14 Coisas para Fazer em Dublin no Natal

Descubra o que fazer em Dublin durante a época mais mágica do ano: o Natal.

Matteo Gramegna

Matteo Gramegna

leitura de 10 minutos

14 Coisas para Fazer em Dublin no Natal

Natal em Dublin | ©William Murphy

Embora haja sempre muito para ver e fazer em Dublin, na época do Natal as atracções multiplicam-se. É verdade que não vai encontrar o melhor tempo possível, mas garanto-lhe que vai esquecer as temperaturas durante a sua visita.

Durante a época natalícia, as cidades do norte da Europa têm um encanto especial. Em Dublin, as festividades de dezembro são especialmente intensas e as ruas enchem-se de luzes. O espírito natalício também está vivo nos pubs, que se transformam em cenários de filmes.

1. Admire as luzes de Natal

Luzes de inverno de Dublin| ©CarolinaD
Luzes de inverno de Dublin| ©CarolinaD

Se visitar Dublin em novembro, assistirá ao acender das luzes de Natal. Até ao início de janeiro, a cidade veste-se de luz e os seus monumentos e edifícios transformam-se numa paleta de cores.

A Câmara Municipal organiza visitas guiadas à cidade para apreciar o espetáculo. As Luzes de inverno de Dublin são respeitadoras do ambiente: utilizam mais de 150 000 LED economizadores de energia e não utilizam geradores a gasóleo.

Os percursos passam por pontes (Millennium Bridge e Beckett Bridge), pelo porto (Capital Dock), por edifícios governamentais (Mansion House, City Hall e Custom House), por praças (Barnardo Square e Merrion Square), pelo famoso Trinity College e por outros edifícios de Dublin. Para mais informações, recomendo que consulte o sítio Web oficial da Câmara Municipal de Dublim.

Reservar uma visita guiada a Dublin

2. Descobrir o Natal de Dublin a partir de um autocarro

Luzes da cidade|©Cityswift
Luzes da cidade|©Cityswift

Já imaginou conhecer a cidade com todo o conforto e escapar ao frio do Natal enquanto desfruta de uma degustação de chá e snacks? É possível, pois pode reservar uma excursão clássica de autocarro por Dublin com chá.

Com uma duração aproximada de 1,5 horas, esta experiência inclui comentários para que não perca nenhuma das atracções, monumentos e história da cidade: a Cervejaria Guinness, a Catedral de São Patrício, o Trinity College, a O'Connell Street, o Phoenix Park, a Merrion Square ou o St Stephens Green. Stephens Green. Ficará igualmente surpreendido com todas as luzes e decorações típicas desta época do ano.

Uma forma original de percorrer a cidade e mergulhar numa das suas tradições: a hora do chá.

Reservar uma excursão clássica de autocarro com chá em Dublin

3. Deslumbre-se com um espetáculo de dança

Natal na cidade|©ken Dowdall
Natal na cidade|©ken Dowdall

Quer desfrutar de uma noite irlandesa? Se sim, recomendo que reserve um espetáculo de dança tradicional, e o Natal é a altura ideal para o fazer devido ao ambiente festivo que caracteriza esta época do ano. Irá descobrir as danças tradicionais irlandesas, bem como os instrumentos indígenas (Bodhran, Uilleann pipes, Harpa...). E se quiser, pode juntar-se à dança.

Mas devo admitir que adoro este plano porque também tem a opção de desfrutar de um jantar tradicional irlandês, com pratos típicos como o guisado de Guinness ou o bolo de chocolate com Baileys.

O espetáculo, que dura cerca de 3 horas, tem lugar numa casa típica do século XVIII de estilo georgiano, pelo que também estará imerso na arquitetura local.

Reservar um espetáculo de dança tradicional

4. Celebrar o Natal com uma degustação gastronómica

Degustação gastronómica|©zoemack
Degustação gastronómica|©zoemack

Outra excelente forma de celebrar o Natal é com uma visita gastronómica a Dublin, uma experiência que o transformará num conhecedor da comida irlandesa.

