As 9 melhores excursões à Provença a partir de Marselha

Na Provença, os sentidos transbordam. Os seus aromas, cores e sabores são especiais e podem ser apreciados em excursões muito diferentes. Está pronto para isso?
As 9 melhores excursões à Provença a partir de Marselha

Outras atividades populares em Marselha

Mais sobre: As 9 melhores excursões à Provença a partir de Marselha

A Provença é uma região tão vasta quanto variada. Aqui escondem-se algumas das mais belas aldeias de França, espaços naturais de enorme valor ambiental e recantos repletos de história. Tudo isto sem esquecer, claro, os maravilhosos campos de lavanda que são o seu cartão postal mais típico.

Se vai passar vários dias na cidade, além de desfrutar de alguns dos melhores passeios em Marselha para descobrir todos os seus encantos, recomendo que se afaste alguns quilómetros. As excursões que vou mostrar-lhe permitirão desfrutar do melhor das paisagens, da cultura e da gastronomia de uma região que ficará para sempre gravada na sua memória e no seu coração.

1. Excursão pelas Calanques

Parque Nacional das Calanques| ©travelmag.com
Parque Nacional das Calanques| ©travelmag.com

No Parque Nacional das Calanques, poderá contemplar algumas das paisagens mais espetaculares da Provença. É uma faixa costeira marcada por pequenos fiordes, no interior dos quais se escondem enseadas cheias de encanto. A cor da água irá surpreendê-lo, é de um azul intenso que contrasta de forma impressionante com o branco das falésias calcárias que dão forma à paisagem.

A melhor forma de descobrir a beleza deste lugar é com uma excursão guiada. Tenha em conta que não é fácil chegar a algumas destas enseadas e que nem todas as calanques são igualmente espetaculares. As mais recomendadas? As de Port-Miou, Port-Pin e d'En-Vau, entre outras. A propósito, não se esqueça do fato de banho.

Outra vantagem das excursões às Calanques é que pode escolher entre percursos de caminhada, passeios de bicicleta ou até passeios de sidecar. Se quiser algo mais relaxante, pode participar num dos passeios de barco a partir de Marselha para descobrir esta joia da natureza.

O meu conselho? Se vai ficar tempo suficiente na cidade, admire as Calanques de todos os ângulos possíveis. E seja qual for o meio escolhido, é um dos melhores planos para fazer com crianças em Marselha.

Detalhes de interesse desta excursão

  • Preço: a partir de 35 euros se a excursão for a pé, cerca de 75 euros se for de bicicleta e cerca de 130 euros se for de barco.
  • Duração: entre 4 e 7 horas, dependendo do meio escolhido.
  • Vantagens desta opção: existem diferentes modalidades de excursão que permitem adaptar-se ao tempo disponível ou à sua condição física.

Reserve uma excursão pelo Parque Nacional de Calanques

2. Cassis e Aix-en-Provence: um passeio para desfrutar do encanto da Provença

Em Aix-en-Provence| ©Ste 4416
Em Aix-en-Provence| ©Ste 4416

Aix-en-Provence é a capital histórica da Provença. Uma cidade elegante e senhorial onde descobrirá inúmeras mansões do século XVIII. Mas, além disso, esta é a cidade natal de Paul Cezànne. Se gosta de arte, irá apreciar o passeio guiado enquanto segue os passos do pintor por toda a cidade.

No entanto, esta localidade no coração da Provença tem muito mais para oferecer. Por exemplo, os seus vinhos ou a sua gastronomia. Se é daqueles que não consegue resistir a um bom doce, dê-se ao luxo de cair na tentação e provar o calisson, uma espécie de maçapão frutado típico da região.

A segunda paragem da excursão levará a Cassis, uma pequena localidade costeira que soube conservar todo o encanto das vilas piscatórias. A sua maior atração, na verdade, é o porto. Lá concentram-se vários bares e restaurantes onde poderá saborear a deliciosa gastronomia provençal.

Mas não fique só no porto. As excursões deixam tempo para passear pelas ruas e desfrutar de um ambiente descontraído, onde o tempo passa devagar e nada tem a ver com a agitação de Marselha. Tudo isso sem esquecer as encantadoras praias e a possibilidade de fazer um passeio de barco para admirar a vista.

