10 Coisas para fazer em Siena no Natal

Visitar a encantadora Siena é sempre um prazer, mas a iluminação, os mercados alegres e a atmosfera festiva fazem do Natal uma altura mágica para viajar até este pequeno canto da Toscânia.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 Coisas para fazer em Siena no Natal

Árvore de Natal em Siena | ©profernity

Apesar da sua pequena dimensão, se viajar para Siena não lhe faltarão coisas para ver e fazer, porque esta cidade de aspeto medieval tem muito para oferecer. Se há uma altura em que a magia das ruas deste lugar encantador o torna ainda mais especial, é o Natal.

Durante esta época do ano, o espírito natalício toma conta de Siena e as suas ruas ficam enfeitadas com decorações festivas brilhantes. Além disso, actividades especiais e uma atmosfera animada convidam os habitantes locais e os visitantes a sair e a desfrutar da época festiva.

1. Visitar o mercado de Natal na Piazza del Campo

Mercado de Natal| ©Stefano Panichi
Mercado de Natal| ©Stefano Panichi

Todos os anos, durante a época festiva, Siena acolhe um espetacular mercado de Natal na Piazza del Campo. A Piazza del Campo está localizada no coração da cidade e é um dos lugares mais emblemáticos de Siena, além de ser considerada uma das praças mais bonitas da Itália.

Uma das características que tornam esta praça tão especial é o facto de nela se encontrarem algumas das principais atracções da cidade, como o Palazzo Comunale ou a Torre del Mangia. Por esta razão, não é de estranhar que esta seja uma das paragens mais importantes nas visitas guiadas a Siena.

Embora a azáfama da vida nunca abandone esta praça, na época do Natal a atmosfera multiplica-se e dezenas de bancas que reproduzem um antigo mercado medieval são aqui instaladas. Entre os inúmeros produtos oferecidos, encontram-se decorações de Natal, artesanato e delícias gastronómicas locais.

Para além de mergulhar neste encantador ambiente natalício e de comprar lembranças, pode aproveitar a oportunidade para provar a típica cozinha toscana, quer nas bancas dedicadas, quer nos restaurantes que rodeiam a praça e que oferecem pratos para levar para casa durante o seu passeio.

Reservar uma visita guiada a Siena

2. Provar os doces de Natal mais típicos de Itália

Panetone| ©Scott Ableman
Panetone| ©Scott Ableman

Se há uma coisa pela qual a Itália é conhecida em todo o mundo, para além do seu impressionante património artístico, é pela sua requintada gastronomia. Tal como em muitos outros países, a comida é um dos elementos principais na celebração destas datas especiais.

Por isso, se visitar Siena durante a época festiva, deve experimentar algumas das receitas de Natal italianas mais típicas. Mais concretamente, um dos seus doces mais populares, o Panettone, que consiste num pão de ló esponjoso à base de manteiga, ovos e farinha.

Segundo a lenda, a receita deste delicioso doce remonta ao século XV e a sua criação resultou de um erro, quando durante um almoço de Natal, Toni, o cozinheiro dos Duques de Milão, queimou acidentalmente a sobremesa. Como resultado, teve de improvisar um novo doce com ingredientes da despensa, dando origem ao Panettone ou pan di Toni.

Hoje em dia, pode encontrar o Panettone em quase todos os supermercados ou pastelarias em Itália durante a época natalícia, por isso, se a sua viagem coincidir com estas datas, aconselho-o vivamente a experimentá-lo. Uma opção interessante se quiser conhecer a fundo a cozinha local é reservar uma atividade gastronómica em Siena.

3. Compras de Natal na Via Bianchi di Sopra

Via Bianchi di Sopra| ©. Ray in Manila
Via Bianchi di Sopra| ©. Ray in Manila

A melhor maneira de conhecer uma cidade é perder-se nas suas ruas com um bom passeio, e graças à pequena dimensão do seu centro histórico, é possível ver os lugares mais emblemáticos de Siena num só dia.

Embora vaguear sem rumo possa levá-lo a lugares fantásticos e inesperados, encorajo-o a caminhar ao longo da Via Bianchi di Sopra, que, juntamente com a Via di Città, é o eixo da cidade medieval de Siena. Além de ser uma das ruas mais movimentadas do centro histórico, é também o lar de algumas jóias arquitectónicas, tais como magníficos edifícios palacianos.

Esta animada rua comercial é ainda mais viva durante a época de Natal, quando os habitantes de Siena, bem como os turistas, saem para as ruas para desfrutar da atmosfera, das decorações festivas e das compras de Natal.

Por isso, se ainda não tem presentes para comprar, ou se quer levar para casa uma bela recordação da sua viagem, recomendo que passeie pela encantadora Via Bianchi di Sopra, onde poderá admirar as decorações das montras de Natal e deixar-se envolver pela explosão de cores, luzes e ilusão desta época mágica do ano.

