Melhores Coisas para Fazer em Salerno

A sudoeste de Nápoles fica Salerno, uma cidade portuária cuja principal atração são as suas praias. Mas nesta lista de coisas para ver e fazer, encontrará muito mais do que isso.

Andressa García

Andressa García

leitura de 11 minutos

Melhores Coisas para Fazer em Salerno

Dia soleado en la playa |©Amenlu - Ani Mendez

Desde impressionantes monumentos bizantinos, onde se destaca a arte e a arquitetura perfeita dessa geração de criadores, até incríveis praias desenhadas pela natureza, a paisagem variada de Salerno oferece-lhe uma infinidade de coisas para fazer.

Na sua viagem a Salerno, não pode perder a gastronomia napolitana, por isso, nesta lista de coisas para ver e fazer nesta cidade, também recomendo algumas actividades culinárias para experimentar, quer esteja a viajar com a sua família, em negócios ou como casal.

1. Entrar na Catedral de Salerno

Pessoas a caminhar em frente à catedral|©--MARCO POLO--
Pessoas a caminhar em frente à catedral|©--MARCO POLO--

Uma das principais atracções que tem de ver se for a Salerno é, sem dúvida, a sua Catedral, que se situa mesmo à volta da Via dei Mercanti. É um dos edifícios mais antigos. Certamente vais adorar admirar os palácios e igrejas, que vão do Arco Arechi para o leste.

Antes de visitar este lugar, recomendo que leias informações sobre os bilhetes de entrada da Catedral, horários de funcionamento e tudo o que precisas para planear a tua visita. Sendo um dos locais mais importantes para visitar neste sítio, é lógico que pode estar bastante cheio durante quase todo o ano.

Dentro das instalações deste antigo edifício encontrará obras de arte medievais e barrocas, o que acrescenta ainda mais valor à sua visita, uma vez que não estará apenas a admirar a arquitetura do local, mas também a sua exposição artística. Ao visitar o local, deve manter-se em silêncio e vestir-se de forma adequada a um recinto religioso.

Em direção ao lado sul da Catedral de Salerno, encontra-se a torre do sino, cuja existência remonta ao século XII. Na sua estrutura, é fácil ver como esta torre sineira é inspirada na arquitetura árabe.

Pormenores interessantes

  • Preço: A entrada na Cripta e na Basílica é gratuita. Mas se quiser visitar apenas a Cripta, terá de pagar um preço de aproximadamente um euro.
  • Horário de funcionamento: Está aberto das 8:30 às 20:00. Enquanto a Cripta abre a partir das 9:00 e fecha igualmente às 20:00.
  • Localização: A Catedral de Salerno está especificamente localizada na Piazza Alfano I em Salerno.

Reservar uma visita guiada a Salerno

2. Fazer uma visita guiada ao centro histórico de Salerno

Centro da cidade de Salerno|©--MARCO POLO--
Centro da cidade de Salerno|©--MARCO POLO--

Assim que chegar à cidade, uma das primeiras coisas que deve fazer é inscrever-se numa das melhores visitas guiadas de Salerno, que o levará a conhecer o centro histórico. Se há uma coisa que vai adorar no centro da cidade, é o facto de estar repleto de muitos edifícios polivalentes, especialmente as estruturas religiosas e as ruas estreitas.

Passear pelo bairro Rione Duomo dar-lhe-á uma ideia da vida local na cidade. Ao mesmo tempo, ajudar-te-á a ter uma ideia da rica cultura do lado sudoeste de Nápoles.

Entre os edifícios mais importantes e interessantes que encontrará em Rione Duomo estão a Villa Comunale, o Duomo e o Museu Arqueológico Provincial. Cada um destes espaços pode ser visitado num passeio pela cidade, ou pode visitá-los separadamente.

A Piazza della Libertá é outro dos locais obrigatórios no itinerário de uma visita ao centro histórico. Aqui não só se pode ficar e tirar algumas fotografias, como também é um bom sítio para se sentar e relaxar um pouco antes de continuar a visita à cidade. A maior parte das suas ruas estreitas são ideais para fotografias divertidas.