Detalhes de interesse desta excursão

  • Preço: a partir de 130 euros
  • Duração: cerca de 9 horas
  • Vantagens desta opção: oferece a possibilidade de conhecer duas cidades completamente diferentes e apreciar os contrastes da Provença.

Também podem ser visitadas separadamente

A maioria das excursões oferece a visita a Cassis e Aix-en-Provence no mesmo dia, mas pode fazê-lo separadamente. Se não tiver muito tempo ou se preferir desfrutar com mais calma, faça a visita separadamente. São excursões de meio dia cujo preço ronda os 70 euros.

Reserve uma excursão a Cassis a partir de Marselha

3. Excursão pela Provença: Arles, Saint Rémy e Les Baux

Percorrendo a Provença| ©Gordon Joly
Percorrendo a Provença| ©Gordon Joly

As paisagens da Provença têm sido fonte de inspiração para artistas ao longo da história. Se deseja conhecer alguns dos tesouros artísticos desta região, há locais que não pode perder. Esta excursão irá levá-lo até eles.

Vincent Van Gogh viveu alguns meses em Arles. Foi um dos seus períodos mais conturbados, mas também de maior produção artística. Mais tarde, ele seria internado num hospital em Saint Remy, onde continuou a pintar de forma quase compulsiva. Esta excursão permitirá que siga os seus passos e admire o seu trabalho no mesmo lugar que o inspirou.

E ainda terá outras surpresas. Por exemplo, mergulhar no passado romano da região contemplando os vestígios da entrada da antiga Glanumn em Saint Rémy ou visitando o anfiteatro de Arles. Sem esquecer o castelo medieval de Les Baux ou as espetaculares projeções artísticas de Carrières des Lumières.

Detalhes interessantes desta excursão

Preço: cerca de 135 euros

  • Preço: cerca de 135 euros
  • Duração: cerca de 10 horas
  • Vantagens desta opção: terá uma visão diferente da Provença, mais centrada na história e na arte. Além disso, também percorrerá algumas das paisagens mais bonitas da região.

Reserve uma excursão a Arles, Saint Rémy e Les Baux

4. Excursões para contemplar os campos de lavanda

Campos de lavanda| ©François Philipp
Campos de lavanda| ©François Philipp

Se há uma imagem que identifica a Provença como nenhuma outra, é a dos intermináveis campos de lavanda. Imagine como é passear por eles, deixar-se envolver pelo aroma das flores e tirar milhares de fotos para publicar nas redes sociais.

É uma das melhores coisas para fazer no verão em Marselha, porque é nessa época que a lavanda floresce. Mas tenha em mente que isso acontece num curto período de tempo. Se quiser desfrutar da paisagem vestida de roxo em todo o seu esplendor, só tem algumas semanas entre junho e julho.

O que mais deve saber sobre estas excursões? Que existem diferentes destinos, embora todos sejam espetaculares. Os mais conhecidos são Valensone e Sault. Além disso, algumas excursões levam-no a outros locais de enorme beleza, como a encantadora vila de Gorges ou as gargantas do rio Verdon, uma das paisagens mais espetaculares do sul de França.

Detalhes de interesse desta excursão

  • Preço: a partir de 125 euros
  • Duração: cerca de 9 horas
  • Vantagens desta opção: é a que permite desfrutar verdadeiramente da imagem mais característica da Provença e passear sem pressa entre os campos de lavanda.

Reserve um passeio pela lavanda em Valensole saindo de Marselha

Excursão ao coração da Provença: Roussillon, Lourmarin e Gordes

5. Excursão ao coração da Provença: Roussillon, Lourmarin e Gordes

Excursão a Roussillon, Lourmarin e Gordes

Em Rousillon| ©colombo.damiano
Em Rousillon| ©colombo.damiano

O Parque Natural de Luberon é um dos tesouros naturais da Provença, onde poderá descobrir aldeias incríveis. Na verdade, Roussillon, Gordes e Lourmarin fazem parte do seleto clube das Aldeias Mais Bonitas de França. Por isso, não se esqueça de levar a bateria do telemóvel ou da câmara, porque não vai conseguir parar de tirar fotografias.

É difícil descrevê-las. Em Rousillon, um guia especializado explicará a razão pela qual as fachadas são revestidas de ocre em diferentes cores. Não deixe de visitar a pedreira ou passear pelas ruas íngremes, onde encontrará várias casas centenárias.

