11 Coisas para Fazer com Crianças em Bruxelas

Também conhecida como a capital da Europa, Bruxelas é uma cidade segura, que pode ser percorrida a pé, com opções de entretenimento para crianças de todas as idades.

Carolina Morales

Carolina Morales

leitura de 12 minutos

11 Coisas para Fazer com Crianças em Bruxelas

Manneken Pis em Bruxelas | ©Frédéric Paulussen

Para além dos monumentos tradicionais, dos parques e das restantes atracções de Bruxelas, a capital belga dispõe de um vasto leque de actividades que podem tornar a experiência numa grande aventura para os mais pequenos.

Museus educativos, espaços de visita interactiva, parques de diversões e diversas actividades imersivas concebidas especialmente para os mais novos, a capital belga é um enorme campo de descobertas maravilhosas para entreter os seus visitantes mais novos.

1. Seguir o percurso do Manneken Pis

Estátua do Manneken Pis| ©Francisco Antunes
Estátua do Manneken Pis| ©Francisco Antunes

Um percurso divertido para incentivar as crianças a caminhar é o famoso percurso do Manneken Pis, Jeanneke Pis e Zinneke Pis. Encontrar estas pequenas estátuas engraçadas de um rapaz, uma rapariga e um cãozinho a fazer xixi é uma boa desculpa para convencer os mais pequenos a passear pela cidade e a desfrutar de tudo o que há para ver em Bruxelas

Se viajar com pouco tempo e quiser aproveitar ao máximo a experiência, um passeio num dos autocarros turísticos de Bruxelas pode ser ideal para toda a família. Para além de ser confortável, esta opção permite-lhe explorar a cidade ao seu próprio ritmo e decidir quais os locais que melhor se adequam ao que procura.

Reservar o autocarro turístico de Bruxelas

2. Visitar o Atomium

Por baixo do Atomium| ©Giannis Pitarokilis
Por baixo do Atomium| ©Giannis Pitarokilis

Se esta réplica de um átomo ampliado milhões de vezes já é suficientemente impressionante para si, imagine para uma criança. Uma visita ao Atomium em Bruxelas é altamente recomendada. Aconselho-o a adquirir os seus bilhetes com antecedência e a não perder esta experiência.

Embora o programa ofereça exposições permanentes interessantes, os visitantes mais jovens interessar-se-ão pela experiência em si. Num cenário futurista, com recantos iluminados para explorar, oficinas especiais, mobiliário urbano apelativo e passagens entre as esferas, esta pode ser a atividade que procurava para relaxar enquanto eles se divertem.

Informações úteis:

  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 10:00 às 18:00. Última entrada às 17:30.
  • Preço: Os adultos pagam 20 euros, os estudantes 12 euros e os seniores 17 euros. Os jovens (com mais de 115 cm de altura e menos de 17 anos) pagam 12 euros e as crianças com menos de 115 cm são gratuitas.
  • Endereço: Pl. de l'Atomium 1, 1020 Bruxelas.

Reservar bilhetes para o Atomium em Bruxelas

3. Visitar o Autoworld Museum em Bruxelas

Se é um apaixonado por automóveis, não perca o Autoworld Museum em Bruxelas, que possui uma das colecções de automóveis mais diversificadas do mundo, com mais de 300 exemplares, incluindo modelos desde o final do século XIX até aos nossos dias.

Veículos de tração animal, a gás, a vapor, a diesel e eléctricos. O mais interessante é que se pode subir para cima deles e tirar fotografias, o que faz com que seja uma atividade ideal para os mais novos da família.

Além disso, o bilhete inclui um audioguia com informações sobre todos os modelos. Não hesite. Não perca a oportunidade de andar num Bentley de 1928, num Bugatti Type 23 dos anos 20 ou nos clássicos Mustang e Corvette, tão populares nos anos 50 e 60 nos EUA.