Pormenores interessantes

  • Preço: Pode passear pelo centro histórico sozinho, ou pode fazer uma visita guiada por cerca de 30 euros por pessoa.
  • Horário: Recomendo que a visita seja feita durante a manhã, embora à noite também se encontre um bom ambiente no centro da cidade.
  • Localização: O centro histórico de Salerno situa-se no noroeste da cidade.

Reservar uma visita guiada a Salerno

3. Aprenda sobre arte na Galeria de Arte Provincial de Salerno

Pinacoteca|©Edna Alves
Pinacoteca|©Edna Alves

Entre os lugares mais especiais para ver na cidade, a Pinacoteca Provincial de Salerno é, sem dúvida, um dos lugares de topo. Desde o início, ficará encantado com a localização desta galeria, que não é outra senão o Palazzo Pinto, um edifício que remonta ao século XVII. A galeria situa-se no primeiro andar.

Este edifício foi outrora propriedade de uma das famílias mais importantes de Salerno em tempos nobres. Dentro da Galeria de Arte Provincial de Salerno encontrará exposições de arte de diferentes artistas, pelo que será um passeio bastante completo através da criação de Francesco Solimena e uma secção exclusiva onde verá o trabalho de artistas estrangeiros.

Há também um par de secções divididas cronologicamente, que também irá apreciar: uma delas mostra arte do século XV ao século XVIII, e outra secção oferece uma exposição bastante completa de Salernitani e Costaioli. É um dos primeiros sítios que deve pensar em visitar assim que fizer o transfer do aeroporto para Salerno.

Pormenores interessantes

  • Preço: A entrada é gratuita.
  • Horário de funcionamento: A Pinacoteca está aberta de terça-feira a domingo, das 9:00 às 19:45. Fechada às segundas-feiras.
  • Localização: A Pinacoteca Provincial de Salerno está situada especificamente na Via Mercanti, 63, na cidade.

4. Passeio pelo Lungomare Trieste

Lungomare Trieste (Salerno)|©Jvan Jesvs
Lungomare Trieste (Salerno)|©Jvan Jesvs

Um dos melhores lugares para visitar em Salerno se quiser respirar um pouco de ar fresco é, sem dúvida, o passeio Lungomare Trieste. É um passeio de quase dois quilómetros de costa, onde também se pode apreciar um número infinito de palmeiras, não só para tirar belas fotografias, mas também para apreciar o contraste entre o sol e a sombra.

A partir do passeio de Lungomare Trieste pode observar os barcos que saem do porto, e talvez possa ficar entusiasmado em fazer um dos melhores passeios de barco em Salerno para ver o Lungomare a partir do mar, ou fazer uma viagem para outras partes da Costa Amalfitana.

É um dos melhores sítios para passear, tanto de dia como de noite. Também vai adorar porque tem um grande número de lugares para tomar uma bebida ou um aperitivo. É o local perfeito para almoçar ou jantar, enquanto se contempla o mar e a paisagem.

Detalhes interessantes

  • Preço: É gratuito passear pelo Lungomare Trieste, mas se quiser comer alguma coisa, terá de pagar o consumo que pode variar de acordo com o menu de cada restaurante.
  • Horário de funcionamento: Está aberto todo o dia, embora eu recomende que se visite o local ao entardecer para ver o pôr do sol.
  • Localização: Este passeio está localizado no lado norte da cidade.

Reservar um passeio de barco pela Costa Amalfitana

5. Provar as melhores pizzas de Salerno

Pizza Salerno|©lbc187
Pizza Salerno|©lbc187

Salerno fica a cerca de 50 km de Nápoles, que é mundialmente famosa pela sua pizza, por isso não há melhor lugar para provar este prato do que aqui. Estando num local tão turístico, pode também inscrever-se numa das melhores excursões de Salerno para outro local turístico em Nápoles.

Mas, embora Salerno seja um dos melhores lugares para experimentar pizza, a verdade é que a diferença entre a pizza napolitana e a de Salerno é muito grande. De facto, a pizza de Salerno é um pouco mais fina e tem uma crosta mais alta.

Algumas das melhores pizzarias para ir são o Carminuccio a Mariconda e a Pizzeria La Smorfia. A primeira destas pizzarias é uma instituição de pizzas na cidade e as pizzas aqui têm um sabor muito único. Desde 1982, esta pizzaria começou a funcionar com um forno a lenha. Desde então, tornou-se uma parte importante da cultura gastronómica de Salerno.

