Viagens de Um Dia à Provenca saindo de Marselha

Na Provença, os sentidos transbordam. Os seus aromas, cores e sabores são especiais e podem ser apreciados em excursões muito diferentes. Está pronto para isso?

Sonsoles Jimenez

Sonsoles Jimenez

leitura de 10 minutos

Viagens de Um Dia à Provenca saindo de Marselha

Arquitetura da Provença | ©Albert Torelló

A Provença é uma região tão vasta quanto variada. Nela se encontram algumas das mais belas aldeias de França, espaços naturais de grande valor ambiental e lugares repletos de história. Sem esquecer, claro, os maravilhosos campos de lavanda que são o seu postal mais típico.

Se vai passar vários dias na cidade, além de desfrutar de algumas das melhores excursões de Marselha para descobrir todos os seus encantos, recomendo que se afaste alguns quilómetros. As excursões que lhe vou mostrar permitir-lhe-ão desfrutar do melhor das paisagens, da cultura e da gastronomia de uma região que ficará para sempre gravada na sua memória e no seu coração.

1. Excursão às Calanques

Parque Nacional das Calanques| ©travelmag.com
Parque Nacional das Calanques| ©travelmag.com

No Parque Nacional das Calanques, encontrará algumas das paisagens mais espectaculares da Provença. É uma faixa de costa pontuada por pequenos fiordes com enseadas encantadoras escondidas no seu interior. Ficará surpreendido com a cor da água, de um azul intenso que contrasta com o branco das falésias calcárias que formam a paisagem.

A melhor maneira de descobrir a beleza deste lugar é através de uma excursão guiada. Tenha em conta que algumas destas enseadas não são de fácil acesso e que nem todas são igualmente espectaculares. As mais recomendadas? Port-Miou, Port-Pin e d'En-Vau, entre outras. A propósito, não se esqueça do seu fato de banho.

Outra vantagem das excursões às Calanques é que pode escolher entre caminhadas, passeios de bicicleta e até passeios de sidecar. Se preferir algo mais descontraído, pode juntar-se a um dos passeios de barco a partir de Marselha para descobrir esta joia da natureza.

O meu conselho? Se ficar tempo suficiente na cidade, admire as Calanques de todos os pontos de vista possíveis. E seja qual for a sua escolha, é uma das melhores coisas para fazer com crianças em Marselha.

Detalhes interessantes desta excursão

  • Preço: a partir de 35 euros se a excursão for a pé, cerca de 75 euros se for de bicicleta e cerca de 130 euros se for de barco.
  • Duração: entre 4 e 7 horas, consoante o meio de transporte escolhido.
  • Vantagens desta opção: existem diferentes tipos de excursões que podem ser adaptadas ao tempo disponível ou à sua condição física.

As melhores excursões em Marselha

2. Cassis e Aix-en-Provence: um passeio para desfrutar do encanto da Provença

Em Aix-en-Provence| ©Ste 4416
Em Aix-en-Provence| ©Ste 4416

Aix-en-Provence é a capital histórica da Provença. Uma cidade elegante e im ponente onde se descobrem inúmeras mansões do século XVIII. Mas é também o local de nascimento de Paul Cezànne. Se gosta de arte, vai gostar da visita guiada, seguindo os passos do pintor pela cidade.

No entanto, esta cidade no coração da Provença tem muito mais para oferecer. Por exemplo, os seus vinhos e a sua gastronomia. Se é daqueles que não resistem a um bom doce, ceda à tentação e prove o calisson, uma espécie de maçapão frutado típico da região.

A segunda paragem do passeio leva-o a Cassis, uma pequena cidade à beira-mar que conseguiu preservar todo o encanto das aldeias costeiras. A sua principal atração é, de facto, o seu porto. É o lar de um grande número de bares e restaurantes onde se pode provar a deliciosa gastronomia provençal.

