Verona em 1 Dia: Tudo o Que Você Precisa Saber

Descobrir Verona num só dia pode parecer uma missão impossível, mas com o itinerário certo é possível descobrir os principais locais da cidade que inspirou William Shakespeare com a história de Romeu e Julieta.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 10 minutos

Verona em 1 Dia: Tudo o Que Você Precisa Saber

Vista del lago en Verona |©Ronny Siegel

Verona tem tantas atracções para oferecer que percorrê-la num único dia parece praticamente impossível, mas com a organização certa e o itinerário certo pode descobrir alguns dos principais locais da cidade que inspirou Romeu e Julieta de William Shakespeare, mas que é muito mais do que isso.

Entre as melhores coisas para ver e fazer em Verona durante uma viagem de um dia, pode visitar a Arena de Verona e a Piazza Bra, visitar a Casa de Julieta e a varanda mais famosa do mundo, ver a cidade das alturas da Torre dei Lamberti, visitar a Catedral de Verona e a Ponte de Pedra e descobrir o pôr do sol a partir do miradouro do Castel San Pietro.

1. Comece o passeio com uma visita à Arena de Verona e à Piazza Bra

Dentro da arena vazia de Verona|©Stefano Parisi
Dentro da arena vazia de Verona|©Stefano Parisi

A Arena de Verona é um anfiteatro romano com quase 2000 anos de idade e é também uma das atracções mais visitadas da cidade, perdendo apenas para a Casa de Julieta. Todos os anos se realizam ali eventos e espectáculos musicais, incluindo o Festival de Verona, que consiste numa série de concertos de ópera que têm lugar todos os anos entre junho e agosto.

Sugiro que comece a sua visita pela Arena di Verona, uma vez que, de manhã, evitará as longas filas de espera e poderá também desfrutar deste anfiteatro romano, o mais bem conservado do mundo, com menos multidões. Durante a visita, que pode ser feita por conta própria ou com uma visita guiada, pode conhecer o interior da Arena e também aprender sobre a sua história e os múltiplos usos que teve ao longo dos anos.

A visita à Arena de Verona demora cerca de 1 hora e meia e, uma vez no exterior, recomendo que dê um pequeno passeio pela Piazza Bra, que se situa mesmo à saída do anfiteatro e é uma das praças públicas mais movimentadas e famosas da cidade e também um ponto de encontro para as melhores excursões de Verona.

Factos interessantes

  • Preço... Os bilhetes para visitar o interior da Arena têm um custo inicial de cerca de 10 euros por pessoa.
  • Onde... Piazza Bra 1, Verona.
  • Como chegar... Pode chegar lá com as linhas de autocarro 11, 12, 31, 32, 33 e 52 ou com o autocarro turístico hop on hop off da cidade.

2. Visite a Casa de Julieta e a varanda mais famosa do mundo

Verona Casa di Giulietta|©Geoff Buck
Verona Casa di Giulietta|©Geoff Buck

A Casa de Julieta é a atração mais visitada de Verona e também o ponto focal da cidade que respira o drama de Romeu e Julieta, uma das criações mais famosas de William Shakespeare. Pode lá chegar a partir da Arena, numa caminhada de 10 minutos pelas sete ruas ou utilizando os autocarros 11, 13 e 52.

O Museu da Casa de Julieta é uma mostra de alguns dos elementos relacionados com a peça de Shakespeare e também um olhar sobre a história do palácio medieval, que se regista ter existido pelo menos desde o século XII, quando foi habitado pelos Capuletos, a família de Julieta. No entanto, a maior parte da casa foi reconstruída em 1940 e da sua estrutura original apenas resta a porta de entrada.

As principais atracções do museu são a estátua de Julieta, que, segundo a lenda urbana de Veronese, deve ser tocada para trazer boa sorte, e a varanda onde tem lugar um dos diálogos mais importantes da peça de Shakespeare.

