Pequim em 3 dias: um guia para tirar o máximo proveito da sua visita

É possível explorar a cidade de Pequim num fim de semana prolongado, desde que se optimize o tempo do itinerário planeado. Eis uma lista dos pontos de interesse obrigatórios

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

Pequim em 3 dias: um guia para tirar o máximo proveito da sua visita

Pequim | ©Adrian Rodriguez Perez

Antiga e moderna, esta é a cidade milenar de Pequim, onde se encontram mais de 2.660 templos, palácios, museus, parques, praças, ruas pedonais repletas de galerias, centros comerciais e outros negócios. Um lugar cheio de contrastes. Descubra o melhor itinerário para a sua viagem de três dias à capital chinesa.

Dia 1: Conheça os pontos turísticos imperdíveis de Pequim

Através da Porta de Tiananmen| ©Shande Villa
Através da Porta de Tiananmen| ©Shande Villa

O plano para o seu dia 1 em Pequim é muito simples: aproveitar ao máximo o seu tempo para visitar o maior número de sítios possível. É o caso da Praça Tiananmen, do Grande Teatro Nacional, da Cidade Proibida, do Parque Jingshan, do Templo de Lama, do Templo de Confúcio e da rua pedonal Wangfujing.

Começar pela Praça Tiananmen

A primeira sugestão para este dia é a colossal Praça Tiananmen ou Porta da Paz Celestial, considerada a maior do mundo, devido às suas dimensões de 880 x 500 metros. Este destino fica a cerca de seis minutos de carro do centro da cidade.

À chegada, encontrará muitas coisas para fazer na Praça Tiananmen em Pequim. Algumas delas são:

  • Um obelisco de 38 metros de altura, erguido no centro da praça em honra dos heróis do povo.
  • O Grande Palácio do Povo, construído em 1959.
  • O Mausoléu de Mao Zedong, com os restos mortais do antigo presidente do Partido Comunista da China.

Além disso, no lado oeste da praça, encontra-se o Museu Nacional da China e, no lado leste, o Museu de História, no interior da Torre Quianmen. Para conhecer em pormenor cada um deles, recomendo que reserve uma visita guiada à Praça Tiananmen.

  • Preço: a entrada é gratuita e a visita guiada custa a partir de 82 euros.
  • Horário de funcionamento: das 5h às 22h.

Reservar uma visita guiada à Praça Tiananmen

Descubra o Grande Teatro Nacional da China

Se é um entusiasta da arquitetura, quando sair da Praça Tiananmen, deve dirigir-se ao Grande Teatro Nacional da China. Este impressionante edifício está localizado a cerca de cinco minutos a pé a leste.

Ficará maravilhado com a obra do parisiense Paul Andreu: uma imensa cúpula oval feita de titânio e vidro. Poderá admirar esta joia da arquitetura moderna e tirar fotografias em frente à sua fachada.

Deslumbre-se com a Cidade Proibida

A próxima paragem é a Cidade Proibida, conhecida durante as dinastias Ming e Qing como o Palácio Imperial Chinês, situada a cerca de seis minutos de carro ou 22 minutos a pé do Grande Teatro Nacional da China.

Neste edifício milenar, datado de 1406, encontrará enormes pavilhões de madeira, muitos pátios e jardins. Para além disso, existe um museu espantoso com relíquias representativas da história da China.

Se reservar a visita guiada à Cidade Proibida, poderá visitar o Salão da Harmonia Suprema, o Salão da Longevidade, a Porta de Tiananmen, o Jardim Imperial Yuhuyuan, a Escadaria de Mármore e a Muralha dos Nove Dragões.

  • Preço: a taxa de entrada começa em 60 yuan ou aproximadamente 8 euros de abril a outubro e 40 yuan ou aproximadamente 6 euros de novembro a março. O passeio pela Cidade Proibida, juntamente com a Grande Muralha da China e a Praça Tiananmen, começa em 82 euros.
  • Horário de funcionamento: aberto das 8h30 às 17h de abril a outubro, e das 8h30 às 16h de novembro a março. O museu está encerrado todas as segundas-feiras.

Reservar a excursão à Cidade Proibida

Não perca o Parque Jingshan

Parque Jingshan| ©Enrique RG
Parque Jingshan| ©Enrique RG

A cerca de 18 minutos a pé do destino acima indicado, encontra-se o Parque Jingshan, com uma bela colina, com não mais de 50 metros de altura, que se ergue no seu centro, de onde se tem uma vista privilegiada da Cidade Proibida. A partir daí, terá uma vista privilegiada da Cidade Proibida .

