Melhores coisas para fazer em Lima

Quer visitar um sítio cheio de história e perto da praia? Então Lima deve ser o teu próximo destino. Descobre tudo o que há para fazer nesta cidade fantástica.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

Melhores coisas para fazer em Lima

Lima | ©Andrew Campbell

Lima é uma cidade cheia de história impressionante, paisagens dignas de serem admiradas e sítios que tem de ver. As melhores coisas para fazer nesta cidade são muitas, mas aqui estão as que se destacam das outras. Antes de viajar, recomendo que descubras a melhor forma de chegar e sair do aeroporto, para que chegues a tempo de aproveitar cada minuto da tua estadia na capital peruana.

Como em quase todas as cidades, o seu centro histórico é um destino obrigatório. Aí poderás ver diferentes edifícios emblemáticos do país. Poderá também provar a gastronomia local e visitar museus. Estas actividades permitir-lhe-ão ligar-se muito mais à cultura do país. Aproveita a proximidade de Lima com o mar e visita uma das suas praias paradisíacas, não te vais aborrecer nesta bela cidade!

1. Visitar o centro histórico de Lima

Visitas turísticas em Lima| ©Hop on Hop off Bus Tours
Visitas turísticas em Lima| ©Hop on Hop off Bus Tours

O centro histórico de Lima foi declarado Património da Humanidade e é, sem dúvida, um local a visitar quando viajar para a cidade. Poderá ver como o passado e o presente de uma cidade coexistem diariamente, observando as imponentes mansões, igrejas e obras de arte.

Uma forma de chegar ao centro histórico é através do autocarro turístico Hop on Hop off. Pode sair na paragem mais próxima do centro a qualquer hora do dia e começar a explorar. O melhor é que pode fazer este passeio a pé. Sugiro que visite a Plaza de Armas ou Plaza Mayor de Lima, o local mais popular da zona.

Ao redor desta praça, poderás ver a Catedral de Lima, o Palácio do Governo e o Palácio do Arcebispo. Se tiver tempo, recomendo-lhe que entre em cada um destes locais e aprecie a sua riqueza arquitetónica. Outros destinos impressionantes são a Câmara Municipal de Lima e até mesmo alguns museus, como o Museu da Santa Inquisição.

No centro também encontrará muitas lojas de recordações e restaurantes onde poderá tomar um café ou um lanche. Para além disso, deve caminhar pela rua Jiron de la Union, a rua mais importante do centro. Um passeio por este lado da cidade será uma grande aventura para começar a sua estadia em Lima.

Informações de interesse

  • Localização: Centro Histórico, Lima 15001, Peru.

  • Quando ir: durante todo o ano.

  • Horários: a qualquer hora.

Reservar um passeio de autocarro Hop on Hop off

2. Prove a comida peruana num passeio gastronómico

Ceviche| ©Kevin Tocas
Ceviche| ©Kevin Tocas

Lima é conhecida pela sua cozinha variada e sabores interessantes. Se viajar para esta cidade, não deixe de fazer um passeio gastronómico em Lima. Estes podem ser um simples passeio a pé pelos mercados ou um passeio noturno visitando diferentes restaurantes, e mesmo, se gostar de cozinhar, um plano muito bom é ter aulas de culinária peruana.

O prato peruano por excelência é o ceviche. Não hesite em pedir este prato quando fizer uma destas excursões. Recomendo que visite restaurantes de prestígio como o Maido, o Central ou o Astrid & Gaston, especialmente se quiser uma experiência mais elegante.

Outro prato principal que tem de provar é o frango grelhado, feito com temperos característicos da cozinha peruana. Acompanha batatas fritas e uma salada. O lomo saltado é um prato simples, mas delicioso, temperado com cebola e acompanhado de arroz branco.

Se preferir experimentar petiscos, recomendo o choclo con queso, feito com milho branco peruano, acompanhado de diferentes molhos. Mas se procura uma sobremesa, sugiro o sumo de lúcuma ou a chicha morada. Estes estão facilmente disponíveis nos mercados da cidade. Todos estes pratos são apenas uma pequena parte da gastronomia peruana, visite Lima e experimente um mundo cheio de sabores!

