4-dias-em-la-palma

La Palma é um destino turístico cheio de planos e actividades que o podem manter ocupado durante um mês inteiro, bem como durante um único fim de semana. Convido-o a continuar a ler este itinerário que preparei para si no caso de visitar La Palma durante 4 dias cheios de diversão e muita natureza.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 10 minutos

4-dias-em-la-palma

Roque de los Muchachos, la palma | ©Carlos Lopez Echeto

Um detalhe distintivo das Ilhas Canárias é que muitas das actividades turísticas da região estão relacionadas com as atracções naturais de cada ilha. No caso de La Palma não há exceção a esta regra, já que as melhores coisas para ver ou fazer em La Palma costumam estar relacionadas com o desfrute da paisagem vulcânica e florestal que se combina entre o norte e o sul desta ilha.

Nesta publicação propus-me organizar um excelente itinerário de actividades para que não fique um único segundo por ocupar ao longo de uma visita de 4 dias a uma das ilhas mais bonitas dos territórios marítimos espanhóis. Continue a ler para ter uma ideia exacta do que poderá fazer em cada etapa da sua viagem.

Dia 1: Começar pela capital e arredores

Caldeira de Taburiente| ©Tony Hisgett
Caldeira de Taburiente| ©Tony Hisgett

Seja qual for a forma que escolher para chegar a La Palma, desde um ferry proveniente de outras ilhas Canárias até um voo direto que chegue ao aeroporto de La Palma, terá sempre de passar pela capital da ilha, bem como pelos seus arredores.

Esta pequena cidade caracteriza-se pela sua beleza modesta, bem como pela geografia do terreno em que está construída. Este vai desde as colinas íngremes que descem do Parque Nacional da Caldeira de Taburiente até uma costa vulcânica caracterizada por praias de areia preta.

Este primeiro dia de viagem está planeado com base no facto de se poder alugar um carro e percorrer a zona durante todo o dia. Isto partindo do princípio que tem o privilégio de poder começar o primeiro dia da sua visita às primeiras horas da manhã.

Tomar o pequeno-almoço na varanda da avenida

Há uma zona muito peculiar em Santa Cruz de Palma que é, desde há alguns séculos, um dos recantos mais representativos desta cidade. São as varandas das antigas casas de dois andares situadas ao longo da famosa Avenida Marítima, mesmo em frente à praia de Santa Cruz de Palma.

É uma boa ideia desfrutar desta parte da cidade nos primeiros momentos da sua viagem, pois é um local que capta muito bem a essência arquitetónica desta cidade. Além disso, nas proximidades existem várias alternativas para tomar o pequeno-almoço que fazem parte da lista dos melhores locais gastronómicos da ilha.

La Chalana, La Placeta e La Habana são apenas alguns dos estabelecimentos que poderá escolher para desfrutar de um bom pequeno-almoço que o manterá satisfeito até à próxima refeição do dia.

Visitar o Museu Insular de La Palma

Museu da Ilha de La Palma| ©Lark Ascending
Museu da Ilha de La Palma| ©Lark Ascending

A duas ruas dos Balcones de la Avenida Marítima encontra-se o Museo Insular de La Palma. Se estou a falar de instituições culturais importantes nesta ilha, então este lugar assume a liderança, uma vez que é um lugar que ocupa as instalações de uma antiga mansão e tem sido dedicado à compilação de várias exposições sobre a história artística, artesanal e têxtil da ilha.

No seu interior há também exposições orientadas para a história sociológica da ilha, bem como a sua forte relação com o campo da construção naval. Há salas que tratam dos pormenores mais interessantes da geologia e do ambiente natural de La Palma. Vale a pena visitar este museu antes de continuar a viagem, pois é um dos grandes tesouros que Santa Cruz de La Palma tem para oferecer aos seus visitantes.

Passar a tarde na aldeia de Nogales

Se conduzir em direção ao norte da ilha pela estrada LP-1 e depois continuar pela LP-102 , chegará à bela comunidade de Nogales em menos de 30 minutos. Trata-se de uma aldeia agrícola situada nas colinas férteis e nas falésias da costa nordeste de La Palma. Caracteriza-se também pelas suas quintas de bananas ecológicas e outros recursos tropicais que prosperam no solo vulcânico das Ilhas Canárias.