Mas não é preciso parar no porto. As excursões deixam tempo para passear pelas suas ruas e desfrutar de um ambiente descontraído, onde o tempo passa devagar e que nada tem a ver com a azáfama de Marselha. Tudo isto sem esquecer as praias encantadoras e a possibilidade de fazer um passeio de barco para admirar as vistas.

Detalhes interessantes desta excursão

  • Preço: a partir de 130 euros
  • Duração: cerca de 9 horas
  • Vantagens desta opção: oferece a possibilidade de descobrir duas cidades completamente diferentes e de apreciar os contrastes da Provença.

Também podem ser visitadas separadamente

A maioria das excursões oferece uma visita a Cassis e Aix-en-Provence no mesmo dia, mas pode visitá-las separadamente. Se não tiver muito tempo, ou se preferir apreciá-las a um ritmo mais calmo, visite-as separadamente. São excursões de meio dia que custam cerca de 70 euros.

Visita panorâmica da Provença: Marselha e cruzeiro às Calanques de Cassis

3. Excursão ao coração da Provença: Roussillon, Lourmarin e Gordes

Em Roussillon| ©colombo.damiano
Em Roussillon| ©colombo.damiano

O Parque Natural do Luberon é um dos tesouros naturais da Provença, onde se podem descobrir aldeias incríveis. De facto, Roussillon, Gordes e Lourmarin estão entre as mais belas aldeias de França. Por isso, não se esqueça de levar consigo o seu telemóvel ou a sua máquina fotográfica, porque não vai conseguir parar de tirar fotografias.

Tentar descrevê-las é difícil. Em Rousillon, um guia especializado explicar-lhe-á porque é que as fachadas estão cobertas de ocre de diferentes cores. Não perca uma visita à sua pedreira ou um passeio pelas suas ruas íngremes, onde descobrirá várias mansões com séculos de história.

De Gordes levará um dos mais belos postais da região: o de uma aldeia empoleirada numa falésia e coroada por um imponente castelo. Daqui, poderá também admirar uma das mais belas vistas do maciço do Luberon.

Lourmarin é outra aldeia com um toque provençal, ruas íngremes e sinuosas e um castelo renascentista. Um lugar, aliás, que já foi um refúgio para Albert Camus. Estas três paragens dar-lhe-ão uma das melhores recordações da Provença.

Detalhes interessantes desta excursão

  • Preço: a partir de 130 euros
  • Duração: cerca de 7 horas
  • Vantagens desta opção: é uma excursão muito completa onde apreciará o melhor da Provença.

4. Uma viagem pela história da Provença: Pont du Gard, Les Baux e Avignon

Ruas de Avignon| ©Karoly Lorentey
Ruas de Avignon| ©Karoly Lorentey

Se é um apaixonado pela história, recomendo este percurso. É o mais próximo que se pode chegar de uma viagem no tempo, a partir da época do Império Romano. De facto, a Pont du Gard é um dos aquedutos romanos mais espectaculares e mais bem conservados que sobreviveram até aos nossos dias.

Se for um pouco mais longe no tempo e na distância, chegará a Les Baux de Provence, uma bela aldeia medieval fortificada. O seu castelo era um dos mais imponentes e importantes do sul de França. Não perca as vistas a partir dele, pois são espectaculares.

Próxima paragem: Avignon. Talvez saibas que durante anos foi a sede papal, competindo com Roma. O seu magnífico palácio gótico, o maior do seu género na Europa, data desse período. Um passeio pelas suas salas leva-o a uma época em que esta cidade era praticamente o coração do mundo ocidental.

Mas no tempo livre que tem na cidade, pode ainda descobrir os seus outros tesouros. Merece especial destaque a magnífica ponte inacabada que é tema de uma popular canção infantil. Aliás, ela tem um nome próprio: Pont Saint Bénezet.

