Mais sobre: As 5 melhores excursões à Ilha de Lobos a partir de Fuerteventura
Se estás em Fuerteventura ou estás a pensar viajar para este destino, não podes deixar de visitar a fascinante ilha de Lobos. Sem dúvida, as excursões a este ilhéu vizinho estão entre as melhores actividades para fazer em Fuerteventura. Uma excursão a Lobos é o plano perfeito se o que se pretende é relaxar, desfrutar de uma praia incrível sem multidões ou praticar desportos aquáticos como o surf ou o snorkeling.
1. Viagem de ferry para a ilha de Lobos com snorkelling incluído

Junte-se a um ferry e navegue até à ilha de Lobos com uma vista deslumbrante do fundo do mar. O ferry parte do porto de Corralejo, em Fuerteventura, e demora cerca de 15 minutos a chegar à ilha. Além disso, esta excursão à ilha de Lobos inclui a prática de snorkeling com todo o equipamento correspondente nas águas cristalinas do Atlântico.
Caso sinta algum enjoo a bordo do ferry, não tem com que se preocupar, pois a tripulação está preparada para lhe dar a melhor atenção e ajudá-lo no que precisar. Também lhe será oferecido a possibilidade de desfrutar dos melhores refrescos e bebidas a bordo.
Quando chegar a Lobos, terá entre duas e quatro horas, no máximo, de tempo livre para desfrutar de diferentes atracções. Recomendo-lhe algumas das minhas preferidas: um mergulho nas águas cristalinas das praias, uma experiência de snorkeling e um almoço no restaurante Antoñito el Farero. O que acha?
Por outro lado, se reservar o seu lugar neste ferry, não tem de se preocupar com a autorização para visitar a ilha de Lobos. Com a compra do seu bilhete, a autorização já está tratada. Ótimo!
Pormenores interessantes
- Preço: A entrada custa cerca de 25 euros para adultos.
- Duração: 2 a 4 horas.
- Meio de transporte: A transferência é feita por ferry.
2. Excursão de catamarã à ilha de Lobos a partir de Fuerteventura

Embarque no fabuloso catamarã de Fuerteventura até à ilha de Lobos e viva uma experiência inesquecível. Este passeio de barco parte do porto de Corralejo e demora cerca de 30 minutos a chegar a Lobos. A compra de um bilhete para esta excursão garante-lhe autorização oficial para visitar a ilha.
Quando o barco parar na ilha, poderá desfrutar de desportos aquáticos como paddle surf, snorkelling, ou poderá lançar uma linha e tentar apanhar algum peixe do Atlântico. Se não for adepto de actividades físicas e quiser desfrutar de uma viagem totalmente relaxante, pode dar um mergulho nas águas límpidas das praias de La Concha ou Las Lagunitas e apanhar banhos de sol nestes locais paradisíacos.
E quando a hora do meio-dia se aproximar e o seu estômago estiver a ficar com fome, o chefe do veleiro irá fazer-lhe provar uma paella tradicional de marisco que é de lamber os dedos!
Finalmente, depois do almoço com os outros passageiros e a tripulação, partirá para a viagem de regresso onde poderá continuar com o seu itinerário de actividades para fazer em Fuerteventura.
Detalhes de interesse
- Preço: A entrada custa aproximadamente 67 euros.
- Duração: Aproximadamente 4 horas.
- Meio de transporte: Catamarã.
3. Excursão de caiaque à Ilha dos Lobos

