Phuket em 5 dias: tudo o que você precisa saber

Phuket é uma ilha tailandesa paradisíaca onde pode passar 5 dias a visitar praias imaculadas e uma natureza exuberante, bem como a aprender mais sobre a sua cultura e história no seu encantador centro histórico.

Lorena Morales

Lorena Morales

leitura de 13 minutos

Phuket em 5 dias: tudo o que você precisa saber

Cidade velha de Phuket | [email protected]

Phuket é uma ilha de incrível beleza natural e rica cultura, muito popular devido à sua proximidade com algumas das ilhas mais fotografadas do país: as ilhas Phi Phi e as ilhas James Bond. Mas Phuket também oferece belas praias e muito para desfrutar durante a sua estadia de 5 dias.

Algumas das coisas para ver e fazer em Phuket em 5 dias são passear pelo seu encantador centro histórico, onde pode visitar templos e museus; a estátua de 45 metros do Grande Buda e o famoso templo Wat Chalong; o Parque Nacional Khao Phra Thaeo e, claro, as Ilhas Phi Phi e James Bond. Vamos começar!

Dia 1: Templos de Wat Chalong, Grande Buda e praias de Kata

O Grande Buda de Phuket| ©Andaman4fun
O Grande Buda de Phuket| ©Andaman4fun

No seu primeiro dia em Phuket, pode ir ao templo Wat Chalong pela manhã, e depois visitar uma das praias paradisíacas da ilha: Kata Beach. De lá, pode ir ver a estátua do Grande Buda ao pôr do sol. Estas atracções estão incluídas na maioria das excursões a Phuket, que são uma boa opção se não quiser preocupar-se com os transferes.

O primeiro ponto do itinerário é o Templo de Chalong, que fica a 9 km da Cidade Velha de Phuket e pode ser alcançado em uma hora de autocarro ou 14 minutos de táxi ou carro. Depois, são 8 km até à praia de Kata e, a partir daí, 3,5 km até à colina onde se encontra o Grande Buda, que pode ser alcançada de autocarro, táxi ou moto-táxi.

Templo de Wat Chalong

O Templo de Wat Chalong, ou Wat Chaithararam, situa-se no centro sul da ilha e é um dos principais templos budistas de Phuket, onde se diz que haveria lascas dos ossos de Buda no seu Pagode Central de 60 metros de altura. É um impressionante edifício do século XIX, onde se podem ver murais que retratam a vida de Buda.

  • Localização: 70 Moo 6 Chaofa Road (West) Chalong Phuket 83000.
  • Horário: Aberto diariamente das 8h às 17h.
  • Entrada: Gratuita.

Reservar uma visita guiada a Phuket

Praia de Kata

Do Templo de Wat Chalong à Praia de Kata são cerca de 8 km, que podem ser percorridos de autocarro em cerca de uma hora ou de táxi em cerca de 20 minutos. Na praia, pode desfrutar da natureza exuberante ou praticar desportos como o surf ou o snorkelling. Além disso, pode encontrar tudo o que precisa, pois é uma zona muito animada da ilha, com restaurantes, hotéis e lojas nas proximidades.

A praia de Kata fica a menos de 2 km da praia de Kata Noi, a sul, e a 1 km da praia de Karon, a norte, pelo que pode aproveitar para visitar estas duas praias. Outra opção é o Miradouro de Karon, que é um dos melhores da ilha, e está localizado a cerca de 4 km da praia. Só não se esqueça de guardar energia para uma visita ao Big Buddha antes do pôr do sol.

Grande Buda

A partir de Kata Beach, e quando o sol se põe um pouco, pode ir ver o Grande Buda de Phuket, uma estátua de 45 metros de altura no topo da Colina Nakkerd, que é a terceira maior estátua de Buda da Tailândia. Há também uma réplica dourada e outras estátuas mais pequenas. O local oferece uma incrível vista panorâmica da ilha ao pôr do sol.

A estátua fica a cerca de 3,5 km da praia e pode ir a pé ou apanhar um táxi. Se optar por caminhar, prepare-se para o calor e o declive do caminho.

  • Localização: Karon, distrito de Mueang Phuket, Phuket 83100, Tailândia.
  • Horário: Aberto diariamente das 6h às 18h30m.
  • Entrada: Gratuita.

