Como chegar à Grande Muralha da China

Existem várias secções da Grande Muralha da China abertas ao público, pelo que pode optar por visitar a que mais lhe agrada, ou as mais populares, que são Badaling e Mutianyu.

Andressa García

Andressa García

leitura de 7 minutos

Como chegar à Grande Muralha da China

Grande Muralha da China | ©William Christen

A Grande Muralha da China é um dos monumentos mais impressionantes e icónicos construídos pelo povo chinês. É tão grande que, quer a vejamos pessoalmente ou em fotografias, causará sempre uma sensação de admiração, pelo que é comum querer saber como chegar a este local.

Algumas das secções mais populares para visitar são Badaling e Mutianyu, que são as mais próximas de Pequim. Jinshanling, Jiankou e Simatai ficam em diferentes partes do país. Mas seja qual for a sua escolha, é claro que ir à Grande Muralha da China é uma das melhores coisas para ver e fazer em Pequim.

1. Visita guiada à Grande Muralha da China a partir de Pequim

Pôr do sol na Grande Muralha da China| ©Bernard Goldbach
Pôr do sol na Grande Muralha da China| ©Bernard Goldbach

A visita guiada à Grande Muralha da China é definitivamente a melhor maneira de viajar a partir de Pequim. Normalmente, este tipo de experiência inclui transporte da cidade para a secção da muralha que vai visitar. Uma das características mais marcantes desta opção é que o preço normalmente inclui a entrada na secção da muralha e um guia que fornece informações sobre a história e a arquitetura do local.

Dependendo do itinerário, poderá fazer um passeio pela muralha e possivelmente uma visita à secção Mutianyu da muralha, que é uma das secções mais famosas e populares entre os turistas. Aqui, de facto, poderá admirar vistas panorâmicas de tirar o fôlego da incrível paisagem natural. A visita guiada a este troço da muralha inclui normalmente transporte direto a partir da cidade.

Durante a viagem, terá a oportunidade de ver e tirar muitas fotografias das vistas panorâmicas da floresta próxima a partir do topo. Como neste tipo de experiência estará sempre acompanhado por um guia, pode esperar que este lhe mostre e fale sobre as torres de vigia renovadas que protegiam a cidade imperial dos invasores. Quase como regra geral, neste tipo de passeios poderá voltar a descer até ao ponto de partida, a partir da Muralha da China, no escorrega, que já está catalogado como uma atração lendária.

Sem dúvida, esta é uma experiência enriquecedora que recomendo que faça se viajar para Pequim por cinco dias ou menos, especialmente se nunca esteve na China e quer começar a conhecer um dos ícones mais representativos desta cultura asiática, que não é outro senão a Grande Muralha da China.

Detalhes interessantes

  • Preço: este tipo de excursões custa normalmente cerca de 60 euros por pessoa.
  • Duração: regra geral, estas experiências costumam durar cerca de 3 horas, embora tudo possa variar de acordo com as actividades programadas.
  • Meio de transporte: este tipo de passeios é quase sempre efectuado em miniautocarro ou carro particular com todas as comodidades.
  • Vantagens desta opção: É uma visita guiada por um profissional que o levará a ver a Grande Muralha da China. Geralmente, este tipo de excursão realiza-se a bordo de um autocarro com todas as comodidades. Durante a visita, ser-lhe-á quase sempre oferecida comida local.
  • Recomendado se... Nunca visitou a Grande Muralha da China e não quer perder nenhum pormenor da visita.

Reservar uma excursão à Grande Muralha e aos Túmulos Ming

2. Contratar um serviço de transporte privado

Grande Muralha de Mutianyu| ©Fabio Achilli
Grande Muralha de Mutianyu| ©Fabio Achilli

A segunda opção mais popular para visitar a Grande Muralha da China é contratar um serviço de transporte privado. Esta é uma opção muito boa se procura conforto e flexibilidade durante a sua visita. Geralmente, este tipo de serviço inclui transporte direto do seu hotel ou alojamento em Pequim para a secção da muralha que deseja visitar. E o melhor de tudo é que o motorista pode dar-lhe recomendações sobre as secções que deve ver.

Por vezes, este serviço privado dá-lhe a possibilidade de ter um guia turístico para lhe dar informações sobre a muralha e a sua história. Esta é a melhor opção se estiver a viajar para Pequim por um curto período de tempo e quiser explorar a cidade na sua totalidade, incluindo uma boa mas rápida visita à famosa Grande Muralha da China. Pode escolher esta opção para visitar o monumento icónico logo após fazer o seu transfer do aeroporto para Pequim.

Ao efetuar uma viagem deste tipo, deve ter em conta que todas as despesas são por sua conta. O transporte privado só deve ir buscá-lo ao seu hotel ou alojamento e trazê-lo de volta depois de ter visto e explorado toda a secção da muralha que foi visitar.

Nas secções de Mutianyu, Badaling e outras da Grande Muralha, pode desfrutar não só de um passeio divertido e histórico, mas também de vistas deslumbrantes da muralha.

Pormenores interessantes

  • Preço: O transporte privado sem guia turístico custa normalmente cerca de 96-100 euros por pessoa.
  • Duração: este passeio demora entre 5 e 8 horas.
  • Meio de transporte: o transporte é sempre efectuado em carro particular, autocarro ou minivan particular e com todo o conforto.
  • Vantagens desta opção: o transporte privado de e para o hotel ou alojamento está incluído. Além disso, será acompanhado por um motorista experiente.
  • Recomendado se... está a viajar para a cidade com pouco tempo mas não quer perder uma breve visita à Grande Muralha da China para apreciar esta obra de arquitetura antiga.

