Bilhetes para o Atomium: como comprar e preços

Visitar o Atomium é visitar o ícone da Bélgica e uma das experiências de museu mais únicas que se pode ter. Por isso, reserve uma boa parte do seu dia para esta incrível atração.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

Bilhetes para o Atomium: como comprar e preços

Atómio de Bruxelas | ©lilartsy

Entre as coisas mais importantes para ver em Bruxelas está esta estrutura em particular. O Atomium tem cerca de 102 m de altura e tem a forma de uma estrutura atómica. O próprio museu está localizado dentro das diferentes esferas desta atração. Pode apanhar o elevador até ao topo para ter uma vista panorâmica de Bruxelas e, depois, percorrer as diferentes esferas para conhecer a história e a construção do Atomium.

A melhor opção

Bilhetes o Atomium em Bruxelas

O seu bilhete para o Atomium de Bruxelas sem filas e com áudio-guia

Uma opção altamente recomendada se procura um acesso fácil ao Atomium e desfrutar das vistas e das exposições do museu.

Depois de ter um bilhete para o Atomium, pode aceder à área de observação e ao ADAM Design Museum Brussels sem grandes complicações e mais rapidamente. Uma visita completa pode demorar uma hora e meia e terá acesso tanto às exposições permanentes como às temporárias.

Recomendo que também reserve tempo para desfrutar da área circundante do Atomium, há muito espaço verde e muitas atracções para ver e desfrutar.

Preços para entrar no Atomium

Bilhete para ver o Atomium| ©Zilal Meccawy
Bilhete para ver o Atomium| ©Zilal Meccawy

Um bilhete normal para o Atomium custa 16 euros por pessoa. Estão disponíveis reduções para crianças, estudantes e pessoas com deficiência: estes bilhetes custam 8,50 euros. As crianças com menos de 115 cm podem entrar gratuitamente e, para as pessoas com mais de 65 anos, os bilhetes custam 14 euros.

O seu bilhete de entrada dá-lhe acesso a todo o museu Atomium e recebe também um bilhete adicional para o Museu do Design, que fica mesmo ao lado do Atomium.

Reservar bilhetes para o Atomium em Bruxelas

Existem visitas guiadas ao Atomium - valem a pena?

No interior do Atomium| ©martin_vmorris
No interior do Atomium| ©martin_vmorris

A resposta curta a esta pergunta é: depende. Se o que pretende é apreciar as vistas das esferas mais altas, desfrutar do espetáculo de luzes no interior do Atomium, comprar lembranças ou reservar uma mesa no restaurante com vista de 360 graus, então não precisa de uma visita guiada.

No entanto, se quiser conhecer a história do Atomium, desde 1957 até aos dias de hoje, e aprofundar a arquitetura e o design, então, e só então, vale a pena fazer uma visita guiada devido à complexidade do tema.

Em todo o caso, não se esqueça que o Atomium é um dos edifícios mais emblemáticos da Bélgica e da Europa, pelo que uma visita guiada nunca é um desperdício de dinheiro. Além disso, uma visita sem filas pode poupar-lhe um dos maiores inconvenientes do museu - as longas filas de espera!

Comprar bilhetes para o Atomium na bilheteira

Fila de espera na bilheteira do Atomium| ©Guilhem Vellut
Fila de espera na bilheteira do Atomium| ©Guilhem Vellut

Recomendo que compre os seus bilhetes online, caso contrário terá de fazer fila para comprar os seus bilhetes na bilheteira logo à entrada, e depois fazer fila para entrar no museu.

Também é possível comprar na bilheteira um bilhete combinado para o Atomium e a Mini Europe (25 euros), uma atração de Bruxelas mesmo em frente ao Atomium. Se pretender comprar o bilhete combinado para o Atomium e a Mini Europe, terá de o comprar na bilheteira do Atomium. Os bilhetes para adultos na bilheteira do Atomium custam normalmente 17 euros.

Reservar bilhetes para o Atomium em Bruxelas

Os bilhetes para o Atomium estão incluídos em algum dos passes turísticos da cidade?

Entrada no Atomium| ©Guilhem Vellut
Entrada no Atomium| ©Guilhem Vellut

A opção de passe que inclui o Atomium é o Brussels Card e oferece entrada gratuita em 49 museus: o Museu do Chocolate, a Casa René Magritte, o Museu de Arte e História... O Atomium está incluído, mas apenas se selecionar a opção especial. O passe também inclui um mapa gratuito e transporte ilimitado por 8 euros, 15 euros ou 19 euros, dependendo da opção escolhida.