Dia 2: Cidade Velha de Phuket

Cidade Velha de Phuket| ©Hikosaemon
Cidade Velha de Phuket| ©Hikosaemon

No seu segundo dia na ilha de Phuket, pode explorar a Cidade Velha de Phuket, que é a cidade histórica com muitos edifícios antigos, templos, mercados e parques. As distâncias entre as várias atracções são de apenas alguns quarteirões, com exceção do Saphan Hin Park, que fica a cerca de 3 km. Pode ser alcançado em 30 minutos de autocarro ou em 10 minutos de táxi ou de carro.

O passeio que sugiro começa no Museu Phuket Thai Hua e continua até ao Museu Chin Pracha House. A partir daí, pode ir para o Santuário Jui Tui e depois para o Templo da Luz Serena. Pode depois caminhar ao longo da Dibuk Rd, onde há edifícios antigos, e ver a estátua Han Leng Ong, antes de ir para o Saphan Hin Park, com vista para o mar.

Museu Phuket Thai Hua

No Museu Phuket Thai Hua, pode mergulhar na história da ilha e compreender melhor a influência que esta recebeu de várias culturas, como a chinesa e a portuguesa.

  • Localização: 28 Krabi Road, Talad Nuea, Phuket Town 83000
  • Horário de funcionamento: das 9h00 às 17h00, aproximadamente.
  • Taxa deentrada: gratuita.

Casa Chin Pracha

A cerca de 3 quarteirões do museu, encontra-se a Casa Chin Pracha, uma bela mansão de estilo sino-português onde se pode apreciar a sua arquitetura única e aprender como viviam no passado as famílias chinesas que aí viviam, uma vez que conserva mobiliário, artefactos e objectos antigos. A casa, construída em 1903, foi objeto de filmes chineses e tailandeses.

  • Localização: 98 Krabi, Talat Nuea, distrito de Mueang Phuket, Phuket 83000.
  • Horário: das 9h00 às 16h30, aproximadamente.
  • Taxa deentrada: a partir de 4 euros por pessoa.

Santuário de Jui Tui

A quatro ruas da Casa Chin Pracha, você encontrará o Santuário Jui Tui, um templo taoísta chinês bem conhecido porque é onde o Festival Vegetariano de Phuket é realizado em outubro. O templo venera a divindade Tean Hu Huan Soy, que está associada a artistas e dançarinos. É um dos templos mais modernos, pois teve de ser transferido após um incêndio.

restaurantes vegetarianos muito bons à volta do Santuário Jui Tui, onde se pode almoçar.

  • Localização: 283 Soi Phutorn, Tambon Talat Nuea, Mueang Phuket District, Phuket 83000.
  • Horário de funcionamento: das 8h00 às 17h00, aproximadamente.
  • Taxa deentrada: gratuita.

Santuário Sang Thain ou Templo da Luz Serena

A cerca de 6 ruas de distância do Santuário Jui Tui fica o Templo da Luz Serena, um templo taoísta chinês que foi construído em 1889 por uma família local. Está localizado num beco um pouco escondido nas ruas do centro de Phuket, rodeado de cafés.

  • Localização: V9MQ+G5R, Phangnga Rd, Talat Yai, Mueang Phuket District, Phuket 83000, Tailândia.
  • Horário: das 10h00 às 18h00, aproximadamente.
  • Taxa deentrada: gratuita.

Dibuk Rd & Estátua do Dragão Dourado (Hai Leng Ong)

A partir do Templo da Luz Serena, pode caminhar cerca de 250 metros até à Dibuk Rd, onde pode ver edifícios antigos de estilo europeu. Se continuar por esta estrada e virar para sul sobre a ponte, encontrará a estátua do Dragão Dourado (Han Leng Ong) no Parque Rainha Sirikit, à qual os chineses fazem frequentemente oferendas.

Parque Saphan Hin

A estátua do Dragão Dourado fica a cerca de 3 km do Parque Saphan Hin. Pode chegar lá de autocarro ou a pé em cerca de 30 minutos, ou mesmo de táxi em cerca de 8 minutos. O parque tem vista para o oceano, o que o torna um bom local para fazer uma pausa da cidade. A cerca de 500 metros dali fica o templo Kio Thian Keng Saphan Hin Shrine, perto da costa.

