Transfers do Aeroporto de Dublin

Vou indicar-lhe todas as opções possíveis para chegar ao seu hotel a partir do aeroporto da forma mais confortável, mais rápida e mais barata.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 6 minutos

Transfers do Aeroporto de Dublin

Aterragem de um avião no aeroporto de Dublin | ©Kevin Hackert

O aeroporto de Dublin é um dos maiores aeroportos da Europa e situa-se a 15 km do centro da cidade (cerca de meia hora de carro). Depois de aterrar no aeroporto de Dublin, pode chegar ao seu hotel de autocarro ou alugando um transfer privado. Dar-lhe-ei todos os pormenores para que possa planear a sua chegada com antecedência.

1. Opções de transfer entre o aeroporto de Dublin e o centro da cidade de Dublin

Terminal do aeroporto de Dublin| ©JJ Merelo
Terminal do aeroporto de Dublin| ©JJ Merelo

Se preferir chegar diretamente ao seu hotel, poupando tempo e ganhando em conforto, recomendo o transporte privado. Embora possa pedir um táxi, um VTC ou alugar um carro à chegada, é mais conveniente reservar previamente um transfer privado do aeroporto de Dublin para o seu hotel e vice-versa.

2. Transporte privado do aeroporto de Dublin para o seu hotel

Transfer privado| ©Dan Gold
Transfer privado| ©Dan Gold

Para além da rapidez (demora cerca de meia hora a chegar ao centro da cidade de Dublin) e do conforto (todos os veículos estão totalmente equipados), a pré-reserva de um transfer privado individual do aeroporto de Dublin para o seu hotel tem outras vantagens importantes:

  • O serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Viajará apenas com os seus acompanhantes, pelo que não haverá esperas nem paragens intermédias antes de chegar ao seu hotel.
  • O motorista profissional vai ter consigo ao terminal de chegadas, pelo que não terá de se orientar no aeroporto nem de encontrar uma praça de táxis ou uma paragem de autocarro.
  • Terá muito espaço para a sua bagagem (se tiver alguma bagagem especial, por favor informe-nos quando efetuar a sua reserva).
  • Não tem de se preocupar se o seu avião se atrasar, pois o motorista tem os dados do seu voo.
  • Pode facilmente contactar a empresa de transportes por correio eletrónico ou por telefone em caso de dúvidas ou de imprevistos.

Como funciona este serviço

O preço por viagem varia consoante o número de pessoas do grupo. A reserva pode ser feita em linha; se os seus planos mudarem, pode cancelar o serviço até 24 horas antes da sua chegada a Dublim.

Depois de ter efectuado a sua reserva, terá de indicar o número do seu voo e o endereço do seu hotel em Dublim, para que o motorista possa esperar por si, tendo em conta eventuais atrasos do seu voo, e deixá-lo diretamente no seu hotel.

Transporte privado de regresso ao aeroporto

Este serviço está igualmente disponível do seu hotel em Dublim para o aeroporto no final da sua viagem. As condições e o preço são os mesmos: assim que o motorista souber os dados do seu voo, irá buscá-lo ao seu hotel com tempo suficiente para que possa chegar ao aeroporto sem pressas e sem ter de esperar horas até ao embarque.

Recomendo a utilização deste serviço, especialmente se o seu avião partir de manhã cedo, uma vez que utilizar os transportes noturnos de Dublin pode ser bastante aborrecido.

Ana's Traveller Tip

Antes de reservar um transfer privado, certifique-se de que o preço final está fechado e que não será cobrado por pessoa extra. Alguns veículos privados tentam fazer isso.

3. Outras opções entre o aeroporto e o centro da cidade

Táxi pelas ruas de Dublin| ©Mic
Táxi pelas ruas de Dublin| ©Mic

Autocarro Aircoach

Esta é a opção de transporte público mais rápida. Estes autocarros distinguem-se pela sua cor azul e param em ambos os terminais do aeroporto de Dublin. A tarifa é de 7 euros para cada viagem (12 euros se comprar um bilhete de ida e volta) e demora apenas cerca de meia hora a chegar ao centro, uma vez que existem apenas três paragens ao longo do percurso - Drumcondra, O'Connell Street e Grafton Street.

