10 coisas para fazer em Phuket em agosto

Não deixe que as mudanças climáticas de agosto interfiram no seu itinerário. Descubra a vasta gama de actividades turísticas que Phuket tem para oferecer durante este mês.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 10 minutos

10 coisas para fazer em Phuket em agosto

Praia de Phuket | Anders Thorsell

A ilha tailandesa de Phuket é o lar de uma série de destinos turísticos imperdíveis: miradouros com vistas de cortar a respiração, mercados tradicionais, centros comerciais, áreas naturais deslumbrantes, museus, espectáculos culturais e muito mais. A isto junta-se o inestimável património arquitetónico, refletido nos templos e edifícios espalhados pelas ruas da cidade velha.

Durante a sua visita em agosto, poderá sentir-se como um local, celebrando o Festival do Fantasma Faminto e o aniversário da Rainha Dowager Sirikit. Também terá a oportunidade de caminhar até às cascatas de Kathu, ou visitar a famosa casa de pernas para o ar, entre outras coisas fantásticas para fazer em Phuket.

1. Celebrar o Festival dos Fantasmas Famintos de Phuket

Templo do Santuário de Jui Tui| ©James Warren
Templo do Santuário de Jui Tui| ©James Warren

Se a sua visita a Phuket coincidir com a última semana de agosto, então pode juntar-se ao Festival dos Fantasmas Famintos. Esta é uma celebração religiosa realizada anualmente pelos habitantes locais, que preparam alguns pratos tradicionais para alimentar os seus antepassados falecidos, que visitam a terra neste dia.

Para desfrutar desta celebração como um local, deve visitar um dos templos budistas da ilha. Por exemplo, o Santuário Jui Tui, um templo budista do século XIV; o Templo Wat-Chalong, cuja fachada está coberta de milhares de cristais, entre outros.

Em qualquer um destes templos, verá como os fiéis oferecem bolos em forma de tartaruga aos defuntos. Também acendem três incensos e fazem vénias em sua honra.

Para além de assistir a este ambiente de respeito e religiosidade, poderá explorar o respetivo templo e conhecer a sua história e descobrir a sua beleza arquitetónica e paisagística. Depois, pode continuar com outras actividades do seu itinerário: ir às compras, participar numa aula de cozinha tailandesa em Phuket, etc.

Reserve a sua aula de culinária tailandesa

2. Desfrute da celebração em honra da Rainha Dowager Sirikit da Tailândia em Phuket

Celebração no templo| ©Jeff Stoltzfus
Celebração no templo| ©Jeff Stoltzfus

A Rainha Dowager Sirikit é considerada a mãe da nação tailandesa, pelo que o seu aniversário (12 de agosto) corresponde ao Dia da Mãe em todo o país. Se estiver em Phuket durante esta data, pode desfrutar dos eventos de alto nível realizados nos templos.

Esta é uma celebração muito importante em Phuket e em toda a Tailândia. Desde o início da manhã, as ruas da ilha são decoradas com grinaldas de jasmim e bandeiras azuis, que é a cor da rainha. Além disso, ao longo do dia, pode assistir a alguns desfiles tradicionais nas ruas da cidade de Phuket.

E, se se dirigir a locais como o Templo Jui Tui Shrine, o Templo Wat Chalong, o Templo Wat Wichit Sangkaram, o Templo Karon, o Mosteiro Wat Doi Thep Nimit, entre outros, verá budistas e tailandeses a venerar a Rainha Viúva. Nestes recintos religiosos, estará rodeado por uma atmosfera de celebração: música tradicional, danças, fogo de artifício e muito mais.

No final desta experiência, poderá continuar a descobrir a cultura tailandesa. Neste sentido, uma boa opção é fazer um tour gastronómico em Phuket ao seu próprio ritmo nos mercados diurnos e noturnos da ilha.