No total, o Brussels Card com entrada no Atomium custa 41 euros por 24 horas (+8 euros para transporte ilimitado), 49 euros por 48 horas (+15 euros para transporte ilimitado) e 57 euros por 72 horas (+19 euros para transporte ilimitado).

Na minha humilde opinião, penso que o Brussels Card só vale a pena se vier a Bruxelas por 3 dias ou mais e quiser aproveitar ao máximo a sua estadia. Isto significa ver o maior número possível de atracções e utilizar muitos transportes públicos.

Reservar bilhetes para o Atomium de Bruxelas

Horário de funcionamento do Atomium

Por baixo do Atomium| ©Giannis Pitarokilis
Por baixo do Atomium| ©Giannis Pitarokilis

O Atomium está aberto todos os dias das 10:00 às 18:00 horas. A última entrada é 30 minutos antes da hora de fecho.

É claro que pode ver o exterior do Atomium a qualquer hora do dia; no entanto, recomendo especialmente que o veja à noite, pois o jogo de luzes a essa hora torna-o deslumbrante!

Como chegar ao Atomium

Metro de Bruxelas| ©Valters Krontals
Metro de Bruxelas| ©Valters Krontals

O Atomium está localizado nos arredores de Bruxelas, no norte da cidade. No entanto, é facilmente acessível por transportes públicos.

A forma mais fácil de chegar ao Atomium é de metro. Pode apanhar a linha 6 do metro da estação Midi em direção a Roi Baudouin e sair na penúltima paragem: a estação Heysel.

A partir da Estação Central ou De Brouckère (as paragens de metro mais centrais de Bruxelas), pode também apanhar as linhas 1 ou 5 do metro até Beekkant, onde pode mudar para a linha 6 do metro em direção a Roi Baudouin. A mudança em Beekkant é a melhor forma de chegar ao Atomium o mais rapidamente possível utilizando as linhas de metro 1 ou 5.

Ao sair da estação de metro de Heysel, atravesse as linhas de elétrico e passe pelo parque de estacionamento Brupark. Verá o Atomium quase imediatamente!

Reservar bilhetes para o Atomium de Bruxelas

Quanto tempo demora a visita ao Atomium?

Visita ao Atomium| ©Claire Killian
Visita ao Atomium| ©Claire Killian

O Atomium é um museu relativamente pequeno. Recomendo que reserve 1-2 horas para visitar o Atomium. Em princípio, este tempo é mais do que suficiente para fazer fila, apreciar as vistas e ver as exposições.

Se não se sentir atraído por multidões, recomendo que visite Bruxelas no inverno ou no outono.

Também recomendo que reserve algum tempo para explorar toda a área do Atomium. Há muitas coisas para fazer na área circundante, onde se podem ver excelentes vistas da escultura, dar um passeio pelo parque temático localizado perto do Atomium, o Mini Europe. Este parque apresenta quase 350 modelos à escala dos monumentos mais emblemáticos da Europa, incluindo o Big Ben, a Torre Eiffel e muito mais.

Como visitar o Atomium

Esfera do Atomium| ©Niels Mickers
Esfera do Atomium| ©Niels Mickers

Quando chegar ao Atomium, terá de se juntar à fila para entrar. Se já tem o seu bilhete online, deve dirigir-se ao edifício principal, diretamente por baixo do globo inferior da estrutura do Atomium. Se ainda não tiver comprado o seu bilhete, saiba que a bilheteira fica mesmo ao lado do edifício principal.

Subirá de elevador até à plataforma de observação panorâmica antes de ver as exposições do museu. Há coisas divertidas para ler nas paredes para o manter entretido enquanto espera. A fila de espera também é bastante rápida, uma vez que podem subir ao elevador 20 pessoas de cada vez. Os tempos de espera variam, mas pode contar com cerca de 15 minutos.

Depois de apanhar o elevador e chegar ao nível panorâmico, pode levar o tempo que quiser a olhar à volta de Bruxelas. O Atomium tem mais de 100 metros de altura, pelo que as vistas são incríveis. Pode ver o Parque Laeken, a Mini Europa e muita vegetação!

Também verá o centro da cidade ao longe, embora possa ser um pouco difícil perceber para onde está a olhar. Depois de ter desfrutado de todas as vistas, terá de fazer fila novamente para apanhar o elevador de volta ao rés do chão.

