Phuket em 7 dias: um guia para você aproveitar ao máximo sua visita

Sete dias em Phuket são tempo mais do que suficiente para explorar a cultura tailandesa da ilha, caracterizada pela sua gastronomia, praias e respeito pelos animais.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

Phuket em 7 dias: um guia para você aproveitar ao máximo sua visita

Phuket | Irene LEVIN

Phuket é uma ilha muito grande e interessante, onde felizmente todas as atracções estão a uma curta distância. Em sete dias, é possível vê-la de ponta a ponta, apreciando as suas tradições especiais, monumentos e enseadas de frente para o mar de Andaman.

Aproveite a oportunidade para experimentar as melhores coisas para fazer em Phuket, que incluem visitas a santuários éticos, aprender sobre a vida selvagem marinha no Aquário de Phuket, um espetáculo de Ping Pong e muito mais. Aqui está o que pode fazer em 7 dias na ilha!

Dia 1: Visite o Santuário de Elefantes e o Aquário de Phuket e faça um passeio noturno pelos pubs

Aquário de Phuket| ©Mike Rowe
Aquário de Phuket| ©Mike Rowe

Quando chegar à ilha, provavelmente vai querer apanhar um pouco de ar condicionado e descansar. Pode começar com planos tranquilos. A vantagem é que o Santuário de Elefantes e o Aquário ficam muito próximos um do outro.

Pode passar metade das horas por dia, e há cartões turísticos que incluem a entrada em ambos os sítios. Um plano ideal se estiver à procura de coisas para fazer em Phuket com crianças.

Santuário de elefantes

Há muitas experiências turísticas em Phuket, mas algumas envolvem exploração animal. O Santuário de Elefantes é uma aventura completamente ética, onde o bem-estar animal é priorizado.

Considerado o melhor santuário de Phuket, possui espaços que simulam o habitat dos elefantes. Ao percorrer o santuário, é possível explorar lagos, trilhos e outras áreas inseridas num cenário natural.

É uma atividade muito completa e única, pelo que recomendo que lhe dediquem quatro a cinco horas. Nas suas instalações, aprenderá sobre o cuidado, a conservação e a alimentação destes simpáticos animais. Além disso, se reservar uma experiência guiada, provavelmente receberá um kit de meias, botas, guarda-chuva, mochila e repelente de mosquitos.

Comprar bilhetes para o Santuário de Elefantes

Aquário de Phuket

Phuket é uma ilha rodeada pelo Mar de Andaman, por isso a vida marinha é variada. O melhor sítio para explorar os seus segredos é o Aquário de Phuket , ideal para famílias. Tem mais de 300 espécies, incluindo tubarões, lontras e peixes.

O Aquário fica a vinte e cinco minutos de carro do Santuário dos Elefantes, ao longo da estrada 4027, ou pode apanhar um autocarro à saída do Phuket Airpark. Vale a pena passar o resto da tarde a passear pelo aquário, para conhecer o comportamento dos animais protegidos.

Os seus ecossistemas foram concebidos para que cada espécie tenha as suas necessidades satisfeitas. Não pode ir embora sem visitar a Exposição do Mar do Sul da China e as Jóias da Selva. Nas Jóias da Selva há répteis que interagem frequentemente entre si. É, sem dúvida, um espetáculo da natureza único na ilha.

Passeio noturno pelos bares

No final do dia, pode dirigir-se ao centro da cidade, situado a cerca de doze minutos do Aquário de Phuket, a forma mais rápida de lá chegar é de carro. Aqui pode tirar partido de algumas das melhores excursões de Phuket que o levarão a conhecer um pouco da cidade velha. À noite, esses passeios são ainda mais especiais, pois você pode aproveitar a vida noturna para conferir alguns dos melhores bares e pubs e até mesmo obter fotos gratuitas.

Prepare-se para ver Phuket até o amanhecer, pois esses tipos de experiências duram aproximadamente quatro a sete horas, a melhor parte é que eles são muito econômicos e podem ser encontrados a partir de € 20.