Poderá percorrer uma série de caminhos íngremes enquanto desfruta do ar fresco, da natureza e das estruturas e ornamentos característicos dos parques chineses (portões e pavilhões de madeira). É certamente uma atividade ideal se visitar Pequim no verão.

  • Preço: A taxa de entrada é de aproximadamente 2 yuan, cerca de 0,26 euros, e os residentes têm entrada gratuita.
  • Horário de abertura: O parque está aberto das 6h00 às 21h00 de abril a outubro e das 6h30 às 20h00 de novembro a maio.

Visitar o Templo da Lama

O Templo Lama é a próxima paragem deste itinerário. É um complexo de templos budistas e tibetanos localizado a cerca de 17 minutos de carro do Parque Jingshan.

Este lugar, construído em 1694 e considerado entre os melhores templos de Pequim, é um lugar verdadeiramente espiritual. Reserve uma visita ao Templo Lama e faça uma visita guiada aos vários edifícios que compõem o templo e admire a beleza da sua arquitetura tradicional chinesa, os ornamentos e as estátuas de bronze.

Poderá também observar outros visitantes a venerar Buda com as suas orações e incenso aceso.

  • Preço: A taxa de entrada começa em 25 yuan ou aproximadamente 4 euros por pessoa; enquanto a visita guiada começa em 79 euros.
  • Horário de abertura: Aberto diariamente das 9h às 16h.

Reservar a visita guiada ao Templo de Lama

Visitar o Templo de Confúcio

Diretamente em frente ao destino acima indicado (550 metros de distância ou cerca de sete minutos a pé), encontrará o Templo de Confúcio. Aí, verá uma estátua em tamanho real do pensador chinês e desfrutará de um ambiente natural agradável.

Durante a visita, percorrerá uma série de pavilhões rodeados por belos canais e vegetação. Todos estes espaços são acessíveis através de antigas pontes de mármore. Um local ideal para se afastar da agitação da cidade, relaxar, meditar e tirar algumas fotografias.

  • Preço: a entrada custa aproximadamente 30 yuan, ou cerca de 4 euros por pessoa.
  • Horário de abertura: aberto diariamente das 8h30 às 17h.

Passeio pela rua pedonal Wangfujing e pelo mercado dos insectos

Ao sair do Templo de Confúcio, pode aproximar-se da rua pedonal de Wangfujing, a cerca de 18 minutos de carro. Nesta artéria, encontrará uma atmosfera animada com lojas de classe mundial, galerias, centros comerciais, bancas de comida, restaurantes e muito mais.

Durante o seu passeio por Wangfujing, encontrará o famoso Bug Street Market, com dezenas de bancas de comida decoradas com lanternas vermelhas tradicionais chinesas. Pode embarcar num dos melhores tours gastronómicos de Pequim, provando uma variedade de insectos: aranhas, cavalos-marinhos, escorpiões, formigas, minhocas, cobras, entre outros. A minha recomendação é reservar o food tour de tuk tuk.

  • Preço: tanto o acesso à rua Wangfujing como ao mercado é gratuito, mas terá de pagar pelo que consumir.
  • Horário de funcionamento: o mercado de insectos está aberto todos os dias das 18h às 23h.

Reservar um passeio gastronómico de tuk tuk

Dia 2: Mergulhe mais fundo em Pequim: o Templo do Céu, a Rua Qianmen, o Parque Beihai

Templo do Céu| ©m w
Templo do Céu| ©m w

O principal objetivo do seu dia 2 em Pequim é visitar alguns dos pontos turísticos obrigatórios: o Templo do Céu, a Rua Qianmen, o Parque Beihai, a Mansão do Príncipe Gong, o Jardim Zoológico de Pequim e o Aquário de Pequim.

Entrar no Templo do Céu

A aventura do seu segundo dia começa no Templo do Céu, um dos principais destinos das melhores excursões de Pequim. Este é um local histórico localizado a 16 minutos de carro do centro da cidade.

No templo, terá acesso ao Salão da Abstinência, ao Altar Circular e ao Cofre Imperial. Para além disso, verá a Sala de Oração pelas Boas Colheitas, erigida num belo terraço de mármore para o imperador realizar rituais de pedido e agradecimento ao céu.

