10 coisas para fazer em Pequim em julho

julho é um dos meses mais quentes do verão de Pequim e a temperatura pode ser sufocante, mas é também o mês dos festivais - veja-os!

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 12 minutos

10 coisas para fazer em Pequim em julho

Pequim | ©Mr Thinktank

O verão é a época alta em Pequim, mas continua a ser a altura ideal para os visitantes que procuram evitar o frio extremo do inverno de Pequim. julho, em particular, é um dos meses mais quentes e também um dos mais húmidos, pelo que a chuva é frequente, mas é também o mês dos festivais e das grandes celebrações.

Desfrute das melhores vistas do horizonte a partir da Torre Olímpica, assista ao Festival de Dança, visite o parque aquático Water Cube, obtenha bilhetes com desconto para os museus da cidade e desfrute do Festival da Cerveja. Descubra todos os planos que caracterizam este mês do ano.

1. Experimente a Celebração das Artes de Pequim

Artes de Pequim| ©Karen Roe
Artes de Pequim| ©Karen Roe

Realizado todos os anos em julho, o Festival Internacional de Artes Performativas de Pequim apresenta uma grande variedade de espectáculos, desde a ópera tradicional chinesa ao ballet, teatro experimental e dança contemporânea. O objetivo é promover a cultura e as artes, bem como fomentar o intercâmbio e a cooperação cultural internacional, pelo que, se estiver interessado nas idiossincrasias locais, poderá ser do seu interesse.

Realiza-se em vários locais da cidade, incluindo teatros, salas de concertos e espaços ao ar livre, alguns perto da Praça Tiananmen e da Cidade Proibida, pelo que é ideal depois de terminar a sua visita a Pequim com a Grande Muralha da China, a Cidade Proibida e a Praça Tiananmen. Os artistas e grupos participantes são oriundos da China e de outros países asiáticos, o que lhe permite conhecer diferentes culturas e estilos artísticos. Há também actividades paralelas, como exposições de arte, workshops e conferências.

A entrada neste festival tem um custo inicial de cerca de 5 euros por pessoa e alguns espectáculos duram menos de uma hora, pelo que é compatível até com uma curta estadia na cidade. Se este é o seu caso, aqui está uma lista de actividades que pode fazer para descobrir Pequim em 2 dias.

Reservar uma excursão a Pequim com a Cidade Proibida e a Praça Tiananmen

2. Participar no Festival da Cerveja de Pequim

Cerveja de Pequim| ©Mr Thinktank
Cerveja de Pequim| ©Mr Thinktank

O Festival da Cerveja de Pequim é um dos eventos não tradicionais mais populares em Pequim e realiza-se todos os anos em julho no Parque Olímpico. Aí pode desfrutar de uma grande variedade de cervejas artesanais locais e internacionais, juntamente com uma grande variedade de comida e música ao vivo.

Durante o festival, o parque é transformado numa espécie de cidade da cerveja, com vários palcos, bancas comerciais e muitos camiões de comida que fazem parte dos melhores passeios gastronómicos de Pequim. A entrada é gratuita e inclui o acesso a bandas e músicos que actuam ao vivo, proporcionando um ambiente festivo e animado.

Este festival é uma excelente oportunidade para conhecer a cultura cervejeira da China, provar cervejas locais e de todo o mundo e desfrutar da atmosfera da cidade. É um evento que atrai milhares de visitantes todos os anos e é popular tanto entre os habitantes locais como entre os turistas - não vai querer perdê-lo! E se ficar com vontade de se aprofundar mais na gastronomia local, reserve um passeio gastronómico de tuk tuk.

Reservar uma excursão gastronómica de tuk tuk

3. Assistir ao Festival Internacional de Música de Pequim

Festival na cidade| ©chinnian
Festival na cidade| ©chinnian

O Festival Internacional de Música é um evento anual que se realiza em julho em Pequim desde 1998 e que se tornou um dos maiores e mais populares festivais de música da China. Durante as duas semanas do festival, a cidade transforma-se num palco de música ao vivo, com actuações de artistas locais e internacionais em vários géneros de música, como a clássica, a ópera, o jazz, a pop e o rock.

O festival também inclui eventos culturais, exposições de arte, programas educativos e até espectáculos de Kung Fu tradicional. Apresenta também colaborações e fusões únicas de diferentes culturas e géneros musicais interpretadas por alguns dos principais artistas do mundo, como Lang Lang, Yo-Yo Ma, Joshua Bell e Plácido Domingo.

Se quiser desfrutar de um evento itinerante em diferentes partes da cidade, este festival é uma oportunidade única para apreciar a música e a cultura num ambiente vibrante, e é uma celebração da música e da diversidade cultural na China e em todo o mundo, bem como uma das melhores coisas para fazer à noite em Pequim.