É um local onde os habitantes locais vão para passear ao pôr do sol, fazer jogging ou andar de bicicleta. Também acolhe frequentemente eventos culturais, concertos e festivais. A área circundante está repleta de restaurantes de comida tailandesa, bancas de sumos de fruta e doces como insectos fritos, dando-lhe a oportunidade de mergulhar um pouco mais na cultura alimentar do país. É também uma zona repleta de bares de karaoke, que são uma boa opção para desfrutar das coisas para fazer à noite em Phuket.

Outra opção, se quiser apreciar o pôr do sol na praia, é ir à Sunrise Beach em vez de ir ao parque, que é uma praia tranquila a cerca de 7 km da Cidade Velha de Phuket.

  • Localização: 55/108 ถนนนเจ้าฟ้า Wichit, Mueang Phuket District, Phuket 83000.
  • Horário de funcionamento: a hora recomendada para visitar o parque é das 6h às 22h.
  • Taxade entrada: gratuita.

Reservar uma excursão gastronómica

Dia 3: Santuário de Elefantes e Ilha James Bond

Santuário de Elefantes| ©Jamie Monk
Santuário de Elefantes| ©Jamie Monk

No seu terceiro dia em Phuket, pode visitar o Santuário de Elefantes de manhã e, depois do meio-dia, atravessar para a Ilha James Bond, que se tornou muito famosa depois de o seu monólito rochoso de 20 metros de altura ter sido apresentado num dos filmes de Bond.

Da Cidade Velha de Phuket pode apanhar um autocarro durante cerca de 1 hora e 20 minutos, ou um táxi durante cerca de 40 minutos para o Santuário de Elefantes, que fica a cerca de 26 km a nordeste de Phuket. Do santuário são cerca de 10 km até ao cais de Ao Por, que demora cerca de 15 minutos de carro ou de táxi. Em alternativa, pode reservar uma excursão a partir de Phuket, que, para além de organizar a transferência, incluirá outras actividades interessantes ao longo do caminho.

Santuário de elefantes

O Santuário de Elefantes de Phuket é um local onde os elefantes resgatados da exploração e do abuso recebem proteção. Estes vivem num ambiente natural onde é possível interagir com eles de forma respeitosa. As visitas duram cerca de 3 horas e incluem normalmente um pequeno-almoço ou um brunch de fruta. Também é possível contratar um transfer com a compra do bilhete.

  • Localização: 100 Moo 2, Paklok, na estrada 4027 em North East Phuket, Phuket 83110
  • Horário de funcionamento: Aberto diariamente. As visitas são feitas de manhã ou à tarde.
  • Taxa deentrada: a partir de 82 euros por pessoa.

Comprar bilhetes para o santuário de elefantes

Ilha James Bond ou Ko Tapu

Do Cais de Ao Por, que fica a 10 km do Santuário de Elefantes, tem de embarcar num barco para a Ilha James Bond. Há muitas opções de transporte para navegar até a ilha, como catamarã, lancha rápida ou longtail boat, os tradicionais barcos de junco tailandeses. Há também transportes baratos oferecidos pelos habitantes locais. As ilhas fazem parte do Parque Nacional Marinho Ao Phang Ngal, cuja entrada é paga.

Na ilha, cujo nome verdadeiro é Ko Tapu ou Nail Island, pode praticar snorkelling, andar de caiaque ou simplesmente nadar nas águas verdes pouco profundas. A partir da ilha, pode fazer passeios de barco para explorar as grutas da Baía de Phang Nga ou outras ilhas próximas.

  • Localização: Khao Phing Kan, Província de Phang Nga 82130, Tailândia
  • Taxade entrada no Parque Nacional: cerca de 8 EUR por pessoa.
  • Recomendações: As grutas só podem ser visitadas na maré baixa. A ilha não pode ser visitada de maio a meados de julho devido às condições climatéricas.
  • Transporte de barco: os preços variam entre 30 e 80 EUR por pessoa.

Reservar uma excursão à ilha James Bond

Dia 4: Parque Nacional de Khao Phra Thaeo, Banana Beach e Patong Beach

Praia de Patong| ©Thomas Galvez
Praia de Patong| ©Thomas Galvez

No seu quarto dia em Phuket, sugiro que descubra a natureza exuberante da ilha e que se aventure pelos trilhos rodeados de selva do Parque Nacional de Khao Phra Thaeo. Situa-se no norte da ilha, a cerca de 23 km da cidade velha de Phuket, e pode ser alcançado de carro em cerca de 30 minutos.