Durante nada mais nada menos do que 3 horas, visitará lojas e restaurantes de comida típica com um guia local profissional e degustará os produtos e pratos mais típicos do país.

Além disso, esta atividade tem um bónus adicional: foi concebida para pequenos grupos, para que possa tirar o máximo partido dela. Portanto, se procura um plano personalizado, aqui está ele!

Reservar uma visita gastronómica a Dublin

5. Descubra Belfast e a Calçada dos Gigantes

A Calçada dos Gigantes|©Sylvi
A Calçada dos Gigantes|©Sylvi

O Natal é também uma óptima altura para fazer uma viagem a Belfast e à Calçada dos Gigantes. Juntamente com um guia turístico, irá explorar dois dos destinos mais populares da Irlanda.

O passeio de 12 horas levá-lo-á a uma das mais belas paisagens costeiras do mundo, um dos mais belos parques naturais do mundo, composto por 40 000 colunas de basalto. E, claro, na sua visita a Belfast, descobrirá os seus monumentos mais importantes, como o Muro da Paz, que separava os bairros católico e protestante, e o Museu Titanic, onde conhecerá a história do lendário navio.

E, como pode imaginar, o transporte é feito num autocarro com ar condicionado, para que possa escapar ao frio que caracteriza a Irlanda na época do Natal.

Reservar uma excursão a Belfast

6. Aqueça-se com um Hot Toddy

Toddy quente| ©Theo Crazzolara
Toddy quente| ©Theo Crazzolara

O Hot Toddy é uma bebida de inverno e um remédio caseiro para a gripe. Se viajar no inverno, verá milhares de irlandeses a afluírem aos pubs para saborear esta mistura de uísque, mel, canela, anis estrelado e raspa de limão.

Pode encontrar um Hot Toddy em quase todo o lado em Dublin, mas alguns pubs fazem-no na perfeição:

  • O Stag's Head. Uma passagem estreita esconde um clássico da capital irlandesa. Os seus interiores em madeira criam uma atmosfera acolhedora embelezada por vitrais, lustres de cristal e barris de madeira (Dame Court 1).
  • Kehoes, o pub onde o tempo parece ter parado. Mantém o mobiliário em mogno e as placas publicitárias de outrora (9 South Ann Street).
  • The Bank Bar and Restaurant, um dos pubs mais peculiares da cidade. O edifício foi projetado por William Henry Lynn - um arquiteto vitoriano de renome - e já albergou um banco. Fica a uma curta distância a pé da estátua de Molly Malone (College Green 20/22).
  • L. Mulligan Grocer. Fica fora dos circuitos habituais, numa zona que será muito falada no futuro. Para além de um Hot Toddy, aqui pode desfrutar de uma boa cerveja local. Experimente uma caneca de Bay Ale (uma Galway red ale) ou Boom, uma IPA com notas de lichia, kiwi, manga e caramelo (Stoneybatter 18).
  • Mary's Bar & Hardware, um pub ligado às lutas pela independência. Na viragem do século passado, o líder revolucionário Michael Collins costumava realizar reuniões no Wicklow Hotel, neste mesmo endereço (8 Wicklow Street).

Reservar um Pub Crawl em Dublin

7. Faça uma visita guiada a um pub crawl de Natal

Buraco na parede exterior| ©Noreen S
Buraco na parede exterior| ©Noreen S

Dublin é a casa dos pubs. O tempo húmido e ventoso é uma óptima desculpa para beber uma caneca de Guinness, mas há ainda mais razões para apreciar a famosa cerveja preta. Sem dúvida, uma das melhores coisas para ver e fazer em Dublin

Durante o último mês do ano, muitos pubs mudam de pele e vestem-se com decorações típicas de Natal.

