10 Coisas para fazer em Punta Cana com Crianças

Punta Cana parece ser um lugar para o turismo adulto, mas nada poderia estar mais longe da verdade. As crianças também podem divertir-se muito nesta excursão.

Andressa García

Andressa García

leitura de 11 minutos

10 Coisas para fazer em Punta Cana com Crianças

Punta Cana | ©Yulianto Poitier

Parques temáticos, praias de águas calmas e cristalinas e actividades ao ar livre são algumas das melhores coisas para ver e fazer em Punta Cana com crianças. Mas quando se vai a este destino das Caraíbas, é importante ter em conta algumas dicas que tornarão a sua estadia (e a deles) mais agradável.

Punta Cana é um lugar mais do que divertido para os pequenos, pois além de visitar atrações incríveis, eles poderão ver e apreciar a natureza caribenha e as espécies que nela habitam. Uma das minhas atrações preferidas em Punta Cana é a interação com os golfinhos e os parques aquáticos.

1. Traga toda a documentação das crianças

Família na praia| ©Pixabay
Família na praia| ©Pixabay

É importante que traga todos os documentos que identifiquem as crianças, sejam os pais ou não, porque muitas atracções pedem documentos como certidões de nascimento, cartões de vacinas ou outra identificação que possa comprovar a idade e a saúde das crianças.

Evite ter de deixar de participar numa atividade por não ter estes documentos solicitados em algumas atracções. Se for nadar com golfinhos, por exemplo, é importante que leve a certidão de nascimento das crianças para comprovar a idade e poder aproveitar as ofertas para elas.

Para esta experiência, também é importante apresentar este documento para saber se a criança tem idade suficiente para participar no plano básico, intermédio ou completo. Dependendo da idade das crianças, elas podem nadar sozinhas ou com um adulto, por isso a documentação da criança é solicitada.

Se você estiver visitando Punta Cana de outro país, é vital que você leve as informações da criança com você. E no caso de não serem seus filhos, é importante que tenha uma autorização dos pais, o que lhe permite viajar e passear com os mais pequenos por todo o território dominicano.

2. Aproveite a entrada gratuita para crianças menores de 5 anos para nadar com golfinhos

Golfinho Islândia| ©William Warby
Golfinho Islândia| ©William Warby

Também na experiência Dolphin Swim with Dolphins, tem a oportunidade de tirar partido da entrada gratuita para crianças com menos de cinco anos. Dependendo da empresa que escolher, pode optar por vários pacotes de natação com golfinhos.

O bom é que em qualquer uma das experiências, desde a mais básica à mais completa, as crianças entre um e cinco anos não pagam para nadar com golfinhos. Naturalmente, para que as crianças entrem gratuitamente, devem ser acompanhadas por um adulto que tenha pago previamente a sua entrada e selecionado o seu pacote de natação com golfinhos.

Também pode aproveitar as ofertas para crianças mais velhas, tais como bilhetes com desconto e outros benefícios semelhantes. Para se informar sobre todas estas ofertas e promoções, é melhor consultar a Internet antes de se aventurar na experiência.

3. Prepare a sua mala com repelente de insectos para se aventurar na rota cultural

Parque Scape| ©christophe gutowski
Parque Scape| ©christophe gutowski

Um dos parques mais interessantes que se pode visitar com os mais pequenos, e onde eles se vão divertir em cada uma das atracções que tem, é o Scape Park. Neste parque podem-se realizar diferentes actividades ao ar livre, entre elas a rota cultural, onde se podem ver réplicas das habitações dos índios Taino, dos camponeses espanhóis e dominicanos.

O mais interessante desta atividade é que se realiza no meio da selva húmida, onde abundam os mosquitos e outros insectos que, se não nos protegermos deles, podem ser muito incómodos.

Este é um percurso que recomendo fazer com as crianças, porque é sempre interessante para elas aprenderem sobre a vida das gerações passadas, mas é importante tomar cuidado com as picadas de insectos. Além dos cremes repelentes, aconselho a vestir as crianças em camadas para que, ao visitar a rota cultural, possam ir frescas mas cobertas para evitar os insectos.