Reserve o seu bilhete para o Autoworld Brussels Museum

4. Viaje no tempo com a sua visita ao Train World em Bruxelas

E outra visita obrigatória para os mais pequenos em casa é o " Mundo do Comboio ", onde entrará na mais antiga rede ferroviária da Europa. Uma experiência interactiva única que lhe permitirá conhecer o património e o significado histórico do sistema ferroviário belga, que pertence à Belgian National Railway Company.

Neste espaço, poderá apreciar uma exposição de fotografias antigas, livros, documentários e uma coleção de objectos da época. Terá também a oportunidade de visitar uma exposição de locomotivas a vapor, onde poderá ver e interagir com algumas jóias históricas, como o modelo Pays da Waes, que data nada menos que de 1844.

Uma viagem ao passado para compreender a evolução do sistema ferroviário, desde os seus primórdios até aos dias de hoje, incluindo a eletrificação da linha Bruxelas-Charleroi.

Reserve o seu bilhete para o Train World em Bruxelas

5. Um workshop de waffles, imperdível!

O plano mais doce de todos é participar num workshop de waffles em Bruxelas com um mestre chocolateiro que o guiará ao longo de todo o processo e a quem poderá fazer todas as perguntas que tiver. Não é necessário ser um perito na cozinha ou ter qualquer experiência anterior para participar nesta atividade.

Este workshop inclui os utensílios e os ingredientes para a massa de waffles. Mas o melhor de tudo é que poderá levar para casa a receita para surpreender os seus convidados sempre que organizar um lanche. De que está à espera para reservar o seu workshop? Não se esqueça, os waffles belgas são os melhores!

Mas esta não é a única opção, pois também pode optar por reservar um workshop de chocolate, onde descobrirá todos os segredos do fabrico do chocolate belga no Choco Story Museum e assistirá a uma demonstração. Preparará também uma barra personalizada que poderá levar consigo e desfrutará de uma sessão de degustação de chocolate.

Reservar um workshop de waffles em Bruxelas

6. Visitar o Museu dos Instrumentos Musicais

Museu dos Instrumentos Musicais| ©Schwars1
Museu dos Instrumentos Musicais| ©Schwars1

Sugiro também um dos museus de som mais divertidos e clássicos da cidade, o Museu dos Instrumentos Musicais. Com uma exposição de mais de 7.000 instrumentos de todo o mundo, este museu é um dos preferidos das crianças, uma vez que a exposição é interactiva e permite ouvir o som de cada um deles através de auscultadores.

Informações úteis:

  • Preço: as crianças com menos de 18 anos têm entrada gratuita. A entrada para adultos custa 15 euros.
  • Horário de abertura: Aberto todos os dias, exceto às segundas-feiras, a partir das 9h30. Acesso permitido até às 16h30m.
  • Endereço: Rue Montagne de la Cour 2 - 1000 Bruxelas.

Reservar bilhetes para o Museu dos Instrumentos Musicais

7. Visitar o Museu de Ciências Naturais de Bruxelas

Museu de Ciências Naturais de Bruxelas| ©_KrieBeL_
Museu de Ciências Naturais de Bruxelas| ©_KrieBeL_

Uma experiência a não perder é uma visita ao Museu de Ciências Naturais de Bruxelas, que tem uma das maiores colecções de dinossauros do mundo, e com várias experiências visuais e multimédia sobre 400 espécies de animais, a evolução humana e a ciência em geral que fazem com que as crianças se liguem imediatamente.

Não tenho dúvidas de que este é um dos melhores museus de Bruxelas, que também oferece uma programação especialmente concebida para crianças, incluindo visitas supervisionadas, campos de férias e festas de aniversário temáticas.