  • Hole in the wall, "The Most Christmassy Pub In Dublin". Reconhecê-lo-á pela famosa exclamação do Pai Natal - "Ho, ho, ho" - na sua fachada. Localizado perto do Phoenix Park (345/347 Blackhorse Avenue).
  • The Ginger Man, as luzes de Natal mais curiosas de Dublin. Bastante popular entre os estudantes devido à sua proximidade do Trinity College e de algumas residências universitárias. Aqueça-se com uma tarte Guinness (39/40 Fenian Street).
  • Sinnotts. Alberga uma coleção de quadros e gravuras originais de artistas como James Joyce, Yeats e Oscar Wilde. Durante a época natalícia, árvores, estrelas e outras decorações iluminam o local (South King Street).
  • O Dawson Lounge, o bar mais pequeno da cidade. Não se deixe enganar pela sua fachada sóbria, o interior esconde uma inegável fantasia natalícia (Dawson Street 25).
  • Strawberry Hall, outro clássico de Dublin. Mesmo em frente ao pub, encontrará um camião de comida que serve pizza em forno de lenha (Lower Road, Astagob).

Reserve um Pub Crawl em Dublin

8. Veja a Natividade Viva na Trinity Cathedral

Catedral da Igreja de Cristo|©Giovanni
Catedral da Igreja de Cristo|©Giovanni

Tradicionalmente, nos dias que antecedem o Natal, é encenado um presépio vivo na Christ Church Cathedral. Os actores encenam o presépio com a ajuda de um par de burros.

Esta atividade tem lugar à tarde - das17h30 às 19h30 - e se quiser participar terá de reservar com antecedência. Para o fazer, recomendo que consulte o sítio Web da igreja.

9. Ofereça a si mesmo uma tarde de teatro

O Teatro Olympia| ©William Murphy
O Teatro Olympia| ©William Murphy

Conhece as pantomimas de Natal? Se não conhece, é um costume típico irlandês que consiste numa adaptação de contos ou histórias clássicas. Ao contrário dos espectáculos tradicionais, envolve a participação do público e inclui canções, danças e piadas. Em suma, uma pantomima ou panto é uma comédia musical destinada ao entretenimento familiar.

Em Dublin, pode vê-las no The Gaiety, um teatro de estilo vitoriano inaugurado em 1871 (South King Street). Também pode assistir ao espetáculo no Olympia Theatre (72 Dame Street), no Liberty Hall Theatre (1 Eden Quay) ou no National Concert Hall (Earlsfort Terrace).

As pantomimas são muito populares durante a época natalícia e recomendo que reserve os bilhetes com antecedência.

10. Teste as suas capacidades de patinagem

Pista de gelo de Dublin| ©Fingal County Council
Pista de gelo de Dublin| ©Fingal County Council

Apesar da sua localização no norte da Europa, Dublin e a patinagem no gelo nunca tiveram uma relação próxima. Felizmente, nos últimos anos, a modalidade tem vindo a ganhar popularidade e começaram a surgir pistas de gelo na capital irlandesa.

Eis uma lista das pistas de gelo que funcionam entre o final de novembro e o início de janeiro:

  • Blanchardstown Centre, um centro comercial com mais de 150 lojas e uma série de bares e restaurantes. Está situado nos arredores de Dublin e pode ser facilmente acedido por autocarro (linhas 17A, 37, 39, 39A, 76A, 220, 236, 238, 239 e 270). Tem um grande ringue principal e um ringue mais pequeno, separado, com divertidos auxiliares de patinagem em forma de pinguim- perfeito para os mais pequenos aprenderem!
  • Swords on Ice, o circuito de inverno no norte da cidade. Mais uma vez, fica perto de um centro comercial: Swords Pavilions Shopping Centre (Malahide Rd, Swords Demesne). As crianças com menos de 12 anos pagam cerca de 14 euros, enquanto a entrada para adultos custa cerca de 17 euros. Também estão disponíveis tarifas especiais para famílias.
  • South Dublin On Ice, o ringue situado no sopé do Estádio Tallagh. A pista mede cerca de 600 m2 e está aberta a todos, desde principiantes a especialistas. Fica um pouco afastado do centro, mas a rede de eléctricos de Dublin "Luas" (a palavra irlandesa para "velocidade") pára perto da zona de futebol. Basta apanhar a linha vermelha e sair em Tallaght - The Square (Whitestown Way, Oldbawn).
  • Dundrum on Ice, 500 metros quadrados de gelo com corrimões nas laterais para patinadores principiantes (Dundrum Town Centre, Sandyford Road).