Detalhes interessantes desta excursão

  • Preço: a partir de 130 euros.
  • Duração: cerca de 12 horas
  • As vantagens desta opção: para além da visita aos locais históricos, as excursões incluem normalmente uma paragem em Châteauneuf du Pape para descobrir e provar os seus famosos vinhos. Se planeia desfrutar de Marselha em agosto, pode também participar na festa das vindimas.

5. Excursões para ver os campos de lavanda

Os campos de lavanda| ©François Philipp
Os campos de lavanda| ©François Philipp

Se há uma imagem que identifica a Provença como nenhuma outra, é a dos intermináveis campos de lavanda. Imagine-se a passear por eles, a deixar-se envolver pelo perfume das flores e a tirar milhares de fotografias para carregar nas suas redes sociais.

É uma das melhores coisas para fazer no verão em Marselha, porque é quando a lavanda está em flor. Mas lembre-se de que é apenas um curto período. Se quiser desfrutar da paisagem púrpura em todo o seu esplendor, só tem algumas semanas entre junho e julho.

Que mais precisa de saber sobre estas excursões? Que existem diferentes destinos, embora todos eles sejam espectaculares. Os mais conhecidos são Valensone e Sault. Além disso, algumas excursões levam-no a outros lugares de grande beleza, como a encantadora aldeia de Gorges ou as gargantas do rio Verdon, uma das paisagens mais espectaculares do sul de França.

Detalhes interessantes desta excursão

  • Preço: a partir de 125 euros
  • Duração: cerca de 9 horas
  • Vantagens desta opção: é a que permite apreciar verdadeiramente as paisagens mais características da Provença e passear tranquilamente pelos campos de lavanda.

6. Passeio pelos vinhedos da Provença

As vinhas de Cassis| ©Cilou101
As vinhas de Cassis| ©Cilou101

Se há uma paisagem que o pode surpreender na Provença, são os seus infindáveis campos de vinhas, que em algumas zonas se estendem quase até ao mar. É daqueles que sabem apreciar um bom vinho? Então, recomendo esta visita guiada, pois irá apreciá-lo com todos os seus sentidos.

Para lhe dar uma pequena ideia, muito perto de Marselha existem duas zonas com denominação de origem: Cassis e Bandol. Com uma visita guiada, pode provar os vinhos brancos e rosés de Cassis e os vinhos tintos de Bandol. Nas suas caves, também lhe contarão a sua história e a forma como são elaborados.

Há outra zona vitivinícola que também pode ser visitada com uma visita guiada: o sul do Luberon. Neste caso, situa-se no interior da Provença, embora as paisagens sejam igualmente belas. Quanto aos vinhos, também têm denominação de origem e são de excelente qualidade.

E enquanto prova o vinho, experimente alguns dos outros produtos típicos da Provença, como o queijo ou os enchidos. Se ainda tiver fome de mais, pode sempre descobrir mais delícias gastronómicas da Provença numa das excursões gastronómicas de Marselha.

Detalhes interessantes desta excursão

  • Preço: cerca de 125 euros
  • Duração: cerca de 7 horas
  • As vantagens desta opção: para além dos vinhedos e das adegas, fará uma paragem em algumas das aldeias mais encantadoras da Provença.

7. Circuito artístico da Provença: Arles, Saint Rémy e Les Baux

Viagem à Provença| ©Gordon Joly
Viagem à Provença| ©Gordon Joly

As paisagens da Provença inspiraram artistas ao longo da história. Se quiser descobrir alguns dos tesouros artísticos desta região, há sítios a não perder. Esta excursão leva-o até lá.

Vincent Van Gogh viveu em Arles durante alguns meses. Foi um dos seus períodos mais atormentados, mas também o da sua maior produção artística. Mais tarde, foi internado num hospital em Saint Remy, onde continuou a pintar quase compulsivamente. Esta excursão permitir-lhe-á seguir as suas pegadas e admirar a sua obra no próprio local que o inspirou.

