Melhores Coisas Para Fazer Em Verona

Na cidade do romance e berço da famosa história de Romeu e Julieta, há muitas coisas para fazer. Vou falar-vos dos planos mais populares e interessantes.

Andressa García

Andressa García

leitura de 11 minutos

Melhores Coisas Para Fazer Em Verona

Verona con vista a los viñedos |©Sandra Cohen-Rose and Colin Rose

Verona é um lugar especial com muito para ver. Pode visitar alguns dos melhores museus da cidade, mas também pode apanhar um autocarro turístico e percorrer todo este berço do romantismo, conhecendo cada um dos seus recantos mais interessantes.

Locais como a Casa de Julieta, a Arena de Verona e o Teatro Filarmónico são algumas das paragens que não pode perder durante a sua visita à cidade. E se estiveres à procura de outros planos, recomendo-te que faças algumas das melhores excursões de Verona a outros locais próximos.

1. Viva o amor de Romeu e Julieta nas ruas de Verona

Cadeados coloridos na parede|©fusky
Cadeados coloridos na parede|©fusky

Obviamente, para conhecer e viver a história de amor de Romeu e Julieta, um dos principais locais a visitar é a casa de Julieta, onde se pode ver no exterior uma estátua da mulher na qual, de acordo com a tradição italiana, se deve tocar num dos seios de Julieta.

Depois de tocar no peito de Julieta, pode continuar em direção à casa e subir à varanda. Embora seja claro que a história de Romeu e Julieta é apenas um conto de Shakespeare, muitos acreditam que é real e que Julieta viveu realmente nesta casa, razão pela qual há tantos visitantes e filas para entrar. Mas se for com esta crença, pode ficar um pouco desiludido, porque é uma propriedade que mantém a lenda viva, não a verdadeira casa de Julieta.

Mas esta história não é apenas contada na varanda de Julieta, mas também na casa de Romeu, onde poderá aprender um pouco mais sobre esta trágica história de amor. Para conhecer toda a história de Romeu e Julieta, a melhor maneira de o fazer é definitivamente juntar-se a uma das melhores excursões de Verona, uma das que se centram na história romântica.

Detalhes de interesse

  • Preço: Fazer uma visita guiada à cidade de Verona para conhecer a história de Romeu e Julieta pode custar cerca de 60 euros por pessoa.
  • Horário: Esta visita é normalmente planeada para a manhã, no entanto, este é um acordo que depende do guia turístico.
  • Como chegar lá: Normalmente, as visitas são efectuadas a pé, pelo que terá de se deslocar até ao local da visita.

Fazer uma visita guiada pela cidade de Verona

2. Ver o interior da Arena de Verona

O interior da Arena de Verona|©di@nthus
O interior da Arena de Verona|©di@nthus

Uma das primeiras coisas que tem de fazer assim que puser os pés na cidade, mesmo que vá a Verona por um dia, é definitivamente visitar e percorrer um dos anfiteatros romanos mais bem preservados do mundo, que não é outro senão a Arena de Verona. Antes de visitar este monumento, recomendo que se informe sobre como visitar a Arena de Verona, em termos de preços de bilhetes, visitas guiadas e outros pormenores importantes.

Uma das coisas mais especiais sobre este lugar é o facto de ter uma qualidade de conservação impressionante, considerando que foi construído desde o século I e desde então já tinha uma capacidade para cerca de 30.000 pessoas.

Atualmente, é utilizado como um dos principais locais para concertos e até festivais de ópera, sendo este último uma das melhores coisas para fazer em Verona à noite, especialmente se for em casal.

Detalhes interessantes

  • Preço: O preço dos bilhetes varia consoante o visitante, no entanto, em geral, podem custar cerca de 10 euros sem a visita guiada. No caso de concertos no interior do recinto, os preços variam consideravelmente.
  • Horário de abertura: O horário de visita pode variar, mas normalmente funciona das 9:00 às 19:00 de terça-feira a domingo. As segundas-feiras estão geralmente encerradas. O horário de encerramento também varia de acordo com a programação de eventos e concertos na Arena.
  • Como chegar: Uma das melhores formas de lá chegar é de carro particular. Mas se viajar de transportes públicos, pode utilizar a linha de autocarro 90, que custa cerca de um euro por bilhete.

