Fuerteventura em 5 Dias: tudo o que você precisa saber

Está a pensar fazer uma viagem a Fuerteventura em 5 dias? Recomendo-lhe as actividades essenciais que deve fazer para conhecer o que há de mais importante na ilha durante a sua visita.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 13 minutos

Fuerteventura em 5 Dias: tudo o que você precisa saber

Fuerteventura | ©Alex Healing

Fuerteventura é a segunda maior ilha das Ilhas Canárias. É um paraíso natural com belas praias de areia branca e águas cristalinas. Apesar da sua dimensão e do seu património natural e cultural, é possível ver as coisas mais importantes de Fuerteventura em 5 dias.

Natureza, desportos aquáticos, passeios de barco... Se se organizar bem, as temperaturas amenas desta ilha paradisíaca das Canárias permitir-lhe-ão fazer milhares de actividades ao ar livre. Planeie a sua viagem com a seguinte lista de coisas para ver e fazer na ilha.

Dia 1: Ilha de Lobos e Dunas de Corralejo

Dunas de Corralejo| ©Canary Islands Photos
Dunas de Corralejo| ©Canary Islands Photos

Uma das coisas essenciais a fazer na sua viagem de 5 dias a Fuerteventura é visitar a Isla de Lobos, declarada Parque Nacional e área de proteção de aves.

É uma ilha muito pequena situada junto ao Parque Natural das Dunas de Corralejo, a pouco mais de 10 minutos de barco.

Pode chegar a este parque natural de carro pela estrada FV-1 a partir de Puerto del Rosario e depois passear por ele, desfrutar das suas belas dunas e praias, e depois apanhar um barco para a Isla de Lobos.

Perder-se no Parque Natural das Dunas de Corralejo

Um dos lugares de maior valor geológico de Fuerteventura é o Parque Natural de las Dunas de Corralejo, um conjunto de quase 3.000 hectares de dunas e praias. O caminho para o parque é bastante fácil e também muito atrativo: aí encontrará algumas das melhores praias da ilha, onde recomendo que pare para dar um mergulho. Para além da singularidade do parque em si, outra das razões que o tornam interessante é a presença variada de aves, que poderá observar durante a sua visita.

Por outro lado, é muito comum aproveitar a viagem para visitar as Grandes Praias de Corralejo, conhecidas em toda a ilha. Trata-se de um conjunto de praias bonitas e muito cómodas. Dispõem de todo o tipo de serviços, como bares de praia e nadadores-salvadores, para que possa parar para almoçar ou tomar um cocktail enquanto vê o pôr do sol.

Ao visitar o parque, é possível contratar diferentes actividades, embora não seja necessário. No entanto, se quiser adicionar alguma diversão ao plano, pode reservar um passeio de buggy pelo Parque Natural das Dunas do Corrajelo, onde pode explorar a área vulcânica num buggy ou veículo 4x4 como passageiro. . Para chegar à próxima atividade, terá de reservar um passeio de barco a partir de Fuerteventura.

Reservar um passeio de buggy pelas dunas de Corralejo

Visitar a ilha de Lobos

A Isla de Lobos tem o nome dos antigos leões marinhos que a habitavam. No entanto, estes deixaram de ser encontrados na ilha devido à atividade dos pescadores. Atualmente, estão a ser feitos esforços para recuperar a presença destes animais através de várias medidas. Dada a sua dimensão, não demorará mais de uma hora a percorrer a ilha. Quando terminar, pode optar por participar em diferentes actividades. Por exemplo, há empresas que organizam excursões com actividades aquáticas.

Também se pode fazer snorkel nas águas cristalinas para descobrir o fundo do mar, ou subir ao vulcão La Caldera, o lugar perfeito para desfrutar de vistas deslumbrantes de Fuerteventura e Lanzarote. Se quiser passar o dia na ilha de Lobos, ficará satisfeito por saber que o ilhéu tem um restaurante. Este restaurante é propriedade dos dois únicos habitantes da zona e serve pratos de peixe fresco, como o "pescaito" frito (peixe frito) ou a paella.

No final da sua visita a esta incrível ilha, regresse de ferry ao Parque Natural de las Dunas de Corralejo. A partir daí, pode facilmente regressar ao seu hotel de carro.