Note-se que a Casa de Julieta está sempre muito cheia e poderá ter de fazer fila para a visitar ou para tirar uma fotografia com a fachada do palácio. Se quiser visitar o museu, a melhor opção é comprar os seus bilhetes com antecedência online.

Factos interessantes

  • Preço... Os bilhetes para visitar o museu têm um custo inicial de aproximadamente 6 euros por pessoa.
  • Onde... Piazzetta Navona, Verona.
  • Como chegar lá... Pode chegar lá com as linhas de autocarro 11, 13 e 52 ou com o autocarro turístico hop-on-hop-off da cidade.

Reservar a excursão Romeu e Julieta em Verona

3. Ver uma vista panorâmica da cidade a partir da Torre Lamberti

Torre Lamberti, Verona|©Claudio Spreafico
Torre Lamberti, Verona|©Claudio Spreafico

A duas ruas da Casa de Julieta encontra-se a Torre dei Lamberti, uma antiga torre civil medieval com 84 metros de altura, que já foi considerada um dos edifícios mais altos da cidade e é atualmente um dos pontos panorâmicos para ver o horizonte da cidade e funciona como torre do relógio.

A Torre dei Lamberti chama a atenção pela complexidade da sua construção, pelos materiais utilizados e pelos dois sinos no topo, um que assinala os incêndios e as horas do dia e outro que serve para chamar o povo às armas para defender a cidade. Se a visitar, pode também descobrir a escada em espiral que o leva ao topo e um elevador que foi acrescentado no início do século XX.

A partir da Torre dei Lamberti poderá ver uma ampla vista panorâmica da cidade, incluindo o rio Adige, o Castelo de San Pietro, a cidade velha, a Arena e a Catedral. Se planear visitar Verona no verão, poderá também ver a primeira cadeia de montanhas dos Alpes.

Factos interessantes

  • Preço... Os bilhetes para aceder ao miradouro têm um custo inicial de cerca de 6 euros por pessoa.
  • Onde... Via della Costa 1, Verona.
  • Como chegar lá... Pode chegar lá nas linhas de autocarro 11, 13 e 52 ou no autocarro turístico hop-on-hop-off da cidade.

4. Almoço na Piazza delle Erbe

Piazza delle Erbe.|©Vítor Ribeiro
Piazza delle Erbe.|©Vítor Ribeiro

Uma das melhores coisas para fazer em Verona é apreciar a comida italiana e é por isso que sugiro que, uma vez terminada a visita ao miradouro da Torre dei Lamberti, vá almoçar à Piazza delle Erbe, que é um dos pontos centrais da cidade e está localizada a duas ruas da torre.

A Piazza delle Erbe é um dos espaços públicos mais famosos e, se planear visitar Verona na época do Natal, verá uma árvore de Natal gigante instalada aqui todos os anos, mas também é conhecida por ser o lar de alguns dos melhores restaurantes e bares da cidade, tornando-a o local ideal para almoçar.

Uma vez que não vai poder fazer um tour gastronómico em Verona devido à falta de tempo , pode pelo menos visitar alguns dos locais que normalmente estão incluídos nos tours gastronómicos, como o Ristorante Maffei, Billy Paletta ou Osteria del Bugiardo. Na zona da Piazza delle Erbe encontrará restaurantes de todos os tipos e menus de todas as gamas de preços, para que possa escolher a opção que melhor se adapta ao seu paladar.

Se depois do almoço também quiser experimentar o tradicional gelato italiano, pode optar pela famosa Gelateria Impero ou Amorino, duas das mais famosas gelatarias nas ruas próximas da Piazza delle Erbe.

