Visitando Bruges com Crianças em uma Viagem de Um Dia de Bruxelas

Visitar Bruges com toda a família é uma boa ideia: os mais pequenos sentir-se-ão como se estivessem num conto de fadas enquanto passeiam pelos canais, pelas pontes e pelas casas coloridas.

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 6 minutos

Visitando Bruges com Crianças em uma Viagem de Um Dia de Bruxelas

Casas coloridas típicas em Bruges | Emran Yousof

Bruges encanta miúdos e graúdos desde o primeiro momento da sua visita. A sua proximidade com Bruxelas torna-a o local ideal para uma escapadela em família, onde se pode desfrutar das suas ruas encantadoras, dos seus canais e, claro, da sua gastronomia.

Se viajar com crianças, há algumas coisas a ter em conta, que resumirei a seguir:

Opte por uma excursão organizada em vez de uma viagem por conta própria

Descobrir tudo o que Bruges tem para oferecer| ©Hardie van Zyl
Descobrir tudo o que Bruges tem para oferecer| ©Hardie van Zyl

Se está a pensar em viajar para Bruges a partir de Bruxelas, é melhor optar por uma excursão organizada, onde não terá de se preocupar com horários e tempos de viagem. Tem duas opções:

Viajará em autocarro privado, o que torna a viagem muito confortável (os mais pequenos podem aproveitar para dormir uma sesta) e o horário é muito bom: não terá de se levantar muito cedo, pois tem de estar no ponto de encontro por volta das 10 horas. Regressará a Bruxelas às 20 horas, depois de um dia fantástico em Bruges.

O guia que o acompanhará fará uma visita guiada da cidade, mas terá também tempo livre para desfrutar da sua gastronomia, dos seus canais ou ainda dos seus parques! Estas excursões organizadas permitir-lhe-ão adaptar-se ao ritmo dos seus filhos sem ter de se preocupar com mais nada a não ser aproveitar ao máximo o seu dia em família.

Reservar uma viagem a Bruges

Atenção aos horários de abertura dos restaurantes

Desfrute da grande variedade de restaurantes em Bruges.| ©Elijah G
Desfrute da grande variedade de restaurantes em Bruges.| ©Elijah G

Sendo uma cidade do norte da Europa, tenha em atenção que alguns bares e restaurantes oferecem serviço de almoço a partir das 12h00 e nem sempre se prolongam para além das 13h30. As crianças mais pequenas tendem a comer mais cedo, mas tenha em conta estes horários se não quiser ficar desapontado e encontrar uma cozinha fechada, e se quiser jogar pelo seguro, opte por reservar uma visita gastronómica privada.

Entre os menus típicos que encontrará em Bruges para comer, haverá de tudo: peixe, sopas, carne, pratos mistos? De certeza que vai encontrar uma opção que se adapta aos gostos de toda a família.

Elaborei este pequeno guia gastronómico sobre os melhores locais para comer em Bruges. Tenho a certeza que vos ajudará a planear os vossos menus (inclui também o melhor lugar em Bruges para comer e comprar chocolate!) Caso contrário, não se preocupe porque as bancas de comida de rua e alguns bares e restaurantes com serviço de comida ininterrupto estão garantidos. O mesmo se aplica se precisar de lhes comprar bebidas ou refrescos durante o seu passeio pela cidade.

Reservar uma excursão gastronómica

Faça um passeio de barco para o deleite de toda a família

Passear pelos canais de Bruges| ©Den Harrson
Passear pelos canais de Bruges| ©Den Harrson

Os canais e as pontes da cidade vão deixá-lo encantado desde o primeiro momento. Passear por Bruges é uma experiência maravilhosa, mas mais ainda é descobrir a cidade a bordo de um pequeno barco que permite ver as suas ruas a partir da água.

Os mais pequenos (e sem dúvida os mais velhos também) vão adorar navegar pelas águas da cidade, descobrir as suas casas coloridas e passar por baixo de algumas das suas belas pontes. Além disso, é uma óptima maneira de descansar as pernas enquanto relaxa e ainda desfruta das vistas. Parece-me bem, não é? Pois bem, este serviço também está disponível no inverno, por isso, mesmo que esteja frio, vistam os casacos e partam à vela!

Outra opção para conhecer a cidade com conforto quando os mais pequenos precisam de uma pausa é reservar o autocarro turístico de Bruxelas.