De Gordes, levará consigo um dos cartões postais mais bonitos da região: o de uma vila encaramada num penhasco e coroada por um imponente castelo. Além disso, a partir dele poderá admirar uma das vistas mais bonitas do maciço de Luberon.

E em Lourmarin espera-o outra aldeia com ares provençais, ruelas sinuosas e íngremes e um castelo renascentista. Um lugar que, aliás, foi refúgio de Albert Camus. Com estas três paragens, levará consigo uma das melhores lembranças da Provença.

Detalhes de interesse desta excursão

  • Preço: a partir de 130 euros
  • Duração: cerca de 7 horas
  • Vantagens desta opção: é um passeio muito completo, no qual se pode apreciar o melhor da Provença.

6. Uma viagem pela história da Provença: Pont du Gard, Les Baux e Avinhão

Ruas de Avignon| ©Karoly Lorentey
Ruas de Avignon| ©Karoly Lorentey

Se é apaixonado por história, recomendo fazer este itinerário. É o mais parecido com uma viagem no tempo, partindo da época do Império Romano. Na verdade, o Pont du Gard é um dos aquedutos romanos mais espetaculares e melhor preservados até aos nossos dias.

Avançando um pouco no tempo e também na distância, chegará a Les Baux de Provence, uma bela vila medieval fortificada. O seu castelo foi um dos mais imponentes e importantes do sul de França. Não perca as vistas a partir dele, pois são espetaculares.

Próxima paragem: Avinhão. Talvez saiba que durante anos foi sede papal, competindo com Roma. Daquela época data o seu magnífico palácio gótico, o maior do seu género na Europa. Passear pelas suas salas fará com que recue até à época em que esta cidade era, praticamente, o coração do mundo ocidental.

Mas no tempo livre que terá na cidade, ainda poderá descobrir os seus outros tesouros. Merece destaque a magnífica ponte inacabada que é protagonista de uma popular canção infantil. A propósito, ela tem nome próprio: pont Saint Bénezet.

Detalhes de interesse desta excursão

  • Preço: a partir de 130 euros.
  • Duração: cerca de 12 horas
  • Vantagens desta opção: além da visita a locais históricos, as excursões costumam incluir uma parada em Châteauneuf du Pape para conhecer e degustar seus famosos vinhos. Se você planeja aproveitar Marselha em agosto, também poderá participar da festa da vindima.

7. Percurso para conhecer os vinhedos da Provença

Vinhedos de Cassis| ©Cilou101
Vinhedos de Cassis| ©Cilou101

Se há uma paisagem que pode surpreendê-lo na Provença, são os seus infinitos campos de vinhas, que em algumas zonas se estendem quase até ao mar. É daqueles que sabe apreciar um bom vinho? Então recomendo-lhe este passeio guiado, porque irá desfrutar com todos os sentidos.

Para que tenha uma pequena ideia, muito perto de Marselha existem duas zonas com denominação de origem: Cassis e Bandol. Com um passeio guiado, poderá degustar os vinhos brancos e rosados de Cassis e os tintos de Bandol. Além disso, nas adegas, explicar-lhe-ão tudo sobre a sua história e como são produzidos.

Há outra zona vinícola que também pode visitar com um passeio guiado: o sul do Luberon. Neste caso, já se encontra no interior da Provença, embora as paisagens que poderá contemplar sejam igualmente bonitas. Quanto aos vinhos, também possuem denominação de origem e são de excelente qualidade.

E, já que vai provar o vinho, acompanhe-o com algum outro produto típico da Provença, por exemplo, queijo ou enchidos. Se ficar com vontade de mais, pode sempre continuar a descobrir mais delícias da gastronomia provençal em algum dos passeios gastronómicos em Marselha.

Detalhes de interesse desta excursão

  • Preço: cerca de 125 euros
  • Duração: cerca de 7 horas
  • Vantagens desta opção: além de vinhedos e adegas, fará paradas em algumas das localidades mais encantadoras da Provença.

8. Excursão para descobrir a beleza da Camargue

Na Camargue| ©Txaro Franco
Na Camargue| ©Txaro Franco

A Camargue é um dos tesouros naturais mais desconhecidos da Provença. Estende-se entre dois braços do rio Ródano, num delta de uma riqueza surpreendente. Se lhe apetece percorrer uma paisagem única e a sua visita a Marselha lhe permite tempo, não hesite em fazer esta excursão.