Reservar um passeio gastronómico em Lima

3. Passeio pelo Parque del Amor

Parque do Amor| ©Brisa del Mar
Parque do Amor| ©Brisa del Mar

O Parque del Amor está localizado no distrito de Miraflores. Se o visitar, pode desfrutar de belas paisagens e vistas do Oceano Pacífico. Também se pode ver a escultura icónica conhecida como "El Beso", feita pelo artista peruano Victor Delfin.

Este parque é conhecido por ser um pequeno refúgio para casais apaixonados. Todo o seu design e estrutura são inspirados no Parque Güell, em Barcelona. As suas paredes estão decoradas com mosaicos com frases de amor escritas em espanhol e quechua. Também encontrará nomes de casais famosos e de pessoas que ajudaram financeiramente a construir este espaço emblemático de Lima.

Ao chegar ao parque, verá um belo jardim com flores em forma de coração. Pode sentar-se num dos bancos e apreciar o pôr do sol. Na área circundante encontrará vários cafés, casas de banho públicas e parques de estacionamento. É um local ideal para terminar um dia a explorar a cidade, especialmente se estiverem a viajar em casal.

Por outro lado, se estiverem a viajar em casal e estiverem interessados em ver lugares mais românticos, também vos recomendo fazer algumas excursões a partir de Lima. Por exemplo, podem visitar a Cascata de Gocta em Chachapoyas, ou Punta Sal em Tumbes, entre outros sítios. Escapadinhas perfeitas para casais ou para quem vai passar pelo menos dois dias em Lima.

Informações úteis

  • Localização: Av, Mal. Cisneros, Miraflores 15074, Peru.

  • Quando ir: todos os meses do ano.

  • Horário: a qualquer hora do dia.

Participe de uma excursão de Lima

4. Descobrir as Huacas de Lima

Huaca em Lima| ©Guillermo Rossi
Huaca em Lima| ©Guillermo Rossi

Lima é uma cidade onde se pode experimentar os contrastes entre o moderno e o pré-hispânico. Este último pode ser visto nas suas icónicas huacas, estruturas antigas que eram locais sagrados para os Incas. Há mais de cinco mil anos, nelas se realizavam rituais em que os Incas honravam os deuses e pediam a sua proteção.

Embora muitas delas estejam hoje em dia deterioradas devido à passagem do tempo, algumas ainda merecem ser visitadas. Por exemplo, no distrito de Miraflores, no quarteirão 8 da Calle General Borgoño, encontra-se a Huaca Pucllana. Tem um percurso turístico composto por pontes, rampas, caminhos, entre outros elementos.

Outra das mais interessantes é a Huaca Mateo Salado, situada no Cercado de Lima, perto de Breña e Pueblo Libre. Nas suas imediações, encontram-se casas e lojas. Aqui verá cinco pirâmides escalonadas. A principal tem cerca de 18 metros de comprimento. Também verá uma muralha que protege três delas.

Huaca Puruchuco e Huaca Huallamarca também são populares. Embora possa visitá-las por conta própria e gratuitamente, recomendo que o faça na companhia de um guia especializado. Se gostar desta experiência, provavelmente gostará de fazer uma excursão de Lima a Cusco e Machu Picchu para conhecer o passado inca do Peru - estará a viajar no tempo!

Informações úteis

  • Quando ir: durante todo o ano.
  • Horário: todos os dias.

Reserve uma excursão de Lima a Cusco e Machu Picchu.

5. Visitar o Museu Larco

Museu Larco| ©David Stanley
Museu Larco| ©David Stanley

Lima é uma cidade cheia de museus interessantes que você tem que visitar. Um deles é o Museu Larco. Este local tem uma extensa coleção de arte pré-colombiana. Você verá peças de cerâmica, artefatos antigos das culturas peruanas e várias jóias.

Este museu foi construído em uma mansão colonial do século XVIII d.C. Está rodeado por belos jardins e tem uma exposição permanente de arte pré-colombiana. Aqui pode explorar mais de cinco mil anos de história. Aprenderá sobre a evolução deste povo andino e outros factos curiosos e interessantes.

Outros lugares que deve ver neste museu é a Galeria Erótica, onde aprenderá sobre a perceção peruana pré-colombiana da sexualidade. Também poderá entrar em depósitos que abrigam mais de 30 mil peças arqueológicas que foram preservadas ao longo do tempo. No final da visita, poderá visitar o café-restaurante do museu.

