Pequim em 7 dias: um guia para tirar o máximo proveito da sua visita

Sete dias em Pequim permitir-lhe-ão visitar locais impressionantes como o Palácio de verão, a Cidade Proibida, a Grande Muralha da China e muitos outros.

Andressa García

Andressa García

leitura de 11 minutos

Pequim em 7 dias: um guia para tirar o máximo proveito da sua visita

Conhecer Pequim | ©Rajitha Ranasinghe

Uma visita de sete dias a Pequim é uma óptima maneira de conhecer as melhores coisas para ver e fazer em Pequim. De um modo geral, Pequim é uma cidade cheia de maravilhas, tanto conhecidas como desconhecidas, que oferecem uma experiência única e emocionante a todos os que a visitam.

Dia 1: Palácio de verão e Parque Olímpico

Parque Olímpico de Pequim| ©Yanli Guo
Parque Olímpico de Pequim| ©Yanli Guo

Neste itinerário de um dia em Pequim, começará com uma visita ao Palácio de verão. Para o almoço, recomendo que experimente alguns deliciosos pratos locais numa banca de comida de rua. Depois, faça uma paragem no Parque Olímpico e, para terminar o dia, poderá jantar num restaurante especializado no famoso pato à Pequim.

Visita ao Palácio de verão

Depois de um bom pequeno-almoço, é hora de desfrutar de uma visita ao Palácio de verão. É melhor reservar uma visita guiada ao Palácio de verão para ter uma melhor noção da história e da cultura da China. É um antigo jardim imperial situado a cerca de 15 quilómetros a noroeste do centro de Pequim.

Durante a visita, será acompanhado por um guia especializado que lhe dará todas as informações sobre cada um destes lugares especiais, embora se quiser visitá-lo sozinho e sem a companhia de um guia especializado, também o possa fazer. Mas, sem dúvida, este é um dos melhores passeios em Pequim.

Reservar a excursão ao Palácio de verão, Templo Lama e Jardim Panda

Ir ao Parque Olímpico e ao Estádio Ninho de Pássaro

Depois de deixar o Palácio de verão para trás, por volta das 11:00, vai adorar ir ver o Parque Olímpico, uma área desportiva construída para os Jogos Olímpicos de Pequim de 2008.

O seu estádio principal é o Estádio Nacional, também conhecido como Ninho de Pássaro, porque o seu design arquitetónico único é muito semelhante a um ninho de pássaro.

Este estádio é considerado um dos estádios mais impressionantes do mundo e foi objeto de vários programas de televisão e filmes.

  • Duração: Recomendo que não fique menos de 2 horas.

Almoçar e fazer um passeio de bicicleta pela cidade moderna

Depois de ter passado pouco mais de duas horas a visitar o Parque Olímpico de Pequim, vai certamente querer conhecer outras partes da cidade. Por esta razão, recomendo que se inscreva num bom passeio de bicicleta pela cidade, onde terá a oportunidade de ver os melhores aspectos da Pequim moderna e da sua vida agitada.

Mas antes de começar este passeio, é altura de comer. Pode almoçar comida tradicional chinesa num dos restaurantes perto do Parque Olímpico.

Jantar num restaurante de comida local

Por volta das 18:00 horas, e depois de ter percorrido a moderna Pequim de bicicleta, é provável que tenha vontade de almoçar, pelo que recomendo que vá a um restaurante local.

Como o jantar pode durar entre uma e duas horas, terá o resto da noite livre para explorar a animada vida nocturna de Pequ im ou descansar um pouco.

Mas, se estiver disposto a isso, pode também reservar uma excursão gastronómica em tuk tuk para absorver todos os sabores e curiosidades da cozinha chinesa.

Reservar uma excursão gastronómica de tuk tuk

Dia 2: Cidade Proibida, Praça Tiananmen e Hutongs

Cidade Proibida| ©cattan2011
Cidade Proibida| ©cattan2011

Para este segundo dia do seu itinerário em Pequim, começará com um pequeno-almoço tradicional chinês numa banca de rua local ou, se preferir, coma qualquer coisa no seu alojamento. De seguida, visitará a Cidade Proibida, a Praça de Tiananmen, fará um passeio de riquexó pelos hutongs e, por fim, almoçará uma refeição quente.

Visita à Cidade Proibida

Logo após o pequeno-almoço, poderá ir à Cidade Proibida, onde entrará por volta das 9:00.