Reservar um ferry para a Isla de Lobos com snorkelling

Dia 2: Excursão a Lanzarote e actividades aquáticas

Surf em Lanzarote| ©any day snowboard2013
Surf em Lanzarote| ©any day snowboard2013

Na sua viagem a Fuerteventura em 5 dias, pode mesmo dedicar um deles a visitar Lanzarote. Há muitas empresas que organizam excursões à ilha vizinha.

Além disso, recomendo que completem o dia com desportos aquáticos, que podem ser praticados tanto em Lanzarote como em Fuerteventura.

Fazer um passeio de barco em Lanzarote

Uma das excursões mais populares é uma visita a Timanfaya, ao Museu do Aloé Vera, ao Charco de los Clicos e a La Geria. Com esta opção, ficará a conhecer os locais mais importantes de Lanzarote, pelo que é altamente recomendável se ainda não tiver estado nesta ilha.

Esta excursão inclui o ferry de e para a ilha; o transporte em Lanzarote acompanhado por um guia profissional; a entrada no Parque Nacional de Timanfaya, onde poderá desfrutar de um ambiente vulcânico único; uma visita ao Museu do Aloé Vera, onde conhecerá os tipos, as propriedades terapêuticas e a história desta fabulosa planta; e uma visita completa à zona vinícola de Lanzarote, La Geria, onde também poderá desfrutar de uma prova de vinhos locais.

Durante as 6 horas e meia de duração desta excursão, terá também a oportunidade de contemplar as fantásticas paisagens da ilha, tingidas de vermelho, preto e ocre devido às formações vulcânicas da zona.

Reservar uma excursão a Lanzarote a partir de Fuerteventura

Experimente actividades aquáticas

Já sabe que Fuerteventura é famosa pelas suas praias, sendo um paraíso de areia branca e águas cristalinas. Embora deitar-se na sua toalha e ver o tempo passar seja muito bom, há outras formas de desfrutar deste oásis de verão, como fazer algumas actividades aquáticas.

Se for um principiante, há muitas empresas que têm instrutores para o manter sempre seguro. Além disso, nem todas as actividades aquáticas envolvem grandes riscos. Podes começar por experimentar umas aulas de surf, um desporto ideal para fazer em Fuerteventura nas tão desejadas ondas do Atlântico, ou andar de caiaque, onde descobrirás belas enseadas e praias.

Para além destes desportos, em Fuerteventura é possível reservar uma aula de paddle surf, fazer mergulho, windsurf, jet ski ou parasailing. Descubra qual é o melhor para si e dê uma vista de olhos às diferentes opções disponíveis perto de si.

Reservar um passeio de caiaque com snorkel em Fuerteventura

Termine o dia com um ótimo jantar

Os barcos para Lanzarote partem de Corralejo, onde chegam depois da excursão. Por isso, sugiro que termine o dia com um ótimo jantar nesta vila piscatória. Há muitos restaurantes recomendáveis na cidade. Se procura um sítio informal para saborear umas tapas, recomendo a Casa Gilda. Se procura algo mais elegante e com sabor a mar, opte pelo restaurante Rompeolas.

Dia 3: Montanha Tindaya e visita à praia de Bajo de la Burra

Tindaya| ©Jose Mesa
Tindaya| ©Jose Mesa

A montanha de Tindaya foi um dos lugares mais importantes de Fuerteventura ao longo da sua história. A praia de Bajo de la Burra é uma das praias mais famosas da ilha. Se for de carro, demorará apenas meia hora a chegar a esta praia a partir da montanha de Tindaya.

Subir a montanha de Tindaya

A montanha de Tindaya é também conhecida como a Montanha Sagrada, nome dado pelos antigos nativos da ilha, que acreditavam que o local tinha propriedades mágicas. É de grande valor arqueológico, devido às gravuras rupestres que contém. Tudo isto, juntamente com a sua morfologia, faz com que a montanha de Tindaya tenha sido declarada Ponto de Interesse Geológico, Monumento Natural e Bem de Interesse Cultural.

Tem 400 metros de altura e está situado no município de La Oliva, em Llano de Esquinzo. Na montanha de Tindaya, será possível observar aves raras noutros locais, como o corredor do Sara ou a abetarda de Houbara. Terá também a oportunidade de conhecer animais peculiares, por exemplo, os lagartos do Atlântico. Aproveitem a excursão para visitar a Cueva de Bailadero de Las Brujas, onde os aborígenes realizavam rituais.