Acompanhado por guias, irá conhecer a variedade paisagística deste parque natural, onde habitam inúmeras espécies animais e que é ponto de paragem migratória de aves. A imagem de milhares de flamingos cor-de-rosa a descansar tranquilamente nos seus pântanos é uma das mais bonitas que verá na Provença.

Visitar a Camargue é sempre um plano interessante para os amantes da natureza. Se é um deles e está a planear coisas para fazer em Marselha em junho, anote esta excursão, pois a primavera é uma das melhores épocas para a visitar. Mas não se esqueça de levar roupas e calçados confortáveis, além de binóculos.

Detalhes interessantes sobre esta excursão

  • Preço: a partir de 125 euros
  • Duração: cerca de 8 horas
  • Vantagens desta opção: além de visitar e conhecer em profundidade este espaço natural, algumas excursões incluem a visita a localidades destacadas da zona ou deixam tempo para dar um mergulho em alguma das suas praias.

9. Excursão aos tesouros da Costa Azul

Costa Azul| ©Fred Romero
Costa Azul| ©Fred Romero

A Riviera Francesa e a Costa Azul também fazem parte da Provença. Por isso, se tiver tempo, é uma boa ideia incluir esta excursão nos seus planos para 4 dias em Marselha. Ao longo do percurso , poderá admirar a elegância de locais como Nice ou Mónaco e paisagens costeiras realmente bonitas.

Mas esta excursão permitirá descobrir muito mais, por exemplo, um dos maiores tesouros da Costa Azul: Èze. É uma pequena vila encravada numa rocha que se destaca na paisagem. As vistas da Costa Azul a partir daqui são espetaculares.

Detalhes interessantes desta excursão

  • Preço: a partir de 135 euros
  • Duração: 11 horas
  • Vantagens desta opção: permite descobrir os locais mais pitorescos da costa da Provença e também o luxo e o glamour de cidades que não costumam ser associadas a esta região.

Quais são as excursões mais recomendadas pela Provença a partir de Marselha?

Abadia de Sénanque| ©lo.tangelini
Abadia de Sénanque| ©lo.tangelini

Qualquer uma das excursões à Provença vale a pena. O meu conselho é que, se tiver tempo, faça mais do que uma. Isso permitirá que tenha uma imagem mais completa desta região incrível. Tenha em conta, no entanto, que a grande maioria delas ocupa um dia inteiro.

O passeio pelas Calanques tem algumas vantagens: é mais curto e é um espaço natural único. Para conhecer a Provença em estado puro, as excursões que se adentram no Luberon são perfeitas. Se alguma vez se perguntou onde fica aquela abadia rodeada de campos de lavanda que viu numa foto, ela fica perto de Gordes, é a abadia de Sénanque.

E, se viajar com crianças, Cassis é uma boa escolha porque fica perto de Marselha e porque, se o tempo estiver bom, pode desfrutar da praia. Também pode optar por passeios pela Camargue, onde é possível ver uma infinidade de animais superinteressantes em liberdade.

Reserve uma excursão a Cassis saindo de Marselha

Avaliações de outros viajantes

4.7
· 5802 Avaliações
  • J
    J. W.
    4
    (0 Avaliações)
    A experiência de escalada foi emocionante, mas acho que deviam incluir mais opções de níveis de dificuldade para os principiantes.
  • U
    U. Z.
    4
    (0 Avaliações)
    A excursão de escalada em Marselha foi uma experiência fantástica, perfeita para os aventureiros que procuram um desafio com vistas espectaculares.
  • F
    F. R.
    5
    (0 Avaliações)
    Adorei escalar e explorar as alturas, foi uma aventura fantástica. Sempre quis experimentar a escalada e esta experiência excedeu as minhas expectativas.
  • G
    G. L.
    4
    (0 Avaliações)
    A excursão de escalada em Marselha foi o máximo, nunca me diverti tanto. Os guias eram super fixes, recomendo-a vivamente.
  • D
    D.
    4
    (0 Avaliações)
    Adorei o passeio, mas deveriam incluir uma opção para o ir buscar ao hotel para evitar o stress da transferência.