4. Deslumbre-se com o Palácio de verão

Jardim dos Pandas| ©Joaquín Montaño - Midjourney
Jardim dos Pandas| ©Joaquín Montaño - Midjourney

Que melhor altura do que julho para reservar uma excursão que inclui uma visita ao Palácio de verão juntamente com o Templo Lama e o Jardim Panda, uma experiência de aproximadamente sete horas em que descobrirá alguns dos locais mais emblemáticos de Pequim com um guia especializado que lhe dará todos os detalhes, histórias e anedotas destes enclaves.

Nesta visita guiada, também mergulhará na gastronomia chinesa e desfrutará de um almoço tradicional chinês. E para sua comodidade, saiba que os transfers de ida e volta dos hotéis localizados no centro estão incluídos.

Além disso, se trouxer os seus filhos mais pequenos, eles vão adorar ver os pandas a brincar no Jardim dos Pandas, por isso prepare a sua máquina fotográfica para tirar fotografias fantásticas!

Reservar uma visita guiada ao Palácio de verão

5. Divirta-se no Festival de Papagaios de Pequim

Festival de papagaios| ©Joe Tym
Festival de papagaios| ©Joe Tym

O Festival Internacional de Papagaios, um evento anual que se realiza em julho em Pequim, é um dos maiores encontros de papagaios do mundo, atraindo participantes e espectadores de todo o mundo. Durante alguns dias, muda a linha do horizonte da Grande Muralha da China e enche o céu de papagaios.

É organizado no Parque Chaoyang e, durante o evento, é possível ver milhares de papagaios de todas as formas e tamanhos, desde os tradicionais papagaios chineses até aos papagaios modernos com desenhos criativos, o que faz com que seja uma das melhores actividades para fazer com as crianças na capital. Para além da exibição de papagaios, o festival também inclui corridas de papagaios, desfiles e espectáculos de voo acrobático de papagaios. Há também barracas de comida e bebida, bem como actividades para crianças.

Este evento colorido, que é gratuito, oferece uma oportunidade única de conhecer a cultura e a tradição chinesas através do fabrico de papagaios. Se estiver em Pequim durante o mês de julho, este é um evento que não vai querer perder.

6. Assistir ao Festival de Dança de Pequim

Dançarinos em Pequim| ©Ben
Dançarinos em Pequim| ©Ben

Se quiser participar num dos eventos tradicionais da capital chinesa, não pode perder o Festival de Dança, um evento anual que se realiza em julho e que apresenta uma variedade de estilos de dança, desde a clássica e contemporânea até às danças étnicas e tradicionais.

Este festival tem lugar em vários locais da cidade, incluindo teatros, salas de concertos e espaços ao ar livre. Alguns dos locais mais proeminentes incluem a Ópera Nacional da China, o Teatro Poly, o Teatro Tianqiao e o Teatro Capital, que é um dos locais clássicos de Pequim.

Note que os preços dos bilhetes são baratos, rondando os 75 euros por pessoa, embora em alguns casos possa encontrar bilhetes por 15 ou 20 euros se reservar com antecedência. Em todo o caso, recomendo que não perca este evento, que é um dos principais acontecimentos em Pequim durante o verão.

7. Desfrutar do Festival do Barco-Dragão

Lago Kunming| ©Kasia Halka
Lago Kunming| ©Kasia Halka

O Festival do Barco-Dragão é um evento tradicionalmente chinês que se realiza todos os anos no quinto dia do quinto mês do calendário lunar chinês, que no calendário gregoriano cai normalmente em julho. Comemora a morte do poeta e patriota Qu Yuan e é celebrado em todo o país, bem como noutras partes do mundo com grandes comunidades chinesas.

Em Pequim, o Festival do Barco-Dragão tem lugar no Lago Kunming, no Parque Florestal Yuyuantan. Durante o festival, equipas de barcos-dragão, decorados com dragões e outros motivos populares chineses, competem numa corrida no lago. Pode chegar lá de metro, autocarro ou táxi, ou nos autocarros turísticos hop-on-hop-off de Pequim.

A entrada no parque é geralmente gratuita durante o festival, mas poderá ter de pagar uma taxa para participar em certas actividades ou atracções. Outro costume típico desta celebração é comer zongzi, um bolo de arroz glutinoso recheado com diferentes ingredientes.

8. Visitar a Grande Muralha da China numa excursão organizada

Grande Muralha da China| ©Joaquín Montaño - Midjourney
Grande Muralha da China| ©Joaquín Montaño - Midjourney

E, claro, o plano final, independentemente da altura do ano em que viaja, é a excursão à Grande Muralha da China, uma experiência que dura nada menos do que oito horas.