Depois de passar algumas horas nesta montanha mágica, a apenas 35 minutos de carro no FV-10, têm uma praia muito especial onde podem terminar este terceiro dia a relaxar entre pipocas...

Conheça a praia de Bajo de la Burra

Fuerteventura tem uma praia que certamente já terá visto nas redes sociais. A praia de Bajo de la Burra é coloquialmente conhecida como "a praia das pipocas". Isto deve-se à presença de rodolitos, que são restos de algas calcárias surpreendentemente semelhantes a pipocas.

Esta semelhança faz com que muitas pessoas pensem que a praia de Bajo de la Burra é artificial, mas é exatamente o contrário. De facto, durante a sua visita, não se sinta tentado a levar um rodolito como recordação. Encontrará muitos sinais que proíbem e desencorajam esta prática. A "praia das pipocas" está situada entre Corralejo e Majanicho.

A praia de Bajo de la Burra fica a cerca de 30 minutos de carro da montanha de Tindaya. Não é possível chegar a esta praia através de transportes públicos, mas é possível chegar de bicicleta, por exemplo, contratando um passeio de bicicleta pela ilha de Fuerteventura, que inclui uma paragem na praia das pipocas para um mergulho.

Reservar um passeio de bicicleta em Fuerteventura

Termine o dia com um jantar no porto de Corralejo

A apenas 10 minutos de carro, poderá regressar ao Porto de Corralejo, onde uma grande variedade de restaurantes o espera para terminar o dia a saborear a deliciosa comida canária. Recomendo vários:

  • Restaurante Platanera: O peixe fresco mais saboroso da ilha espera-o neste restaurante. Situado na Av. Juan Carlos I, nº 3, Corralejo.
  • Bar Buena Onda: Hambúrgueres e cocktails para os surfistas. Situado em C/ La Niña, nº 3, Corralejo.
  • Baobab: Um paraíso para vegetarianos e vegans ou amantes desta comida requintada. Na C/ José Segura Torres, nº 14, Corralejo.

Dia 4: Costa Calma e Morrojable

Costa Calma| ©inextremo96
Costa Calma| ©inextremo96

O quarto dia em Fuerteventura é para descansar e relaxar. Depois de 3 dias de turismo intenso, é hora de parar um pouco e desconectar. Embora seja importante fazer turismo e conhecer as cidades em profundidade, também é importante apreciá-las em paz e tranquilidade. Entre os dois lugares, há uma distância de apenas 20 minutos de carro.

Relaxar na Costa Calma

Costa Calma é uma localidade costeira de grande importância e interesse turístico em Fuerteventura. Neste canto da ilha, as praias de areia branca e água cristalina reinam supremas. A maré é normalmente calma em Costa Calma, pelo que é também um local ideal para desfrutar de um dia de praia se viajar com crianças pequenas.

De todas as praias que vai encontrar, há algumas que são as minhas favoritas. A primeira da lista é a praia de Sotavento, um oásis de quase dez quilómetros de areia. Aqui encontrará a lagoa de Sotavento, a enseada de Risco del Paso e a praia de La Barca, famosa pelos seus excelentes desportos aquáticos.

Outra das minhas praias favoritas na Costa Calma é ** La Esmeralda**, onde terá à sua disposição diferentes bares de praia onde poderá almoçar e experimentar a gastronomia local.

Reservar um passeio de observação de golfinhos e baleias

Visitar Oasis Wildlife

Os planos oferecidos por esta localidade de Fuerteventura não são apenas relaxamento e praia. Outro é uma visita ao Oasis Wildlife, uma reserva natural dedicada à proteção de animais em vias de extinção. Neste parque pode mergulhar no continente africano, contemplando tudo, desde lémures a leões-marinhos.

Para além desta visita, pode também visitar a feira da ladra africana ou a Reserva Natural de Jandía.

