10 coisas para fazer em Pequim à noite

Pequim é uma das cidades mais importantes da China, pelo que é possível encontrar actividades a qualquer hora do dia ou da noite. À noite, é possível descobrir as suas luzes e espectáculos típicos.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 10 minutos

10 coisas para fazer em Pequim à noite

Pequim à noite | ©Nörben0815

Pequim não é apenas um dos destinos mais famosos da China, é também a capital do país e, por conseguinte, o epicentro de muitos dos costumes locais e de algumas das atracções mais significativas. Conhecida como uma das cidades que nunca dorme, durante um passeio noturno poderá descobrir decorações luminosas e espectáculos interessantes.

Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Pequim à noite incluem visitar o Mercado Noturno da Seda, desfrutar de um espetáculo tradicional no Teatro Nacional, apreciar as vistas panorâmicas da Torre Olímpica, percorrer os hutongs tradicionais num passeio de bicicleta e jantar nos mercados de rua.

1. Visitar o Mercado Noturno da Seda

Mercado da Seda| ©Wendy Stirba
Mercado da Seda| ©Wendy Stirba

O Mercado Noturno da Seda é um dos locais de compras mais populares de Pequim e um dos sítios onde é quase certo que será levado se reservar uma excursão a Pequim. Aqui pode encontrar roupas, artesanato, eletrónica, jóias, lembranças e uma grande variedade de outras coisas. Mas também pode fazer outras actividades, como provar a cozinha chinesa e desfrutar do ambiente, que se torna festivo à noite.

Nas bancas de comida, pode deliciar-se com pratos tradicionais da cozinha local. Entretanto, também vai reparar nas luzes de néon, na música e na multidão de pessoas que se juntam ali todas as noites. Note-se que o regateio é um costume generalizado em todos os mercados chineses. Em todos os casos, quanto mais bens comprar, melhores serão os preços globais que obterá.

Outra atividade que pode fazer no Mercado Noturno da Seda é assistir a um espetáculo de dança e música tradicionais chinesas, que normalmente tem lugar num palco ao ar livre. O mercado pode ser visitado por conta própria ou durante um passeio por Pequim que inclua uma visita a este local.

Pormenores interessantes

  • Preço: A entrada no mercado é gratuita.
  • Localização: 186 Wangfujing, Dongcheng, Pequim.
  • Horário: das 10h às 23h.

Reservar uma excursão a Pequim

2. Veja as melhores vistas panorâmicas à noite a partir da Torre Olímpica

Torre Olímpica de Pequim| ©Lucien Muller
Torre Olímpica de Pequim| ©Lucien Muller

A Torre Olímpica tem um dos observatórios mais altos de Pequim e é um dos marcos da cidade, uma vez que foi construída para marcar o ponto mais alto da Aldeia Olímpica para os Jogos Olímpicos de 2008, dividindo a capital entre a zona antiga e tradicional do centro da cidade e a zona moderna nos arredores. A partir do miradouro de 234 metros, é possível ver algumas das melhores vistas, especialmente à noite.

Atualmente, a Torre Olímpica é utilizada apenas como observatório e, a partir dela, é possível ver as luzes brilhantes da cidade e alguns dos edifícios mais famosos, como o Estádio Nacional, conhecido como o Ninho de Pássaro, o Centro Aquático, a Cidade Proibida e os modernos arranha-céus que ladeiam as margens do rio Hai.

A Torre Olímpica oferece-lhe uma das melhores vistas nocturnas da cidade, do alto e fora do centro principal da cidade, coroado pela Praça Tiananmen e pelos palácios imperiais, especialmente se planear visitar Pequim no verão. Reserve uma excursão a Pequim e descubra mais sobre este lugar emblemático.

Detalhes interessantes

  • Preço: a taxa de entrada é de aproximadamente 15 euros.
  • Localização: Kehui South Road, Parque Olímpico em Chaoyang, Pequim.
  • Horário de funcionamento: das 7h às 23h30m.