Inclui transferes de e para a secção de Badaling e para os sagrados Túmulos Ming, o cemitério dos antigos imperadores, onde verá três dos túmulos com um guia local que lhe contará as histórias, curiosidades e anedotas de ambos os locais.

Para terminar, desfrutará de um delicioso almoço de pratos tradicionais chineses e explorará a Fábrica de Jade de Longdi.

Reservar uma excursão à Grande Muralha da China

9. Refugiar-se do calor nos centros comerciais

Praça Oriental| ©chinaretail
Praça Oriental| ©chinaretail

julho pode ser extremamente quente em Pequim e uma opção alternativa para se refugiar do calor é visitar os centros comerciais da cidade, muitos dos quais estão localizados em locais emblemáticos, permitindo aos visitantes absorver a atmosfera vibrante de Pequim e fazer uma pausa entre cada atração.

Alguns dos maiores e mais populares centros comerciais da cidade são o Oriental Plaza Shopping Centre ou o Yansha Shopping Centre, ambos com lojas de retalho, mas também cinemas, restaurantes, spas e salões de beleza, pelo que poderá passar aí uma tarde inteira, se assim o desejar. Na zona urbana de Pequim, pode também visitar o Mercado da Seda.

Os centros comerciais da cidade são um ótimo local para se abrigar do calor em julho, mas também oferecem muito mais do que apenas ar condicionado. Por isso, se estiver de visita a Pequim no verão, sinta-se à vontade para explorar estes locais enquanto desfruta da atmosfera fresca e de todos os serviços que têm para oferecer.

10. Obter bilhetes com desconto para os museus da cidade

Museu da Capital| ©Gary Todd
Museu da Capital| ©Gary Todd

Durante a sua visita em julho, pode visitar os melhores museus de Pequim e é o mês ideal para o fazer com um orçamento limitado, uma vez que, durante o verão, a maioria das exposições oferece bilhetes com desconto ou dias em que a entrada é gratuita, como as segundas-feiras.

Outras alternativas para obter bilhetes baratos são comprá-los antecipadamente na Internet, utilizar cupões de desconto, que muitos prestadores de serviços turísticos oferecem quando se reservam outras excursões, ou escolher uma visita guiada que inclua uma visita aos principais museus da cidade.

Tenha em conta que, durante o verão quente, uma visita a um museu não é apenas uma opção económica devido aos descontos disponíveis, mas também uma boa forma de desfrutar de um ambiente fresco, longe das temperaturas sufocantes das atracções ao ar livre da cidade.

11. Apreciar as melhores vistas da cidade a partir da Torre Olímpica

Torre Olímpica| ©edward stojakovic
Torre Olímpica| ©edward stojakovic

A Torre Olímpica de Pequim foi construída para os Jogos Olímpicos de 2008 e, com 258 metros de altura, é uma das estruturas icónicas da cidade. Daqui tem-se uma vista espetacular da cidade e dos seus arredores e, embora possa ser visitada em qualquer altura do ano, julho é especialmente recomendado para ver o horizonte de Pequim num dia claro.

Em julho, a cidade de Pequim tem um clima quente, o que significa que as vistas da torre são especialmente claras e nítidas. Os visitantes podem desfrutar de vistas panorâmicas da cidade, incluindo os arranha-céus do distrito financeiro, os históricos hutongs e o majestoso Palácio de verão. É também a altura ideal para assistir ao pôr do sol a partir do observatório principal da torre e descobrir o momento exato em que o sol se esconde lentamente por detrás das montanhas que rodeiam a cidade e a Aldeia Olímpica.

Também em julho, o Parque Olímpico é palco do Festival Olímpico da Cerveja, pelo que pode desfrutar de uma grande variedade de cervejas artesanais, comida local e entretenimento ao vivo enquanto aprecia as vistas da torre.

Detalhes interessantes

  • Preço: A entrada no observatório da torre custa cerca de 10 euros por pessoa.
  • Localização: Aldeia Olímpica, Pequim.
  • Horário de funcionamento: Todos os dias, das 8h30 às 22h.

12. Experimente a cozinha local com um passeio de tuk tuk

Mulher a cozinhar| ©Joaquín Montaño - Midjourney
Mulher a cozinhar| ©Joaquín Montaño - Midjourney

Outra sugestão ideal para uma noite de verão em julho é reservar um passeio gastronómico por Pequim num tuk tuk, onde poderá explorar os hutongs, as ruelas tradicionais da cidade velha, enquanto saboreia diferentes pratos e sabores nas bancas e restaurantes da zona.

Além disso, não terá de se preocupar com o local onde comer, pois será acompanhado por um guia especializado que o levará aos melhores recantos da gastronomia local para provar os pratos mais saborosos e as cervejas artesanais que vai adorar.

Conheça os sabores locais dos pratos tradicionais, como os noodles e os wraps, e cative o seu paladar numa atividade muito original.