Estão disponíveis 24 horas por dia e funcionam aproximadamente 15 minutos durante o dia e 30 minutos à noite. Pode comprar o seu bilhete diretamente no autocarro.

Airlink

Trata-se de autocarros verdes de dois andares fornecidos pela rede oficial de autocarros da cidade. A diferença em relação aos autocarros regulares é que foram concebidos especificamente para ligar o centro da cidade aos dois terminais do aeroporto de Dublin (o que significa uma maior capacidade de bagagem).

O preço é o mesmo que o dos autocarros Aircoach (7 euros para cada sentido, com um desconto no bilhete de regresso), mas têm mais paragens (um total de 10), pelo que poderá ser útil se estiver longe das paragens Aircoach. A duração total da viagem é de uma hora e a frequência é de 15 minutos, das 5h30 à meia-noite. Não existe serviço noturno.

Autocarros regulares

Estes autocarros são a opção mais barata e estão sinalizados à chegada ao aeroporto. No entanto, não terá muito espaço para a bagagem, uma vez que não são autocarros especiais para o aeroporto. Demora cerca de 45 minutos a chegar ao centro da cidade e, consoante a zona para onde se dirige, há três linhas que param no aeroporto: 16, 41 e 102. O bilhete custa cerca de 4 euros e não precisa de cartão de transporte para o comprar.

Táxi

Se quiser evitar os transportes públicos, mas não tiver reservado um transfer privado à chegada ao aeroporto de Dublin, tem a possibilidade de apanhar um táxi. A praça de táxis está indicada nos vários sinais à volta do aeroporto, mas normalmente terá de esperar numa fila.

O preço varia consoante a hora do dia e o trânsito, mas se precisar de um valor aproximado para ter uma ideia, conte pagar entre 25 e 35 euros.

VTC

Por último, tem a possibilidade de pedir um VTC à chegada através da aplicação Uber (pode utilizar a ligação WIFI do aeroporto). O preço será fixo e poderá consultá-lo antes de confirmar o seu pedido. No entanto, terá de combinar com o seu motorista para o ir buscar a um ponto específico do aeroporto, o que pode ser enganador se não estiver familiarizado com o aeroporto.

4. Primeiros conselhos para a sua chegada a Dublin

Desfrutar do encanto de Dublin| ©Sean MacEntee
Desfrutar do encanto de Dublin| ©Sean MacEntee

Quando ir a Dublin

Os meses de maio a setembro são os meses mais quentes em Dublin e, por conseguinte, a melhor altura para viajar sem que o calor estrague a sua viagem, uma vez que as temperaturas médias não ultrapassam os 20 graus Celsius. Se viajar no inverno, não se esqueça de levar roupa quente e um guarda-chuva.

Onde ficar em Dublin

Dublin é uma cidade muito segura, pelo que não há zonas a evitar. No entanto, ouvirá frequentemente nomes como O'Connel Street, Temple Bar, Old Town e St Stephen's Green; estas são as zonas mais centrais da cidade, onde terá tudo à mão, pelo que tendem a ser as mais populares para alojamento. Lembre-se de reservar com a maior antecedência possível para poupar nos custos.

Getting around Dublin

A mobilidade não é um problema na capital irlandesa. Quando não estiver a caminhar entre as atracções do centro da cidade, pode andar de bicicleta, que é um meio de transporte popular na cidade. Para distâncias mais longas, existe uma extensa rede de autocarros, metro e eléctricos.

O que comer em Dublin

A cozinha de Dublin é por vezes ofuscada pela proeminência internacional do seu whisky ou cerveja, mas isso não significa que não possa desfrutar de alguns dos pratos tradicionais da cidade durante a sua visita. Não deixe de provar um bom guisado irlandês ou de pedir pão de soda para acompanhar a sua refeição, feito com bicarbonato de sódio em vez de fermento. Tome nota do boxty ou do coddle como pratos típicos e siga sempre os conselhos dos habitantes locais.

5. Mais informações sobre Dublin

Entrada para a Guinness Storehouse| ©Ryan Schreiber
Entrada para a Guinness Storehouse| ©Ryan Schreiber

Planeie a sua viagem a Dublin para aproveitar ao máximo os dias que passa na cidade. Aqui estão alguns artigos interessantes sobre o que ver e fazer em Dublin: