5-dias-em-la-palma

Conhecer La Palma em 5 dias é mais do que possível. A única coisa que tem de fazer é organizar bem a sua viagem, de modo a não deixar para trás nenhuma das principais atracções turísticas da Isla Bonita.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 8 minutos

5-dias-em-la-palma

Santa Cruz de la Palma | ©Mardeviajes

Entre as diferentes ilhas que compõem o arquipélago das Canárias, La Palma não é a mais popular. Normalmente, é mais comum visitar Tenerife ou Gran Canaria. No entanto, a Isla Bonita é assim chamada por uma razão. É um paraíso para os entusiastas das caminhadas. Durante a sua viagem, pode desfrutar de noites estreladas, trilhos através de florestas de sonho, visitas a aldeias encantadoras nas margens do Atlântico e vulcões impressionantes. Em suma, há muitas coisas para ver e fazer em La Palma.

Se estás a planear uma viagem a La Palma em 5 dias, dá uma vista de olhos a esta lista de planos e actividades que recomendo. Como uma prévia: vai precisar de levar uns bons sapatos de caminhada e a sua máquina fotográfica para imortalizar as belas paisagens que verá durante a sua visita à Isla Bonita.

Dia 1: Santa Cruz de la Palma e Praia de Nogales

Praia de Nogales| ©plutogno
Praia de Nogales| ©plutogno

Santa Cruz de La Palma é a capital da Isla Bonita e a primeira paragem desta viagem a La Palma em 5 dias. Convido-vos a explorar o centro histórico, um percurso perfeitamente viável para fazer a pé.

A praia de Nogales é uma praia virgem situada na aldeia de Puntallana. Com areia vulcânica e belas vistas para as montanhas, é uma das melhores praias de La Palma. Demora menos de meia hora de carro para chegar à praia de Nogales a partir da capital.

Conhecer Santa Cruz de La Palma

Existem vários locais e monumentos imperdíveis em Santa Cruz de La Palma. O primeiro deles é o Castelo de Santa Catalina, que remonta ao século XVII e foi construído para defender a cidade dos piratas.

Claro que não podes perder a Calle Real, que é a principal avenida da cidade. Aqui encontram-se alguns monumentos de interesse turístico, como o monumento aos Anões de La Palma, o museu Barco de la Virgen, a Câmara Municipal ou a igreja Matriz de El Salvador.

Por falar em igrejas, uma visita à igreja de El Salvador também é obrigatória. Por fim, pode também visitar alguns dos miradouros, como La Concepción ou Barranco de Los Gomeros.

Saborear o mar na praia de Nogales

A praia de Nogales não costuma ser muito frequentada, por isso oferece paz, tranquilidade e relaxamento. No entanto, é aconselhável ter cuidado com a maré, que tende a ser muito forte nesta área.

Para chegar à praia de Nogales, apanhar a LP-102. Existe um parque de estacionamento onde pode deixar o seu carro. A partir daqui, fará uma caminhada de 15 minutos que se destaca pelas suas vistas.

Para além de um dia maravilhoso na praia, também pode aproveitar a sua visita à praia de Nogales para fazer outras actividades. Por exemplo, muito perto deste lugar encontra-se o bosque Cubo de Galga, onde existem dois percursos: um de mais de 10 quilómetros e outro de apenas 2 quilómetros.

Se preferir mimar-se antes de optar pelas caminhadas, recomendo-lhe que prove a autêntica gastronomia canária no restaurante Casa Asterio. As suas especialidades são as costeletas, o queijo frito e, claro, as papas arrugás com mojo picón.

Dia 2: Vulcões Teneguía e San Antonio

Vulcão Teneguía| ©Bengt Nyman
Vulcão Teneguía| ©Bengt Nyman

O vulcão Teneguía é a penúltima erupção vulcânica da ilha. A erupção deste vulcão em 1971 teve um grande impacto no extremo sul da bela ilha. Atualmente, é uma das principais atracções turísticas de La Palma.

Visitar a cratera de Teneguía

Este vulcão está muito próximo do de San Antonio. De facto, no centro de visitantes deste último, conhecerá parte da história de Teneguía. O caminho para o vulcão passa por campos de lava como pano de fundo. Pode optar-se por subir até ao cume, embora a realidade seja que se trata de um percurso exigente.