Reservar uma excursão a Pequim

3. Passeie pela Praça Tiananmen e veja a iluminação do Portão da Paz Celestial

Tiananmen à noite| ©Andrey Sulitskiy
Tiananmen à noite| ©Andrey Sulitskiy

A Praça Tiananmen é um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Pequim e a vista à noite é de cortar a respiração. Ficará maravilhado com os edifícios iluminados e visitará o Monumento aos Heróis do Povo, onde poderá aprender mais sobre a história e a cultura da China.

Se reservar uma excursão à Praça de Tiananmen, visitará a Porta da Paz Celestial, que é um dos símbolos mais reconhecidos e está localizada no extremo sul de Tiananmen. Esta impressionante estrutura foi construída em 1417 durante a dinastia Ming e reconstruída no século XVII durante a dinastia Qing. O portão tem 33 metros de altura e é composto por uma torre central e duas alas laterais, cada uma com cinco divisões.

O Portão da Paz Celestial ocupa um espaço central no passado de Pequim, uma vez que serviu de entrada principal para a Cidade Proibida, que é o palácio imperial da China. Atualmente, continua a ser um importante símbolo político e é utilizado para eventos oficiais. É de notar que também é conhecida pela sua história trágica. Em 1989, Tiananmen foi palco de protestos estudantis que terminaram numa violenta repressão. Desde então, o local tem sido guardado pelas autoridades.

Informações de interesse

  • Preço: A entrada na praça é gratuita.
  • Localização: Dongcheng, Pequim
  • Horário de abertura: Não há restrições de abertura e fecho, embora seja vigiada 24 horas por dia.

Reservar uma excursão a Pequim

4. Faça um passeio de barco no Lago Houhai e descubra a Cidade Proibida

Cidade Proibida à noite| ©Cernavoda
Cidade Proibida à noite| ©Cernavoda

Houhai é um lago artificial no centro de Pequim, conhecido por oferecer algumas das melhores vistas panorâmicas da cidade, especialmente à noite, quando os edifícios e as luzes da capital se reflectem na água. Tem também uma vista direta da Cidade Proibida, que durante vários séculos foi a residência oficial dos imperadores chineses.

Entre as opções que pode escolher para descobrir as vistas do lago estão o aluguer de pequenos barcos a remos para explorar o lago por si próprio ou juntar-se aos barcos turísticos que podem acomodar um grande número de pessoas. Restaurantes, bares e templos também se encontram nas proximidades da zona do lago.

A área do lago Houhai também inclui outras actividades, como visitar os trilhos pedestres circundantes, praticar desportos aquáticos, apreciar a música e a atmosfera locais e tirar algumas das melhores fotografias de um horizonte diferente. O lago pode ser alcançado através dos autocarros turísticos hop-on-hop-off de Pequim.

Pormenores de interesse

  • Preço: os passeios de barco têm um custo inicial de cerca de 9 euros por adulto.
  • Localização: Lago Houhai, Pequim.
  • Horário: As excursões estão disponíveis até cerca das 23h30m.

Reservar uma excursão a Pequim

5. Jante nos mercados de rua

Bolinhos de massa do Sr. Shi| ©Garrett Ziegler
Bolinhos de massa do Sr. Shi| ©Garrett Ziegler

A vida quotidiana de Pequim e dos seus cidadãos gira em torno dos mercados de rua da capital, por isso, se quiser ter uma experiência local, não pode perder a oportunidade de visitar estes locais à noite e jantar nas suas bancas, que estão frequentemente incluídas nos itinerários das melhores excursões gastronómicas da cidade.

Se reservar uma excursão gastronómica de tuk tuk, alguns dos mercados que pode visitar incluem o Mercado da Seda, o Mercado Panjiayuan, que é o mercado de antiguidades mais famoso da cidade, o Mercado Hongqiao, o Mercado Yashow, o Mercado Dashilan, o Mercado Liulichang e o Mercado Wangfujing, que oferece uma grande variedade de produtos. Existem mais de 100 mercados em toda a capital, mas estes são os mais populares.