Reservar um tour gastronómico em Phuket

3. Visite a cidade velha de Phuket e admire o património arquitetónico do local

Cidade velha de Phuket| ©Hikosaemon
Cidade velha de Phuket| ©Hikosaemon

Os dias ensolarados e claros de agosto não devem ser passados apenas a visitar as praias paradisíacas e as zonas naturais da ilha, mas também se pode aproveitar estas boas condições climatéricas para passear pela cidade velha de Phuket, desfrutando das suas ruas pitorescas e do seu importante património arquitetónico. Poderá desfrutar das suas ruas pitorescas e do seu importante património arquitetónico .

Durante este passeio panorâmico, poderá apreciar a arquitetura sino-portuguesa, que domina os edifícios deste lado da ilha. Encontrará um verdadeiro espetáculo visual em cada fachada, cheia de detalhes e cores.

Entre alguns dos edifícios históricos da cidade velha, poderá ver os seguintes:

  • A esquadra da polícia, situada no cruzamento da Phuket Road com a Phang Nga Road. O edifício foi construído em 1910 e destaca-se pela sua torre do relógio.
  • O edifício da Kian Nguan Mining Copany na Dibuk Road, anteriormente conhecido como a sede da empresa mineira da ilha.
  • O Standard Chartered Bank; este foi o primeiro banco da ilha e hoje, no seu interior, encontra-se o Museu Peranakan ou Museu Baba, dedicado à cultura dos emigrantes chineses da ilha.

Além disso, se der uma olhadela na esquina da Thalang Road e Rommanii, descobrirá a arte de rua de dois artistas tailandeses, Alex Face e Rukkit. Não se pode deixar de tirar uma fotografia junto a estes murais. Sem dúvida, a Cidade Velha é um destino que vale a pena visitar, quer o faça por conta própria ou junte-se a uma visita guiada a Phuket.

Reservar uma visita guiada em Phuket

4. Refresque o seu paladar durante os dias quentes de agosto em Phuket

Gelado em Phuket| ©jessica
Gelado em Phuket| ©jessica

Embora agosto em Phuket seja a estação das chuvas, o calor na ilha é uma condição climática constante. Por conseguinte, durante a sua estadia de 1 a 5 dias em Phuket ou mais, deve parar numa das gelatarias locais para refrescar o seu paladar.

Terá muito por onde escolher no que diz respeito a gelatarias, basta dar um passeio pelas ruas da cidade velha da ilha. Por exemplo, a Thaivetro Ice Cream, a Ice World Phuket, a Manzoni Ice Cream, a Lucky Scoops Phuket, a Always Summer Coconut Icecream, entre outras.

Seja qual for a geladaria em que entrar, ficará surpreendido com a variedade de sabores e apresentações oferecidas para acalmar o calor. Encontrará gelados de limão, manga, avelã, chocolate, coco cremoso e os populares gelados de arroz e manga, entre muitos outros. Terá também a oportunidade de experimentar algumas bebidas geladas: café, chá verde, etc.

Depois de recarregar as baterias e de se refrescar, pode continuar a explorar a ilha. Talvez visitar o Grande Buda Maravija, cuja estrutura domina a paisagem da ilha, ir ao Cabo Promthep para ver o pôr do sol ou regressar ao hotel para fazer a ligação com o serviço de transfer para o aeroporto de Phuket, se for o seu último dia na cidade.

Reserve o seu transfer do aeroporto

5. Aproveite os dias quentes de agosto em Phuket para fazer uma caminhada até às cascatas de Kathu

Cascatas de Kathu| ©Thanatat Arunutisa
Cascatas de Kathu| ©Thanatat Arunutisa

Embora Phuket em agosto seja um local chuvoso, durante o mês terá vários dias com muito sol e céu limpo, ideais para actividades de caminhadas. Um bom local para visitar a poucos minutos da ilha são as cascatas de Kathu, onde pode desfrutar de um cenário natural mágico.

Terá de viajar até ao distrito de Kathu num percurso de pelo menos 29 minutos de carro a partir do centro de Phuket. À chegada, começa a verdadeira aventura. Trata-se de um circuito pedestre de aproximadamente 1,8 quilómetros, que o levará através de uma região arborizada com vegetação e vida selvagem.