O esforço é particularmente elevado no verão, devido ao calor. No entanto, não é necessário ir até ao topo, pois o trilho vale por si só o esforço. Neste percurso, descobrirá o Roque de Teneguía, um sítio arqueológico com 400 metros de altura. As gravuras rupestres da zona e a estranha flora que a decora são particularmente interessantes.

Descobrir o vulcão de San Antonio

Para visitar o vulcão San Antonio a partir de Teneguía, pode fazer-se um percurso pedestre ou optar por fazer a viagem de carro, que demora menos de 15 minutos. Ao visitar o vulcão San Antonio, a primeira paragem do percurso é o centro de visitantes.

Aqui pode obter informações sobre os diferentes vulcões da bela ilha, bem como todos os processos relacionados com eles. Ao sair do centro de visitantes, há uma pequena caminhada até ao topo do vulcão San Antonio.

Depois de ver a cratera do vulcão, recomendo que continue o caminho para apreciar as vistas da costa e do mar. Além disso, do miradouro do Monumento Natural dos Vulcões de Teneguía, poderá ver a formação mais jovem da ilha, resultado da erupção ocorrida em 2021.

Dia 3: Los Tilos, Charco Azul e San Andrés

Ponte de Los Tilos| ©Luc.T
Ponte de Los Tilos| ©Luc.T

O terceiro dia da sua viagem a La Palma em 5 dias consiste em perder-se na natureza. Começarão o dia a admirar a cascata de Los Tilos. Depois, sugiro que se dirijam ao Charco Azul, uma piscina natural a apenas 15 minutos de distância. Depois de ter desfrutado dos arredores, visite a aldeia de San Andrés, que fica a cerca de 5 minutos de carro.

Perder-se em Los Tilos

A cascata de Los Tilos tem 60 metros de altura e está situada num bosque de loureiros, o bosque de texto de Los Tilos. Mesmo ao lado da cascata, existe um centro de visitantes onde se pode saborear comida típica das Canárias. A cascata costuma estar muito cheia, mas mesmo assim vale a pena vê-la.

Para lá chegar, pode completar o percurso seguindo o trilho de Marcos y Cordero. Pode apanhar um táxi até ao ponto de partida do percurso. Depois, basta percorrer um belo caminho plano onde a água é a principal protagonista. O percurso tem pouco mais de 12 quilómetros e vários túneis, pelo que é aconselhável levar lanternas.

Tomar banho no Charco Azul

Passo agora para o norte de La Palma, uma zona da ilha onde se encontra uma piscina natural chamada Charco Azul. Nos dias quentes, é o local perfeito para se refrescar e relaxar.

Para chegar ao Charco Azul, terá de caminhar. O caminho está assinalado com diferentes marcas, pelo que é difícil perder-se.

No total, incluindo a viagem de regresso, são cerca de 4 quilómetros, pelo que é uma distância muito fácil de percorrer. No final do passeio, pode ir até à praia de El Risco.

Explorar San Andrés

Muito perto de Charco Azul fica a aldeia de San Andrés. Para chegar a este município, atravessará a maior ponte de arco único do país. O destaque de San Andrés é a igreja de San Andrés Apóstol, que foi declarada Bem de Interesse Cultural. Esta igreja está situada na praça principal da localidade, que é o centro nevrálgico.

Com o mar como montra, San Andrés é uma bonita localidade com grandes casas, que demonstram a grande importância que o município teve ao longo da sua história na região.

Dia 4: Parque Nacional de La Caldera de Taburiente, Roque de los Muchachos

Caldeira de Taburiente| ©Richard Gailey
Caldeira de Taburiente| ©Richard Gailey

O Roque de los Muchachos é o segundo ponto mais alto das Ilhas Canárias, com uma altitude de 2.426 metros. Está situado no Parque Nacional da Caldera de Taburiente e oferece uma grande variedade de actividades.

Fazer um percurso pelo Parque Nacional da Caldeira de Taburiente

As Ilhas Canárias possuem uma impressionante riqueza paisagística e de beleza natural. Uma das suas maiores relíquias é o Parque Nacional La Caldera de Taburiente.

Para chegar a este lugar mágico, pode fazê-lo a partir do miradouro de Cumbrecita ou do miradouro de Brecitos. O primeiro é de baixa dificuldade. Por outro lado, o segundo ponto de partida só é recomendado para caminhantes experientes.

