10 Coisas Para Fazer em Verona em Junho

Verona é a cidade de Romeu e Julieta e de Shakespeare, mas também um dos destinos mais populares do norte de Itália, que em junho acolhe algumas das festas e feiras mais interessantes do país.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 11 minutos

10 Coisas Para Fazer em Verona em Junho

Casas en Verona |©M Rosa F

Verona é um dos destinos mais visitados no norte de Itália. A Casa de Julieta, a Catedral e a Arena são algumas das atracções mais populares, mas durante a primavera e o verão há também muitos festivais e eventos de feira que mostram um outro lado da cidade.

Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Verona em junho incluem assistir ao Festival de Verona, que é o principal evento da cidade, passear pelo Jardim Palazzo Giusti, aproveitar os descontos e as pechinchas na Via Mazzini, celebrar o aniversário de Dante Alighieri e assistir ao Festival da Beleza.

1. Assistir à abertura do Festival de Verona

Festival de Verona na arena|©Bernard Blanc
Festival de Verona na arena|©Bernard Blanc

O Festival de Verona, que é organizado todos os anos no anfiteatro romano local, é o principal evento do calendário da cidade. Este festival, que abre na segunda semana de junho, é organizado há mais de 100 anos e reúne as quatro melhores óperas do país e os principais artistas italianos e mundiais.

O festival é organizado na Arena di Verona, que é também uma das principais atracções da cidade, para tirar o máximo partido da sua acústica e preservando uma tradição romana, dura 3 meses, até agosto, embora a inauguração, a que se pode assistir em junho, seja uma das principais atracções do evento, uma vez que é quando são apresentados todos os artistas que vão fazer parte do festival.

Ópera, espectáculos de ballet e concertos de música clássica estão todos presentes no Festival de Verona, que é um dos eventos imperdíveis oferecidos pela cidade de Romeu e Julieta para celebrar o fim da primavera e o início do verão.

Informações úteis

  • Preço... Os bilhetes para um único espetáculo custam cerca de 35 euros.
  • Quando.... A abertura ocorre todos os anos na segunda semana de junho.
  • Onde... Arena di Verona.

2. Visitar o Jardim do Palazzo Giusti durante a Festa da primavera

Jardim Giusti|©Paolo
Jardim Giusti|©Paolo

O Palazzo Giusti é uma das maravilhas renascentistas da cidade. Situado no centro da cidade, é um enorme edifício que sobreviveu às guerras e invasões da cidade e ainda se mantém de pé com as suas esculturas, escadarias, caminhos e jardins, construídos no sopé de uma colina.

Nos jardins, durante a terceira semana de junho, realiza-se a Festa da primavera, um evento que celebra o fecho da estação e que coincide com o pico dos caminhos do palácio. Durante o festival, também é possível visitar os interiores do palácio, que ostenta pinturas renascentistas e outras obras de arte da época.

O Palazzo Giusti também está localizado muito perto das principais atracções da cidade, pelo que pode aproveitar ao máximo a sua visita e visitar a Arena di Verona, a Piazza Bra e o Bastião de San Giorgio.

Informações úteis

  • Preço... A entrada nos jardins e nas exposições do palácio é gratuita.
  • Quando... A Festa da primavera começa na terceira semana de junho.
  • Onde... Via Giardino Giusti 2, Verona.

3. Visite o Parque do Jardim Sigurta com o melhor tempo

jardim sigurtà|©Marco Borsetti
jardim sigurtà|©Marco Borsetti

Construído no alto do Monte Magrino, o Parque Jardim Sigurta é o principal espaço verde de Verona e também um lugar ideal para observar um dos panoramas abertos da cidade, já que de lá se pode ver o rio Mincio e o horizonte a partir dos miradouros de 360°. Em junho, pode visitar Sigurta com o melhor tempo e céu limpo para obter as melhores vistas, naquele que é um dos melhores passeios de Verona

Em Sigurta pode passear pelos lagos, pelos caminhos e pelo Labirinto dos Amantes, um circuito de arbustos em que, segundo o mito, se se perder com o seu parceiro e se voltarem a encontrar, ficarão juntos para sempre. A partir de Sigurta também se pode vislumbrar a cidade de Valeggio sul Mincio, uma vez que os limites dos jardins são pouco nítidos.