Reservar uma excursão gastronómica em Verona

5. Visitar a Catedral de Verona

Catedral de Verona|©Salvador Safina
Catedral de Verona|©Salvador Safina

Depois do almoço na zona da Piazza delle Erbe, sugiro que se desloque para o lado do rio Adige até à Catedral de Verona, que se situa a seis ruas da praça. Pode ir a pé durante 10 minutos, apanhar o autocarro 70 ou o autocarro turístico hop-on-hop-off da cidade

A Catedral de Verona destaca-se pela sua estrutura simples, de estilo românico, e pela sua impressionante fachada com telhado de duas águas. Além disso, o interior alberga frescos e esculturas renascentistas e o altar foi construído a partir dos restos das duas igrejas que antigamente ocupavam os terrenos da Catedral e que foram demolidas por um terramoto no século XI.

Como caraterística distintiva, a Catedral de Verona tem uma torre sineira inacabada e, entre os característicos corredores centrais, podem ver-se vitrais de uma única cor azul, que é impressionante. Embora a Catedral seja um dos edifícios católicos mais importantes da cidade devido à sua investidura, não é uma das igrejas mais visitadas em Verona, uma vez que esse lugar é ocupado pelos conventos e capelas mencionados por Shakespeare em Romeu e Julieta.

Pode visitar a Catedral de Verona todos os dias e também frequentar os hospícios religiosos aos domingos. A entrada para o interior do edifício é gratuita, mas a entrada para a torre do sino está atualmente fechada.

Factos interessantes

  • Preço... A entrada na Catedral é gratuita.
  • Onde... Piazza Vescovado, Verona.
  • Como chegar lá... Pode chegar lá com as linhas de autocarro 70 ou com o autocarro turístico hop on hop off da cidade.

Reservar o autocarro hop on hop off em Verona

6. Tirar uma fotografia na Ponte de Pedra, a ponte mais antiga da cidade

Ponte Pietra (Verona)|©emptyseas
Ponte Pietra (Verona)|©emptyseas

Muito perto da Catedral, a quatro ruas de distância, encontra-se a Ponte de Pedra, que é uma das oito pontes romanas que atravessavam o rio Adige na Antiguidade e é atualmente a única ainda de pé, apesar de ter sido parcialmente reconstruída após o final da Segunda Guerra Mundial. Pode chegar-se à ponte através de uma caminhada de 10 minutos ou de autocarro na linha 70.

A Ponte de Pedra não é apenas a ponte mais antiga da cidade, mas também uma das principais características do horizonte de Verona, que se destaca pelas suas construções medievais e pela influência romana dos seus principais edifícios. A partir desta ponte podem-se tirar algumas das melhores fotografias da cidade e também se pode fotografar nela.

A importância da Ponte de Pedra era central na antiguidade, uma vez que ligava a parte antiga da cidade ao Castelo de San Pietro, que coroava a resistência da cidade contra os invasores. É por isso que a ponte está incluída na maioria das visitas guiadas que cobrem a história da cidade, mesmo naquelas que são destinadas às crianças, por isso, se planeia visitar Verona com crianças, visitá-la pode ser uma opção ideal, pois é muito impressionante.

Factos interessantes

  • Preço... A visita à ponte é gratuita.
  • Onde... Ponte de Pedra, Verona.
  • Como chegar lá... Pode chegar lá com as linhas de autocarro 70 ou com o autocarro turístico hop-on-hop-off da cidade.

Reserve os melhores passeios pela cidade para conhecer Verona

7. Visite o Teatro Romano e o Museu Arqueológico.

Teatro Romano em Verona|©Fulvius
Teatro Romano em Verona|©Fulvius

Do outro lado da ponte fica o Teatro Romano, que tem mais de 2000 anos e é um dos edifícios mais antigos ainda de pé com a sua estrutura original em Verona, sem ter sido reconstruído ao longo da sua história. O teatro, que acolhe concertos e espectáculos, alberga também o Museu Arqueológico.

O museu é um centro de exposições arqueológicas que inclui mais de 600 obras expostas no interior e outras 200 no exterior. Entre as peças que se podem descobrir encontram-se inscrições, esculturas, mosaicos, bronzes, vasos, estelas e altares funerários, urnas etruscas e inscrições gregas, bem como taças de cerâmica e mobiliário de metal.