Reservar um pub crawl em Phuket

Dia 2: Desfrute de um dia na praia, veja o Grande Buda e o Templo Wat Chalong

O Grande Buda de Phuket| ©Andaman4fun
O Grande Buda de Phuket| ©Andaman4fun

Phuket tem algumas das praias mais bonitas do mundo, caracterizadas por águas cristalinas. Elas estão localizadas em pontos estratégicos da cidade, e se você pegar um TukTuk poderá visitar todas elas. Para além disso, encontrará monumentos históricos a curta distância, como o Grande Buda e o Templo Wat Chalong.

Praia de Patong

Para aproveitar ao máximo o seu tempo, sugiro que se dirija à praia de Patong muito cedo pela manhã. Vai encontrá-la limpa, sobretudo na época baixa. Nas proximidades, há bares à beira-mar, massagens sob guarda-sóis, aluguer de pranchas de surf e muito mais.

Fica perto da rua da festa, mais conhecida como Bangla Road, que é ideal se estiveres à procura de coisas para fazer à noite em Phuket. Esta área também é o lar dos melhores mercados de rua locais e barracas de comida de rua.

Grande Buda

O Grande Buda de Phuket é um monumento icónico, localizado no topo da ilha. Fica a menos de vinte minutos de carro da praia de Patong, mas também é possível utilizar os transportes públicos. Oferece uma vista de 360°, pelo que é ideal para tirar fotografias fantásticas de toda a cidade.

Além disso, este Buda tem um valor histórico para a ilha. É a maior estátua do seu género no mundo, bem como a terceira mais valiosa da Tailândia. Nas proximidades, verá macacos a passear, o que lhe confere um encanto extra. As melhores excursões a Phuket levam-no a ver este local icónico.

Reserve uma visita guiada

Templo de Wat Chalong

Outro destino imperdível é o Templo Wat Chalong. Fica a menos de vinte minutos de carro do Grande Buda ao longo da estrada 4024. Foi construído no século XIX e está localizado no sub-distrito de Chalong. É o maior e mais famoso, recebendo milhares de turistas todos os dias.

Para aproveitar ao máximo a sua visita, sugiro que respeite o código de vestuário. Em geral, é melhor cobrir os cotovelos e os joelhos. Decotes também não são recomendados, pois são considerados desrespeitosos, e essas regras se aplicam tanto a homens quanto a mulheres.

Dia 3: Ver a cidade velha de Phuket

Ruas de Phuket| ©Phil Whitehouse
Ruas de Phuket| ©Phil Whitehouse

Para continuar a explorar Phuket, sugiro que visite os sítios mais tradicionais. As três paragens vão levá-lo a ligar-se à cultura tailandesa.

Cidade Velha de Phuket

A Cidade Velha de Phuket é o bairro mais antigo da ilha, o que se nota pelas suas fachadas únicas. É notável pela sua arquitetura sino-portuguesa e está localizada no coração do centro da cidade. Nesta zona, encontram-se as principais artérias que interligam toda a ilha.

Rua Thaland

Mais tarde, pode dirigir-se à Rua Thaland, onde encontrará belos edifícios coloniais. Fica a cinco minutos a pé da Cidade Velha. Para o visitar com um profissional, pode tirar partido de algumas das melhores excursões de Phuket que o introduzem na história e cultura tailandesas da zona.

Reservar uma visita guiada

Dia 4: Relaxe na Cascata de Kathu e assista a um espetáculo de cabaré

Cascata de Kathu| ©Oleg Yarkov
Cascata de Kathu| ©Oleg Yarkov

Phuket pode ser muito movimentada, especialmente durante certas épocas turísticas. Para fugir à rotina e às multidões, recomendo uma visita à Cascata de Kathu. Vale bem a pena, pois é um local tranquilo onde se pode jogar golfe. No final do dia, pode incluir no seu itinerário um espetáculo de cabaret.

Cascata de Kathu

Kathu é um local que tem colinas, praias e selva. Phuket é relativamente pequena, por isso os seus bairros estão interligados e este paraíso fica a quarenta minutos do centro da cidade. Para chegar ao topo, basta seguir um pequeno trilho, que não lhe dará grandes problemas.

É um trecho arborizado onde se encontram plantas de várias espécies, além de uma interessante vida selvagem.