3. Apanhar o autocarro turístico da cidade

Autocarro turístico vermelho|©Chris Sampson
Autocarro turístico vermelho|©Chris Sampson

O autocarro turístico da cidade é uma das melhores opções se viajar para Verona na época do Natal, porque pode ver toda a cidade iluminada, mas é também uma boa maneira de ver toda a cidade em qualquer altura do ano. O baixo custo do bilhete e a visita guiada à cidade são, em parte, o que mais lhe agradará neste passeio de autocarro.

É um transporte sem paragens que lhe permite subir e descer quantas vezes quiser durante a duração do bilhete, que é normalmente de 24 a 48 horas. Esta experiência é uma das melhores coisas para fazer em Verona com crianças, porque podes levá-las até ao último andar e desfrutar de vistas incríveis da cidade.

Além disso, se quiser ter uma experiência incrível durante o seu passeio pela cidade a bordo deste autocarro turístico, recomendo que deixe esta atividade para incluir entre as coisas para fazer em Verona no verão, quando o tempo está mais agradável para visitar a cidade.

Detalhes interessantes

  • Preço: O bilhete do autocarro de Verona pode custar cerca de 25 euros por pessoa.
  • Horário: O autocarro funciona diariamente das 9:00 às 19:00. A hora de fecho pode ser encurtada para as 18:00.
  • Como chegar lá: Para chegar a este local, terá de utilizar um carro particular ou ir até este local utilizando os transportes públicos.

Reservar o autocarro turístico de Verona

4. Fazer um passeio pela gastronomia de Verona

Variedade de pizzas na mesa|©Predrag Rakonjac
Variedade de pizzas na mesa|©Predrag Rakonjac

Sem dúvida, não se pode deixar esta cidade italiana sem ter feito um dos melhores passeios gastronómicos em Verona. Neste tipo de experiências poderá conhecer uma grande parte da cozinha italiana, os seus pratos típicos, as sobremesas mais requintadas e provar o sabor da comida urbana da zona.

Comer pizza num dos melhores locais da cidade, provar o pandoro na época natalícia, ou até participar numa aula de cozinha italiana onde se ensina a preparar massa fresca, gelato, tiramisu e outros pratos e sobremesas tradicionais, é sem dúvida uma experiência mágica e enriquecedora.

Este tipo de passeio pode ser feito tanto à noite como durante o dia, tudo depende do tipo de atividade que se pretende fazer, quer seja passear pelos bares e restaurantes mais populares, ou visitar as cozinhas veronesas para aprender um pouco mais sobre a arte culinária italiana.

Detalhes interessantes

  • Preço: Este tipo de excursão pode custar cerca de 90 euros por pessoa.
  • Horário: O horário deste tipo de excursão é determinado pelo guia turístico e ser-lhe-á comunicado no momento da reserva.
  • Como chegar lá: As visitas gastronómicas são geralmente realizadas a pé, pelo que terá de se deslocar até ao ponto de encontro com o guia.

Fazer um passeio gastronómico pela cidade

5. Passear em Castelvecchio

Pessoas na ponte|©belettidominguez
Pessoas na ponte|©belettidominguez

Visitar o Castelvecchio é um ótimo plano para visitar em Verona, especialmente devido à vasta história e cultura que representa. Atualmente, alberga um museu com um arquivo geral, uma biblioteca fotográfica, uma sala para exposições temporárias, oficinas de artesanato, bem como escritórios administrativos e técnicos.

Este local foi construído em meados do século XIV e está situado muito perto do centro histórico. Uma das coisas que vai adorar neste local é o facto de poder ver de perto esta imponente fortaleza militar medieval.

Ao longo dos séculos, este local foi utilizado para muitas coisas, por isso é certamente um local histórico ideal para visitar se estiver em Verona durante três dias. Durante algum tempo, foi utilizado como arsenal pelos venezianos, mas também funcionou como quartel sob o comando austríaco.

Finalmente, em 1944, em plena Segunda Guerra Mundial, assistiu ao famoso Julgamento de Verona, no qual Galeazzo Ciano e outros fascistas foram condenados à morte. Ficará a conhecer toda esta história através de uma visita guiada ao castelo. Mas também terá a oportunidade de ver Verona das alturas e apreciar o rio Adige.