A segunda destas pizzarias está localizada no centro histórico de Salerno e, embora não seja um local muito grande, tem mesas bem dispostas e um forno a lenha, um local onde se pode comer alguns dos melhores sabores de pizza.

Detalhes interessantes

  • Preço: Para visitar estes locais não é necessário pagar a entrada, mas é preciso pagar pelas diferentes pizzas que se quer provar. Os preços dependem do menu de cada restaurante.
  • Horário de funcionamento: Estas pizzarias têm horários de funcionamento diferentes, embora a melhor altura para visitar estes locais seja à noite.
  • Localização: Ambas as pizzarias estão localizadas no centro de Salerno, no noroeste da cidade.

6. Visitar a Vila Municipal, especialmente no inverno

Vila Municipal de Salerno|©stefania fabrizi
Vila Municipal de Salerno|©stefania fabrizi

É possível visitar um verdadeiro jardim dentro da cidade de Salerno, e esse lugar não é outro senão a Villa Comunale. A sua história remonta ao ano de 1874, quando foi construída. Desde então, tem sido nada menos do que um lugar de descanso, que ao longo dos anos se tornou um lugar favorito para respirar ar fresco, tanto para os habitantes locais como para os turistas.

Dentro do parque encontrará uma grande fonte onde tem de tirar algumas fotografias antes de continuar a percorrer o local. Também verá muitas estátuas e certamente irá adorar a vegetação mediterrânica dentro desta área.

A Villa Comunale é uma das mais famosas de Salerno, pois no inverno torna-se o local de um dos eventos mais encantadores da época, o Luci d'Arista. Aqui são expostas várias obras de arte luminosas.

Mas o verão é também uma boa época para ir e desfrutar dos diferentes eventos organizados na aldeia, onde se podem ver as diferentes exposições de artesanato e de flores e plantas raras.

Detalhes interessantes

  • Preço: Visitar a Aldeia Municipal não tem preço, a não ser que queira ir a uma das festas, caso em que terá de comprar um bilhete, cujos preços podem variar entre 100 e 200 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: Todos os dias a Aldeia está aberta das 8:00 às 00:00.
  • Localização: A Vila Municipal de Salerno está situada na Via Roma, em Salerno.

7. Participar numa aula privada de pizza e tiramisu em Vietri Sul Mare

Homem a preparar a massa para o pão|©Vaibhav Jadhav
Homem a preparar a massa para o pão|©Vaibhav Jadhav

A gastronomia italiana é muito rica e multiforme, e Salerno não é diferente. É por isso que na sua viagem aqui não pode perder a oportunidade de se tornar um pizzaiolo por um dia. E uma das melhores maneiras de o fazer é participar numa aula de culinária onde se pode aprender a cozinhar pizza e tiramisu.

Uma das melhores características deste tipo de aula de gastronomia é que poderá cozinhar sob a orientação de um chef Cesarino que lhe abrirá as portas da sua casa. O Cesarino ensinar-lhe-á tudo o que precisa de saber sobre os pratos que está a preparar, ao mesmo tempo que o acompanhará durante todo o processo.

Pode optar por fazer esta atividade em privado, onde partilhará com o Cesarino e a sua família, e aprenderá os segredos da cozinha italiana. No final da aula, poderá sempre saborear a pizza e o tiramisu que preparou, com a companhia dos restantes convidados e uma seleção de vinhos locais.

Após a atividade, terá a oportunidade de levar para casa todas as receitas e conhecimentos que aprendeu, para que possa surpreender os seus amigos e familiares com os seus novos dotes culinários. O melhor desta experiência é que pode trazer crianças de todas as idades.

Detalhes de interesse

  • Preço: Estas experiências podem ser adquiridas por preços a partir de 100 euros por pessoa. O valor varia de acordo com o tipo de experiência que pretende, partilhada ou privada.
  • Horário: O horário deve ser coordenado com o chef Cesarino, mas geralmente pode ter esta experiência à noite ou durante o almoço.
  • Local: O local da aula de culinária será determinado pelo chefe. Mas Vietri sul Mare fica mais a oeste do centro histórico de Salerno.