Se vai embarcar numa das excursões à Monkeyland a partir de Punta Cana, que é outra das atracções interessantes do turismo na selva, também recomendo que leve repelente de insectos para evitar picadas e irritações.

Reserve a sua excursão à Monkeyland

4. Proteja as crianças do sol quando visitar as praias

Usar protetor solar| ©RF._.studio
Usar protetor solar| ©RF._.studio

Punta Cana é uma zona tropical, pelo que o clima é bastante quente e o sol é forte. Os raios solares podem ter um impacto negativo na pele das crianças, causando-lhes uma insolação. Para evitar que isso aconteça, é importante cobrir as crianças com protetor solar.

As horas de maior impacto solar nas praias são das 11:00 às 15:00, aproximadamente. Por isso, é importante aplicar protetor solar suficiente e repetir tantas vezes quantas as necessárias para garantir que os mais pequenos estão sempre protegidos dos raios solares. Especialmente em Playa Saona, onde os raios solares são intensos durante a maior parte do dia.

Não hesite em alugar guarda-sóis quando chegar, para que possa também proteger as crianças do sol. E não hesite em colocar-lhes fatos de banho semi-cobertos e até mesmo uma viseira ou chapéu para cobrir o rosto para evitar que sejam incomodados pelo sol.

Reservar uma excursão de um dia à ilha de Saona

5. Contextualize-os antes de visitar locais históricos e culturais

Visitar o Museu do Trampolim| ©Atahualpa
Visitar o Museu do Trampolim| ©Atahualpa

Antes de visitar Punta Cana, deve saber que a República Dominicana é um país muito cultural, que gosta de mostrar aos turistas as raízes taino e indígenas da sua cultura popular. Por isso, encontrarás muitos locais históricos interessantes para visitar, castelos e outros edifícios semelhantes.

Para visitar estes locais com crianças, recomendo que primeiro as contextualize sobre a história da República Dominicana e das Caraíbas de uma forma didática e sem aprofundar, apenas com a intenção de que possam desfrutar da visita a este tipo de locais sem se aborrecerem.

Mas caso os seus filhos não gostem de andar muito e não estejam muito ansiosos por aprender sobre história, então pode levá-los ao Casco Histórico onde encontrará o Museu Infantil Trampolín onde pode reservar visitas guiadas para crianças entre os 2 e os 12 anos.

Reserve a sua excursão a Santo Domingo

6. Ir ao Chocomuseo de manhã.

Chocomuseu| ©cERVANTESd
Chocomuseu| ©cERVANTESd

Certamente que o chocolate é uma das coisas que as crianças mais gostam, por isso o Chocomuseu é um local ideal para ir com elas, mas recomendo que planeie este passeio para as horas da manhã, porque a visita inclui degustação.

Se levarem as crianças ao Chocomuseo de manhã, a degustação de todos os tipos de chocolate que possam imaginar dar-lhes-á energia para fazerem outras actividades durante o resto do dia, e também estarão mais alerta em cada um dos passeios.

Outra vantagem de realizar esta atividade de manhã é que o efeito que o chocolate exerce sobre as crianças passará ao cair da noite, quando for altura de ir para a cama. Além disso, é uma excelente ideia para começar o dia e para os incentivar a viver outras experiências igualmente divertidas ao longo do dia em Punta Cana.

7. Inclui bóias para visitar parques aquáticos

Boia de menina| ©Leo Rivas
Boia de menina| ©Leo Rivas

Recomendo que tragam flutuadores para as crianças se quiserem visitar parques aquáticos, e também funcionarão se planearem levar as crianças para uma piscina ou para a praia. Trata-se de um acessório indispensável para proteger as crianças e evitar acidentes durante a diversão da sua família.