Reservar bilhetes para o Atomium de Bruxelas

Exposições no interior do Atomium

Exposição no interior do Atomium| ©Tom Parnell
Exposição no interior do Atomium| ©Tom Parnell

Agora é altura de ver as exposições do museu! É importante referir que as exposições do museu não são acessíveis a pessoas em cadeiras de rodas, uma vez que o acesso é feito apenas por escadas e escadas rolantes. A entrada de pessoas em cadeira de rodas é gratuita, uma vez que só podem aceder ao piso panorâmico.

Nos dois primeiros pisos do museu encontram-se as exposições permanentes, que mostram a história e a construção do Atomium e que são, na minha opinião, aparte mais interessante da experiência! Há imensas fotografias e desenhos do processo, incluindo uma maqueta do Atomium e dos terrenos circundantes!

Também encontrará exposições temporárias. Entre as exposições temporárias encontram-se as relacionadas com as obras de Pieter Bruegel, um famoso pintor renascentista. São também comuns as exposições sobre a igualdade e os objectivos de desenvolvimento da ONU para a igualdade de género. Naturalmente, as exposições temporárias podem variar de uma data para outra, pelo que vale a pena consultar o sítio Web do Atomium para obter as informações mais actualizadas.

Ao percorrer os globos do Atomium, há umas escadas rolantes fixes com espectáculos de luz - a não perder! Quando chegar ao fim do museu e descer de volta ao rés do chão, passará pela loja de recordações. Pode comprar muitas lembranças temáticas do Atomium e da Bélgica antes de finalmente deixar o local.

Reservar bilhetes para o Atomium em Bruxelas

Onde comer e beber no Atomium

O restaurante do Atomium| ©La Citta Vita
O restaurante do Atomium| ©La Citta Vita

As opções de comida e bebida à volta do Atomium são um pouco limitadas. Para além do restaurante Atomium (um restaurante exclusivo e caro), apenas se encontram pequenos locais para comprar sandes ou snacks, mas pouco mais.

Pessoalmente, recomendo que volte ao centro para uma refeição mais autêntica, com bastante variedade e a um preço acessível. Até as brasseries de Bruxelas oferecem pratos belgas. Mas o melhor é ir aos bares e restaurantes da cidade.

O restaurante Atomium

O restaurante está situado na esfera superior do Atomium, sem dúvida um dos lugares mais singulares do mundo para almoçar ou jantar. Não só a comida é deliciosa, como também as vistas são espectaculares, tanto de dia como de noite.

É preciso ter em conta que, devido à experiência que o restaurante proporciona (e à alta qualidade da comida servida), este é um lugar caro para comer, e não é um restaurante qualquer.

Deve fazer reservas com antecedência através do site do Restaurante Atomium, se quiser desfrutar de um deleite gastronómico de alta qualidade. Pode também consultar todas as opções do menu (incluindo preços) no seguinte link.

O terraço do Atomium

Para algo um pouco mais barato, pode comer ao pé do Atomium. O Atomium Terrace fica ao lado da bilheteira e pode comprar sanduíches, bebidas e cervejas. Não há comparação entre sentar-se debaixo do Atomium e sentar-se em cima dele, mas não deixa de ser um sítio suficientemente bom para satisfazer a sua fome. O terraço está aberto diariamente das 10 às 18 horas.

Fritarias

Seguindo a tendência da comida de rua belga, há duas fritarias mesmo ao lado do Atomium. Há uma friterie móvel que se encontra normalmente no lado norte do edifício e que passará perto se vier da estação de metro de Heysel.

A outra opção é a Friterie Atomium que se encontra no lado oposto, a poucos passos da friterie anterior, e está aberta das 11 às 19 horas.

Onde obter as melhores vistas do Atomium

Vista do Atomium| ©Chris Friese
Vista do Atomium| ©Chris Friese

É possível ver vistas incríveis do topo do Atomium, mas se estiver à procura de vistas da própria atração, o melhor lugar é a partir de baixo. Caminhando mesmo por baixo da atração, pode ver diferentes ângulos e perspectivas do Atomium.

Se visitar o Mini Europe, também verá algumas imagens do Atomium enquanto passeia pelo parque temático. Também se pode ver o Atomium a espreitar por cima das árvores em vários locais no norte do Parque Laeken.

Se não puder visitar o Atomium, mas quiser vê-lo à distância, dirija-se à Place de Poelaert, muito perto do Palais de la Justice, embora possa ter de apertar um pouco os olhos.

Reservar bilhetes para o Atomium de Bruxelas