O percurso deste trilho exige muito pouco esforço, pelo que é uma atividade destinada a pessoas de qualquer idade, sendo ideal se estiver em Phuket com crianças, uma vez que estas se divertirão num ambiente seguro e respirarão ar fresco.

Uma vez na cascata, ficará maravilhado com esta pequena queda de água cristalina, que flui através de uma série de rochas, criando um efeito escalonado. Pode tirar fotografias, apreciar a tranquilidade do local e até mergulhar nesta piscina natural para se refrescar.

6. Veja o espetáculo das fontes no centro comercial Jungceylon e aproveite os saldos de agosto

Jungceylon| ©vasin singhaseni
Jungceylon| ©vasin singhaseni

Se quiser passar um dia diferente em Phuket, longe do calor ou da chuva inesperada que caracteriza o mês de agosto, deve visitar o centro comercial Jungceylon. É um destino de lazer imperdível, onde também se pode aproveitar os preços sazonalmente baixos para fazer compras.

Neste grande centro comercial situado na Bangla Road, em Patong, para além de percorrer as dezenas de lojas com todo o tipo de produtos e visitar o bazar de comida com restaurantes tradicionais gourmet e de comida de rua, pode apreciar o espetáculo diário das fontes. Este tem lugar entre as 9h00 e as 21h00, mais concretamente no pátio central do centro comercial.

. Verá um grande navio pirata de madeira como pano de fundo para as fontes. Os jactos de água sobem e descem ao ritmo da música durante alguns minutos. Poderá tirar fotografias fantásticas, especialmente se estiver neste centro comercial de Phuket à noite, uma vez que o espetáculo é complementado por um sistema de iluminação.

7. Suba até à plataforma de observação de Karon em Phuket e desfrute de um pôr do sol mágico

Vista do Khao Rang| ©Piotr Gaborek
Vista do Khao Rang| ©Piotr Gaborek

O seu itinerário de 3 dias em Phuket ou mais durante o mês de agosto não está completo sem um pôr do sol mágico no miradouro de Karon. Ficará maravilhado com a mistura de cores quentes que se forma no horizonte durante este mês, devido à manutenção do céu limpo pelos ventos de monção de 7,75 quilómetros por hora geralmente registados.

Este destino turístico fica a cerca de 40 minutos de carro do centro de Phuket. O acesso é livre e a subida até ao topo do miradouro está sinalizada. Basta verificar previamente a previsão do tempo e escolher um dia claro e sem chuva para aproveitar ao máximo a experiência.

Uma vez no miradouro, terá uma vista panorâmica completa das três praias: Karon, Kata e Kata Noi. Também verá o Oceano Pacífico e a vegetação luxuriante da ilha. Tudo isto, banhado pelos últimos raios de sol, que rompem a fraca nebulosidade e criam uma paisagem pitoresca.

8. Surpreenda-se com a engenhosa Upside Down House de Phuket e tire fotografias fantásticas

Casa de Phuket de cabeça para baixo| ©Sergey Marchenko
Casa de Phuket de cabeça para baixo| ©Sergey Marchenko

Em agosto, Phuket não se resume a praias e destinos culturais, pois a ilha também alberga locais de entretenimento como a Upside Down House, que o surpreenderá com o seu engenhoso e divertido conceito arquitetónico. Abrigue-se do sol e das chuvas sazonais e descubra o mundo interior de uma casa pouco convencional.

Esta casa de 13 metros de altura, de cabeça para baixo, situa-se a cerca de 15 minutos de carro do centro de Phuket. Quando chegar, a primeira coisa que vai notar é que o telhado está a tocar no chão, por isso terá de entrar pelo telhado. Sentir-se-á como se estivesse a caminhar no telhado em direção ao segundo e primeiro andar, respetivamente, uma vez que tudo está invertido.

No interior, verá todo o tipo de mobiliário em cada uma das divisões (sala de estar, casa de banho, quartos, cozinha, etc.). Também verá candeeiros, quadros decorativos, espelhos, cortinas, electrodomésticos e muito mais. Sem dúvida, em qualquer canto desta casa poderá tirar fotografias incríveis, onde nada é o que parece.