Informações de interesse:

  • Horário de abertura: de terça a sexta-feira das 9h30 às 17h, sábado e domingo das 10h às 18h.
  • Preço: crianças e adolescentes entre os 4 e os 17 anos 5 euros. Adultos 13 euros, idosos com mais de 65 anos e pessoas com necessidades especiais 10 euros.
  • Endereço: Vautierstreet, 29. 1000 Bruxelas

8. Passeio pela Europa em miniatura

Visitar a Mini Europa| ©JJ Cristiam
Visitar a Mini Europa| ©JJ Cristiam

E mesmo ao lado deste espaço, encontrará outra atração que não pode perder com os mais pequenos: Mini Europa, um parque em miniatura que reproduz à escala cerca de 350 locais emblemáticos de todo o velho continente.

Na Mini Europa encontrará um jardim adornado com bonsai exóticos e árvores anãs. Esta experiência interactiva é uma viagem pelas maiores maravilhas dos 27 países que compõem a União Europeia, como o Big Ben, a Torre Eiffel e o Coliseu Romano, entre outros. Garanto diversão, mas também tempo de qualidade e aprendizagem para todos.

No parque encontrará também uma zona de restauração, áreas de descanso e o pavilhão Espírito da Europa, um espaço fechado para descobrir aspectos pouco conhecidos da União Europeia.

Informações úteis:

  • Horário de abertura: de segunda a domingo, das 09:30 às 18:00. Acesso permitido às 17:00.
  • Preço: as crianças com menos de 115 cm são gratuitas, até aos 12 anos 12,30 euros. Os adultos pagam 17,30 euros.
  • Endereço: Av. du Football 1, 1020 Bruxelas.

9. Conhecer o jardim zoológico de Planckendael

Criança no jardim zoológico de Planckendael| ©Jupacri
Criança no jardim zoológico de Planckendael| ©Jupacri

Não há nada mais divertido para uma criança do que passear por espaços abertos e maravilhar-se com as maravilhas do mundo selvagem.

Embora situado na periferia da cidade, o jardim zoológico de Planckendael é facilmente acessível por transportes públicos. No entanto, recomendo que planeie a sua visita de manhã cedo, para que possa passar uma boa parte do dia a fazer esta atividade.

O jardim zoológico oferece uma brilhante variedade de animais selvagens ao estilo de uma reserva natural, útil para as crianças compreenderem a necessidade de conservação e cuidado com o ambiente. Nos trilhos existem também áreas de descanso com casas de banho, caixas de areia, cordas suspensas e jogos para crianças. Uma experiência inesquecível que, garanto-vos, eles vão recordar para o resto das suas vidas.

Informações úteis:

  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10:00 às 17:00, sábados e domingos das 10:00 às 18:00.
  • Preço: crianças entre os 3 e os 11 anos 25 euros, entre os 12 e os 17 anos 29 euros. Os adultos pagam 31 euros.
  • Endereço: Leuvensesteenweg 582: Leuvensesteenweg 582 2812 Mechelen, Muizen. Fica a 10 minutos de carro de Bruxelas.

10. Explorar o Museu do Brinquedo

Arte do Museu do Brinquedo| ©Juan D
Arte do Museu do Brinquedo| ©Juan D

Instalado numa enorme mansão perto do Parc de Bruxelles, o Museu do Brinquedo possui uma das mais interessantes colecções de brinquedos de todo o mundo. Se o seu plano inclui visitar museus em Bruxelas, este deve estar na lista para visitar com crianças.

Cerca de 25 000 brinquedos de todos os géneros, desde meados do século XIX até à atualidade, estão espalhados pelos três andares do edifício e provêm de 33 países de quatro continentes. Além disso, todos os meses é possível assistir a espectáculos de marionetas e exposições itinerantes.

Será surpreendente para todos conhecer a história por detrás de cada peça e descobrir com nostalgia as brincadeiras presentes na infância dos nossos avós e na nossa. O bom é que estão ao alcance das crianças que podem brincar e tocar em tudo o que quiserem.