Detalhes interessantes

  • Preço: Os bilhetes podem custar até 7 euros por pessoa sem qualquer desconto. Tendo em conta os descontos, estes bilhetes podem custar entre 4 e 6 euros.
  • Horário de abertura: Geralmente, este museu está aberto entre as 13:00 e as 19:00. Mas também está aberto às terças-feiras e aos domingos entre as 8h30 e as 19h30.
  • Como chegar lá: Pode chegar aqui de carro particular. Também pode utilizar o transporte ferroviário e depois apanhar um autocarro para o museu.

6. Desafiar a lenda dos Jardins Giusti

Jardim Giusti|©Christopher West
Jardim Giusti|©Christopher West

O Giardino Giusti é um jardim que é considerado uma verdadeira joia escondida dentro da cidade. É um lugar muito romântico, especial e sobretudo intemporal, que permite apreciar belas vistas de Verona. Fica muito perto do centro histórico de Verona e é um lugar de comunhão com a natureza que inspira a entrar em meditação.

Em termos de estrutura e história, o Giardino Giusti é um exemplo vivo dos espaços verdes da Itália do século XVI. No interior do complexo, é possível ver muitas colecções de flores, uma avenida cheia de ciprestes, vestígios romanos, grutas acústicas, estátuas mitológicas e renascentistas.

Mas há também um labirinto de sebes com uma bela lenda, que diz que se um casal conseguir encontrar a saída e não se perder lá dentro, é um presságio de que o seu amor durará para sempre. Por isso, é definitivamente um bom sítio para visitar com o seu parceiro se estiver em Verona por dois dias ou menos.

Detalhes de interesse

  • Preço: A entrada para estes jardins pode custar cerca de 10 euros por pessoa.
  • Horário de abertura: Geralmente, o horário de abertura deste local é das 10:00 às 18:00 de segunda a sexta-feira, embora possa variar de acordo com as datas ou feriados.
  • Como chegar lá: Para chegar a este local tem de ir de carro particular ou pode também utilizar os transportes públicos.

7. Visitar a igreja de San Zenón

SANTA ZENO, VERONA|©Víctor Riverola i Morera
SANTA ZENO, VERONA|©Víctor Riverola i Morera

Este é um dos templos eclesiásticos mais importantes de Verona, além de ser um dos mais famosos e visitados anualmente. Durante a sua visita à igreja de São Zeno, poderá ver as impressionantes características arquitectónicas deste lugar.

No interior, verá a estátua de São Procolo, bem como uma estátua de mármore de São Zeno, cuja história remonta ao século XII. A cripta foi restaurada em 1938, e as visitas ao seu interior são agora gratuitas.

A igreja de San Zeno é um ponto de passagem obrigatório quando se visita Verona em outubro ou em qualquer outra altura do ano, porque lhe dá uma visão da história cultural e religiosa desta cidade italiana.

Detalhes de interesse

  • Preço: Pode visitar esta igreja a um preço aproximado de 14 euros por pessoa.
  • Horário: Para visitar a basílica, é necessário ir entre as 9h30 e as 17h.
  • Como chegar lá: Pode chegar lá a pé, de carro particular, de táxi ou de transportes públicos.

8. Entrar na maior igreja de Verona, Chiesa di Sant'Anastasia

Chiesa di Sant'Anastasia.|©de mitri antonio
Chiesa di Sant'Anastasia.|©de mitri antonio

Este é um dos locais mais interessantes para visitar em Verona, é um local religioso que foi construído graças à contribuição da família Della Scala. Esta família esteve presente no governo de Verona desde o final do século XIII até quase ao final do século XIV.

Em termos de arquitetura e disposição interna, a basílica tem três grandes naves que são suportadas por enormes colunas de mármore vermelho de Verona. No interior da igreja podem ver-se cinco capelas, bem como o espaço que servia de oratório do convento, a Cappella Giusti.

Desde a sua construção até aos dias de hoje, este monumento dedicado à virgem Anastácia, mártir no século IV, é considerado a maior igreja de Verona. Uma visita a este lugar é uma atividade que deve incluir na sua lista das melhores coisas para ver em Verona em junho e em qualquer altura do ano.