Deve ter em conta que a visita à Cidade Pro ibida é obrigatória, pois é um dos locais turísticos mais emblemáticos e históricos de Pequim.

Neste caso, também recomendo que reserve uma visita guiada à Cidade Proibida porque inclui outros pontos turísticos que pode combinar perfeitamente com a sua viagem de 7 dias em Pequim.

  • Duração: cerca de três horas

Reservar a excursão à Grande Muralha da China, Cidade Proibida e Tiananmen

Visita à Praça Tiananmen

Por volta das 12:00, será altura de visitar a Praça Tiananmen, que ficará para ver durante pelo menos mais uma hora. A Praça T iananmen fica mesmo à saída da Cidade Proibida, pelo que não terá de fazer muito esforço para lá chegar.

Se não sabe o que ver na Praça Tiananmen, recomendo que leia este artigo. Mas entre os destaques estão:

  • O Mausoléu de Mao.
  • O Monumento às Bandeiras.

Quando reservar a excursão à Cidade Proibida, Tiananmen também está incluída. Portanto, se reservar, também fará esta parte com um guia.

Reservar a excursão à Grande Muralha da China, Cidade Proibida e Tiananmen

Faça um passeio de riquixá pelos Hutongs

Depois de terminar o seu passeio na Praça Tiananmen, por volta das 13:00, vai certamente querer almoçar num dos mercados de rua ou nas praças de alimentação à volta da praça.

Depois, por volta das 14:00, é uma boa altura para dar um belo passeio de riquexó pelos hutongs, que são ruelas estreitas tradicionais típicas de Pequim. Um passeio pelos hutongs de Pequim dar-lhe-á uma visão autêntica da vida e da cultura locais da cidade.

Logo a seguir, recomendo que use algum do seu tempo para explorar um pouco mais a cidade, desta vez a pé, e para desfrutar do ar livre antes de ir jantar numa qualquer banca de comida local.

Reservar a excursão à Grande Muralha da China, Cidade Proibida e Tiananmen

Jantar num restaurante local de comida quente

Por volta das 19:00, será hora de desfrutar de um bom jantar num restaurante local de hot pot. O hot pot é uma especialidade local muito saborosa e um dos pratos mais emblemáticos da cultura chinesa, especialmente em Pequim.

Dia 3: Grande Muralha, cidade moderna e mercado de rua

Pôr do sol na Grande Muralha da China| ©Bernard Goldbach
Pôr do sol na Grande Muralha da China| ©Bernard Goldbach

No seu terceiro dia em Pequim, sugiro uma visita de um dia à Grande Muralha da China. Depois, quando regressar à cidade, terá tempo livre para relaxar ou fazer actividades ao ar livre.

Fazer uma excursão de um dia à Grande Muralha da China

De manhã cedo, por volta das 8:00, pode começar o seu dia com uma excursão de dia inteiro à Grande Muralha da China. Recomendo que reserve uma excurs ão à Grande Muralha que inclua um guia turístico para explorar as diferentes secções da Grande Muralha com uma paragem para piquenique.

  • Duração: depende da secção da muralha que escolher e também do ritmo do grupo, embora uma visita guiada à Grande Muralha da China demore normalmente pouco mais de oito horas.

Reservar uma excursão à Grande Muralha e aos Túmulos Ming

Regresso à cidade durante a tarde para descanso ou actividades livres

Depois da excursão de dia inteiro à Grande Muralha da China, pode regressar à cidade à tarde e ter algum tempo livre para descansar ou fazer algumas actividades livres na cidade antes de ir desfrutar de um bom jantar.

Como regressará à cidade por volta das 16h00, pode aproveitar para visitar um dos templos budistas emblemáticos da cidade ou um dos melhores museus de Pequim. Também pode fazer outras actividades gratuitas na cidade.

Reservar uma excursão à Grande Muralha e aos Túmulos Ming

Jantar num mercado de rua ou numa praça de alimentação

Finalmente, para terminar o terceiro dia, recomendo jantar num dos mercados de rua mais populares de Pequim, incluindo o Mercado Noturno de Donghuamen.

Dia 4: Templo do Céu e Jardim Zoológico de Pequim

Entrada do jardim zoológico| ©leo818lion
Entrada do jardim zoológico| ©leo818lion

O quarto dia começa com o Templo do Céu, onde verá a arquitetura imperial e a cultura chinesa. Depois, visitará o Jardim Zoológico de Pequim para aprender sobre as várias espécies animais que habitam a China.