Depois, poderá passear pela zona ajardinada onde encontrará um labirinto de 1000 metros quadrados, desenhado pelo arquiteto britânico Adrian Fisher. E, para terminar a aventura, terá a oportunidade de participar num jogo de fuga numa das salas.

Informações de interesse

  • Preço: cerca de 12 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 10:00 às 18:00.

9. Compre algumas frutas da estação no Mercado Central de Phuket

Mercado Dominical de Phuket| ©Ray Ray
Mercado Dominical de Phuket| ©Ray Ray

Durante o mês de agosto, encontrará uma grande variedade de frutos tropicais da época em Phuket. Visite o Mercado Central desta região e compre algumas frutas frescas e outros produtos, trazidos todas as manhãs diretamente dos pomares locais e da área de selva da ilha.

Este mercado de alimentos está localizado na Ranong Road ou na rua comercial do lado oeste da ilha. É um local pitoresco e animado, frequentado diariamente por habitantes locais e turistas que, tal como você, estão à procura de novos aromas e sabores.

Pode visitar o mercado por conta própria ou através de uma visita guiada a Phuket. Em qualquer dos casos, encontrará dezenas de bancas no interior do edifício com frutas, marisco, legumes, especiarias, comidas tradicionais prontas a comer, etc.

Entre as frutas que pode comprar encontram-se o coco, o ananás, a manga e o morango. Frutas exóticas como Keo Mangkon (fruta do dragão), malacoo (papaia), frang (goiaba), entre outras. Também pode comprar algumas conservas feitas com estes frutos.

Reservar uma visita guiada em Phuket

10. Dar um passeio pela praia de Panwa em Phuket

Praia de Panwa| ©Ader Lee
Praia de Panwa| ©Ader Lee

Não deixe que os ventos de monção de agosto o impeçam de aproveitar a beleza paisagística e as águas quentes das praias paradisíacas da ilha. Durante este mês, pode passear pela praia de Panwa, uma vez que está abrigada dos ventos e, por isso, as ondas são muito suaves e seguras.

Uma vez nesta praia, pode caminhar ao longo da extensa costa de areia branca e mergulhar nas calmas águas azul-turquesa, que atingem uma temperatura média de 29ºC durante o mês de agosto. Além disso, se desejar, terá a oportunidade de alugar o equipamento necessário para a prática de snorkelling e, porque não, contratar um instrutor para lhe ensinar as técnicas básicas deste desporto.

Embora esta praia não tenha bandeira vermelha, antes de a visitar deve verificar a previsão do tempo em Phuket. Desta forma, evita-se qualquer inconveniente.

Temperaturas em Phuket em agosto

Ruas de Phuket| ©Phil Whitehouse
Ruas de Phuket| ©Phil Whitehouse

As temperaturas de agosto em Phuket tendem a registar uma média de 32ºC e uma mínima de 25ºC, sendo um dos meses quentes da chamada estação das monções, que decorre entre meados de maio e o final de outubro em Phuket.

Durante este mês, pode contar com um máximo de 19 dias de chuva, correspondentes a 286 mililitros. A temperatura média da água do mar é de 29°C e o índice UV previsto é de 12, pelo que é necessário manter-se protegido para evitar a insolação.

Multidões de turistas em agosto em Phuket

Ilhas Phi Phi| ©Corey Hamilton
Ilhas Phi Phi| ©Corey Hamilton

Se está a planear visitar Phuket em agosto, deve saber que a ilha tem um fluxo turístico muito baixo durante este mês. Isto deve-se ao facto de ser a época das monções, pelo que terá vários dias de chuva e temperaturas elevadas.

No entanto, estas condições meteorológicas são favoráveis, uma vez que não terá problemas em comprar bilhetes para os espectáculos e atracções da ilha. Poderá também visitar templos, praias, mercados e outros destinos turísticos sem as multidões que são comuns durante a estação seca, ou seja, desde o início de novembro em Phuket até aos primeiros dias de maio.