Depois do meio-dia, pode ir até Banana Beach, uma das mais belas praias da ilha, que fica a cerca de 14 km do parque, e depois Patong Beach, uma das praias mais populares, onde existe um mercado interessante para jantar.

Parque Nacional de Khao Phra Thaeo

Nesta visita, pode fazer algum exercício com alguns dos 15 trilhos para caminhadas no Parque Khao Phra Thaeo, com diferentes níveis de dificuldade. Um dos mais populares é o trilho para as cascatas de Bang Pae e Ton Sai, de dificuldade baixa e 9 km de comprimento no total. Existem também trilhos fáceis com 2 km de comprimento.

A melhor altura para visitar o parque é de novembro a junho, quando não é a estação das chuvas. Lembre-se de levar bastante água, chapéu, protetor solar e repelente de insetos.

  • Localização: Thep Krasatti, distrito de Thalang, província de Phuket 83110.
  • Horário defuncionamento: A hora recomendada para visitar o parque é das 6h às 22h.
  • Taxa deentrada: gratuita.

Praia de Banana

Banana Beach é uma das melhores praias da ilha de Phuket, com águas límpidas e areias brancas. Não é muito popular, pois é mais remota do que outras praias, pelo que mantém o encanto de praias quase virgens. No entanto, está bem equipada, pelo que se pode alugar um guarda-sol e comer num restaurante próximo.

Fica a 14 km do Parque Nacional, mas só pode ser alcançada por transporte privado. Se o transporte for difícil, pode saltar esta praia do itinerário e ir diretamente para Pantong Beach, à qual se pode chegar de autocarro a partir da Cidade Velha de Phuket, pelo que terá de regressar primeiro à Cidade Velha de Phuket.

  • Localização: 27RG+PHH, Choeng Thale, distrito de Thalang, Phuket 83110.

Praia de Patong

A praia de Patong fica a cerca de 26 km de Banana Beach e pode ser alcançada em cerca de 40 minutos de carro. É uma das praias mais populares da ilha, especialmente pela sua vida nocturna, pois está rodeada de cafés, restaurantes, bares e discotecas. No entanto, a vida nocturna não é para todos, pois Patong é o bairro da luz vermelha de Phuket, pelo que recomendo que faça este tipo de passeios numa excursão organizada.

Pode ir a esta praia ao pôr do sol e depois ir jantar ao Banzaan Fresh Market. Mas antes disso, se ainda te apetecer caminhar, a menos de 3km de distância está a Freedom Beach, uma das praias mais bonitas da ilha. Também é possível chegar lá de táxi.

Reservar um pub crawl em Phuket

Jante no Banzaan Fresh Market

O Banzaan Fresh Market é um dos mercados noturnos mais populares de Phuket. Está localizado a 2,5 km da Praia de Patong e a 4 km da Praia da Liberdade. É um grande mercado de produtos frescos onde se pode comprar comida, especialmente fruta e peixe, ou jantar nas mesas do piso superior. Naturalmente, oferecem uma grande variedade de marisco.

É um sítio simples e barato para comer, que está aberto até tarde. Se estiver interessado em comida, Patong é também um bom sítio para ter aulas de comida tailandesa. Para voltar à Cidade Velha de Phuket (a 13 km), são 20 minutos de táxi ou uma hora e meia de autocarro.

  • Localização: 74, 51 Nanai Rd, Pa Tong, Distrito de Kathu, Phuket 83150.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 23h.

Reserve sua aula de culinária tailandesa

Dia 5: Ilhas Phi Phi, Monkey Bay, Viking Beach e Long Beach

Ilhas Phi Phi| ©Corey Hamilton
Ilhas Phi Phi| ©Corey Hamilton

Se ficar mais de 3 dias em Phuket ou, neste caso, 5 dias, não pode perder as paradisíacas ilhas Phi Phi Phi e dedicar-lhe um dia inteiro.

Ilhas Phi Phi

Para lá chegar, é preciso ir ao cais Chean Vanich e embarcar num barco que o levará à ilha numa hora. As ilhas Phi Phi são, na verdade, um arquipélago composto por 4 ilhas e 2 ilhotas. A única ilha habitada é Koh Phi Phi Don.