Visita ao Templo do Céu

Depois do pequeno-almoço, é tempo de apanhar um táxi ou um metro para ir ao Templo do Céu, que é um templo imperial chinês situado no Parque Tiantan Gongyuan, conhecido pela sua dimensão e beleza.

Uma vez terminada a visita, é altura de almoçar, pelo que encontrará várias opções nas proximidades, incluindo restaurantes chineses e ocidentais nos centros comerciais próximos.

  • Duração: Recomendo ficar no Templo do Céu por cerca de três horas.

Visita ao Jardim Zoológico de Pequim

Depois de almoçar e curtir o Templo do Céu, o relógio deve marcar pouco mais de 13:30, então nesse momento eu recomendo pegar um táxi para levá-lo ao Zoológico de Pequim, que fica a cerca de 20 minutos de carro do Templo do Céu.

  • Que animais há lá: há animais típicos chineses, como ursos panda**, leopardos da neve e gorilas das planícies orientais.
  • Duração: recomendo que passe cerca de três horas aqui.

Uma vez que sairá do jardim zoológico por volta das 17:00, pode usar esse tempo ao fim da tarde para começar a desfrutar do jantar e da vida nocturna. Sanlitun é uma área popular para sair à noite, com muitos bares e restaurantes para escolher.

Dia 5: Templo dos Lamas, Parque dos Príncipes e Wangfujing

Rua de comida de Wangfujing| ©Enrique RG
Rua de comida de Wangfujing| ©Enrique RG

Neste quinto dia em Pequim, visitará o Templo dos Lamas, o Parque dos Príncipes e a rua comercial Wangfujing.

Visita ao Templo dos Lamas

Depois do pequeno-almoço, é hora de apanhar o metro ou um táxi que o levará ao Templo dos Lamas, um importante local turístico e cultural da cidade.

Esta joia arquitetónica, que também pode visitar quando reservar uma excursão ao Templo dos Lamas, combina elementos da cultura tibetana e chinesa e é um excelente exemplo da influência do budismo na China. A visita a este templo demora pouco mais de duas a três horas.

Reservar a excursão ao Palácio de verão, ao Templo do Lama e ao Jardim dos Pandas

Almoçar num restaurante chinês

Como vai sair do Templo Lama por volta das 12:00, vai apetecer-lhe comer qualquer coisa, por isso, à hora do almoço, recomendo que vá ao Mercado Wangfujing, um mercado de comida de rua muito popular no centro da cidade, com uma grande variedade de opções de comida tradicional chinesa a preços muito acessíveis.

Visitar o Parque dos Príncipes

Depois do almoço, recomendo que vá ao Parque dos Príncipes, também conhecido como Parque Zhongshan e que recomendo que visite se quiser desfrutar de um espaço calmo e relaxante, pois está longe do barulho e da azáfama da cidade.

  • Oque há no Parque dos Príncipes: um grande jardim com lagos, pagodes e pontes.
  • Duração: Aconselho-o a ficar cerca de três horas, pelo que sairá por volta das 16:00, altura ideal para seguir para o ponto seguinte do seu itinerário.

Tarde livre com opção de compras em Wangfujing

A partir das 16:00, terá a oportunidade de passar a tarde a fazer compras na rua comercial Wangfujing, uma das avenidas mais populares da cidade e que lhe agradará pela sua atmosfera movimentada e animada.

É conhecida pelas suas:

  • Lojas de marca
  • Lojas de departamentos
  • Lojas e restaurantes de comida local.

Jante numa fonte de hot pot ou num restaurante de comida de rua.

Depois de ter descoberto esta rua comercial, recomendo-lhe que termine o dia numa fonte de hot pot ou numa banca de comida de rua local, incluindo o famoso Mercado Noturno de Donghuamen, um local onde pode experimentar vários pratos tradicionais chineses.

No final do dia, pode regressar ao seu hotel e preparar-se para um sexto dia de visitas turísticas em Pequim.

Dia 6: Universidade de Tsinghua, Museu Nacional e Teatro

Teatro Nacional de Pequim| ©Alexander
Teatro Nacional de Pequim| ©Alexander

No sexto dia da sua visita a Pequim, começará com uma visita à Universidade de Tsinghua, depois irá ao Museu Nacional da China e, mais tarde, assistirá a um espetáculo de ópera tradicional chinesa no Teatro Nacional de Pequim. Termine o dia com um jantar no Xidan, e não faltarão provas de comida pelo caminho.