Entre os pontos de interesse do parque encontra-se o Centro de Visitantes La Caldera de Taburiente. Trata-se de um museu onde, através de várias exposições, descobrirá todas as curiosidades do parque: desde a sua fauna até à sua história. Também recomendo o miradouro do Roque de los Muchachos, que é o pico mais alto da ilha.

Apreciar as vistas do Roque de los Muchachos

A primeira coisa que deve fazer é ir ao miradouro do Roque de los Muchachos. Se o céu estiver limpo, poderá desfrutar de uma vista deslumbrante da natureza. Para além disso, só demorará alguns minutos a pé para lá chegar.

Se gosta de astronomia, recomendo-lhe que aproveite o passeio para ir ao Observatório Astronómico Roque de los Muchachos, um dos melhores do mundo.

Aqui podem ver os diferentes telescópios que alberga, bem como as descobertas que lhe são atribuídas. Também se organizam excursões nocturnas de observação de estrelas no Roque de los Muchachos, concretamente na esplanada da estrada LP-4. Existem vários percursos que podem ser efectuados no Roque de los Muchachos. Um dos mais fáceis é o do Espigón del Roque, que demora cerca de meia hora.

Dia 5: Porís de la Candelaria, Tazacorte e Puerto Naos

Porís de la Candelaria| ©Ingo Ronner
Porís de la Candelaria| ©Ingo Ronner

Porísde la Candelaria é um município que certamente vos surpreenderá. É constituído por um conjunto de casas-caverna situadas junto ao mar. Tazacorte é outra encantadora cidade costeira, que fica a cerca de 40 minutos de carro. Finalmente, termine o dia com uma visita a Puerto Naos, a menos de meia hora de distância.

Surpreenda-se com as casas-caverna de Porís de la Candelaria

Está situada na costa de Tijarafe e é o melhor exemplo da capacidade de adaptação do homem às diferentes irregularidades da natureza.

Recomendo-vos que visitem a praia de La Veta, embora o seu acesso não seja fácil. Tenham isso em conta se viajarem com crianças, e não se esqueçam de levar calçado adequado e água. Para além desta praia, Porís de la Candelaria também alberga o miradouro do Tempo, que oferece umas vistas inigualáveis dos Llanos de Aridane, Naos, Tazacorte e Fuencaliente.

Desfrutar de um dia de praia em Tazacorte

Tazacorte é de grande interesse turístico pela sua bela praia de areia vulcânica e pela sua marina. É no porto desta localidade que partem os barcos para a observação de cetáceos.

Das duas praias da cidade, a mais famosa é a de Puerto de Tazacorte, situada junto ao cais. É uma praia muito segura para as crianças, devido à calma da água.

A outra praia de Tazacorte é Los Guirres, que é maior do que a anterior. Normalmente está um pouco mais vazia do que a praia de Puerto de Tazacorte, o que a torna ideal para quem procura paz e sossego. É também perfeita para os surfistas, graças às suas ondas.

Reserve um passeio de barco para observar golfinhos e baleias

Desfrutar de um pôr do sol em Puerto Naos

Puerto Naos é um povoado costeiro pertencente a Los Llanos de Aridane. Foi outrora uma aldeia piscatória e bananeira. A caraterística mais marcante de Puerto Naos é a sua maravilhosa praia de areia negra vulcânica.

Aqui encontrará todo o tipo de serviços, como espreguiçadeiras, casas de banho públicas e bares de praia onde poderá saborear o peixe fresco da ilha. É aqui que se pode ver um dos mais belos pores-do-sol de La Palma. Por isso, se não tiveres tempo para passar o dia inteiro na praia, aconselho-te a chegar pelo menos a tempo de ver o pôr do sol.

Para além da praia de Puerto Naos, o centro da cidade também é muito bonito de se ver. Entre os lugares mais impressionantes está a Plaza de La Glorieta, projectada por Luis Morera. Claro que não podes perder o tubo vulcânico Todoque, formado pela erupção do vulcão San Juan.

Como podes ver, uma viagem de 5 dias a La Palma pode ser muito completa. De facto, também se pode conhecer a fundo a Isla Bonita com apenas 4 dias de viagem. A minha recomendação é que veja as melhores excursões e passeios em La Palma e que tenha em conta as suas capacidades físicas ao escolher uma ou outra. É também importante que esteja bem equipado com calçado de qualidade.