Descobrir o Morro Jable

Aproveito a proposta anterior para recomendar uma excursão a uma das povoações costeiras mais famosas de Fuerteventura. Morro Jable é uma aldeia piscatória situada numa colina com vista para o mar. É conhecida pela sua riqueza gastronómica, onde encontrará muitos bares e restaurantes onde poderá saborear a verdadeira cozinha canária. Para apreciar as vistas únicas, recomendo que vá ao Mirador de la Iglesia del Carmen.

Depois, pode caminhar ao longo do belo passeio que atravessa a cidade até chegar ao farol de Morro Jable, situado no Paraje Natural de la Playa del Matorral. Este farol tem 60 metros de altura e ainda hoje serve de guia para os barcos. Muito perto do farol encontra-se o Saladar de Jandía, um paraíso para os amantes das aves, de onde se podem ver desde poupas a garças cinzentas e pedregulhos. Finalmente, dirija-se ao porto de Morro Jable, famoso em toda a ilha por ser um dos portos mais importantes da ilha.

A propósito, também pode visitar Morro Jable a bordo de uma Segway, num passeio divertido que o levará a este e a outros recantos idílicos de Fuerteventura.

Reservar um passeio de Segway em Fuerteventura

Dia 5: Grutas de Ajuy e Puerto del Rosario

Grutas de Ajuy| ©Jesús López Triguero
Grutas de Ajuy| ©Jesús López Triguero

O último dia da sua viagem de 5 dias a Fuerteventura terminará a sua visita à ilha em grande estilo. As Grutas de Ajuy estão situadas no Parque Rural de Betancuria, mais concretamente no município de Ajuy.

O segundo destino é uma visita à capital da ilha, Puerto del Rosario. Entre os dois destinos, há uma bela viagem de 50 minutos pela ilha.

Conhecer as Grutas de Ajuy

As Grutas de Ajuy são de grande valor científico, pois fazem parte da base que sustenta Fuerteventura, tornando-as uma das 150 áreas de maior interesse geológico do planeta. Além disso, são as primeiras formações geológicas das Ilhas Canárias. Este Monumento Natural é composto por mais de 30 hectares de natureza única e surpreendente. Recomendo que leve uma máquina fotográfica para imortalizar as incríveis vistas.

Para além de tudo isto, o percurso até às grutas é muito fácil. Basta ir de carro até à praia de Ajuy, onde começa a caminhada até às grutas. A caminhada não tem mais de 500 metros e é muito bonita, com dunas e fornos de cal. Se tiver tempo, pode até parar na praia para dar um mergulho.

Terminada a visita às grutas, podemos subir à aldeia de Ajuy, passear pelas suas ruas, visitar as suas lojas mais típicas e desfrutar da gastronomia canária em alguns dos seus melhores restaurantes, como La Jaula de Oro.

Explorar Puerto del Rosario

Depois do almoço, podemos terminar o dia com um passeio pela capital de Fuerteventura, turismo cultural num museu ou um pouco de desporto para terminar a nossa viagem à bela ilha.

Para chegar de Ajuy a Puerto del Rosario, pode-se ir de carro. A viagem dura cerca de 40 minutos e é a melhor opção. No entanto, também se pode optar por ir de autocarro, embora também seja necessário alugar um táxi.

Apesar de ser a capital, Puerto del Rosario não é exatamente um dos locais mais turísticos da ilha. No entanto, é isso que o torna tão especial. Aqui encontrará vários monumentos e actividades que irá adorar.

Descubra os principais monumentos de Puerto del Rosario

Um dos mais atractivos para os amantes da arte é a Casa Museo de Unamuno, onde o famoso escritor fixou residência durante 4 meses após o seu exílio por Primo de Rivera.

No exterior do museu, encontra-se uma estátua do autor. Ao entrar, ficará completamente imerso na mente de Unamuno, aprendendo sobre tudo, desde as suas peculiaridades mais excêntricas até alguns dos seus objectos pessoais.

Também recomendo que visite a igreja da cidade, um templo que remonta ao século XIX, bem como o cais de Puerto del Rosario, um local ideal para ver o pôr do sol.

Desfrutar de uma tarde na praia

Finalmente, a cidade tem belas praias onde se pode livrar do calor em dias de sol. Algumas das melhores são a Playa Blanca, a Playa Chica e a Playa de Puerto Lajas. Esta última é perfeita para a prática do surf.

Qual é a melhor maneira de viajar por Fuerteventura em 5 dias?