Visita à Universidade de Tsinghua

Neste dia, a sua viagem começa na Universidade de Tsinghua para conhecer uma das mais prestigiadas instituições de ensino da China.

Se participar numa visita guiada, ficará a conhecer a história da Universidade e o seu papel no desenvolvimento da China em termos de tecnologia, ciência e educação. Mas também conhecerá estudantes e professores de Tsinghua para ter uma ideia da vida quotidiana no campus.

  • Duração: esta visita não dura mais de duas horas.

Visita ao Museu Nacional da China

Depois da universidade, dirige-se diretamente ao Museu Nacional da China, que contém importantes artefactos históricos e culturais do país, mas é também um dos maiores museus do mundo.

  • O que vai encontrar: exposições que vão desde a história pré-histórica da China até à fundação da República em 1949.
  • Quais são as áreas mais populares do museu: a coleção de bronzes antigos, a coleção de esculturas das dinastias Ming e Qing, a famosa coleção de pinturas e caligrafia chinesas e a Sala dos Tesouros.
  • Duração: A duração da visita é de cerca de duas horas, pelo que a partida será aproximadamente às 13h00, hora ideal para o almoço.

Almoço no café do museu ou no centro comercial Oriental Plaza

Para o almoço, pode optar por comer no café do museu ou provar a comida tradicional no centro comercial Oriental Plaza. Alguns dos locais que vai gostar de visitar são:

  • The Horizon
  • Zarah Cafe
  • Din Tai Fung
  • South German Bakery
  • Jasmine.

Se preferir, sugiro que se inscreva num tour gastronómico em Pequim, onde poderá experimentar diferentes sabores da cozinha asiática. Uma das mais interessantes é reservar um passeio gastronómico num tuk tuk para ir de um lado para o outro neste curioso meio de transporte.

Reservar um passeio gastronómico de tuk tuk

Ir ao Teatro Nacional de Pequim para assistir a uma ópera tradicional chinesa

Depois de algumas horas para almoçar, pode dirigir-se para o seu próximo destino, que não é outro senão o Teatro Nacional de Pequim, onde pode desfrutar de um espetáculo de ópera tradicional chinesa, que não dura mais de duas horas.

A ópera tradicional chinesa é uma forma de arte antiga que combina música, dança, canto, teatro e acrobacias, e o Teatro Nacional de Pequ im é o local ideal para a ver.

Se não quiser apreciar a ópera, pode também assistir a um espetáculo de kung fu em Pequim ou comprar bilhetes para um espetáculo de acrobacias no Teatro Chaoyang.

Jantar em Xidan, visitando um mercado noturno

Para o jantar, irá ao bairro de Xidan, conhecido pelos seus restaurantes e lojas. Trata-se geralmente de uma zona comercial no centro de Pequim onde se pode encontrar uma grande variedade de opções gastronómicas que vão desde a cozinha tradicional chinesa à comida internacional.

Dia 7: Jardim Botânico e Torre CCTV

Torre CCTV| ©Tim Wang
Torre CCTV| ©Tim Wang

Para o seu último dia de itinerário em Pequim, irá ao Jardim Botânico de Pequim e à Torre CCTV para desfrutar de vistas panorâmicas da cidade a partir do topo. Em seguida, desfrutará das atracções da cidade por sua conta.

Excursão de meio dia ao Jardim Botânico de Pequim

Neste dia, pode ir ao Jardim Botânico de Pequim, na parte noroeste da cidade, onde poderá desfrutar de belas paisagens com lagos, jardins e flores espectaculares.

  • Duração: Recomendo que passe cerca de duas horas no jardim, embora tudo dependa da organização do guia.
  • O que é que estas excursões incluem: normalmente almoço.

Visita à Torre CCTV

Depois de regressar à cidade, irá à Torre CCTV, um dos edifícios mais emblemáticos e modernos da cidade. Poderá subir para desfrutar das vistas mais deslumbrantes de Pequim e dos seus arredores.

  • Duração: pouco mais de uma hora.

Depois de visitar a Torre CCTV, pode regressar ao seu hotel para descansar e preparar-se para uma partida antecipada de regresso a casa.

Com esta excursão, estará a completar o seu itinerário de sete dias de visita à cidade de Pequim. Durante este tempo, terá certamente tido a oportunidade de ver muitos dos pontos turísticos mais interessantes e emblemáticos da cidade.