A visita a este museu será de interesse para os amantes da história, embora também possam encontrar elementos curiosos para saber como era a vida na cidade durante a época romana e como os costumes sociais mudaram durante as sucessivas conquistas. Sem dúvida, o museu de arqueologia é um dos melhores museus de Verona.

Factos interessantes

  • Preço... A entrada no museu tem um custo inicial de aproximadamente 4,5 euros por pessoa.
  • Onde... Regaste Redentore 2, Verona.
  • Como chegar lá... Autocarros 11, 12, 31, 32, 33 e 90 e os autocarros turísticos hop on hop off da cidade.

Reservar bilhetes para visitar os melhores museus de Verona

8. Subir ao topo do Castel San Pietro para ver o pôr do sol

Castelo de San Pietro|©Spiritualized Kaos
Castelo de San Pietro|©Spiritualized Kaos

A poucos metros do Teatro Romano, o Castel San Pietro é um dos pontos mais altos da área metropolitana de Verona e também o lugar ideal para desfrutar de uma vista panorâmica da cidade e seus arredores a partir do miradouro. Para aceder ao miradouro principal, no topo do castelo, pode utilizar as escadas ou o funicular de San Pietro.

As principais atracções da cidade que se podem ver a partir do Castelo de San Pietro são as casas floridas nas margens do rio Adige, as diferentes cores, texturas e materiais da Ponte de Pedra e as ruas estreitas da parte antiga de Verona, que é uma das partes mais pitorescas da cidade.

Do alto do miradouro, se subirmos no último turno, podemos também contemplar um dos melhores pores-do-sol de Itália, pelo que recomendo que deixemos a visita ao Castelo de San Pietro para o final do passeio, para que o pôr do sol nos apanhe a observá-lo do alto.

Factos interessantes

  • Preço... A entrada no castelo e no miradouro tem um custo inicial de cerca de 10 euros por pessoa.
  • Onde... Castelo de San Pietro, Verona.
  • Como chegar lá... Pode chegar lá com as linhas de autocarro 21, 22, 23, 24 e 61 ou com os autocarros turísticos hop on hop off de Verona.

9. Dê um passeio ao longo das margens do rio Adige, passeie pela cidade e jante num restaurante na Via Mazzini

Verona - Rio Adige|©Carlos Alm
Verona - Rio Adige|©Carlos Alm

No final do passeio, sugiro que saia do Castel San Pietro, atravesse a Ponte de Pedra e comece um passeio lento ao longo das margens do Adige. Se planear visitar Verona em janeiro, verá que a brisa fresca do rio o ajudará a vencer o calor e, se estiver de visita durante uma estação mais fria, um casaco leve ajudá-lo-á a proteger-se, mas vale a pena começar a sua despedida da cidade a partir do rio.

Se ainda tiveres vontade de passear pela cidade, podes optar por um passeio pela parte antiga da cidade e, se não, podes ir diretamente para a Via Mazzini para jantar num dos restaurantes da zona. Recomendo que escolhas o Le Vecete ou o Il Bacaro dell'Arena, mas podes certamente encontrar outros locais interessantes.

Pode despedir-se da cidade indo a um bar ou café local para tomar um café ou provar algumas das sobremesas locais, que são muito saborosas.

  • Amanhã
  • Arena de Verona
  • Praça Bra
  • Casa de Julieta
  • Torre de Lamberti
  • Meio-dia
  • Praça das Ervas
  • Maffei / Billy Paletta
  • Gelataria Impero / Amorino
  • Catedral de Verona
  • Tarde
  • Ponte de pedra
  • Teatro Romano
  • Museu Arqueológico
  • Castelo de San Pietro
  • Noite
  • Rio Adige
  • Passeio pela cidade
  • Via Mazzini
  • Le Vecete / Il Bacaro