Reservar o autocarro turístico de Bruxelas

Não se esqueça de lhes dar a provar o melhor chocolate do mundo!

Provar o rico chocolate belga| ©Nathana Rebouças
Provar o rico chocolate belga| ©Nathana Rebouças

Todos nós sabemos que a Bélgica é a capital mundial do chocolate, mas até lá chegar e provar uma das suas iguarias, não poderá dizer que está na Bélgica.

Ao longo da sua visita a Bruges, irá encontrar muitas lojas de chocolate, todas elas com um aroma inconfundível e impossíveis de resistir. Saiba que existe um Museu do Chocolate em Bruges, que pode ser divertido.

Se preferir ir diretamente para a degustação do melhor, pode visitar A Antiga Casa do Chocolate, uma delícia para toda a família, ou reservar um workshop de chocolate onde a degustação está incluída.

Reservar um workshop de chocolate

Verifique a previsão do tempo e prepare-se para o frio

Mercado de Natal de Bruges| ©Matt Seymour
Mercado de Natal de Bruges| ©Matt Seymour

O inverno é frio na Bélgica, é evidente, mas também pode ser frio se visitar Bruxelas no início da primavera ou no outono. Por isso, é melhor verificar a previsão do tempo alguns dias antes de fazer as malas, pois isso ajudá-lo-á a saber realmente que tipo de tempo o espera.

Não é raro chover ou ventar muito, mas os belgas estão mais do que habituados a isso e verá que a vida nunca pára para eles. Leve sapatos confortáveis, um chapéu de chuva e um guarda-chuva e pronto! Por outro lado, se viajar no verão, poderá deparar-se com uma vaga de calor, por isso, verifique a previsão do tempo para estar o mais bem preparado possível.

Dica: Se a sua viagem coincidir com um dia em que não esteja a chover, não hesite em reservar um passeio de bicicleta para explorar a cidade - tanto os adultos como as crianças vão adorar!

Reservar um passeio de bicicleta

Apreciar os parques e os cisnes que os habitam

Cisnes nas margens de um canal em Bruges| ©Dennis Jarvis
Cisnes nas margens de um canal em Bruges| ©Dennis Jarvis

Bruges é famosa pelos seus canais e ruas de pedra, mas também tem espaços verdes para desfrutar com os mais pequenos se quiserem passar algum tempo a relaxar. Por esta razão, recomendo vivamente que reserve uma excursão a Bruges.

Uma vez na cidade, perto do centro, encontrará o Koningin Astridpark, uma zona verde muito tranquila com uma grande área relvada ideal para piqueniques e belos jardins de flores que estão no seu melhor na primavera.

Outro parque que recomendo é o Minnewaterpark, mais próximo da água dos canais e com um lago à volta, onde é fácil ver cisnes brancos a banharem-se na água - como num conto de fadas!

Reservar uma excursão a Bruges

Se tiveres tempo, visita o Castelo de Gavensteen (em Gante)

Castelo de Gavensteen, Gand| ©Stephane Mignon
Castelo de Gavensteen, Gand| ©Stephane Mignon

Se optou por reservar a excursão mais completa, a Gand e Bruges, o Castelo de Gavensteen é algo que não deixará os seus filhos indiferentes.

No coração do centro da cidade de Gand, este imponente castelo foi outrora a casa dos Condes de Fiandra. Se é imponente por fora, o seu interior é de cortar a respiração. Pode ler mais sobre ele aqui: Castelo de Gavensteen.

Reservar uma viagem a Gante

Escolher waffles para um lanche da tarde, a melhor ideia

Desfrute de deliciosos waffles belgas| ©Robby McCullough
Desfrute de deliciosos waffles belgas| ©Robby McCullough

Se as barras de chocolate não são o forte dos seus filhos, eles vão certamente apreciar um bom waffle belga como lanche (e provavelmente você também!). Nesse caso, reserve um ateliê de waffles em Bruxelas, que inclui uma degustação de waffles para os mais doces da casa

. Além disso, tenha em conta que qualquer barraquinha de rua preparará o melhor que possa imaginar, mas se procura algo excecional, venha ao Chez Albert e escolha o pedaço de céu que vai petiscar. Não se arrependerá!

Reservar um atelier de waffles em Bruxelas