11. Aparecer no dia 26 de dezembro no hipódromo

Corridas de cavalos| ©Amanda Slater
Corridas de cavalos| ©Amanda Slater

St Stephen's Day é o santo padroeiro dos cavalos e várias corridas são realizadas no mesmo dia. É um clássico de Natal e vale a pena assistir para experimentar algo típico.

As corridas mais próximas de Dublin têm lugar em Leopardstown, um centro hípico a cerca de 15 quilómetros do centro da cidade. As corridas decorrem normalmente durante quatro dias, a partir de 26 de dezembro.

Se não tiver carro, não precisa de se preocupar com nada. A rede de metropolitano ligeiro local (LUAS) liga a Cidade Velha de Dublin a Leopardstown. Para lá chegar, basta apanhar o LUAS até ao Central Park e depois caminhar durante cerca de 15 minutos. Nos dias de corrida, o Hipódromo oferece um serviço de transporte gratuito desde a paragem do LUAS até ao portão de entrada.

12. Conhecer o Pai Natal

Conhecer o Pai Natal| ©T Dale Bagwell
Conhecer o Pai Natal| ©T Dale Bagwell

Se viajar para Dublin com crianças, pode oferecer-lhes uma experiência especial: um encontro com o Pai Natal. A Vintage Tea Trips organiza actividades para os mais pequenos que terminam com um presente de Natal.

Depois, pode desfrutar de uma chávena de chá no seu autocarro de dois andares. A bebida quente é complementada por scones, sanduíches, bolos e petiscos salgados.

13. Experimente o pudim de Natal

Pudim de Natal| ©Stuart Caie
Pudim de Natal| ©Stuart Caie

Todos os países têm a sua própria receita típica para a época festiva e a Irlanda não é diferente. Na ilha, o pudim de Natal, um pão de ló com frutos secos e cristalizados e raspas de citrinos, é consumido todos os dias 25 de dezembro.

É normalmente aromatizado com canela, brandy ou outros licores para obter a humidade adequada. Ao contrário do pudim americano, o seu homólogo irlandês é um bolo e não um creme.

A primeira menção a esta sobremesa remonta ao século XIV e, nessa altura, consistia numa espécie de papa de aveia - nada parecida com a receita atual! De acordo com o folclore, alguns dos ingredientes estão ligados à tradição cristã: o brandy é um símbolo da Paixão de Cristo, enquanto o ramo de azevinho utilizado na decoração é uma referência à coroa de espinhos de Jesus.

Na capital irlandesa, pode encontrar o pudim de Natal em vários restaurantes e padarias. No entanto, se quiser ir direto ao ponto, experimente as criações da Scéal Bakery, uma padaria a uma curta distância da Catedral de São Patrício e da destilaria de uísque Teeling (Fumbally Lane, Merchants Quay).

14. Compre os presentes mais recentes na Grafton Street

Grafton Street| ©Donaldytong
Grafton Street| ©Donaldytong

A principal artéria comercial da Irlanda e um ponto obrigatório para qualquer vítima da moda. Pode visitar a River Island (roupa de senhora, homem e criança), a Disney, a Life Style Sports (roupa desportiva), a Brown Thomas (cosméticos, sapatos, roupa e roupa de cama), a Weir & Son's (joalharia histórica de Dublin) e a Kilkenny Shop (artes e ofícios).

Outras opções de compras incluem George's Street Arcade (South Great George's Street), Dundrum Shopping Centre (Sandyford Road) e Hodges Figgis (56/58 Dawson Street).