Espetáculo de Cabaret

Depois de um dia de relaxamento, siga para o Cabaré Simon, localizado na Estrada do Siriat. A partir da cascata, pode lá chegar de táxi ou de carro em menos de dez minutos. No entanto, como se trata de um plano maioritariamente noturno, pode aproveitar os transportes públicos que demoram mais tempo, mas oferecem um preço melhor.

Aqui pode desfrutar de um espetáculo de cabaré, típico da cultura tailandesa. Normalmente, são preparadas danças tradicionais com trajes e maquilhagem extravagantes. É uma noite divertida que não pode faltar no seu itinerário, e o melhor é que pode obter bilhetes a partir de 28 euros.

Comprar bilhetes para o espetáculo Simon Cabaret

Dia 5: Suba ao miradouro de Karon e percorra os melhores mercados de rua de Phuket.

Mercado de domingo de Phuket| ©Ray Ray
Mercado de domingo de Phuket| ©Ray Ray

Se viajar para a Tailândia mas não visitar os mercados locais, infelizmente é um itinerário incompleto- não deixe que isso lhe aconteça! Especialmente em Phuket, onde a vida quotidiana gira em torno da cultura, da história e da gastronomia.

É preciso reservar pelo menos um dia para explorar os cantos e recantos de Phuket. Sugiro fazer um passeio de TukTuk, que são normalmente carros de tamanho normal que te levam aos melhores pontos da ilha. O melhor é que evitará o trânsito.

Miradouro de Karon

De manhã cedo, podes aproveitar para ir a um miradouro situado a poucos minutos do centro, conhecido como Karon Viewpoint. É um dos sítios mais notáveis da Tailândia e o percurso até lá é de baixa dificuldade.

Nas proximidades, encontra-se a praia de Karon, uma zona popular devido às suas animadas actividades diurnas. Também fica perto de templos, mas é preciso respeitar o código de vestuário para ter acesso.

Mercado de Naka

A partir do miradouro de Karon, pode chegar ao mercado de Naka em menos de 30 minutos. Aqui pode provar os melhores noodles da ilha ao almoço. Se quiser tirar partido das melhores excursões de Phuket, este canto tailandês é para si. Poderá experimentar comidas à vontade, sem limites.

É uma experiência gastronómica muito completa e familiar, perfeita para conhecer os sabores tradicionais tailandeses. Atenção: está aberto das 16:00 às 22:00 horas.

Reservar uma excursão gastronómica

Mercado de Phuket Chillva

O Mercado Chillva fica a quatro minutos de carro do Mercado Naka. É uma opção nocturna, onde se pode comprar produtos sazonais. É o melhor local para assistir a espectáculos culturais e é também ideal se quiser comprar artigos vintage ou de imitação.

Na área circundante verá muitas pessoas a fazer passeios de TukTuk, se estiver disposto a isso, pode inscrever-se num. Mas tenha em atenção que tendem a ser caros em comparação com outras atracções da ilha.

Dia 6: Snorkelling perto de Phuket

Mergulho em Phuket| ©Phuket Dive Center
Mergulho em Phuket| ©Phuket Dive Center

Os dias em Phuket são melhor passados na praia, mas se não quiser apenas deitar-se ao sol e relaxar, há mais opções disponíveis. Pode aproveitar a oportunidade para fazer mergulho, há excursões guiadas que o levam a explorar o fundo do mar.

Tenha em mente que, para este tipo de aventura, um itinerário longo é perfeito. Por razões de segurança, os médicos recomendam não efetuar voos vinte e quatro horas antes ou depois do mergulho. Isto dá-lhe tempo suficiente para eliminar o azoto do seu corpo.

É uma das melhores coisas para fazer em Phuket durante as suas férias.

Koh Racha Noi

Comece o seu dia em Koh Racha Noi, uma ilha pequena mas muito agradável para fazer snorkelling. As suas águas cristalinas e o bom tempo oferecem a combinação perfeita para explorar o mar. Aqui poderá divertir-se e observar as espécies marinhas nativas da região. Situa-se a uma hora do centro da ilha, pelo que recomendo que aproveitem as melhores excursões a partir de Phuket para a visitar.