Os jardins, situados na periferia, podem ser alcançados a partir do centro da cidade através do autocarro da linha 46 e também através dos serviços privados de alguns autocarros turísticos de Verona, mas se planear visitar a cidade em junho, não perca as vistas desobstruídas do Monte Magrino.

Reserve os melhores city tours para conhecer Verona

4. Faça compras e aproveite as pechinchas na Via Mazzini

Via Mazzini|©luigi valbusa
Via Mazzini|©luigi valbusa

Se é daqueles que gosta de fazer compras enquanto visita cidades e também é fã de moda de alta gama, tenho boas notícias para si, porque pode combiná-las num passeio pela Via Mazzini, que é uma das principais artérias comerciais de Verona. junho é também a altura dos saldos devido à mudança de estação, pelo que poderá aproveitar as pechinchas.

A Via Mazzini é também o local para fazer compras de Veronese, para que possa mergulhar na vida quotidiana dos habitantes locais e é também uma das principais ruas da cidade para apreciar os edifícios imponentes da cidade. Localizada entre a Piazza Bra e a Piazza delle Erbe, esta rua pedonal também oferece alguns dos melhores passeios gastronómicos da cidade.

Se a Via Mazzini não for suficiente para si , pode também caminhar ao longo da sua rua paralela, a Via dei Pellicciai, que se caracteriza principalmente por galerias e lojas de arte, onde pode obter imitações de obras renascentistas a preços de saldo.

Reservar uma excursão gastronómica em Verona

5. Assistir ao Festival de Teatro Shakespeare de Verona

Teatro Romano|©Carlos Werner Hackradt
Teatro Romano|©Carlos Werner Hackradt

Verona é a cidade que William Shakespeare escolheu para ambientar Romeu e Julieta, que é uma das suas peças mais famosas, por isso não é surpresa que a cidade lhe preste homenagem todos os anos com um evento de teatro em sua honra, que é organizado todos os anos em junho.

O Festival de Teatro Shakespeare realiza-se na cidade desde 1948 e foi inaugurado com uma produção de Romeu e Julieta traduzida pelo Prémio Nobel Salvatore Quasimodo. Desde então, o festival é organizado todos os anos no Teatro Romano e não é apenas um dos principais eventos da abertura do verão, mas também um dos mais famosos festivais de Shakespeare do mundo.

Durante a sua realização, este festival oferece espectáculos diurnos e noturnos, por isso, se planear visitar a cidade em junho, pode incluí-lo como umadas melhores coisas para fazer em Verona durante a noite. Para além disso, também pode visitar o Teatro Romano, que é um recinto ao ar livre com mais de 2000 anos e que está localizado nas margens do rio Adige.

Factos interessantes

  • Preço... A entrada no festival tem um custo inicial de cerca de 18 euros para os adultos. As crianças com menos de 12 anos pagam metade do preço.
  • Quando... O festival realiza-se todos os anos em junho.
  • Onde... Teatro Romano, Verona.

6. Participar no Festival de Jazz de Verona

Pessoa a tocar saxofone|©Jens Thekkeveettil
Pessoa a tocar saxofone|©Jens Thekkeveettil

Verona é uma das cidades das artes em Itália e, desde 1988, para além dos seus eventos teatrais e cinematográficos, acolhe também o Festival de Jazz, que reúne os artistas mais destacados do país e da Europa durante a semana de junho em que se organiza o evento e que se tornou uma das referências do género.

Este festival é composto por vários palcos em diferentes locais, embora os principais estejam habitualmente localizados todos os anos no Teatro Romano e no Mercado Velho, um edifício renascentista situado no coração da cidade, muito perto da Torre Lamberti e da Casa de Julieta, que é um dos melhores museus de Verona.