  • Da cidade velha de Phuket ao cais de Chean Vanich (4 km): 10 minutos de táxi ou 20 minutos de autocarro.
  • Do cais de Chean Vanich ao terminal de ferry de Koh Phi Phi Phi: 1 hora. O ferry deixá-lo-á na ilha de Phi Phi Don.

Ao sair do ferry, encontrará um cais muito pitoresco e cafés e restaurantes onde poderá parar para tomar o pequeno-almoço antes de iniciar a sua visita à ilha. Se preferir não se preocupar com o transporte, pode reservar uma viagem de um dia de Phuket para as ilhas Phi Phi.

Reservar uma viagem de um dia para as ilhas Phi Ph i

Baía dos Macacos

Esta é uma das praias mais curiosas da ilha, pois é habitada por macacos. É uma óptima ideia se estiver a visitar Phuket com crianças, pois elas vão gostar muito de ver estes animais no seu habitat. É melhor ir o mais cedo possível, pois o resto do dia é muito concorrido.

A praia só é acessível por barco, por isso pode apanhar um a partir do cais do ferry. Aí pode sempre fazer experiências divertidas, como rafting ou tirolesa. Lembre-se que é proibido alimentar os macacos e que, embora estejam habituados à presença de pessoas, não é aconselhável aproximar-se demasiado deles.

Reservar uma excursão à gruta dos macacos com rafting e tiro lesa.

Miradouro de Phi Phi

No regresso ao cais, pode caminhar 1 km até um dos melhores miradouros da ilha, o Phi Phi Viewpoint. Há outro miradouro a 500m de distância se quiser caminhar um pouco mais, e outro a 1,5km mais acima.

Praia Viking e Praia Longa

A Viking Beach fica a cerca de 1,3 km do Phi Phi Viewpoint 1, e pode ser alcançada a pé (20 minutos) ou de táxi. É uma das praias mais bonitas das ilhas Phi Phi, onde se pode encontrar restaurantes para almoçar nas proximidades. Fica ao lado de Long Beach (a 1,5 km), à qual se pode chegar a pé.

Pode ficar numa destas praias ou ir a pé para a outra. Em ambas as praias é possível alugar um caiaque ou praticar snorkelling ou outros desportos aquáticos. Em alternativa, em vez de ir a estas praias, pode ir para norte, para a praia de Nui, que fica a 4 km do miradouro de Phi Phi.

Opcional: Maya Bay e Viking Cave em Ko Phi Phi Lee

Maya Bay e Viking Cave estão localizadas na ilha de Ko Phi Phi Lee, por isso a maioria das excursões de Phuket inclui-as no seu passeio pelas ilhas Phi Phi. Provavelmente, não terá tempo suficiente para ver as duas ilhas num só dia, a não ser que vá numa excursão organizada.

A praia mais popular de Ko Phi Phi Lee é Maya Bai, pois é a praia que serviu de cenário ao filme de Leonardo DiCaprio, A Praia. É, sem dúvida, uma das mais belas praias da Tailândia, com falésias a emoldurar a praia. Outro local interessante para visitar é a Caverna Viking, onde foram encontradas pinturas de navios que teriam sido pintadas pelos vikings. As grutas só podem ser acedidas por água.

Resumo do Itinerário de 5 dias em Phuket

  • Dia 1
  • Templo de Wat Chalong
  • Praia de Kata
  • Grande Buda
  • Dia 2
  • Museu Thai Hua de Phuket
  • Casa Chin Pracha
  • Templo do Santuário Jui Tui
  • Templo da Luz Serena
  • Estrada de Dibuk
  • Estátua do Dragão Dourado
  • Parque Saphan Hin
  • Opcional: Praia Sunrise
  • Dia 3
  • Santuário de elefantes
  • Ilha James Bond
  • Dia 4
  • Parque Nacional Khao Phra Thaeo
  • Praia de Patong
  • Mercado de produtos frescos de Banzaan
  • Dia 5
  • Ilhas Phi Phi
  • Baía dos Macacos
  • Miradouro de Phi Phi
  • Praia Viking
  • Long Beach
  • Opcional: Maya Bay e Viking Cave

Este foi o itinerário que vos proponho para desfrutarem ao máximo da vossa estadia na ilha de Phuket, com propostas tanto na cidade como na natureza, tanto na praia como na selva. Sem dúvida, esta é uma ilha para estadias longas onde tem muitas opções para desfrutar de todo o tipo de experiências.