8. Comer um prato tradicional no Ristorante Cicirinella

Bife fatiado num prato|©Terje Sollie
Bife fatiado num prato|©Terje Sollie

Se há um bom restaurante de Salerno que não pode perder durante a sua viagem, é o Cicirinella. É um lugar com uma grande reputação, graças à qualidade das suas preparações e também pelo seu ambiente agradável.

Este lugar está estrategicamente localizado no centro histórico da cidade, especificamente na Via Antonio Genovesi, muito perto da Catedral e do Museu Provincial, por isso é um bom lugar para visitar se estiver a planear visitar qualquer um destes lugares.

Não é por acaso que é um dos melhores restaurantes da cidade, de facto, este título foi-lhe atribuído pelos habitantes locais, que garantem que este lugar serve não só uma grande variedade de comida italiana, mas também consegue concentrar os verdadeiros sabores da casa, longe da elegância da alta cozinha.

Detalhes interessantes

  • Preço: O leque de preços deste restaurante situa-se entre os 20 e os 40 euros por prato. Os preços podem variar consoante o tamanho da dose e também o tipo de prato que se pretende pedir.
  • Horário de funcionamento: É um restaurante noturno, por isso está aberto entre as 20:00 e as 23:00 nos dias úteis. Aos fins-de-semana está aberto das 13:00 às 15:00 e das 20:00 às 23:00.
  • Localização: O restaurante está situado no número 28 da Via Antonio Genovesi, no centro histórico de Salerno.

9. Tomar umas bebidas no Black Roses Bar

Barman a servir bebidas|©Michal Lizuch
Barman a servir bebidas|©Michal Lizuch

Embora Salerno não tenha uma vida nocturna animada ou uma grande variedade de bares, tem uma boa opção para uma saída à noite depois de escurecer no Black Roses Irish Pub.

É um dos locais noturnos mais populares e tem uma atmosfera muito boa. Aqui pode desfrutar de algumas boas cervejas, provar alguns vinhos e qualquer outro licor que queira escolher. Se há algo que vai gostar neste sítio é a sua decoração acolhedora, bem como a simpatia dos funcionários.

Se quiser jantar aqui, também o pode fazer, porque têm uma grande variedade de comida irlandesa, excelente para fazer uma pausa da comida italiana. De tudo, o Black Roses Bar é um bom lugar para visitar se estiver com amigos para uma rodada de bebidas à noite.

Detalhes de interesse

  • Preço: Os preços podem variar consoante o menu, a variedade e o tipo de prato que se pede.
  • Horário de funcionamento: O local abre ao fim da tarde e fecha por volta da meia-noite.
  • Localização: Está situado na Via Leonino Vinciprova, número 38, no nordeste da cidade.

10. Desfrutar do sol nas praias de Salerno

Praia de Salerno|©--MARCO POLO--
Praia de Salerno|©--MARCO POLO--

A costa de Salerno é famosa pelas suas muitas praias. Se há uma coisa a realçar sobre as praias de Salerno, é que pode sempre encontrar um local relaxante para si e para a sua família ou amigos.

Estes locais são muito apreciados pelos habitantes locais e pelos visitantes graças à tranquilidade que oferecem. No entanto, nem tudo é idílico, porque uma das desvantagens notáveis da paisagem é a falta de sombra natural, mas isso não é um problema se trouxer um bom guarda-chuva.

No entanto, esta desvantagem não é certamente um problema quando se percebe que as praias estão longe da cidade movimentada, pelo que visitar a costa em Salerno é sempre uma boa opção se quiser fugir de tudo. Para além das belas paisagens, poderá praticar desportos aquáticos nestas praias e conhecer a fauna marinha.

Entre as praias mais recomendadas para visitar estão a Praia Grande e a Praia Marina di Praia, não só pelas suas belas paisagens, mas também pelo seu ambiente agradável.

Detalhes interessantes

  • Preço: A visita às praias da costa de Salerno é gratuita, embora por vezes possa ser necessário pagar para visitar praias privadas.
  • Horário: Pode ir a qualquer hora do dia ou da noite.
  • Localização: As praias de Salerno situam-se a norte da cidade, pelo que é necessário chegar lá de táxi ou de autocarro.

Reservar um passeio de barco ao longo da Costa Amalfitana