Reservar um passeio gastronómico de tuk tuk por Pequim

13. Visitar o parque aquático Water Cube da Aldeia Olímpica

Parque aquático à noite| ©Nick Richards
Parque aquático à noite| ©Nick Richards

Se está a planear visitar Pequim com crianças ou se quer uma experiência de verão diferente na cidade, pode visitar o Parque Aquático do Cubo de Água da Aldeia Olímpica, que foi construído como parte dos Jogos Olímpicos de 2008 e apresenta uma variedade de atracções aquáticas, tais como escorregas aquáticos, rios preguiçosos, piscinas de ondas e áreas de recreio para os mais pequenos.

O parque aquático é conhecido pela sua arquitetura distinta, que inclui uma fachada de bolhas acrílicas translúcidas que cobre a maior parte do edifício. A fachada assemelha-se a uma bolha de água gigante e dá ao local o seu nome. No exterior do edifício, encontrará também piscinas e uma área de relaxamento com bancos e guarda-sóis para descansar.

A taxa de entrada é de cerca de 30 euros por pessoa para adultos, mas os preços podem aumentar durante os fins-de-semana ou feriados. Além disso, o parque também oferece descontos para crianças, idosos e grandes grupos. Os bilhetes podem ser adquiridos em linha ou na bilheteira do parque. Note-se que, em alguns casos, pode estar incluído nas melhores excursões de Pequim, pelo que poderá conseguir melhores preços.

Pormenores interessantes

  • Preço: A entrada no parque aquático custa aproximadamente 30 euros para adultos e 15 euros para crianças dos 5 aos 12 anos.
  • Localização: Water Cube, Olympic Village, Pequim.
  • Horário de funcionamento: Todos os dias, das 9h30 às 17h.

Temperaturas em Pequim em julho

Pequim em julho| ©Brad McCarthy
Pequim em julho| ©Brad McCarthy

Em julho, a capital chinesa oferece um clima quente e húmido, com temperaturas médias de 31°C, com mínimas de 20°C e máximas de 35°C - muito diferente do que encontrará se visitar durante os meses de outono, que é uma das melhores alturas para evitar o calor sufocante.

Tenha em atenção que a humidade pode fazer com que o tempo pareça mais quente e pegajoso do que as temperaturas reais sugerem, o que pode levar a alguns aguaceiros.

Reservar uma excursão a Pequim com a Grande Muralha da China

As multidões de turistas em Pequim em julho

Cidade Proibida| ©Seba Della y Sole Bossio
Cidade Proibida| ©Seba Della y Sole Bossio

O mês de julho faz parte da época alta em Pequim, uma vez que coincide com o verão chinês e com as férias escolares. Isto significa que se regista um grande afluxo de turistas locais e estrangeiros que visitam a cidade.

Os principais locais turísticos de Pequim, como a Cidade Proibida, a Grande Muralha da China e os templos mais famosos da cidade, tendem a ser bastante concorridos em julho, com longas filas de espera para entrar e multidões de pessoas nos locais de interesse, pelo que deve ter em atenção que poderá sofrer atrasos nas bilheteiras.

Para evitar longas esperas, aconselho-o a reservar alojamento e visitas turísticas com antecedência para evitar as multidões.

Reservar uma excursão gastronómica a Pequim

Preços em Pequim em julho

Palácio de verão| ©cattan2011
Palácio de verão| ©cattan2011

julho é considerado um dos meses de época alta, o que significa que alguns preços podem ser mais elevados do que noutras alturas do ano, especialmente no que diz respeito ao alojamento e à alimentação. Mesmo assim, é um mês ideal para desfrutar das melhores coisas para ver e fazer em Pequim.

Os preços das atracções podem variar de acordo com a popularidade e a procura, mas também são normalmente mais elevados para as actividades mais populares, como a Cidade Proibida e a Grande Muralha da China. No entanto, muitas atracções, como os museus, também oferecem descontos a estudantes e idosos.

Os preços dos transportes públicos, como os autocarros e o metro, mantêm-se estáveis durante todo o ano, embora se deva ter em conta que julho é uma altura económica para visitar Pequim.

Reservar uma excursão a Pequim com o Palácio de verão

O que levar na mala para uma visita a Pequim em julho

Bagagem| ©Ezequiel Garrido
Bagagem| ©Ezequiel Garrido

julho é um dos meses mais quentes do ano em Pequim, mas é também uma época de chuva e humidade na cidade, por isso aconselho-o a levar na sua mala os seguintes itens:

  • T-shirt leve.
  • Fato de banho.
  • Calças frescas.
  • Sapatos confortáveis.
  • Óculos de sol.
  • Protetor solar.
  • Guarda-chuva.
  • Mackintosh.
  • Casaco leve.

Reservar uma excursão à Grande Muralha