Entre as aldeias de El Corcho, Llano Molino e Puntallana, pode encontrar várias alternativas para almoçar, sendo o modesto restaurante Casa Asterio e o Asadero La Molina Vieja opções convenientes do ponto de vista logístico.

O meu conselho é que aproveitem a vossa visita a esta aldeia, bem como às suas comunidades vizinhas, para admirar a beleza do ambiente rural de La Palma. Ao mesmo tempo, o miradouro da Playa de Nogales, bem como o terreno de areia preta e as falésias esverdeadas, são um local a não perder quando se visita a zona.

Atravessar a Puente de los Tilos e jantar em San Andrés y Sauces

Se continuar a conduzir para norte pela LP-1, encontrará ainda várias aldeias pitorescas, como San Juan e Los Galguitos. A certa altura, teremos de atravessar a Puente de los Tilos e esta é uma excelente ocasião para admirar a beleza do Barranco del Agua que atravessa esta bela obra de engenharia civil.

Logo depois de passar esta ponte, chegaremos ao maior aglomerado urbano de San Andrés y Sauces, o município que atravessámos desde Playa de Nogales. Jantar aqui é uma boa ideia se planear ficar alojado num dos muitos hotéis da zona. No entanto, devo salientar que os restaurantes de Playa de Espindola se destacam pela beleza das suas instalações, bem como pela sua oferta gastronómica.

Dia 2: Aventurar-se no norte de La Palma

Charco Azul| ©Tony Hisgett
Charco Azul| ©Tony Hisgett

No final do seu primeiro dia em La Palma, estará oficialmente a desfrutar do norte da ilha. No entanto, esta zona tem muito mais para oferecer, desde actividades de mar e praia até uma visita aos pontos mais altos das montanhas vulcânicas de La Palma.

Assim, o itinerário do seu segundo dia continua por esta impressionante região. Como em La Palma, também em La Palma será necessário alugar um carro para facilitar as deslocações de um ponto a outro desta zona rural, mas bela e memorável.

Visitar o Charco Azul

O Charco Azul é um complexo turístico situado a menos de 500 metros da praia de Puerto Espindola e caracteriza-se por duas piscinas naturais que recebem a sua água diretamente do Oceano Atlântico e que se formam sobre um terreno rochoso de origem vulcânica.

Este local dispõe de balneários, parque de estacionamento, duches, solários, cantina e todo o tipo de instalações para se deslocar com segurança sobre as rochas. Há também uma piscina para crianças e o melhor de tudo é que a entrada é totalmente gratuita durante todo o ano.

pode ser uma boa maneira de começar o dia. A sua proximidade a vários bares e restaurantes também faz com que seja um bom local para tomar o pequeno-almoço antes de iniciar a rota para os próximos destinos da sua viagem.

Conduzir até Roque de los Muchachos

Se conduzir durante cerca de uma hora a partir de Charco Azul pela estrada LP-1, chegará a um ponto onde poderá virar para a estrada LP-4. Esta nova estrada leva-o através de várias curvas íngremes e, após mais 25 minutos, estará mesmo à entrada do centro de visitantes do Roque de los Muchachos. Este é o ponto mais alto de toda a ilha e ao longo de toda a zona encontrará várias atracções turísticas.

El Mirador del Roque de los Muchachos é claramente um desses locais, bem como o belo Mirador del Espigón del Roque. No entanto, o observatório astrofísico com o mesmo nome é outro lugar que não podes perder quando estiveres nesta zona montanhosa de La Palma. Lembre-se de que existem várias excursões que podem levá-lo diretamente do seu alojamento a este observatório e ao miradouro. Esta pode ser a única alternativa para desfrutar desta maravilha natural se não alugar um carro particular.

