castelo de Bellver

O Castelo de Bellver, que está localizado no topo de uma colina, é um castelo medieval único em Espanha pela sua forma circular com 4 torres viradas para os pontos cardeais.

Oferece também uma das melhores vistas da cidade. Foi construído no século XIV e caracteriza-se pelo seu estilo gótico.

O castelo também alberga o Museu de História, onde se pode conhecer a evolução de Palma desde as suas origens.

  • Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00 e encerrado às segundas-feiras.
  • Localização: Carrer de Camilo José Cela, s/n 07014, Palma, 3 quilómetros a oeste do centro histórico.
  • Preçoda entrada: cerca de 4 euros.
  • Como chegar: De carro, apanhar a Carrer de Camilo José Cela até ao parque de estacionamento do Castelo. De autocarro com as linhas 4, 20 e 46, e terá de caminhar até ao castelo em 20 a 30 minutos.

Tour Palma de autocarro com opção de barco e Castelo de Bellver

Praia de Cala Major

A praia de Cala Major está situada na cidade de Palma de Maiorca, a apenas 13 minutos de carro da Catedral de Maiorca. É uma das estâncias balneares mais antigas de Maiorca.

É uma das melhores praias para ir com a família, uma vez que está classificada com a bandeira azul, o que significa que as suas águas não são perigosas. Tem 200 metros de areia branca e fina e água azul-turquesa límpida.

Dispõe de serviços como guarda-sóis, espreguiçadeiras e duches para os visitantes. O estacionamento público está disponível na Carrer Prolongación Gaviota 292, a 3 minutos a pé da praia.

A praia de Cala Major está rodeada por belas falésias e está localizada a uma curta distância da cidade, pelo que existem muitos restaurantes nas proximidades onde pode desfrutar de marisco fresco ao almoço.

  • Localização: Avenida de Joan Miró 276, Palma 07015, Ilhas Baleares.
  • Taxa deentrada: gratuita. O estacionamento custa normalmente cerca de 5 euros.
  • Como chegar lá: Pode chegar lá em 13 minutos de carro da Catedral de Maiorca pela estrada Ma-20, ou de transportes públicos nas linhas 4, 46 e 104.

DIA 4: Grutas de Drach, Porto Cristo e Museu Rafa Nadal Xperience em Manacor

Grutas de Drach em Porto Cristo| ©Norman G
Grutas de Drach em Porto Cristo| ©Norman G

No quarto dia, pode ir até à parte oriental da ilha e visitar Porto Cristo, onde pode visitar as Grutas de Dra ch e a fábrica de pérolas de Maiorca, e almoçar num dos restaurantes da cidade.

À tarde, pode fazer uma viagem à cidade de Manacor para visitar o Museu Rafa Nadal Xperience, onde pode ver troféus e objectos do tenista rodeados de alta tecnologia e praticar algum desporto em plataformas de realidade virtual.

Grutas de Drach, Porto Cristo e Pearl Shop Mallorca

As grutas de Drach são uma das atracções imperdíveis de Maiorca. Têm 1.700 metros de comprimento e atingem uma profundidade de 25 metros. No seu interior existem vários lagos, entre os quais o Martel, um dos maiores lagos subterrâneos do mundo

A visita às grutas é composta por um concerto ao vivo e um passeio de barco no lago ou um passeio pela ponte. A duração é de cerca de uma hora. A temperatura ambiente nas grutas é de 21 graus durante todo o ano.

Recomendo que reserve a sua entrada nas grutas com antecedência, para que possa entrar sem problemas. Recomendo que chegue cedo, para que possa aproveitar para explorar a vila de Porto Cristo e a Loja das Pérolas.

  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 10h às 15h.
  • Localização: A vila de Porto Cristo fica no município de Manacor, na parte oriental de Maiorca.
  • Preço de entrada: A partir de 16 euros para adultos e 9 euros para crianças.

Porto Cristo

Porto Cristo é uma cidade do município de Manacor, também conhecida como Puerto de Manacor. A cidade é o lar de edifícios que datam do século XIII. É uma pequena aldeia piscatória encantadora com casas baixas e muitos restaurantes de comida local.

Porto Cristo é também conhecido pela sua indústria de pérolas. É por isso que não pode perder uma visita à Pearl Shop Mallorca, uma fábrica de pérolas que é famosa por fazer as suas jóias com pérolas de vidro, preservando a naturalidade e originalidade dos desenhos. Situa-se a 50 minutos das Grutas de Drach.

Se estiver interessado em visitar estes lugares com um guia especializado, pode escolher uma excursão que inclua as Grutas de Drach, Porto Cristo e Pearl Shop Mallorca. Estas excursões começam às 9 horas e têm uma duração de 5 a 6 horas.

Reserve a sua excursão às Grutas de Drach com Porto Cristo

Museu Rafa Nadal Xperience em Manacor

O Museu Nadal está localizado no município de Manacor, a 12 km de Porto Cristo. Lá poderá ver troféus, trajes e outros objectos do tenista e também diferentes artigos que foram doados por outras estrelas do desporto.

Nadal é um dos melhores tenistas da história de Espanha e tem inúmeros troféus que o consagraram no ranking da Associação de Tenistas Profissionais. Recomendo que reserve os seus bilhetes com antecedência para o Rafa Nadal Museum Xperience.

Dentro do museu existem duas salas importantes, a sala de exposições, onde pode ver espectáculos incríveis de luz e som, e a sala interactiva, onde pode praticar um desporto (ténis, remo, fórmula 1, entre outros) com tecnologia avançada e plataformas de realidade virtual.

  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 18h30, e aos domingos, das 10h às 17h.
  • Localização: Ctra. Cales de Mallorca s/n, Km 1,2, 07500 Manacor
  • Preço do bilhete: cerca de 18 euros.