Aluguer de carro| ©Dan Gold
Aluguer de carro| ©Dan Gold

A melhor maneira de se deslocar em Fuerteventura e no resto das Ilhas Canárias é de carro. Um veículo privado dá-lhe total independência quando se trata de organizar o seu itinerário. Também lhe dá uma flexibilidade extra, permitindo-lhe variar os seus planos para o dia e deixar-se levar como quiser.

Existem duas opções: alugar um carro em Fuerteventura ou apanhar o seu próprio carro no ferry. A minha recomendação pessoal é que opte pela primeira opção, uma vez que existem muitas empresas de aluguer de automóveis na ilha. Também podes voar para Fuerteventura.

Mas também podes optar por ver a ilha de outro ponto de vista: o do Oceano Atlântico. Em Fuerteventura encontrará muitas alternativas para desfrutar da brisa do mar e de belas paisagens a que de outra forma não teria acesso:

  • Vela: Nesta excursão, desfrutará da gastronomia típica das Canárias, poderá fazer snorkeling e, se tiver sorte, poderá até ver golfinhos ou baleias. Parece-me bem, não é?
  • De barco com fundo de vidro: Se o que gosta mesmo é de observar animais marinhos, nesta viagem terá a oportunidade de ver golfinhos, tartarugas e peixes coloridos, para além de fazer snorkelling ou andar de caiaque. Um plano muito completo!
  • Num barco pirata: Esta é uma experiência que os adultos também podem desfrutar, mas se estiver a viajar com crianças será um ótimo plano. Menu tradicional das Canárias, snorkelling, observação de golfinhos e baleias? Que mais se pode pedir?

Reservar um passeio de barco em Fuerteventura

Como são os transportes públicos em Fuerteventura?

Autocarro de Fuerteventura| ©Ovetense83
Autocarro de Fuerteventura| ©Ovetense83

Os transportes públicos em Fuerteventura, e nas Ilhas Canárias em geral, deixam muito a desejar. No entanto, é possível que não possas conduzir e, nesse caso, terás de utilizar este meio de transporte. Cada ilha dispõe de uma rede de autocarros, também conhecidos como guaguas.

Pode consultar os horários, paragens e percursos das diferentes linhas de autocarros no site oficial: Tiadhe. Como não existe uma grande variedade de horários, terá de planear as suas viagens com antecedência, consultando as informações fornecidas no sítio Web.

Qual é a forma mais económica de viajar em Fuerteventura?

Dinheiro em euros| ©Pixabay
Dinheiro em euros| ©Pixabay

Se compararmos os diferentes preços por quilómetro percorrido, o carro é o veículo mais competitivo. Se alugar um carro, os preços rondam normalmente os 25/30 euros por dia. Além disso, algumas empresas têm ofertas e vouchers para alugueres de vários dias. O carro é seguido pelos autocarros.

Os autocarrosem Fuerteventura são muito baratos, com um preço médio de 1,50 euros. Os ferries para a Isla de Lobos e Lanzarote custam entre 20 e 30 euros ida e volta. Finalmente, como pode imaginar, o meio de transporte mais caro é o táxi. No entanto, é uma boa opção se perder o autocarro.

Onde ficar na sua viagem a Fuerteventura em 5 dias?

Ruas de Fuerteventura| ©KR. Photography
Ruas de Fuerteventura| ©KR. Photography

Se estiver a viajar com vários companheiros, talvez a opção mais conveniente seja reservar um único alojamento para toda a viagem. Desta forma, não terão de andar com as vossas malas de um lado para o outro. A opção mais comum é alugar um alojamento em Corralejo. Esta cidade está localizada no norte da ilha, onde se encontra a maioria das atracções turísticas de Fuerteventura. Além disso, existe uma grande variedade de alojamentos em Corralejo: desde resorts a alojamentos turísticos, hostels e pensões.

No entanto, o meu conselho é dividir a tua estadia na ilha entre o norte e o sul. Desta forma, encurtará as distâncias dos diferentes dias da sua viagem. Quanto ao sul de Fuerteventura, tanto Morro Jable como Costa Calma são boas opções. É aqui que vais descobrir as melhores praias da ilha.

Também podes estar interessado nestes outros itinerários: