Melhores Passeios de Bicicleta por Marselha

Marselha é uma das maiores cidades de França e oferece excelentes passeios de bicicleta. Aqui estão as melhores e o que esperar de cada uma delas.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 9 minutos

Melhores Passeios de Bicicleta por Marselha

Marcella em bicicleta | ©Christian Sarbach

Marselha é uma das cidades mais completas de França, mas com o grande número de atracções oferecidas e as vastas distâncias que a cidade é inacessível a pé, uma das melhores opções é visitá-la numa excursão de bicicleta ou por conta própria numa excursão a pé auto-guiada.

Entre as melhores coisas para ver e fazer em Marselha de bicicleta, pode visitar a costa mediterrânica, fazer um passeio da cidade velha até ao Maciço de Calanques, subir de bicicleta a exigente encosta de Notre-Dame de la Garde e percorrer o Parc Borély, que é um dos parques mais bonitos da cidade e é frequentemente incluído nos melhores passeios de Marselha.

1. Passeio de bicicleta de meio dia ao longo da costa de Marselha

Bicicleta em Marselha| ©UtterQuatsch
Bicicleta em Marselha| ©UtterQuatsch

O mais popular dos passeios de bicicleta de Marselha, este passeio de meio dia leva-o pelos principais pontos turísticos de Marselha, levando-o através do pitoresco bairro Le Panier, passando pela Catedral de Santa Maria Maior, o Palais du Pharo e o Porto Velho.

Nestes passeios, é habitualmente possível percorrer também a Corniche Kennedy, um dos bairros mais bonitos da cidade, com uma ciclovia paralela à costa, para poder desfrutar do Mar Mediterrâneo durante o passeio e das vistas desafogadas, sobretudo se planear visitar Marselha em junho ou durante os meses de verão.

Durante o passeio, com a ajuda de um guia local especializado, pode também aprender sobre a história da cidade, a riqueza dos portos comerciais de Marselha e também sobre as lendas urbanas da cidade, que estão intimamente relacionadas com a história do Marquês de Sade e do Homem da Máscara de Ferro.

Estas excursões também podem ser úteis se estiver a planear uma estadia curta na cidade, uma vez que uma excursão de meio dia lhe permitirá ver a maioria dos principais locais de uma forma confortável e divertida. Se este é o seu caso, aqui está uma lista de coisas para ver e fazer para descobrir Marselha em 2 dias.

Detalhes interessantes

  • Preço: a excursão tem um custo inicial de aproximadamente 74 euros por pessoa, incluindo elementos de segurança e também a assistência de um guia local especializado.
  • Duração: aproximadamente 4 horas.
  • Vantagens destas excursões: poderá ver os principais pontos turísticos da cidade num passeio de meio dia.
  • Desvantagens destas visitas: como se trata de uma visita a vários locais, poderá não ter tempo suficiente para tirar fotografias e conhecer em profundidade algumas das atracções.

Reserve as melhores excursões em Marselha.

2. Passeio de bicicleta gratuito em Marselha

Passeio de bicicleta| ©UtterQuatsch
Passeio de bicicleta| ©UtterQuatsch

Se preferir alugar uma bicicleta e explorar os locais por conta própria, então esta opção é ideal para si, pois não terá a assistência de um guia para lhe mostrar o caminho , mas pode escolher os destinos da sua visita. Pode alugar a bicicleta em turnos a partir de 2 horas e fazer uma visita autoguiada por sua conta.

Estes passeios podem ser interessantes para si se planear visitar Marselha com crianças ou em família, uma vez que poderá gerir o tempo do seu passeio e também fazer uma atividade de grupo. Poderá também concentrar-se em algumas zonas da cidade que não estão normalmente incluídas nos passeios de bicicleta.

Tenha também em atenção que, para tornar a sua visita autoguiada de bicicleta mais eficaz, é melhor organizar um itinerário para a sua visita e dividir as atracções que pretende visitar por bairros, para que seja mais eficaz.

Também pode utilizar a visita autoguiada e saltar todas as paragens, ou verificar com o prestador de serviços se os itinerários não podem ser melhorados ou modificados antes de sair com a bicicleta. Em qualquer caso, quanto melhor planear o seu passeio, melhor poderá aproveitar o tempo de aluguer da bicicleta e não perder as principais atracções.

Pormenores interessantes

  • Preço: o custo inicial aproximado é de 22 euros para 2 horas de aluguer gratuito de bicicletas.
  • Duração: a partir de 2 horas.
  • Vantagens destas excursões: terá a liberdade de escolher os locais que deseja visitar e não estará dependente de um circuito pré-organizado.
  • Desvantagens destas excursões: é necessário organizar um itinerário, caso contrário não poderá ver tantos sítios.

3. Passeio de bicicleta eléctrica do centro de Marselha ao Maciço das Calanques

Parque Nacional das Calanques| ©travelmag.com
Parque Nacional das Calanques| ©travelmag.com

Esta excursão é ideal para quem procura uma alternativa que combine um passeio pela cidade com uma atividade de aventura, uma vez que estas excursões partem do centro da cidade e passam por alguns dos locais mais visitados, seguindo depois para o Parque Nacional das Calanques, que tem algumas das melhores paisagens da Provença e as mais belas enseadas de França.

Nas Calanques, estas excursões também costumam incluir uma pausa onde se pode dar um mergulho nas águas cristalinas e consumir, mediante um custo adicional, bebidas e refeições durante a paragem. Durante todo o percurso, será acompanhado por um guia local especializado e por um pequeno grupo de, no máximo, 8 pessoas.

Estes passeios têm uma duração aproximada de 7 horas e percorrem uma distância total de cerca de 30 quilómetros, embora as bicicletas eléctricas evitem que se sinta cansado, especialmente se planear visitar Marselha no verão, quando as temperaturas na cidade podem atingir um máximo de 30°C, embora o vento, que é recorrente, ajude a tornar a experiência mais agradável.

Informações úteis

  • Preço: o custo inicial aproximado é de 79 euros por pessoa, incluindo o equipamento de segurança e a assistência do guia local especializado.
  • Duração: aproximadamente 7 horas.
  • Vantagens destes passeios: a melhor alternativa para um passeio de bicicleta de aventura em Marselha.
  • Desvantagens destes passeios: para além do facto de serem bicicletas eléctricas, podem ser cansativas no verão e não são adequadas para crianças e idosos.

Reservar uma viagem de um dia à Provença a partir de Marselha

4. Passeio de bicicleta em Notre-Dame de la Garde

Basílica de Notre-Dame de la Garde| ©Jorge Láscar
Basílica de Notre-Dame de la Garde| ©Jorge Láscar

A Basílica de Notre-Dame de la Garde destaca-se por estar localizada num pico a 150 metros acima do nível do mar, dando-lhe uma das vistas mais claras da cidade a partir do topo do edifício religioso. Mas o desafio de pedalar até Notre-Dame é superar a complexidade da subida, que pode ser cansativa.

Em Notre-Dame, situada na periferia do centro da cidade, é possível ver a torre sineira coroada pela figura dourada da Virgem Maria, que é um dos cartões postais típicos de Marselha, bem como a construção da basílica com a sua cripta escavada na rocha e o seu estilo românico com mosaicos.

Os passeios de bicicleta até Notre-Dame, que também costumam partir do centro histórico e percorrer parte da cidade, duram cerca de 3 horas e costumam ser feitos de manhã, pelo que é possível combinar esta atividade com outras no mesmo dia, como fazer um dos melhores passeios gastronómicos de Marselha ou visitar um dos museus da cidade.

Detalhes interessantes

  • Preço: estes passeios têm um custo inicial de cerca de 35 euros por pessoa, incluindo o equipamento de segurança e a assistência de um guia local.
  • Duração: aproximadamente 3 horas.
  • Vantagens destas excursões: poderá fazer uma excursão que se afasta das excursões tradicionais de Marselha.
  • Desvantagens destas excursões: durante a excursão, só se pode ver a basílica de Notre-Dame, enquanto as outras opções são mais variadas.