De facto, em muitos locais privados como as piscinas e mesmo nas praias públicas, as crianças são muitas vezes obrigadas a usar este tipo de flutuadores para evitar acidentes. Mas mesmo que as crianças usem bóias, tenha o cuidado de não as deixar sozinhas nas praias, piscinas ou parques aquáticos. Mantenha-as sempre sob vigilância.

Reserve o seu bilhete para o Scape Park

8. Levar aparelhos electrónicos para voos longos

Crianças com tablets| ©Harrison Haines
Crianças com tablets| ©Harrison Haines

Se viajar para Punta Cana a partir de outras partes do mundo e o voo for longo, recomendo que traga dispositivos electrónicos, como tablets ou telemóveis, para evitar que as crianças se aborreçam durante o voo. Isto também pode ser incrivelmente útil se estiver a fazer longas viagens de carro.

Esta é também uma alternativa muito funcional no caso de ter de fazer fila para entrar numa atração que não tenha reservado antes. Mas tente sempre limitar a utilização destes aparelhos a quando são realmente necessários e, quando quiser que as crianças participem em actividades de grupo, dispense simplesmente estes aparelhos.

9. Reserve tudo o que puder online antes de viajar com crianças

Reservar em linha| ©Porapak Apichodilok
Reservar em linha| ©Porapak Apichodilok

Esta é uma das alternativas mais comuns para si. Se para os adultos pode ser um incómodo ter de fazer fila para entrar nas diferentes atracções, imagine para as crianças. Acredite ou não, elas tendem a ficar exaustas facilmente enquanto esperam tanto tempo, por isso, se quiser manter a energia delas para o resto da atividade, é melhor não as obrigar a fazer fila.

Para evitar filas desnecessárias, é melhor fazer todas as reservas online mesmo antes de partir para a sua viagem. Outra vantagem desta opção é que pode poupar dinheiro, especialmente na época alta, porque pode reservar por um preço mais baixo do que aquele que conseguiria se fosse pessoalmente à altura da sua viagem.

Ao reservar online, também pode obter descontos nos bilhetes para crianças nas diferentes atracções, o que é uma vantagem quando se viaja com os mais pequenos. As percentagens dos preços mais baixos para a reserva online dependerão da idade de cada criança.

10. Existem várias actividades alternativas à escolha

verão em Punta Cana| ©RLBrinkman
verão em Punta Cana| ©RLBrinkman

As crianças adoram saber que podem escolher fazer uma coisa ou outra, e é por isso que isso será muito útil quando for de férias com elas para qualquer lugar. No caso específico de Punta Cana, é muito mais fácil oferecer alternativas porque a maior parte das actividades que se podem fazer neste lugar, é possível fazê-las com crianças.

Pode propor actividades simples, como visitar uma praia, ou pode propor outras actividades, como visitar um parque temático que abunda em Punta Cana. Dentro da opção de parques temáticos tem múltiplos lugares para ir, desde parques ao ar livre onde descobrirá grutas e animais da zona, até parques aquáticos e mecânicos para passar um dia diferente.

Desde que a criança tenha a oportunidade de escolher o que quer fazer, sentir-se-á muito mais à vontade com cada uma das actividades que vai realizar durante a viagem. Este conselho aplica-se especialmente a crianças mais velhas e adolescentes que já estão a sofrer alterações de crescimento e querem experimentar mais a sua independência.

11. Leve proteção contra quedas, como capacetes e joelheiras

Criança com joelheiras e capacete| ©clappstar
Criança com joelheiras e capacete| ©clappstar

Sim, é preciso levar algumas medidas de segurança na mala, principalmente se estiver a viajar com crianças pequenas, pois há locais onde se pode andar de segway ou mesmo fazer um passeio de bicicleta, por isso é preferível manter as crianças bem seguras durante o passeio.

Em muitos dos locais onde oferecem este serviço, costumam alugar este tipo de equipamento, mas nem sempre é o caso, e nem sempre têm os tamanhos para crianças pequenas, por isso recomendo que tragam estas ferramentas por vossa conta, para que possam ter a certeza de que as crianças estão sempre protegidas.