Informações de interesse:

  • Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira das 10:00 às 19:00, sábados e domingos das 14:00 às 18:00.
  • Preço: crianças até aos 6 anos grátis, entre os 6 e os 18 anos 5,50 euros. Os adultos pagam 8 euros.
  • Endereço: Rue de l'Association 24, 1000 Bruxelas.

11. Visite os parques de diversões Walibi e Aqualibi

Montanha-russa Walibi| ©Javn2525
Montanha-russa Walibi| ©Javn2525

O Walibi é um dos parques de diversões mais conhecidos da Bélgica e, obviamente, uma das experiências mais emocionantes para os mais pequenos. Com aventuras cheias de adrenalina adequadas para adolescentes e adultos, bem como uma área exclusiva para crianças, este é mais um passeio para toda a família. O parque está aberto de abril a setembro, sendo os meses de julho e agosto os mais concorridos.

E se a água é a sua praia, perto está o Aqualibi, a versão escorregas aquáticos e piscina de um parque de diversões. O local é fechado e as piscinas são aquecidas, pelo que são adequadas para dias de chuva ou de frio. Aconselho-o a consultar o sítio Web, uma vez que na época baixa normalmente não está disponível.

Ambos os locais estão situados a cerca de 30 quilómetros de Bruxelas e a forma mais conveniente de lá chegar é de comboio. Pode consultar os horários de partida e de chegada dos comboios de e para Bruxelas, bem como os preços e as disponibilidades na página dos comboios de Bruxelas.

12. Visita à aldeia dos Smurfs

Crianças na Aldeia dos Smurfs| ©Guilhem Vellut
Crianças na Aldeia dos Smurfs| ©Guilhem Vellut

Como se fosse uma banda desenhada da vida real, 1500 metros de exposição serão o cenário ideal para mergulhar no mundo dos Smurfs. Guiados pelo Papá Smurf, os visitantes poderão conhecer de perto um dos franchises de animação mais populares do mundo. Esta exposição só está disponível em determinadas épocas do ano, o que pode ser confirmado no sítio Web oficial. A visita dura cerca de uma hora e está aberta ao público das 10h00 às 18h00.

Na perspetiva de um pequeno ser azul em que te transformas quando pões os pés no local, a exposição foi concebida para que , através da realidade virtual, possas atravessar cascatas mágicas, voar nas costas de uma cegonha ou escapar da jaula em que Gargamel, o vilão da série, te capturou.

Recomendo que visite a loja oficial, onde poderá encontrar diferentes objectos para recordar a experiência: T-shirts, canecas, livros, brinquedos e jogos de vídeo para completar a sua expedição e desfrutar um pouco do ar livre da vizinha Grand Place de Bruxelas.

Informações úteis:

  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 10:00 às 18:00.
  • Preço: crianças 7 euros, adultos 10 euros.
  • Endereço: Pavilhão 4 da Brussels Expo, Place de Belgique.

13. Fazer uma visita guiada ao Technopolis

Fora do Technopolis| ©IverJ
Fora do Technopolis| ©IverJ

Este museu interativo de ciência e tecnologia situa-se a cerca de 22 quilómetros de Bruxelas e foi especialmente concebido para crianças.

No Technopolis, todas as actividades se baseiam na experimentação e as crianças dos 4 aos 80 anos são bem-vindas a participar em divertidas experiências e demonstrações científicas, numa viagem de exploração através da ciência e da tecnologia.

Recomendo a compra de bilhetes online. A forma mais fácil de lá chegar é de comboio da Estação Central de Bruxelas para a cidade de Mechelen.

Informações úteis:

  • Horário de funcionamento: aberto todos os dias até às 22 horas.
  • Preço: Crianças com menos de 4 anos não pagam, crianças entre os 4 e os 11 anos pagam 14,50 euros. Os adultos pagam 19,50 euros.
  • Endereço: Av. de Tervueren 188A, 1150 Woluwe-Saint-Pierre.

