3-dias-em-la-palma

La Palma é uma das ilhas mais atraentes das Ilhas Canárias e é possível visitar as suas principais atracções em 3 dias, mas apenas se preparar um itinerário bem organizado.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 10 minutos

3-dias-em-la-palma

La Palma | ©Ivan Borisov

Se está a planear uma estadia de apenas 3 dias em La Palma, então é melhor apressar-se, porque a Isla Bonita é um dos locais mais atraentes das Ilhas Canárias e também o destino ideal para excursões de aventura e caminhadas pelos vulcões e florestas da ilha, especialmente se escolher Santa Cruz de La Palma como alojamento.

Algumas das melhores coisas para fazer em La Palma incluem também visitas à capital da ilha, uma visita a Porís de Candelaria, observação de golfinhos a partir de Puerto de Tazacorte e uma visita guiada a Roque de los Muchachos, o ponto mais alto da ilha.

Dia 1: Visita ao bosque de Los Tilos, às piscinas naturais de Charco Azul e visita de Santa Cruz de La Palma

Ponte de Los Tilos| ©Luc.T
Ponte de Los Tilos| ©Luc.T

Santa Cruz é a capital de La Palma e também o lugar ideal para usar como base para a sua excursão de 3 dias pela Isla Bonita, especialmente para excursões às melhores atracções naturais.

Para o itinerário do primeiro dia, sugiro uma visita ao bosque de Los Tilos, às piscinas naturais de Charco Azul e um passeio pelo centro histórico de Santa Cruz.

Fazer um percurso pedestre pelo bosque de Los Tilos

Situado na zona próxima do Parque Nacional da Caldera de Taburiente, o bosque de Los Tilos é um dos cenários naturais mais bonitos de La Palma. Esta zona arborizada, com uma vegetação luxuriante de tílias, medronheiros, loureiros e fetos, com caminhos altos e varandas naturais, é um percurso ideal para quem gosta de excursões de aventura.

A entrada na floresta de Los Tilos é gratuita e está aberta todos os dias das 9h00 às 17h30, mas recomendo que, se estiver a planear uma estadia curta na ilha, a visite de manhã. Se optar pelo circuito mais simples (10 quilómetros), é uma visita que demorará entre 3 e 4 horas, dependendo do seu ritmo.

Para sua informação, se quiser mais, há excursões que incluem um passeio noturno, fora do horário de visita, para explorar o céu estrelado da ilha. Estas excursões são de um dia inteiro ou requerem uma pernoita no norte da ilha.

A partir de Santa Cruz de La Palma pode chegar-se à floresta de Los Tilos de carro, pela estrada LP-1, em 30 minutos. Também se pode optar por fazer uma excursão ou alugar um autocarro turístico, embora não haja transportes públicos para a floresta. Em qualquer caso, recomendo esta visita para conhecer a beleza do norte da ilha, com as suas grandes áreas verdes e maravilhosas cascatas.

Dar um mergulho nas piscinas naturais de Charco Azul

Depois da caminhada pelo bosque de Los Tilos, em pouco mais de 15 minutos chega-se às piscinas naturais de Charco Azul, na costa de San Andrés y Sauces, pela estrada LP-105. Aí terá tempo para almoçar nos bares e cantinas perto da praia de Puerto Espindola e, mais tarde, poderá desfrutar de um banho relaxante em Charco Azul.

Estas piscinas calmas estão aninhadas nas rochas da costa de San Andrés y Sauces, mesmo quando as ondas do mar quebram com força contra as paredes de pedra natural.

A entrada no Charco Azul é gratuita, assim como a utilização dos chuveiros e vestiários, e de manhã até às 14.00 horas é normalmente a hora mais movimentada, pelo que recomendo a visita depois do almoço.

Visitar os miradouros de Barlovento

Antes de regressar a Santa Cruz, pode aproveitar a sua visita a San Andrés para fazer uma paragem nos miradouros de Barlovento, onde também pode visitar as destilarias de rum, que é uma das principais produções da ilha, juntamente com as caves de vinho de Teneguía.

Reservar uma excursão às caves de Teneguía em La Palma

Visita ao centro histórico de Santa Cruz de La Palma

Santa Cruz de La Palma| ©Mardeviajes
Santa Cruz de La Palma| ©Mardeviajes

A partir de San Andrés, é possível regressar a Santa Cruz de carro pela LP-01 ou pela linha 100 de autocarros urbanos. Na capital, a melhor opção é passear pelo centro histórico da cidade, onde se encontram as famosas varandas da Avenida Marítima, o Museu Insular de La Palma, a Praça de Espanha e o Real Castillo de Santa Catalina.

Jantar no centro histórico e dar um último passeio pelas ruas da cidade

No centro histórico, pode jantar em alguns dos melhores restaurantes de Santa Cruz, embora eu recomende uma visita a La Isla de Goya, um bar de tapas com pratos de marisco e peixe e um vinho tinto de verão.