Ilhas Phi Phi

As Ilhas Phi Phi são uma óptima opção para o mergulho, pois não é preciso ir muito longe de Phuket para encontrar uma praia de mergulho com as condições adequadas. Trata-se de um arquipélago tailandês, onde a cor da água parece irreal. Fica a cerca de uma hora de ferry de Koh Racha Noi.

Esta é uma atividade ideal se estiver à procura de coisas para fazer em Phuket em novembro, pois é quando começa a época de mergulho.

Reservar uma excursão às Ilhas Phi Phi

Dia 7: Explore os melhores museus de Phuket

Museu Baba| ©Elmar
Museu Baba| ©Elmar

Se quiser explorar a história de Phuket, os museus da cidade podem ser muito úteis. Pode descobrir anos de história e mudanças importantes na ilha. É um ótimo plano para o último dia da sua visita.

Não requer muito esforço físico e pode tirar partido dos transportes públicos para se deslocar facilmente.

Museu 3D de Phuket

Comece a sua aventura num museu tridimensional, onde a realidade aumentada torna as exposições de arte mais apelativas. Os seus corredores estão repletos de murais que retratam a cultura de Phuket. Com bilhetes a partir de 17 euros, é uma atividade recreativa para toda a família.

O Museu 3D de Phuket é o local perfeito para tirar fotografias surreais enquanto interage com as instalações modernas.

Museu Baba

A três minutos a pé do Museu 3D, pode encontrar um museu gratuito onde pode aprender tudo sobre Phuket, desde a sua história, cultura e passado arquitetónico. Localizado perto da Phang Nga Road, é normalmente mais claro do que outras atracções da cidade.

O Museu Baba é um marco, reconhecível como uma casa antiga com uma fachada imponente.

Museu Tai Hua de Phuket

Um dos museus mais antigos de Phuket, foi construído no topo de um edifício colonial que data de 1934. Costumava ser a única escola de língua chinesa na ilha, mas foi convertida num espaço de aprendizagem. A partir do Museu Baba, pode ir a pé, o que demora apenas cerca de três minutos

Aqui, pode certamente aprender mais sobre Phuket, bem como sobre o povo Peranakan. Esta é uma comunidade tailandesa que mantém as tradições dos seus antepassados. A maioria dos primeiros colonos fazia parte desta tribo, e as primeiras casas estão preservadas na cidade velha.

O museu custa cerca de 5 euros e é uma das melhores coisas para fazer com as crianças em Phuket, pois elas podem aprender sobre a história enquanto se divertem.

Dicas para visitar Phuket

Protetor solar| ©Moose Photos
Protetor solar| ©Moose Photos
  • Se você planeja explorar as áreas circundantes da ilha, não se esqueça de levar roupas confortáveis. Além disso, leve roupa sem decote para visitar templos e santuários.
  • Comece o dia cedo para poder tirar o máximo partido do seu itinerário.
  • Descanse de paragem em paragem, caso contrário, estará demasiado cansado no final da viagem.
  • Crie um itinerário e cumpra-o para não saltar nenhum ponto de referência.
  • Cuidado com os carteiristas! Os carteiristas são um problema raro, mas tenha cuidado nas ruas movimentadas e nos mercados.
  • Se alugar um carro, sugiro que nunca deixe o seu passaporte como garantia. Além disso, se for fazer uma excursão que não exija identificação, leve uma fotocópia e deixe o original no cofre do hotel.
  • Faça um seguro de vida; os cuidados de saúde são caros na Tailândia. Pode poupar o seu orçamento e viajar com tranquilidade. Este tipo de seguro cobre igualmente a perda de bagagem ou de objectos de valor. É também importante levar consigo os seus medicamentos ou receitas médicas, e pode perguntar na embaixada se precisa de uma autorização especial.
  • Seja um turista responsável e evite locais onde os animais são maltratados ou explorados.
  • Use sempre repelente de mosquitos, especialmente na estação quente. A ilha é frequentemente assolada por mosquitos no verão, devido à humidade.
  • Reserve transfers entre o aeroporto e Phuket para poder relaxar e aproveitar ao máximo a sua viagem.

Reserve o seu transfer do aeroporto