Reservar uma visita guiada a Siena

4. Junte-se à tradição italiana de ir ver os presépios

Presépios| ©Marco
Presépios| ©Marco

Em Itália, tal como em Espanha, uma das tradições natalícias mais populares é ir ver presépios, ou como são conhecidos em Itália, os presepi. Os presepi são representações do nascimento de Jesus que são recriadas através de figuras.

Tradicionalmente, os presépios são montados nas casas italianas como parte da decoração de Natal. No entanto, também é comum encontrá-los expostos em igrejas, praças ou em diferentes áreas, geralmente no centro histórico das cidades. Em Siena, é também muito comum encontrar estas representações na estação de comboios.

Os presepi são geralmente montados a partir da festa da Imaculada Conceição, a 8 de dezembro, e permanecem em exposição durante toda a festa. Uma variante desta tradição é o presépio vivo, no qual as personagens são representadas por pessoas reais em vez de figuras.

5. Passear sob as luzes de Natal

Luzes de Natal| ©Jirka Matousek
Luzes de Natal| ©Jirka Matousek

Se viajar para Siena na altura do Natal, um passeio pelas ruas para ver as luzes de Natal é uma das coisas essenciais a fazer à noite. A incrível beleza desta cidade toscana destaca-se ainda mais sob os milhares de lâmpadas multicoloridas que a decoram todos os anos nesta altura do ano.

Embora as luzes de Natal decorem todo o centro histórico, há zonas que são particularmente apelativas e a não perder, como a Piazza del Campo, a Via Bianchi di Sopra, a Via di Città e a Piazza Salimbeni, onde normalmente há uma gigantesca árvore de Natal onde se podem tirar algumas fotografias de Natal.

Além disso, nos últimos anos foi acrescentada uma nova atração como um vídeo mapping que projecta imagens e luzes em algumas das ruas e praças mais importantes de Siena, criando uma experiência inesquecível para aqueles que têm o prazer de a testemunhar.

6. Viver a passagem de ano como um verdadeiro sienense!

Prato de Natal Zampone| ©Alpha
Prato de Natal Zampone| ©Alpha

Se tiver a sorte de passar a véspera de Ano Novo na Toscana, poderá viver os costumes e tradições italianas ao despedir-se do ano. Embora o mais comum em Itália seja jantar em casa com a família, encontrará uma série de restaurantes que oferecem jantares e eventos especiais nesta noite.

Alguns costumes podem mudar consoante a região, mas outros mantêm-se vivos em todo o país, como o de servir um dos pratos natalícios por excelência: o Zampone e o Cotechino, sempre acompanhados, claro, pelas tradicionais lentilhas, que, segundo as crenças, simbolizam a sorte e a abundância.

Outro costume italiano é o de abrir portas e janelas e fazer o máximo de barulho possível para afastar os maus espíritos. Por esta razão, ao bater da meia-noite, são lançadas centenas de bombinhas, fogos de artifício e vinhos espumantes, por isso, se tiver a oportunidade de viver esta experiência, prepare-se para um grande estrondo!

Além disso, as ruas de Itália enchem-se de concertos no último dia do ano. Estes espectáculos começam normalmente na noite de 31 de dezembro e prolongam-se até ao amanhecer. Em Siena, podem ser encontrados em várias praças do centro histórico, especialmente na Piazza del Campo, na Piazza del Mercato e na Piazza della Indipendenza.

Muitos destes eventos incluem também bancas de comida que estão abertas durante toda a noite. Se a sua viagem coincidir com estas datas, é melhor verificar o programa oficial dos eventos, uma vez que este muda todos os anos.

7. Celebrar o Dia da Befana

Dia da Befana| ©Norma D
Dia da Befana| ©Norma D

Enquanto em Espanha se celebra o Dia de Reis, em Itália celebra-se o Dia de La Befana. La Befana é uma bruxa que aparece todos os anos na madrugada de 6 de janeiro para trazer presentes às crianças.

Segundo a lenda, os três Reis Magos perderam-se a caminho de Belém e pediram indicações a uma velha, La Befana. Agradecidos pela sua ajuda, convidaram-na a juntar-se a eles, mas ela recusou a oferta. Mais tarde, arrependida, decidiu segui-los, deixando presentes nas casas onde havia crianças, na esperança de que uma delas fosse o Menino Jesus.

Em algumas partes de Itália, é costume a Befana levar brinquedos às crianças, no entanto, no norte é mais comum que os presentes consistam em doces e guloseimas. Se a sua viagem a Siena coincidir com o Dia da Befana, terá a oportunidade de viver o ambiente animado de uma das festas mais típicas de Itália.

Além disso, neste dia é comum as famílias reunirem-se para comerem juntas, pelo que pode juntar-se a elas indo comer fora a um bom restaurante ou ir a uma pastelaria para provar os befanini, deliciosos biscoitos que são tradicionalmente servidos no Dia da Befana.