Depois do jantar, se o tempo estiver bom, pode continuar a caminhar pelas ruas empedradas até ao porto antigo ou perder-se nas ruas estreitas da cidade velha, maravilhando-se com as casas coloridas com varandas e jardins e com o céu estrelado que está sempre presente em La Palma.

Dia 2: Caminhada até ao Roque de los Muchachos e ao vulcão de Tajogaite

Roque de los Muchachos, Las Palmas| ©Carlos Lopez Echeto
Roque de los Muchachos, Las Palmas| ©Carlos Lopez Echeto

Se acharam que o primeiro dia não foi suficientemente aventureiro, então preparem-se, porque no segundo dia visitarão o Roque de los Muchachos, o ponto mais alto de La Palma, seguindo um percurso pedestre.

À tarde proponho-vos visitar o vulcão de Tajogaite, num percurso de dificuldade média que vos levará a poucos metros da cratera principal.

Estas duas excursões não só o levarão a dois dos sítios naturais mais visitados da ilha, como também lhe proporcionarão algumas das melhores vistas panorâmicas de La Palma.

Fazer um passeio pedestre pelo Roque de los Muchachos

O Roque de los Muchachos, situado a mais de 2.400 metros de altitude, é o ponto mais alto de La Palma e o lugar onde se pode desfrutar das melhores vistas panorâmicas da ilha. A sua extraordinária localização e o facto de ter um dos céus mais limpos do planeta levaram à instalação do Observatório Astrofísico, com alguns dos telescópios mais potentes do mundo.

A partir dos miradouros do Roque de los Muchachos é possível ver as ilhas de Tenerife, La Gomera e El Hierro e também uma vista panorâmica do Parque Nacional da Caldera de Taburiente, especialmente em dias claros.

O nome desta atração deriva das três rochas, cada uma com cerca de 3 metros de altura, que se encontram no topo e que têm a forma de três rapazes num grupo.

A partir de Santa Cruz de La Palma pode chegar-se ao Roque de los Muchachos de carro pela sinuosa estrada LP-4 em pouco mais de uma hora de viagem. O ideal é visitar o roque de manhã, pois para o apreciar na sua totalidade é necessário fazer uma caminhada pelo percurso pedestre , que pode demorar entre 2 a 3 horas.

Visita guiada ao vulcão Tajogaite

Cume Velho| ©Ivan Borisov
Cume Velho| ©Ivan Borisov

O vulcão Cumbre Vieja é a principal atração de La Palma e o Parque Natural que cobre uma grande parte da ilha, atravessando 6 municípios, inclui também outros vulcões mais pequenos que estão inactivos e podem ser visitados sem risco. Um deles é o vulcão Tajogaite, no município de El Paso.

A partir de Roque de los Muchachos, chega-se ao Centro de Visitantes La Caldera de Taburiente de carro, pela estrada LP-1, numa viagem de pouco mais de uma hora e meia, e uma vez lá, pode almoçar e iniciar um percurso pedestre com a ajuda de um guia local, numa distância total de cerca de 3 quilómetros, até chegar à cratera do vulcão Tajogaite, a poucos metros de distância.

Durante estas caminhadas, o guia local explicará o processo de formação vulcânica na ilha de La Palma, que é uma das mais recentes entre as ilhas Canárias, e caminhará a alturas de cerca de 1200 metros enquanto atravessa as cinzas e o lapilli das erupções.

No regresso do vulcão Tajogaite a Santa Cruz, pode visitar a Igreja de Las Nieves e o miradouro de La Concepción, que lhe dará uma bela vista de Santa Cruz de La Palma, especialmente se o visitar ao pôr do sol.

Reservar o Safari Cumbre Vieja em La Palma

Dia 3: Passeio pedestre pelo Porís de Candelaria, visita à praia de Tazacorte e passeio de observação de golfinhos.

Poris de la Candelaria| ©Ingo Ronner
Poris de la Candelaria| ©Ingo Ronner

O terceiro e último dia em La Palma incluirá um passeio completo pela costa oeste da ilha, que alberga alguns dos locais paradisíacos das Canárias, como o Porís de Candelaria, a Cueva Bonita e a Playa de Tazacorte.

Claro que, para este dia, também recomendo que faça uma das divertidas excursões de observação de golf inhos a partir da marina do porto de Tazacorte, por isso prepare-se para um passeio intensivo.

As excursões de observação de golfinhos duram cerca de 2 a 3 horas e podem ser feitas de manhã ou à tarde, mas neste caso recomendo que o faça à tarde para que possa fazer o passeio a pé pelo Porís de la Candelaria em paz e sossego.

Fazer um passeio pedestre por Porís de Candelaria

Na costa oeste da ilha é possível fazer algumas das melhores excursões de dia inteiro a partir de La Palma. Entre eles está o itinerário para Porís de Candelaria, uma pequena aldeia construída dentro de uma gruta marinha no município de Tijarafe, com edifícios com mais de 100 anos e uma das mais maravilhosas vistas naturais das Ilhas Canárias.