Se é aventureiro e gosta de desportos aquáticos, esta é a excursão ideal para si. Se nunca andou de caiaque, não faz mal! Um guia mostrar-lhe-á tudo o que precisa de saber para manejar corretamente os remos.
Estas excursões de caiaque partem normalmente de manhã da praia de Waikiki, em Corralejo. Se não tiver como chegar lá, ou não souber como chegar a partir do seu hotel, um transporte irá buscá-lo e levá-lo à praia. Uma vez lá, encontrarão o vosso instrutor que vos dará os remos e vos mostrará a canoa em que vão embarcar.
A viagem de caiaque de Corralejo a Lobos dura aproximadamente uma hora, atravessando o estreito de Bocaina que separa as duas ilhas. Pode pedir ao guia responsável mais informações sobre o que está a ver.
Uma vez na ilha, pode fazer snorkeling ou mergulhar nas águas cristalinas do Oceano Atlântico e ver a fascinante diversidade marinha. Há de tudo! Caranguejos, mexilhões, cardumes de sargos e muitos outros peixes. Quando estiver um pouco cansado da atividade física e precisar de recarregar baterias para continuar o seu dia, o seu bilhete de excursão inclui deliciosos petiscos que lhe encherão o estômago sem pesar.
Depois de se fartar, continue a sua rota até Puertito de Lobos e dê um mergulho nas águas calmas. Em seguida, pode pegar no seu caiaque e regressar à ilha de Lobos. O que lhe parece?
Detalhes interessantes
- Preço: A entrada custa cerca de 60 euros. Se forem 5, 6 ou mais pessoas a viajar, por favor pergunte por ofertas especiais.
- Duração: Aproximadamente 5-6 horas.
- Meio de transporte: Kayak.
4. Excursão de observação de golfinhos na ilha de Lobos

Se está a planear uma viagem em família a Fuerteventura, esta é definitivamente uma das melhores actividades para fazer com crianças.
Esta excursão começa de manhã num pequeno barco no porto de Corralejo e, a caminho de Lobos, oferece a possibilidade de navegar com golfinhos a brincar e a saltar de um lado para o outro, tartarugas marinhas e baleias impressionantes. Esta é uma excursão para miúdos e graúdos. Além disso, serão acompanhados por um guia especializado que vos informará sobre as diferentes caraterísticas dos mamíferos marinhos e sobre a flora e fauna do ilhéu.
Quando embarcarem em Lobos, poderão fazer uma excursão em família a algumas das suas praias mais famosas, como a popular praia de La Concha, onde recomendo a prática de paddle surf ou snorkeling, ou se preferirem deitar-se ao sol e relaxar completamente. Junto à praia, encontram-se as salinas da Isla de Lobos, que é um local agradável para dar um passeio e tirar algumas fotografias. Estas salinas têm uma particularidade: apesar de terem sido construídas em 1944, nunca foram postas a funcionar.
Ao meio-dia, podem comer um delicioso almoço, que está incluído no preço do bilhete da excursão, e depois regressar a Fuerteventura no mesmo barco que antes.
Detalhes de interesse
- Preço: O preço da entrada é de aproximadamente 75 euros por adulto. Para crianças dos 2 aos 11 anos, cerca de 25 euros. As crianças dos 0 aos 2 anos são gratuitas.
- Duração: Cerca de 5 a 6 horas.
- Meios de transporte: Lancha rápida.
5. Excursão de táxi aquático desde Fuerteventura

Reserve o seu lugar no táxi aquático e viaje em 10 minutos desde o porto de Corralejo, em Fuerteventura, até à ilha de Lobos.
De certeza que já utilizou o serviço de táxi na sua cidade ou quando foi de férias. O condutor do carro vai buscá-lo, pergunta-lhe a morada e, quando chega ao destino, cobra-lhe uma taxa pela viagem. Mas como funciona o táxi aquático? Bem, da mesma forma. A única diferença em relação ao serviço de táxi tradicional é que, em vez de conduzir no asfalto, o motorista passa pelas águas cristalinas do Oceano Atlântico, rodeado por uma infinidade de peixes.
Depois de o táxi aquático o deixar em Puertito de Lobos, terá entre duas a quatro horas de tempo livre para fazer snorkelling, mergulho e caiaque, entre outras atracções fantásticas. Lembre-se de que é essencial não exceder as quatro horas permitidas na autorização oficial.
Se escolher este passeio para visitar a ilha de Lobos, sugiro que reserve o seu bilhete com antecedência, pois os lugares disponíveis tendem a encher rapidamente. O bilhete inclui o transporte de ida e volta para a ilha, mas com uma desvantagem em relação às outras excursões: não inclui a autorização oficial necessária para visitar a ilha. Terá de ser o próprio a tratar disso.
Detalhes de interesse
- Preço: A entrada para adultos pode custar até 15 euros. As crianças dos 2 aos 11 anos pagam cerca de 10 euros. As crianças com menos de 2 anos não pagam bilhete de entrada.
- Duração: 2 a 4 horas.
- Meios de transporte: Táxi aquático.
Outra forma mais económica e flexível de lá chegar: o ferry para a Isla de Lobos