Aqui está uma lista de bons restaurantes para celebrar este dia especial:

  • Osteria Permalico: este magnífico restaurante está localizado no coração do centro da cidade, a poucos metros da Piazza del Campo e do Duomo. Os seus preços são bastante baratos e o seu menu é composto pelos pratos mais requintados da cozinha tradicional de Siena. Para além disso, todos os produtos são locais e de excelente qualidade.
  • La Taverna San Giuseppe: os preços deste restaurante são um pouco mais elevados do que os da primeira opção, mas ainda assim acessíveis. Este extraordinário restaurante combina a cozinha tradicional toscana com uma criatividade surpreendente, resultando em alguns dos pratos mais deliciosos e inovadores.
  • Antica Trattoria Papei: Localizado na Piazza del Mercato, oAntica Trattoria Papei serve deliciosos pratos toscanos e tem um terraço coberto onde pode desfrutar de vistas magníficas. As especialidades incluem massas frescas e deliciosas carnes grelhadas da mais alta qualidade.
  • Osteria degli Svitati: este excelente restaurante tem uma óptima relação qualidade/preço. As especialidades incluem charcutaria e pratos de queijo, pappardelle e excelentes vinhos toscanos.

8. Na véspera de Natal, faça uma visita à Abbadia San Salvatore

Abbadia San Salvatore| ©Fabrizio Diletti
Abbadia San Salvatore| ©Fabrizio Diletti

Abbadia San Salvatore é uma pequena cidade na província de Siena e é especialmente conhecida pela sua forma de celebrar a véspera de Natal com a Notte delle fiaccole, que se traduz como a Noite das Tochas.

Todos os dias 24 de dezembro, tem lugar um ritual nesta pequena cidade em que enormes pilhas de madeira em forma de pirâmide são acesas em todos os cantos do centro histórico. Esta ação marca o início de uma noite de festa em que centenas de pessoas saem à rua para celebrar a chegada do Natal.

Durante toda a noite, há concertos e música, as pessoas reúnem-se com familiares e amigos e são servidos doces típicos e vinho. Se tiver a oportunidade de participar nesta tradição secular, vai sentir-se como se tivesse viajado no tempo e viverá uma experiência única e inesquecível.

9. Proteger-se do frio com uma visita ao Duomo de Siena

Duomo de Siena à noite| ©Vegansoldier
Duomo de Siena à noite| ©Vegansoldier

O Natal em Siena pode ser frio, por isso, se decidir fazer a sua viagem durante este período, é melhor alternar os passeios ao ar livre com visitas ao interior, onde se pode abrigar durante algum tempo e proteger-se das baixas temperaturas. Além disso, não se pode deixar Siena sem visitar o seu ícone mais importante, a Catedral.

Entrar no Duomo de Siena é uma visita obrigatória nesta viagem, pois este templo de estilo românico-gótico é considerado um dos mais belos de Itália. A sua imponente fachada ergue-se na Piazza del Duomo e a sua construção é dedicada a Santa Maria Assunta.

Nas suas esculturas trabalharam alguns dos artistas mais importantes de todos os tempos, como Donatello, Michelangelo, Giovanni Pisano e Bernini. O seu interior é ainda mais impressionante se for possível, especialmente o pavimento de mármore, no qual estão representadas diferentes cenas através de incrustações.

Outros espaços a destacar são a Biblioteca Piccolomini e o percurso ao longo dos telhados da catedral conhecido como Puerta del Cielo (Porta do Céu).

Recomendo que complete a sua visita com uma visita ao Batistério, à Cripta e ao Museu da Ópera, onde terá acesso a um miradouro onde poderá desfrutar de uma sensacional vista panorâmica de Siena.

Informações práticas

  • Onde: A Catedral de Siena está localizada na Piazza del Duomo, 8.
  • Horário de abertura: De 1 de novembro a 31 de março, o horário de abertura é normalmente das 10h30 às 17h30. No entanto, o horário de abertura varia consoante a época do ano, pelo que deve consultar o sítio Web oficial. O horário de abertura pode ser alterado nos feriados.
  • Preço: O melhor é comprar o Opa Si Pass, que é um bilhete único que permite o acesso a todos os museus do complexo. O Opa Si Pass está disponível a partir de aproximadamente 15 euros.

10. Fazer uma viagem de um dia a Montepulciano

Montepulciano| ©thy
Montepulciano| ©thy

Montepulciano é uma cidade na província de Siena cuja fama vem não só da sua beleza, mas também dos seus vinhos requintados. No entanto, a razão pela qual incluí esta viagem de um dia a partir de Siena nesta lista é devido à sua incrível atmosfera natalícia.

Todos os anos, no Natal, Montepulciano transforma-se num belo país das maravilhas de inverno. Em torno da Piazza Grande, o coração da cidade, existe uma autêntica aldeia de Natal composta por pitorescas bancas de madeira.

Nestas bancas pode comprar tudo, desde decorações de Natal a comida sazonal, bebidas quentes e artesanato local. Se passear pelo centro histórico, também pode encontrar um belo carrossel, um ringue de patinagem e muitas outras atracções.

Outra das principais atracções natalícias de Montepulciano é o Castelo do Pai Natal, que é normalmente recriado no interior da Fortaleza Poliziana, onde as crianças podem jogar jogos, participar em workshops, assistir a espectáculos e até entregar a sua carta ao Pai Natal.