É possível chegar a Porís de Candelaria a partir de Santa Cruz de carro, numa rota que combina as rotas LP-1 e LP-3, ou de autocarro, nas linhas 300 e 100, até Tijarafe. Uma vez lá , pode reservar uma excursão pedestre que inclui uma caminhada de 7 quilómetros a partir da ravina de Jurado, um monumento natural com paredes de mais de 600 metros de altura.

Recomendo fazer este percurso de manhã, pois são 4 horas de caminhada até Porís de Candelaria. Aí poderá contemplar o azul intenso do mar que o rodeia e a imagem da Virgem da Candelária.

Tenha em conta que esta excursão pode ser cansativa e deve ser feita idealmente se estiver a planear uma estadia de uma semana ou mais na ilha, mas se preferir um passeio intensivo, não pode deixá-la de fora do seu itinerário. Se planeia visitar La Palma em 7 dias, aqui fica uma lista de coisas para ver e fazer durante a sua visita.

Visitar a praia de Tazacorte

Depois de percorrer Porís de Candelaria e almoçar, pode visitar a praia de Tazacorte, que é uma das praias mais impressionantes da costa oeste de La Palma devido à sua areia preta, resultado de erupções vulcânicas, e ao seu fundo marinho pedregoso, que combinado com o azul cristalino das suas águas cria uma das paisagens mais bonitas da ilha.

A praia de Tazacorte pode ser alcançada de carro pela estrada LP-1 em cerca de meia hora. Se o tempo estiver bom, pode nadar e fazer snorkeling antes de optar por algumas das melhores excursões de observação de golfinhos em La Palma. Se estiver a planear visitar a ilha no inverno, pode simplesmente passear ao longo da praia.

A praia de Tazacorte está situada numa baía muito próxima da marina do porto, de onde partem as excursões de observação de golfinhos ao longo da costa oeste de La Palma. Também pode aproveitar a sua visita a esta zona para visitar o Miradouro de Tazacorte, o Museu Casa Massieu e as lojas da Avenida de la Constitución.

Tenha em conta que, se visitar La Palma durante os meses de verão ou na época alta, pode haver uma grande afluência de turistas, o que pode provocar atrasos nas excursões ou aumentos de preços, pelo que recomendo que reserve as excursões com antecedência.

Fazer uma excursão de observação de golfinhos

Uma das actividades mais populares em La Palma é a observação de golfinhos, e a melhor opção é reservar uma das excursões que partem da marina de Puerto de Tazacorte, que também se destaca pelo seu design.

Aí pode optar por passeios de catamarã em embarcações para mais de 100 pessoas ou em embarcações mais pequenas, como veleiros ou cruzeiros privados.

Nestas excursões, será possível observar golfinhos e baleias, bem como outros cetáceos das Canárias, como as orcas, as baleias de bico e os cachalotes, que são as estrelas da fauna marinha de La Palma.

Nos passeios de barco com fundo de vidro também se podem ver outros animais que não vêm à superfície, como tubarões, raias e peixes dourados.

Visitar a Cueva Bonita e o Delta de Lava

A Cueva Bonita, um abrigo rochoso criado pela erosão do oceano, é frequentemente visitada durante estes passeios.

Se o tempo o permitir, as excursões de observação de golfinhos também incluem frequentemente uma paragem numa praia principal na costa oeste e um passeio pelo Delta de Lava, a formação vulcânica das erupções de Cumbre Vieja.

Reservar uma excursão de observação de golfinhos em La Palma

Termine a sua visita a La Palma com um jantar em Los Llanos

Los Llanos| ©coupeuse meier
Los Llanos| ©coupeuse meier

Depois da excursão de observação de golfinhos na costa leste e no regresso a Santa Cruz, não pode perder Los Llanos, que é a maior e mais populosa cidade de La Palma. Nela se encontram alguns dos melhores restaurantes da ilha, pelo que, para terminar a sua visita, poderá jantar num deles à sua escolha.

No centro de Los Llanos, recomendo uma visita ao El Duende del Fuego, que é muitas vezes referido como o melhor restaurante de La Palma, e é conhecido pela sua cozinha concetual inspirada nos sabores e produtos locais.

Se preferir peixe e comida espanhola continental, pode optar pelo El Búnker, embora tenha em atenção que este restaurante recomenda a reserva antecipada para garantir um lugar.

Outras opções recomendadas para os melhores pratos de carne de vaca são Los Argentinos e tasca La Luna.

  • Dia 1
  • Zona norte da ilha
  • Bosque de Los Tilos
  • Charco Azul
  • Centro histórico de Santa Cruz
  • Dia 2
  • Circuito de aventura
  • Roque de los Muchachos
  • Vulcão Tajogaite
  • Miradouro de La Concepción
  • Dia 3
  • Parte ocidental da ilha
  • Porís de la Candelaria
  • Praia de Tazacorte
  • Observação de golfinhos