E há ainda outras surpresas reservadas para si. Por exemplo, é possível mergulhar no passado romano da região, contemplando os restos da entrada do antigo Glanumn em Saint Rémy ou visitando o anfiteatro de Arles. Sem esquecer o castelo medieval de Les Baux ou as espectaculares projecções artísticas de Carrières des Lumières.

Detalhes interessantes desta excursão

  • Preço: cerca de 135 euros
  • Duração: cerca de 10 horas
  • Vantagens desta opção: terá uma visão diferente da Provença, mais centrada na história e na arte. Para além disso, poderá ver algumas das mais belas paisagens da região.

8. Excursão para descobrir a beleza de Camargue

Na Camargue| ©Txaro Franco
Na Camargue| ©Txaro Franco

A Camargue é um dos tesouros naturais pouco conhecidos da Provença. Estende-se entre dois braços do rio Ródano, num delta de uma riqueza surpreendente. Se deseja explorar uma paisagem única e a sua visita a Marselha lhe deixa tempo, junte-se a nós nesta excursão.

Os guias mostrar-lhe-ão a paisagem variada deste parque natural, que abriga inúmeras espécies de animais e é uma paragem migratória para as aves. A imagem de milhares de flamingos cor-de-rosa que repousam tranquilamente nos pântanos é uma das mais belas que se podem ver na Provença.

Visitar a Camargue é sempre um plano interessante para os amantes da natureza. Se é um deles e está a planear coisas para fazer em Marselha em junho, tome nota desta excursão, a primavera é uma das melhores alturas para a visitar. Não se esqueça de roupas e sapatos confortáveis, e não se esqueça dos seus binóculos.

Detalhes interessantes desta excursão

  • Preço: a partir de 125 euros
  • Duração: cerca de 8 horas
  • Vantagens desta opção: para além de visitar e conhecer em profundidade este espaço natural, algumas excursões incluem visitas a localidades de destaque na zona ou deixam tempo para um banho numa das suas praias.

9. Excursão aos tesouros da Côte d'Azur

Côte d'Azur| ©Fred Romero
Côte d'Azur| ©Fred Romero

A Riviera Francesa e a Côte d'Azur também fazem parte da Provença. Por isso, se tiver tempo, é uma boa ideia incluir esta excursão nos seus planos em Marselha durante 4 dias. Ao longo do caminho, poderá admirar a elegância de lugares como Nice ou Mónaco e paisagens costeiras realmente belas.

Mas esta excursão permitir-lhe-á descobrir muito mais, por exemplo, um dos maiores tesouros da Côte d'Azur: Èze. É uma pequena aldeia empoleirada num rochedo que se destaca na paisagem. As vistas da Côte d'Azur a partir dela são espectaculares.

Detalhes interessantes desta excursão

  • Preço: a partir de 135 euros
  • Duração: 11 horas
  • Vantagens desta opção: permite-lhe descobrir os locais mais pitorescos da costa da Provença e também o luxo e o glamour de cidades que não são habitualmente associadas a esta região.

Quais são as excursões na Provença a partir de Marselha mais recomendadas?

Abadia de Sénanque| ©lo.tangelini
Abadia de Sénanque| ©lo.tangelini

Qualquer uma das excursões à Provença vale a pena. O meu conselho é que, se tiver tempo, faça mais do que uma. Isto permitir-lhe-á ter uma visão mais completa desta região fantástica. No entanto, tenha em conta que a maior parte delas ocupa um dia inteiro.

A visita às Calanques tem algumas vantagens: demora menos tempo e é uma zona natural única. Se quiser conhecer a Provença na sua forma mais pura, os que vão até ao Luberon são perfeitos. Se alguma vez se perguntou onde fica aquela abadia rodeada de campos de lavanda que viu numa fotografia, fica perto de Gordes, é a abadia de Sénanque.

E se viaja com crianças, Cassis é uma boa escolha porque fica perto de Marselha e se o tempo estiver bom pode aproveitar a praia. Também pode optar por passeios na Camargue, onde pode ver uma série de animais superinteressantes em estado selvagem.