  • Preço: A entrada custa a partir de 35 yuan ou aproximadamente 5 euros.
  • Horário de abertura: O templo está aberto das 8h00 às 18h00 no verão e fecha uma hora mais cedo no resto do ano.

Passeio pela rua pedonal Qianmen

O próximo destino é a rua pedonal Qianmen, a cerca de 14 minutos de carro ou 33 minutos a pé do Templo do Céu. Aliás, pode aproveitar a linha 7 do metro, que pára perto do templo.

O comprimento desta rua é de cerca de 845 metros, onde encontrará uma variedade de lojas e restaurantes que mantêm uma estética clássica. Poderá passear enquanto compra lembranças e saboreia a cozinha tradicional chinesa e de fusão. Tudo isto num ambiente animado.

Passeio pelo Parque Beihai

A cerca de 15 minutos de carro ou 30 minutos a pé, encontrará o segundo destino do seu itinerário, o Parque Beihai. Este espaço natural, com cerca de 500 metros de largura e 3 quilómetros de comprimento, alberga uma série de jardins, templos, pavilhões e muralhas.

Ao longo do seu passeio pelo parque, descobrirá os Pavilhões dos 5 dragões, construídos em 1602. Trata-se de cinco edifícios ligados entre si, recriando a forma de um dragão. Há também o Muro dos Nove Dragões, feito de azulejos de sete cores diferentes e, no lado norte do parque, o Jardim Beihai Jingxinzhai, com 4.000 metros quadrados.

  • Preço: A taxa de entrada é de aproximadamente 10 yuan, ou cerca de 2 euros, de abril a outubro, e de 5 yuan ou 0,68 euros, de novembro a março.
  • Horário de abertura: O parque está aberto das 6h30 às 21h00 de abril a outubro e das 6h30 às 20h00 de novembro a março.

Descobrir a Mansão do Príncipe Gong

A Mansão do Príncipe Gong é a próxima paragem. Fica a 25 minutos a pé do Parque Beihai ou a 13 minutos de carro do Parque Beihai. Ambos os tempos são aproximados, uma vez que dependerão da sua velocidade de caminhada e do fluxo de tráfego, respetivamente.

Nesta mansão-museu construída durante a dinastia Qing em 1777, terá a oportunidade de explorar vários jardins e pátios. O ambiente é tradicional, com lagos e colinas artificiais.

  • Preço: A entrada no parque custa 40 yuan, aproximadamente 6 euros por pessoa.
  • Horário de abertura: O parque está aberto das 7h30 às 4h30.

Maravilhar-se com o Jardim Zoológico de Pequim

Entrada do jardim zoológico| ©leo818lion
Entrada do jardim zoológico| ©leo818lion

A 14 minutos de carro do destino acima fica o Jardim Zoológico de Pequim, com diferentes espécies de animais (gorilas, elefantes, entre outros) e o centro de vida marinha com tubarões, golfinhos e peixes. Para além disso, existe a Casa do Panda.

No jardim zoológico, desfrutará também de um ambiente natural agradável, adequado para relaxar e tirar muitas fotografias. Verá alguns lagos e lagoas rodeados por uma bela vegetação. Pode também navegar através de um extenso canal.

  • Preço: A entrada no jardim zoológico custa aproximadamente 15 yuan ou cerca de 1,90 euros no verão, e 10 yuan ou cerca de 2 euros no inverno. A entrada no Centro Panda custa a partir de 5 yuan ou 0,68 euros.
  • Horário de abertura: O jardim zoológico está aberto das 7h30 às 18h00 no verão e das 7h30 às 17h00 no inverno. A Casa do Panda está aberta das 8h00 às 18h00 no verão e das 8h00 às 17h00 no inverno.

Não perca o Aquário de Pequim

Outra atração imperdível é o Aquário de Pequim, apenas a 14 minutos a pé do destino acima. Trata-se de um enorme museu, que exibe a vida marinha de milhares de espécies.

No interior deste edifício, considerado um dos melhores museus de Pequim, encontrará três fantásticos tanques com tubarões, medusas e baleias brancas. Há também colecções de dezenas de milhares de peixes ornamentais marinhos e peixes ornamentais de água doce. Por fim, desfrute do espetáculo de leões-marinhos, golfinhos e baleias.

  • Preço: O preço médio é de 175 yuan ou cerca de 24 euros por pessoa. Os estudantes e as crianças com menos de 18 anos pagam cerca de 87 yuan ou 12 euros.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 17h30m.

Dia 3: Fazer uma viagem de um dia a partir de Pequim

Visita à Grande Muralha da China| ©Ajmal MK
Visita à Grande Muralha da China| ©Ajmal MK

Depois de desfrutar das melhores coisas para fazer em Pequim, neste último dia em Pequim pode escapar à agitação da cidade e visitar alguns destinos de grande significado histórico, social e cultural. Pode escolher entre o Antigo Palácio de verão e a Grande Muralha da China.

Opção 1: Visitar o Antigo Palácio de verão

A cerca de 12 quilómetros ou 40 minutos de carro de Pequim, encontra-se o Antigo Palácio de verão do Imperador. É um jardim gigantesco com ruínas, templos, pontes e pavilhões. Alguns dos pontos turísticos que verá se reservar a excursão ao Palácio de verão incluem:

  • O Salão da Benevolência e Longevidade: com um trono decorado por nove dragões míticos.
  • O Jardim da Virtude e da Harmonia: quatro pátios pontilhados com edifícios como o Grande Teatro.
  • As ruínas do antigo palácio de verão: produto da destruição causada em 1860 após a Segunda Guerra do Ópio.
  • Sala de exposições: com uma maqueta do antigo palácio e várias relíquias.

Há também a Rua Suzhou, onde se pode desfrutar de algumas casas de chá, restaurantes e lojas de estilo antigo e muitas outras jóias escondidas no Antigo Palácio de verão.

  • Preço: A taxa de entrada começa em 50 yuan, cerca de 7 euros por pessoa no inverno e 60 yuan ou cerca de 8 euros no verão, e a visita guiada começa em 79 euros.
  • Horário de funcionamento: aberto das 6h30 às 18h de abril a outubro, e das 7h às 17h no resto do ano.

Reservar a visita ao Palácio de verão

Opção 2: Deslumbrar-se com a Grande Muralha da China

Uma viagem de um dia à Grande Muralha da China é uma óptima maneira de terminar o seu itinerário de três dias na cidade. É uma das sete maravilhas do mundo. Se não sabe como chegar à Grande Muralha da China, não se preocupe, pode reservar uma excursão à Grande Muralha e aos Túmulos Ming. Viajará menos de duas horas do centro da cidade para Mutianyu, considerada a secção mais bonita e menos concorrida da Muralha.

Uma vez em Mutianyu, deve começar a sua subida da Muralha. Está disponível uma escadaria de 10.000 degraus, um funicular ou um teleférico. Em seguida, começará o passeio a pé por esta construção milenar, admirando a sua esplêndida arquitetura e tirando fotografias fantásticas. Entretanto, o guia irá contar-lhe a história do local.

Se preferir visitar a Grande Muralha da China por conta própria, não hesite em reservar o transfer de autocarro para a Grande Muralha da China a partir de Pequim para lá chegar sem problemas.

  • Preço: o custo da excursão começa em 74 euros.
  • Horário de funcionamento: Esta secção está aberta diariamente de abril a outubro das 7h30 às 18h, e de novembro a março das 8h às 17h.

Reservar uma excursão à Grande Muralha

Destaques da atividade de 3 dias em Pequim

A cidade de Pequim, também chamada de Beijing, é um lugar com muitas atracções turísticas para descobrir. Por isso, durante a sua estadia, terá de organizar o seu tempo com um itinerário, a fim de visitar o maior número possível de destinos.

  • Dia 1
  • A Cidade Proibida
  • A partir de 60 yuan ou 8 euros por pessoa (abril a outubro) e 40 yuan ou 6 euros (novembro a março).
  • Aberto das 8h30 às 17h00 (abril a outubro) e das 8h30 às 16h00 (novembro a março)
  • Duração da visita: 4 horas (aprox.)
  • Dia 2
  • Templo do Céu
  • A partir de 35 yuan ou 5 euros por pessoa
  • Aberto das 8h00 às 18h00 (verão) e fecha uma hora mais cedo no resto do ano.
  • Duração da visita: 2 horas (aprox.)
  • Dia 3
  • Visita à Grande Muralha da China de Mutianyu
  • A partir de 90 euros por pessoa
  • Aberto diariamente de abril a outubro (7:30 - 18:00) e de novembro a março (8:00 - 17:00)
  • Duração da excursão 9 horas (aprox.)