Note-se que os mercados estão normalmente abertos até à meia-noite, pelo que pode não só jantar neles, mas também descobrir o espírito festivo da cidade, que gira em torno da música e das luzes das bancas.

Reservar um passeio gastronómico de tuk tuk

6. Vista da Torre do Tambor e da Torre do Sino

Torre do Tambor| ©E.K.111
Torre do Tambor| ©E.K.111

A Torre do Tambor e a Torre do Sino são duas estruturas históricas famosas. Ambas as torres são monumentos antigos que remontam à dinastia Ming e são consideradas importantes tesouros da cultura local. Atualmente, é possível descobrir algumas das melhores vistas da cidade a partir delas, embora seja melhor visitá-las à noite para ver a sua estrutura oriental única.

A Torre do Tambor foi originalmente utilizada para marcar as horas e assinalar o início e o fim do dia, pelo que ocupou um lugar de destaque no passado da cidade. Atualmente, é um dos monumentos mais visitados de Pequim e alberga uma exposição de instrumentos musicais antigos, sendo considerado um dos melhores museus da capital chinesa.

A Torre do Sino, por sua vez, situa-se a norte da Torre do Tambor. Chama a atenção pela sua altura de 47 metros e pelo seu belo jardim. Os visitantes podem subir até ao topo para obter uma vista panorâmica de Pequim, mas apenas até às 20 horas. No entanto, será suficiente para ver o pôr do sol. Nos dias claros de verão, pode mesmo ver-se uma das partes da Grande Muralha da China, em Pequim, a partir da Torre do Sino.

Pormenores interessantes

  • Preço: a taxa de entrada para ambas as torres é de aproximadamente 22 euros por pessoa.
  • Localização: Zhonglou Wan Tong, Dongcheng, Pequim.
  • Horário de funcionamento: as torres estão abertas ao público diariamente das 7h às 20h.

Reservar uma visita guiada a Pequim

7. Pedale pelos tradicionais hutongs num passeio noturno de bicicleta

Rua de comida Wangfujing| ©Enrique RG
Rua de comida Wangfujing| ©Enrique RG

Os hutongs são ruelas estreitas típicas das cidades tradicionais chinesas que pode descobrir se reservar uma excursão a Pequim. Estas ruas estreitas, que são uma atração turística em Pequim, são ladeadas por edifícios baixos, geralmente residenciais, concebidos para formar um complexo de casas em banda. A melhor maneira de as explorar é alugar uma bicicleta e fazer uma excursão nocturna, quando as multidões estão no seu ponto mais baixo.

Nos tempos antigos, os hutongs eram comuns em muitas cidades chinesas, mas com o rápido desenvolvimento urbano e a modernização, muitos deles foram demolidos para dar lugar a edifícios altos e estradas mais largas. Hoje em dia, os hutongs sobreviventes são considerados locais históricos e turísticos e são frequentemente vistos como um símbolo da cultura e identidade tradicionais chinesas.

As melhores excursões de bicicleta em Pequim propõem normalmente um passeio pelos hutongs para descobrir um horizonte clássico da cidade e experimentar a atmosfera destes becos, onde as casas típicas se misturam com bancas de comida e lojas.

Pormenores interessantes

  • Preço: os passeios noturnos de bicicleta têm um custo inicial de aproximadamente 18 euros por pessoa.
  • Localização: Em Pequim, pode encontrá-los no centro da cidade, que é considerado a parte antiga da capital chinesa.

Reservar um passeio em Pequim

8. Passeio pelo Parque Olímpico

Parque Olímpico de Pequim| ©Yanli Guo
Parque Olímpico de Pequim| ©Yanli Guo

O Parque Olímpico, situado no bairro de Chaoyang, nos arredores de Pequim, foi construído para acolher as delegações durante os Jogos Olímpicos de 2008 e, desde então, tornou-se um marco da parte nova da cidade, em contraste com o centro da capital chinesa, que remete para a antiga arquitetura e tradições orientais.