De seguida, dirija-se ao Bosque Dragos el Palmar

Bosque Dragos el Palmar| ©Holzbeinschnitzer
Bosque Dragos el Palmar| ©Holzbeinschnitzer

Depois de ter percorrido tudo o que lhe interessa no Roque de los Muchachos, deve regressar pela mesma estrada que o levou a subir a montanha e apanhar novamente a LP-1 para fazer a ligação com a LP-112, que o levará diretamente à aldeia de Santo Domingo.

Nos arredores desta pitoresca comunidade encontra-se o Bosque Dragos el Palmar. Este é um pedaço de terra único que tem uma infinidade de belas árvores conhecidas como Dragos que são tão atraentes como os Baobabs de Madagáscar ou as grandes Sequoias da Califórnia.

Enquanto estiver nesta aldeia, pode aproveitar para comer qualquer coisa ao almoço. Mas assim que terminar na floresta, terá de começar a conduzir novamente para sul na LP-114. Esta levá-lo-á ao belo destino que completará o itinerário do seu segundo dia em La Palma.

Termine o dia com uma visita aos Poris de la Candelaria

Há um ponto em que, depois de conduzir durante cerca de 10 minutos na LP-114, terá de apanhar a LP-1. Quando isso acontecer, começará a conduzir para sul, em direção à aldeia de Tijarafe. Quando lá chegares, poderás também almoçar, se não o tiveres feito, em algumas das aldeias do caminho, sendo o Kiosco el Diablo, nas colinas acima da aldeia, ou o restaurante Los Olivos, localizado no centro, as tuas melhores alternativas.

Quando estiveres satisfeito, podes dirigir-te para os famosos Poris de la Candelaria, que é uma espécie de caverna que se formou nas falésias perto da Playa del Jorado.

Este lugar único pode ser descrito como uma pequena aldeia com caminhos sinuosos em escadas de pedra que levam os turistas do topo da falésia até esta espécie de semi-círculo. Tem várias casas que contrastam lindamente com as águas azul-turquesa e as rochas que deixam os visitantes a pensar na imensidão das forças da natureza.

Dia 3: Desfrutar da costa oeste da ilha

Tazacorte| ©Ivan Borisov
Tazacorte| ©Ivan Borisov

Para o terceiro dia da sua viagem a La Palma aindacentenas de lugares a explorar e concentrar-se nas maravilhas que a costa oeste da ilha tem para oferecer é uma excelente ideia.

Encarreguei-me de identificar os lugares mais interessantes e, ao mesmo tempo, mais divertidos para desfrutar nesta fase do itinerário. Restam-lhe menos de 48 horas para aproveitar ao máximo a beleza de La Palma.

Pequeno-almoço em Tazacorte e visita à sua bela praia

Tazacorte é uma comunidade costeira de algumas ruas que se destaca pela qualidade dos seus empreendimentos imobiliários. Assim como pela beleza contrastante que se cria com os seus arredores cheios de ravinas ou com a peculiar praia de areias negras e águas sem ondas.

É um belo lugar para tomar o pequeno-almoço e começar a ter disposição para desfrutar do resto das actividades que vos manterão ocupados durante o resto do dia. La Buhardilla, o restaurante Playa Mont e o Kiosko Montecarlo destacam-se por oferecer uma vista direta para a praia, ao mesmo tempo que oferecem deliciosas preparações culinárias.

Fazer uma excursão ao vulcão San Juan

Até este ponto da sua viagem, não teve a oportunidade de ver o ambiente vulcânico que define as Ilhas Canárias do ponto de vista geológico. Por isso, uma visita ao Vulcão San Juan pode ser um bom plano para ocupar o final da manhã e a primeira metade da tarde.

Para lá chegar, deve apanhar a LP-2 desde a sua partida de Tazacorte e, após cerca de 20 minutos, estará na zona do Centro de Interpretação dos Caños del Fuego. Aí poderá conhecer melhor a natureza vulcânica da ilha e poderá também deixar o seu carro estacionado antes de partir para uma pequena caminhada de cerca de 45 minutos até às Coladas de San Juan ou até ao cimo do vulcão com o mesmo nome.