Se preferir explorar a Isla de Lobos por conta própria e poupar na sua visita, esta opção de bilhete de ferry ida e volta a partir de Fuerteventura é perfeita para si. Inclui o transporte de barco desde o porto de Corralejo, com saídas a várias horas ao longo do dia, e também a autorização necessária para visitar esta reserva natural protegida.
Uma vez chegado à ilha, pode explorá-la ao seu próprio ritmo: dar um mergulho na praia de La Concha, subir ao monte Caldera, relaxar nas piscinas naturais de El Puertito ou ir até ao icónico Farol de Martiño. É a opção ideal se procura liberdade, natureza e uma forma económica de viver uma escapadela inesquecível.
Coisas para fazer numa viagem à Ilha de Lobos

Como mencionei anteriormente, algumas das melhores coisas para fazer na Ilha de Lobos incluem desportos aquáticos como o surf, caiaque e snorkeling. Mas se o que pretende é conhecer a ilha a fundo, aconselho-o a optar pelas caminhadas e conhecer a pé as suas atracções intocadas de intervenção urbana, as suas praias de águas cristalinas e muito mais!
Fazer caminhadas
Embora possa fazer esta excursão por conta própria, uma vez que os trilhos de Lobos estão perfeitamente sinalizados, o melhor é comprar um dos pacotes turísticos que oferecem a viagem. Para além da autorização para visitar a ilha, a maior parte das actividades está incluída no pacote:
- Recolha e regresso ao seu hotel.
- Bilhete de ida e volta do ferry de Fuerteventura para a ilha de Lobos.
- Um guia de língua inglesa para o acompanhar na caminhada.
- Bastões de caminhada.
Quais são os locais de visita obrigatória na ilha de Lobos?

Embora as autorizações para visitar a ilha de Lobos a partir de Fuerteventura sejam concedidas por quatro horas, e possa não parecer muito tempo, este tempo será suficiente para dar uma volta pela ilha e apaixonar-se para sempre pelas suas paisagens e lugares. Vou agrupar os melhores para que não os percas:
Praia de La Concha
Esta praia deserta, considerada a melhor da ilha de Lobos, é ideal para relaxar. A sua areia é branca como farinha e a água do mar é calma, sem ondas, e de cor turquesa. Acredite, não tem nada a invejar às Caraíbas. Se estiver a planear uma visita a esta praia, recomendo que traga a sua própria comida e bebidas, uma vez que não tem qualquer tipo de serviço.
Montanha Caldera
Esta imponente montanha, com mais de 120 metros de altura, foi outrora um vulcão intocado e é o ponto mais alto da ilha. Chegar ao topo da montanha não é nada difícil se estiver em boas condições físicas e não tiver lesões nas costas ou nos joelhos que o impeçam de o fazer. Além disso, quando estiver no topo e contemplar a incrível vista de toda a ilha de Lobos, verá que o esforço valeu a pena.
Restaurante Antoñito el Farero
Situado junto ao Puertito, este é o único sítio em Lobos onde se pode parar para comer qualquer coisa. Atualmente é gerido pela família de Antoñito, que foi o fundador do restaurante e um dos primeiros habitantes da ilha. Está tudo na família.
Se é fã de peixe, este restaurante vai tornar-se o seu favorito: é especializado em marisco, paella e outros frutos do mar. Todos os pratos são super frescos e contêm ingredientes da melhor qualidade. Se não gostar de peixe, pode escolher entre outros petiscos ou sanduíches da casa.
Para conseguir uma mesa, recomendo que reserve com antecedência. É frequente estarem completamente cheios, uma vez que é o único restaurante da ilha e também devido às boas críticas à comida.
Como reservar uma excursão à ilha de Lobos?

Para visitar a ilha de Lobos a partir de Fuerteventura, há várias excursões e empresas à escolha. Embora possa reservar o seu lugar até ao dia anterior à viagem, sugiro que não descanse sobre os louros e reserve com bastante antecedência. Por duas razões: em primeiro lugar, o espaço é limitado; e, em segundo lugar, ao reservar com antecedência, pode obter boas ofertas que não estarão disponíveis mais perto da data da excursão.