12. Certifique-se de que o pequeno-almoço, o almoço, o jantar ou os lanches são fornecidos em todas as excursões

Pequeno-almoço| ©Julian Jagtenberg
Pequeno-almoço| ©Julian Jagtenberg

Isto é muito importante, porque de outra forma terá de levar lanches para os mais pequenos, especialmente se decidir fazer um safari em Punta Cana, porque esta excursão é normalmente concluída em cerca de 7 horas.

Dependendo da empresa com a qual reservar o safari, terá acesso a snacks ou não. É por isso que a minha recomendação antes de levar as crianças neste tipo de excursão é perguntar se terão acesso a snacks durante a excursão, para saberem que tipo de comida levar para as crianças.

Recomendo que levem as crianças a este tipo de experiência e, de facto, podem encontrar muitas opções entre as melhores excursões de Punta Cana em que as crianças podem participar e que certamente irão adorar.

13. Visitar os restaurantes com menus infantis dedicados

O Grill| ©Cat Stam
O Grill| ©Cat Stam

Sabemos que é muito difícil para as crianças quererem comer diferentes tipos de comida, especialmente se forem alimentos que nunca experimentaram antes. O mesmo pode acontecer se quiserem ir a um restaurante para provar a comida típica local. Para isso, em Punta Cana pode encontrar muitos restaurantes para crianças.

Na maioria destes restaurantes é possível pedir menus infantis especializados, onde as batatas fritas, os nuggets de frango e os hambúrgueres são os mais abundantes e oferecidos. No entanto, também pode procurar opções com refeições mais saudáveis para as crianças, uma vez que estas também estão disponíveis.

Alguns destes restaurantes para crianças incluem: The Grill, Toc Beach Bar & Restaurant e Pastrata Punta Cana. Em alguns destes locais também se encontram parques infantis, para que as crianças se possam divertir um pouco antes de continuarem a viagem.

14. Aproveite as tarifas para crianças nos aeroportos

Aeroporto de Punta Cana| ©Sue
Aeroporto de Punta Cana| ©Sue

Se estiver a viajar de outros países para Punta Cana, terá de embarcar num avião e, nesse caso, o custo de um bilhete para crianças pode baixar. Estas ofertas de bilhetes aplicam-se geralmente a crianças entre os 3 e os 7 anos de idade. Mas no caso de viajar com crianças com menos de dois anos, algumas companhias aéreas podem prescindir do seu bilhete.

É claro que, dependendo da classe em que viaja, pode ou não poder escolher o lugar onde viaja no avião, mas é sem dúvida uma vantagem poder poupar algum dinheiro no bilhete das crianças.

Geralmente, estes bilhetes com desconto para crianças podem ser encontrados na época baixa, por isso é uma óptima ideia ir a Punta Cana quando há poucos turistas, e a melhor altura para ir a Punta Cana e poupar dinheiro é de abril a setembro. Desta forma, conseguirá obter passagens aéreas com desconto ou gratuitas para as crianças que viajam consigo.

15. Ficar num hotel com atracções para crianças

Hotel Punta Cana| ©mbell1975
Hotel Punta Cana| ©mbell1975

Em Punta Cana há muitos alojamentos com parques infantis no interior, o que é uma grande vantagem se estiver a viajar com as crianças, porque elas não só se divertirão quando saírem do hotel, mas também dentro das instalações.

Isso vai ajudá-lo a descansar se você estiver indo para Punta Cana em 10 dias ou mais e quiser ficar um dia descansando no hotel, mas as crianças têm tanta energia que querem continuar brincando e aproveitando a viagem.

Geralmente nos alojamentos que têm estes espaços para crianças, também oferecem as atracções divididas por idades, ou seja, as crianças mais velhas têm um espaço para elas e as mais pequenas também têm um espaço mais seguro para desfrutar da área de jogos.