Não hesite em dar um mergulho na praia de Charco Verde

Charco Verde| ©blogchef
Charco Verde| ©blogchef

Depois de um bom treino, é aconselhável desfrutar de uma visita à praia e a zona de Charco Verde, acessível a partir da estrada LP-213, é um cenário que vale a pena visitar. É uma costa de areia negra que contrasta com as plantações próximas que aproveitam a fertilidade vulcânica e tem falésias de pedra negra que criam uma paisagem digna de um filme sobre o espaço.

Se quiser almoçar antes de começar a sua sessão de praia, pode fazê-lo em Puerto de Naos, uma comunidade costeira que é bastante semelhante a Tazacorte no sentido da arquitetura dos seus empreendimentos imobiliários.

Visitar as adegas de Teneguía em Fuencaliente

Na aldeia de Los Canarios encontra-se uma das instituições comerciais mais importantes de La Palma. Trata-se das Bodegas Teneguía e fazer uma visita guiada às suas instalações é uma excelente forma de se despedir do terceiro dia de viagem, enquanto desfruta de uma boa degustação de vinhos das Canárias.

É uma atividade bastante económica, já que costuma custar cerca de 16 euros por pessoa e está disponível para toda a família, sem restrições de idade. Embora o consumo de álcool esteja claramente reservado para aqueles que estão legalmente habilitados para o fazer.

Comprar bilhetes para visitar as Bodegas Teneguía em La Palma

Dia 4: Conhecer o sul vulcânico de La Palma

Los Canarios| ©Axel Brocke
Los Canarios| ©Axel Brocke

Estando no extremo sul de La Palma, não pode deixar de se maravilhar com o carácter vulcânico que define esta região da ilha. Aproveite ao máximo a sua visita a esta zona para regressar a casa com a sensação de ter desfrutado de todos os ambientes possíveis do amplo espetro natural desta bela ilha.

Comece o dia visitando Los Canarios

Los Canarios é uma bonita aldeia que resume tudo o que se espera de uma comunidade rural em La Palma, depois de uma visita completa de 3 dias. A aldeia tem mais de 8 restaurantes onde pode desfrutar de um delicioso pequeno-almoço , caso o seu alojamento não o ofereça, e é sem dúvida algo de que precisa para recarregar as baterias antes da próxima atividade do itinerário.

Em seguida, dirija-se ao Miradouro do Vulcão San Antonio

A 2 minutos de carro do centro de Los Canarios, chega-se ao centro de visitantes do Vulcão San Antonio. Este é o local ideal para se familiarizar com o pequeno percurso pedestre até ao cimo do vulcão, bem como para estacionar o carro sem correr o risco de ser multado.

Ao chegar ao miradouro deste famoso vulcão, no topo, poderá desfrutar de uma vista panorâmica do sul da ilha. Poderá também maravilhar-se com a magnitude da grande cratera que forma esta montanha vulcânica.

Aproveite para almoçar em Las Salinas de Fuencaliente

Quando abrir o apetite, estará a menos de 15 minutos de uma das atracções mais importantes do sul de La Palma. Trata-se de Las Salinas de Fuencaliente, que se destaca pela sua proximidade com o farol com o mesmo nome. Também pela existência de um famoso restaurante que oferece elementos gastronómicos canários com vista direta para este complexo de extração de sal marinho que está em funcionamento há mais de 40 anos.

Despeça-se da ilha com um passeio de observação de golfinhos

Para terminar a sua viagem, é uma boa ideia optar pelas melhores excursões de observação de golfinhos ao longo da costa de La Palma. Estas podem ser-lhe acessíveis, uma vez que muitas delas partem dos portos da costa sul da ilha.

Normalmente, duram cerca de 3 horas e são uma atividade completamente segura e divertida para toda a família. Além disso, se tiveres a oportunidade de fazer uma excursão marítima como esta, poderás desfrutar de um pôr do sol muito especial que tornará ainda mais especiais os últimos momentos de sol da tua visita de 4 dias a La Palma.

Desfrutem da melhor observação de golfinhos e baleias em La Palma