Reservar o transfer de autocarro para a Grande Muralha

3. Embarque no autocarro de transporte público

Grande Muralha de Jinshanling| ©Laurel F
Grande Muralha de Jinshanling| ©Laurel F

Os transportes públicos são uma das opções mais económicas para chegar à Grande Muralha da China. Há diferentes secções da Grande Muralha da China que vai gostar de visitar. Neste caso, sugiro que visite as secções de Mutianyu e Jinshanling.

Como chegar a Mutianyu

Para utilizar este sistema, terá de ir diretamente para a estação de metro Dongzhimen e, uma vez lá, terá de utilizar as linhas 2 e 13 do metro de Pequim. Depois de sair do metro, terá de encontrar a estação de autocarros e apanhar o autocarro 916 Express para chegar a Mutianyu, uma das secções mais bem preservadas da Grande Muralha da China.

A rotunda de Mutianyu será o local onde terá de sair e depois apanhar um autocarro que o levará diretamente à entrada da Grande Muralha.

Como chegar a Jinshanling

Por outro lado, se quiser visitar a secção de Jinshanling a partir de Pequim, terá de apanhar um autocarro diário, que parte às 8:00 da manhã e regressa por volta das 15:00.

Neste ponto, recomendo que chegue muito cedo para conseguir um lugar para si, porque é o único autocarro que parte diariamente, pelo que se enche muito fácil e rapidamente. Uma vez em Jinshanling, um miniautocarro gratuito levá-lo-á a uma das entradas da Grande Muralha. Recomendo que saia na primeira entrada para desfrutar da maior extensão da muralha.

Uma das melhores vantagens de fazer esta viagem de autocarro é que, uma vez chegado a qualquer uma das secções da Grande Muralha, terá a oportunidade de se juntar a uma das melhores excursões de bicicleta em Pequim e arredores, o que lhe permitirá percorrer a muralha mais confortavelmente.

Detalhes interessantes

  • Preço: terá de pagar cerca de 9 euros por pessoa para entrar no autocarro de transporte público que o levará à Grande Muralha da China.
  • Duração: a viagem de autocarro pode demorar até uma hora entre a cidade de Pequim e a Grande Muralha da China. O autocarro parte por volta das 8:00 horas e regressa por volta das 15:00 horas.
  • Meio de transporte: Toda a viagem é feita de autocarro.
  • Vantagens desta opção: é, sem dúvida, a opção mais económica para visitar a Grande Muralha da China.
  • Recomendado se... estiver a viajar com um orçamento limitado e quiser uma experiência mais aventureira na sua viagem de mochileiro.

4. Utilizar o autocarro turístico da Beijing Hub of Tour Dispatch

Autocarro turístico| ©zoesfolks
Autocarro turístico| ©zoesfolks

Finalmente, outra opção para visitar a Grande Muralha da China é apanhar o serviço de autocarro turístico da Beijing Hub of Tour Dispatch. Esta é uma opção muito boa se quiser visitar a Grande Muralha da China mas não sabe como o fazer. Com esta opção, terá um sistema de transporte garantido, com um sistema GPS integrado em tempo real que lhe permitirá saber onde se encontra e quanto tempo falta para chegar à próxima paragem.

O melhor é que, enquanto viaja no autocarro turístico, poderá utilizar o sistema de áudio em várias línguas que terá disponível a bordo, para saber informações detalhadas sobre a história e os pormenores da Grande Muralha. Além disso, este autocarro turístico de Pequim permite-lhe escolher entre muitas paragens e rotas para personalizar o seu itinerário.

Deve saber que o autocarro turístico que o leva à Grande Muralha da China também o pode levar a outros locais de interesse da cidade de Pequim e dos seus arredores, porque é uma rota especialmente concebida para turistas que vêm com todo o desejo de conhecer os locais mais incríveis e interessantes da cidade.

O melhor de tudo é que, seja qual for a rota que escolher, poderá sair em diferentes paragens para explorar os pontos altos da cidade.

Detalhes interessantes

  • Preço: terá de pagar cerca de 12 euros para entrar no autocarro turístico da cidade e apreciar não só a Grande Muralha da China, mas também outros pontos turísticos bastante populares em Pequim.
  • Duração: os horários do autocarro turístico variam de acordo com muitos factores, principalmente dependendo da estação do ano, mas, em geral, é possível entrar no autocarro entre as 08:00 e as 18:00. Também pode usufruir deste serviço entre as 09:00 e as 19:00, todos os dias.
  • Meio de transporte: este percurso é feito de autocarro.
  • Vantagens desta opção: o preço do bilhete de autocarro inclui tarifas reduzidas para entrar nas atracções turísticas que requerem um bilhete de entrada. O preço é o de um bilhete de ida e volta, que inclui também um guia turístico. A tarifa do almoço também está incluída em alguns percursos. As pessoas com mais de 60 anos de idade e as crianças com menos de 1,2 metros de altura podem entrar em alguns sítios turísticos com bilhetes preferenciais ou mesmo gratuitamente.
  • Recomendado se... estiver a viajar para Pequim com a intenção de ver muito mais do que apenas a Grande Muralha da China.

Como pode ver, a verdade é que não é muito difícil chegar à Grande Muralha da China a partir de Pequim, o que é certo é que cada uma das formas de chegar a este local, será adaptada a si, de acordo com o plano ou itinerário que estipulou para a sua viagem.

Reservar a excursão à Grande Muralha da China, Cidade Proibida e Tiananmen