Informações de interesse

  • Localização: Av. Simón Bolívar 1515, Pueblo Libre, Lima 21, Peru. Acesso: Calle Navarra 169 (em frente ao Parque Larco) - Preço: cerca de 10 euros. Metade do preço para estudantes e menores.

  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 10 às 19 horas. O horário de abertura muda normalmente nos dias 24, 25 e 31 de dezembro. No dia 1 de janeiro, está normalmente aberto das 10 às 18 horas.

6. Visite e passeie pelo Malecon de Miraflores

Miraflores| ©Giuliano Da Zanche
Miraflores| ©Giuliano Da Zanche

Passear pelo Malecón de Miraflores é outra atividade que pode desfrutar durante a sua estadia em Lima. É um parque com diferentes caminhos pelos quais se pode caminhar ao longo das falésias da Costa Verde. Perto deste passeio poderá ver o Oceano Pacífico, e se depois de desfrutar desta vista ainda quiser ver mais da costa peruana, pode fazer uma excursão às ilhas perto de Lima.

Há um total de cinco quilómetros de caminhada que estão divididos em três secções. Um deles é o Malecón de la Marina, localizado no norte. Este começa no estádio Manuel Bonilla e estende-se até ao parque Miguel Grau. O segundo, o Malecón Cisneros, é o troço central que vai desde o Parque Miguel Grau até à Ponte Villena.

Finalmente, o Malecón de la Reserva, o troço sul, vai desde a Ponte Villena até à descida de Armendaríz. Ao longo deste longo mas divertido percurso, verá belos parques, campos desportivos, jardins floridos, monumentos e muito mais.

Durante o verão, este é um destino popular para turistas e habitantes locais. Muitas pessoas reúnem-se aqui para desfrutar de um piquenique ao sol ou simplesmente deitar-se na relva verde e limpa. O pôr do sol é bonito de se ver e também terá uma boa vista do Farol da Marina, com 21 metros de altura.

Informações de interesse

  • Localização: Malecón de Miraflores, Mal. de la Reserva 275, Miraflores 15074, Peru - Preço: entrada livre.

  • Quando ir: durante todo o ano, especialmente no verão.

  • Horários: a qualquer hora do dia.

Dica do Viajante Juan
É possível percorrer o Malecón de Miraflores de bicicleta pela sua ciclovia. Existem várias opções de aluguer que se adaptam ao seu tempo e orçamento. Desta forma, poderá desfrutar deste destino turístico da cidade de uma forma mais divertida.

Reserve um passeio pela ilha em Lima.

7. Visitar o Museu de Arte de Lima (MALI)

Dentro do Museu de Arte de Lima| ©` Toshio '
Dentro do Museu de Arte de Lima| ©` Toshio '

Lima é uma cidade cheia de cultura e história, por isso os seus museus são locais que deve incluir na sua visita. Entre eles, destaca-se o Museu de Arte de Lima (MALI). Este museu exibe uma vasta coleção de arte peruana desde a época pré-colombiana até à época contemporânea, incluindo pinturas, esculturas e têxteis. Está localizado no Paseo Colon, em frente ao Museu de Arte Italiana, que também pode ser visitado.

Este sítio tem um total de 4500 metros quadrados. É um dos museus mais importantes da América Latina e foi feito com a técnica de construção em ferro. O seu estilo é neo-renascentista e está rodeado de estátuas e jardins. No interior, encontrará uma coleção de exposições permanentes e temporárias que vale a pena ver de perto.

As colecções do museu estão organizadas de acordo com os diferentes períodos da história do Peru. A exposição permanente tem nove salas, incluindo a sala de arte pré-colombiana, têxteis, arte colonial, prataria, arte republicana do século XIX e arte tradicional, a maior do seu género.

Outros espaços que pode visitar são a sala de arte dos séculos XIX e XX, a sala de fotografia e a sala de arte contemporânea. Tenha em atenção que só pode tirar fotografias se o fizer sem flash. Considere também que , se viajar para Lima em dezembro, é provável que a estação das chuvas já tenha começado. Por isso, visitar os museus é a melhor opção para desfrutar da cidade e abrigar-se.

Informações úteis

  • Localização: Paseo Colón 125, Parque de la Exposición, Lima 15046, Peru - Preço: cerca de 10 euros. Aos domingos, a entrada custa dois por um.