O Festival de Jazz de Verona também coincide com outros eventos culturais, como o Festival de Teatro de Shakespeare ou o Festival de Verona, que é organizado todos os anos no anfiteatro romano da cidade, por isso, se quiser aproveitar ao máximo a sua visita em junho, também pode desfrutar destes eventos.

Factos interessantes

  • Preço... A entrada no festival tem um custo inicial de cerca de 25 euros por pessoa.
  • Quando... O festival realiza-se todos os anos em junho.
  • Onde... Em diferentes pontos da cidade.

7. Assistir à Festa da Beleza em Verona

Pessoas no teatro em Verona|©Ib Aarmo
Pessoas no teatro em Verona|©Ib Aarmo

O Festival da Beleza de Verona é um evento variado que, durante a primeira semana de junho de cada ano, reúne peças de teatro, concertos musicais, conferências sobre temas culturais, exposições de arte e várias actividades interactivas em diferentes partes da cidade, sempre com a beleza como tema principal dos espectáculos.

Este festival itinerante tem o seu ponto forte nos concertos musicais, que todos os anos atraem mais de 50.000 pessoas com os seus principais músicos, mas também nos seus eventos de encerramento, que incluem todos os artistas que participaram no Festival da Beleza durante essa edição e que normalmente se realizam no Teatro Romano.

O Festival de Beleza de Verona também oferece actividades para crianças, por isso é um plano a considerar se estiver a planear visitar Verona com crianças.

Factos interessantes

  • Preço... A entrada no festival tem um custo inicial de cerca de 20 euros por pessoa. Os bilhetes para crianças com menos de 12 anos têm um custo inicial de cerca de 12 euros.
  • Quando... O festival realiza-se todos os anos em junho.
  • Onde... Em diferentes locais da cidade.

8. Participar na Feira Veronafil

VeronaFil|©gianka savo
VeronaFil|©gianka savo

Desde a Idade Média, Verona foi uma das principais cidades do norte de Itália e, devido à sua localização, foi sempre um lugar estratégico durante as guerras, batalhas e comércio italiano e tudo isto fez com que a cidade se mantivesse interligada, formando uma extensa rede de correios. É por isso que, atualmente, Verona é uma das principais cidades da filatelia e da numismática em Itália.

A Veronafil, associação filatélica da cidade, organiza uma exposição duas vezes por ano, reunindo coleccionadores e comerciantes de selos antigos, carimbos e cartões telefónicos e organizando conferências, encontros e outros eventos abertos ao público. A exposição principal é organizada todos os anos durante o primeiro fim de semana de junho.

Este evento destinado a promover a filatelia e a numismática é também uma desculpa ideal para aprender mais sobre o passado e a história da cidade e também para participar num dos eventos mais tradicionais de Verona, uma vez que já foram organizadas mais de 100 edições da Fiera Veronafil.

Factos interessantes

  • Preço... A entrada na feira tem um custo inicial de cerca de 6 euros por pessoa.
  • Quando... A festa realiza-se no primeiro fim de semana de junho de cada ano.
  • Onde... Corso Cavour 2, Verona.

9. Passeio pela Verona de Dante Alighieri no aniversário do seu nascimento

Dante Alighieri está a andar de bicicleta|©Mauro Castagna
Dante Alighieri está a andar de bicicleta|©Mauro Castagna

Dante Alighieri é o escritor mais famoso da história de Itália e, durante a sua vida, depois de ter sido banido de Florença, viu como todas as cidades se recusavam a recebê-lo. Todas, exceto uma, Verona, pelo que Dante desenvolveu uma atitude de amor para com Verona. Todas exceto uma, Verona, pelo que Dante desenvolveu uma profunda afeição pela cidade que se reflectiu nos seus escritos e que hoje serve para recordar os seus anos de veronês.