14. Desfrutar de várias actividades ao ar livre

Parque de Bruxelas| ©Nico
Parque de Bruxelas| ©Nico

As actividades ao ar livre são sempre um prazer para as crianças. Desde brincar nos jardins, andar de baloiço ou descer um escorrega até ultrapassar obstáculos e desfrutar de um parque de areia, todas estas atracções estão disponíveis em Bruxelas para toda a família.

Em Bruxelas, existe uma grande variedade de parques infantis, onde se pode passear em família e respirar ar fresco no meio do itinerário.

Outro programa imperdível para desfrutar com as crianças é visitar os grandes murais de Tintin, Astérix ou Os Smurfs que adornam o centro da cidade. A pé ou de bicicleta, no coração da cidade, podem admirar este imenso museu vivo que presta homenagem aos grandes cartoonistas belgas.

As minhas últimas recomendações

As crianças divertem-se com os jogos no parque| ©Jirka Matousek
As crianças divertem-se com os jogos no parque| ©Jirka Matousek
  • Bruxelas é uma cidade segura, mas não custa nada ter cuidado com os seus objectos pessoais e vigiar as crianças. Muitas das actividades que recomendo requerem o acompanhamento de um adulto para crianças com menos de 12 anos de idade.

  • Alguns dos museus de Bruxelas têm programas especiais para crianças durante todo o ano. Recomendo que consulte o sítio Web oficial dos Museus de Bruxelas, onde pode encontrar recomendações actualizadas sobre exposições e programas especiais.

  • Por experiência própria, sugiro que pense em cada movimento com antecedência, pois não vai querer ter de esperar horas para entrar num sítio. Aproveite os horários de sono das crianças pequenas para viagens longas e mantenha os documentos de identificação à mão.

  • Se viaja com crianças, recomendo que alugue um transporte privado do aeroporto para Bruxelas e de volta quando chegar. Esta opção permite-lhe viajar com mais calma e conforto, sobretudo se viajar com bebés ou crianças pequenas.

  • Antes de viajar para Bruxelas, recomendo-lhe que leia o artigo O que ver e fazer em Bruxelas, para se informar sobre a grande variedade de coisas para fazer e ver em Bruxelas.

Reservar uma visita guiada a Bruxelas

E não se esqueça da hora do almoço

Comer no ChezLeon| ©Gaston Batistini
Comer no ChezLeon| ©Gaston Batistini

Para quem viaja com crianças, planear as refeições é muito importante para aproveitar ao máximo o seu tempo e desfrutar de todas as atracções. Para começar o dia, a minha opção é procurar que o alojamento tenha a opção de cozinhar no local ou o pequeno-almoço incluído e dou-lhe uma boa razão para isso: pode ter diferentes opções de pequeno-almoço de acordo com os gostos da sua família, poupar nas refeições, evitar desperdícios e poupar tempo.

Para o almoço e jantar, e dependendo da zona em que se encontra, consulte os guias virtuais especializados em restaurantes familiares para escolher a sua melhor opção. Um dos mais bem cotados é o ChezLeon, situado no centro de Bruxelas e descrito como o "restaurante mais belga da Bélgica". O pessoal está vestido com trajes tradicionais belgas, a ementa inclui iguarias típicas belgas para todos os gostos, mas o melhor é que oferece refeições gratuitas para crianças com menos de 12 anos.

Bruxelas é a capital dos waffles, um dos petiscos preferidos de crianças e adultos. Recomendo que reserve um Workshop de Waffles Belgas, onde toda a família pode aprender a fazer waffles. O preço da entrada cobre a aula, o equipamento e os ingredientes, e lembre-se que a diversão é toda sua! Não se esqueça de que, durante as excursões diárias, poderá encontrar lojas de chocolate, gelatarias e padarias de todos os tipos, pelo que não faltarão opções.

Reservar um atelier de waffles em Bruxelas