  • Quando ir: durante todo o ano.

  • Horário de funcionamento: terça, quarta, quinta, sexta e domingo, das 10h30 às 18h. Sábados, das 10h30 às 17h.

8. Conhecer o bairro Barranco

Em Barranco| ©Emmanuel DYAN
Em Barranco| ©Emmanuel DYAN

Percorrer o bairro de Barranco, situado no sul da cidade, é uma atividade muito divertida que certamente irá adorar. Trata-se de um lugar boémio e cheio de vida durante todo o dia e grande parte da noite. Aproveite o seu tempo e passeie pelas suas ruas coloridas, pelos seus variados bares, galerias de arte e muito mais.

Além da alegria que os próprios habitantes locais dão a este bairro, o que faz a diferença neste lugar é a sua arquitetura peculiar. Verá antigos casarões que hoje são bares e museus, além de um movimentado calçadão que margeia a Costa Verde. Também podes aproveitar para passar pela Puente de Los Suspiros (Ponte dos Suspiros), feita de madeira e construída em 1876.

Debaixo da ponte encontrarás a Bajada de los Baños, um riacho natural que agora alberga restaurantes, cafés e um passeio pedestre. Terá também a oportunidade de visitar a Igreja da Santíssima Cruz, a Igreja de São Francisco e a Biblioteca Municipal. Se gosta de museus, pode visitar o Museu Pedro de Osma, o Museu da Eletricidade e o Museu Mario Testino.

Continue o seu passeio até à Praça de São Francisco, um dos locais mais bonitos de Barranco. Passeie também pela Casa de Abraham Valdelomar e pelo Malecon de los Ingleses. Este bairro pode ser explorado numa tarde, pelo que recomendo que o inclua numa das suas visitas guiadas à cidade.

Informações úteis

  • Quando ir: durante todo o ano.
  • Horários: todo o dia.

9. Visitar a Chinatown de Lima

Chinatown| ©Kirk K
Chinatown| ©Kirk K

A Chinatown de Lima é conhecida como o canto asiático da cidade. Este lugar faz parte do Mercado Central e está localizado em Barrios Altos, perto do centro histórico da cidade. A origem deste bairro remonta a 1849, quando cidadãos chineses migraram principalmente da província de Cantão. A maioria deles chegou para trabalhar em fazendas costeiras e, com o passar do tempo, estabeleceram-se no que hoje é o Barrio Chino de Lima.

Visitar este lugar é uma experiência enriquecedora que deve ter. Recomendo principalmente que visite as chifas, como são popularmente conhecidos os restaurantes de comida chinesa. Para além disso, alguns deles oferecem pratos que misturam a gastronomia chinesa e peruana, pelo que comer aqui será uma explosão de sabores!

Depois do almoço, pode continuar a explorar esta zona da cidade passando pelo Arco Chinês ou Portada China. Também recomendo passear pela Calle Capón e, se possível, aproveitar as celebrações do Ano Novo Chinês. Para isso, é melhor viajar para Lima em janeiro para desfrutar destas datas importantes para a comunidade chinesa no Peru.

Informações úteis

  • Localização: Paseo Colón 125, Parque de la Exposición, Lima 15046, Peru.

  • When to go: durante todo o ano.

10. Relaxar nas praias de Lima

Praia de Lima| ©Christian Córdova
Praia de Lima| ©Christian Córdova

Uma grande vantagem de visitar Lima é que tem muitas praias bonitas perto de si. Pode escolher algumas que são ideais para um dia em família e até outras praias onde pode fazer surf. Pegue no seu fato de banho e protetor solar porque vai ter umas férias fantásticas em Lima!

Entre as praias que pode visitar especialmente no verão em Lima, destaca-se El Silencio, localizada a sul da cidade. Pode desfrutar de uma ampla baía de areia branca e águas calmas. Entretanto, a praia de Waikiki, situada na Costa Verde, oferece boas ondas para a prática de surf. Podes até ter uma aula e aprender a surfar, estás disposto a isso?

Uma viagem às praias desta cidade é ideal se estiveres em Lima durante 3 dias ou mais. Para além das que já recomendei, podes escolher a praia consoante a tua localização. Se estiveres no sul de Lima, recomendo a praia de Embajadores, se estiveres no norte, podes ir à praia de La Isla, El Puerto ou Hermosa.