A data do seu nascimento permanece um mistério, mas pelas pistas que o escritor deixou na Divina Comédia e noutros fragmentos das suas obras, acredita-se que nasceu a 21 de junho de 1265, razão pela qual todos os anos em Verona, nessa data, são organizados passeios e visitas guiadas para celebrar o aniversário de Dante, visitando os locais da sua estadia em Verona.

Um passeio por Verona através dos olhos de Dante é uma viagem no tempo e uma das melhores excursões que a cidade tem para oferecer. Além disso, estas excursões duram normalmente cerca de 2 horas, pelo que são compatíveis se estiver a planear uma estadia curta na cidade. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de actividades para descobrir Verona em 3 dias.

10. Visitar o Lago de Garda na melhor altura do ano

Lago de Garda|©maria luisa novela
Lago de Garda|©maria luisa novela

O Lago de Garda é o maior lago de Itália e um dos principais lagos do norte do país. Localizado a 75 quilómetros do centro de Verona, visitá-lo numa viagem de um dia inteiro é uma das melhores coisas a fazer a partir de Verona, especialmente em junho, quando o tempo está ideal e o número de turistas é relativamente baixo.

O Lago de Garda é um lago glaciar mas, devido ao seu tamanho e importância, é quase um mar que divide os Alpes e a planície de Padana, daí a diferença de altitude das montanhas circundantes e a beleza das suas paisagens, que são capazes de ofuscar até o Lago Como, o lago mais ilustre de Itália, mesmo à saída de Milão.

Se planear visitar Verona no verão, verá que o Lago de Garda oferece vistas desobstruídas sobre o campo, mas o calor pode ser sufocante e encontrará também muitos visitantes. Em junho, no final da primavera, poderá desfrutar do local sem o frio do inverno, com um clima ameno e também menos turismo, uma vez que a época alta de Verona recomeça em julho, com o início formal do período de verão.

Reservar uma viagem ao Lago de Garda

Temperaturas em Verona em junho

Construir escadas|©M Rosa F
Construir escadas|©M Rosa F

O mês de junho marca o fim da primavera e o início do verão e as temperaturas máximas atingem os 30° e as mínimas os 18°. A temperatura média é de 26° e, apesar de Verona ter um clima húmido, a precipitação em junho é muito esporádica.

A mudança de estação favorece as excursões aos lagos e às montanhas, uma vez que o céu se livra do nevoeiro que é comum em Verona, e ao mesmo tempo oferece um clima ameno, uma vez que no verão o calor pode ser abrasador.

O número de turistas em Verona em junho

Venda de fruta em Verona|©M Rosa F
Venda de fruta em Verona|©M Rosa F

A época alta em Verona começa em julho, com o início formal do verão, pelo que junho é um mês ideal para visitar a cidade, com um fluxo moderado de turistas e também um clima adequado para desfrutar das atracções.

A cidade tem um número médio de visitantes muito elevado ao longo de todo o ano, especialmente se visitar Verona no Natal ou durante o verão, pelo que junho, durante a mudança de estação, é uma boa altura para ir com calma.

Preços em Verona em junho

carteira com cartões|© Emil Kalibradov
carteira com cartões|© Emil Kalibradov

Os preços em Verona em junho não atingem os custos dos meses mais quentes de julho e agosto, pelo que é uma boa altura para viajar mais barato e aproveitar o bom tempo que a cidade tem para oferecer.

Se visitar Verona em junho, pode poupar dinheiro em excursões e alojamento, especialmente se reservar online com antecedência. Se organizares um itinerário, podes também reservar bilhetes para festivais e eventos de feira.

O que levar na mala quando visitar Verona em junho

Mala de verão|© Arnel Hasanovic
Mala de verão|© Arnel Hasanovic

Durante a primavera, Verona oferece um clima agradável e, por vezes, quente, pelo que recomendo que inclua os seguintes artigos na sua mala:

  • Óculos de sol
  • Protetor solar
  • Sapatos confortáveis
  • Chapéu de sol
  • T-shirt leve
  • Casaco leve
  • Calças leves
  • Sapatos de montanha
  • Camisolas leves