Neste parque, poderá descobrir algumas das melhores vistas da cidade e, durante a noite, poderá ver iluminadas as imponentes instalações olímpicas, como o Ninho de Pássaro ou o Cubo de Água, que oferece vistas panorâmicas luminosas e um grande número de atracções, incluindo zonas verdes, fontes e lagos artificiais.

A melhor alternativa para visitar este local é optar pelas excursões de dia inteiro à Aldeia Olímpica ou escolher um dos autocarros turísticos hop-off da cidade que oferecem paragens no Parque Olímpico.

Detalhes de interesse

  • Preço: A entrada no Parque Olímpico é gratuita.
  • Localização: Kehui South Road, Parque Olímpico em Chaoyang, Pequim.
  • Horário de funcionamento: Aberto 24 horas por dia.

Reservar uma excursão a Pequim

9. Assistir a um espetáculo tradicional no Teatro Nacional de Pequim

Teatro Nacional de Pequim| ©Alexander
Teatro Nacional de Pequim| ©Alexander

O Grande Teatro Nacional de Pequim é um dos mais importantes e modernos teatros da China e é considerado uma obra-prima da arquitetura contemporânea. O teatro está situado numa zona próxima da Cidade Proibida e da Praça Tiananmen, o que permite combinar uma visita com outras excursões.

Concebido como uma estrutura circular com uma cúpula de titânio e vidro que se assemelha a um ovo gigante, o edifício é uma atração em si mesmo. Tem capacidade para mais de 5000 pessoas e possui três salas principais: a ópera, a sala de concertos e a sala de teatro, onde poderá assistir a espectáculos durante a sua viagem.

Se é fã de ópera, pode desfrutar de um típico espetáculo de música clássica apresentado pela Filarmónica de Pequim. Estes concertos estão normalmente disponíveis pelo menos uma vez por mês e os bilhetes podem ser adquiridos com antecedência no sítio Web oficial do Teatro Nacional. Desfrutar de um espetáculo neste teatro é uma das melhores coisas para fazer em Pequim à noite.

Detalhes interessantes

  • Preço: depende do espetáculo, mas pode obter bilhetes a partir de 18 euros.
  • Localização: 2 Chang'an West Avenue, Xicheng, Pequim
  • Horário de funcionamento: Os espectáculos começam a partir das 20 horas.

10. Descubra a ópera chinesa no Teatro Liyuan

Teatro Liyuan| ©IzabelaWinter
Teatro Liyuan| ©IzabelaWinter

O Teatro Liyuan não é tão moderno e arquitetonicamente marcante como o Teatro Nacional ou tão eclético como o Teatro Vermelho, que oferece os melhores espectáculos de Kung Fu em Pequim, mas é um dos mais tradicionais da capital chinesa, oferece os melhores concertos de ópera chinesa e é um dos lugares para ver e fazer em Pequim

O teatro está localizado num edifício com mais de 100 anos e caracteriza-se pela qualidade da sua acústica, que é muitas vezes acompanhada por efeitos de iluminação e pelos trajes dos artistas nos concertos. A ópera tradicional chinesa é um espetáculo muito colorido, que também inclui acrobacias e performances de diferentes tipos, pelo que visitar o Liyuan para assistir a estes espectáculos é uma das melhores alternativas para a sua viagem.

Embora os espectáculos sejam regulares e os bilhetes não costumem esgotar, aconselho-o a reservar os seus bilhetes com antecedência para evitar atrasos de última hora e para evitar alterações de preços.

Pormenores interessantes

  • Preço: Os espectáculos de ópera tradicional chinesa custam aproximadamente 24 euros por pessoa.
  • Localização: 175 Yong'an, Xicheng, Pequim.
  • Horário: Os espectáculos noturnos começam a partir das 19 horas.