Detalhes de interesse

  • Preço: A entrada neste local é sempre gratuita, exceto para as visitas guiadas às várias igrejas do complexo que podem ter preços diferentes, de 3 a 8 euros por pessoa. Não é expressamente necessário reservar a entrada.
  • Horário de abertura: O horário de visita de segunda a sexta-feira é das 10:00 às 18:00, enquanto o horário de abertura aos sábados e domingos pode variar ligeiramente.
  • Como chegar lá: Pode chegar lá a pé se estiver perto deste local. Também pode viajar de carro particular ou alugado. Também se pode lá chegar de transportes públicos, comboio, autocarro ou táxi.

9. Ver o Arche Scaligere e a Porta Borsari

Arcos Scaligere|©Ruben Holthuijsen
Arcos Scaligere|©Ruben Holthuijsen

Os Arcos Scaligere são considerados um dos monumentos mais famosos que representam a influência da arte gótica na cidade. Desde o final do século XVI que este monumento começou a apresentar sérios problemas de conservação, pelo que foi objeto de um restauro completo na zona do peito do mastim no final do século XVII.

Depois, por volta de 1839, foi objeto de um plano geral de restauro. A visita a estes arcos permite-nos ter uma ideia do que era a atividade de construção no tempo de Scaligers. Ficará também a saber como a graça da construção era reservada às igrejas e outros templos, e não ao resto das pessoas comuns.

Por outro lado, outro monumento a não perder é a Porta Borsari, uma grande porta romana, que na época imperial servia de entrada principal da cidade. Inicialmente, este lugar chamava-se Porta Lovia, porque se encontrava muito perto do Templo de Júpiter.

Mais tarde, na Idade Média, foi conhecida como Porta San Zero, até que finalmente lhe foi dado o nome pelo qual é conhecida atualmente, que é Porta Borsari. Aqui poderás tirar muitas fotografias bonitas.

Detalhes interessantes

  • Preço: A visita a ambos os monumentos por conta própria é gratuita, embora se incluir a visita a estes locais numa visita guiada à cidade possa custar entre 30 e 60 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: A Porta Borsari está aberta 24 horas por dia, enquanto o Arche Scaligere está aberto para visitas entre as 10:00 e as 13:00. E depois entre as 15:00 e as 18:00.
  • Como chegar: A melhor maneira de chegar e visitar os dois sítios é a pé. Também se pode chegar de carro particular, táxi, transportes públicos ou qualquer outro meio de transporte, tendo em conta que terá de caminhar um pouco para chegar a estes monumentos.

10. Excursão ao Lago de Garda e Sirmione

Lago de Garda Bardolino|©Stefano Picchioni
Lago de Garda Bardolino|©Stefano Picchioni

A partir de Verona, não demorará mais de meia hora de carro para chegar ao Lago de Garda. Esta é uma das experiências que eu recomendaria numa viagem a Verona de 4 dias ou mais. É uma boa excursão, divertida para fazer com crianças e óptima para fazer a dois, com amigos ou com a família.

O Lago de Garda é uma nascente glaciar no sopé dos Alpes e está rodeado por muitas aldeias medievais pitorescas. Também pode descobrir várias praias pequenas e quentes onde pode nadar e caminhar ao longo da costa. A paisagem aqui é digna de milhares de fotografias.

Uma atividade que recomendo quando visitar este lugar é um passeio de barco no lago que o levará a Sirmione, uma pequena cidade com um famoso castelo branco. Uma curiosidade deste lugar é o facto de estar situado dentro do lago, o que o torna um lugar verdadeiramente peculiar e original.

Dentro da cidade de Sirmione poderá passear por cada uma das suas ruas e, se fizer uma experiência guiada com um local, é muito provável que fique a conhecer diferentes curiosidades históricas da cidade. Sirmione é também um local ideal para fazer compras e até para provar algumas das iguarias da cozinha italiana pelas quais Sirmione e Verona são famosas.

Pormenores interessantes

  • Preço: A excursão ao Lago de Garda pode custar cerca de 90 euros por pessoa, se incluir a visita à cidade de Sirmione. Se for por conta própria, o custo pode ser consideravelmente mais baixo.
  • Horário: Se fizer uma experiência guiada, o horário é definido pelo guia turístico, embora este tipo de excursões se realize geralmente de manhã.
  • Como chegar lá: Pode chegar ao Lago de Garda de carro particular ou de transportes públicos. No entanto, se fizer parte de uma visita guiada, o transporte será feito em autocarro com todas as comodidades. Uma vez na margem, a transferência para a cidade de Sirmione é feita de barco.