Reserve as melhores excursões gastronómicas em Marselha

5. Passeio de bicicleta pelo Parque Borély

Parque Borely| ©Corinne PACA
Parque Borely| ©Corinne PACA

Se quiser um passeio aventureiro que combina algumas das melhores áreas naturais sem ter que viajar para os arredores da cidade, então pode optar por este passeio, que começará na cidade velha e o levará ao redor do Parque Borély, que é o maior pulmão verde da cidade.

O Parque Borély distingue-se pelo Jardim Botânico, os caminhos intermináveis, os lagos e a réplica em miniatura da Basílica de Notre-Dame de Garde. Assim que chegar de bicicleta, terá algum tempo livre para pedalar e também um período de descanso, para desfrutar do parque, especialmente se planear visitar Marselha em abril ou durante os meses de primavera, quando os canteiros de flores do parque estão em flor e o local está no seu melhor.

Depois de terminar a sua visita ao Parque Borély, deve regressar com o seu grupo ao ponto de partida, que se encontra geralmente no centro histórico ou numa zona próxima do posto de turismo.

Algumas empresas de turismo também alugam bicicletas nas entradas dos parques, mas isso não se aplica a Borély, pois é um parque interurbano e não incentiva o turismo de massa.

Informações úteis

  • Preço: a entrada no parque é gratuita.
  • Duração: aproximadamente 3 horas.
  • Vantagens destas excursões: poderá combinar um passeio de aventura com um passeio relaxante numa zona relativamente próxima da cidade.
  • Desvantagens destas excursões: o tempo de descanso em Borély pode ser muito curto.

Como reservar um passeio de bicicleta em Marselha?

Reservar online| ©Glenn Carstens-Peters
Reservar online| ©Glenn Carstens-Peters

Pode reservar as excursões com antecedência online, contactando o fornecedor da excursão, ou pode reservar a excursão na cidade quando lá estiver.

Se está a planear visitar Marselha em agosto ou durante os meses de verão, lembre-se que estas datas coincidem com a época alta da cidade, por isso, se não reservar com antecedência, pode ficar sem lugares ou enfrentar aumentos de preços de última hora.

Duração dos passeios de bicicleta em Marselha

Relógio| ©Cats Coming
Relógio| ©Cats Coming

A resposta dependerá do passeio que escolher, mas em média os passeios duram entre 3 e 7 horas, embora a maioria deles sejam passeios ao meio-dia, pelo que são compatíveis com outras actividades, como um passeio de barco ou a visita a alguns dos melhores museus de Marselha.

Note-se também que se quiser uma duração aproximada, pode optar por passeios de bicicleta gratuitos, que podem ser reservados pelo tempo que desejar, mas com um mínimo de 2 horas.

Reservar bilhetes para os melhores museus de Marselha

O que é que vou ver neste tipo de passeio?

Catedral de Marselha| ©Chris Bancrof
Catedral de Marselha| ©Chris Bancrof

Nestas excursões, verá os principais locais da cidade, como a Catedral, os bairros de Le Panier e Saint Victor, Port Antique, a Ópera de Marselha, Notre-Dame de la Garde, o Mercado La Plaine, o Porto Velho e o Parc Borély.

Também se pode visitar o Maciço das Calanques e a costa de Marselha, que oferece um dos melhores miradouros europeus com vista para o Mar Mediterrâneo. O Parque Nacional das Calanques oferece também algumas das melhores enseadas de França, com águas cristalinas e belas paisagens.

Também pode desfrutar do clima da cidade de bicicleta, especialmente se planear visitar Marselha durante os meses de verão, quando as temperaturas são agradáveis, mesmo nos dias mais quentes, uma vez que a temperatura média raramente ultrapassa os 29°C.

Se planeia viajar no inverno, um passeio de bicicleta é também uma boa opção, uma vez que a temperatura média raramente desce abaixo dos 14°C na cidade. Tenha em atenção que alguns dias podem ser chuvosos, pelo que recomendo que leve consigo um impermeável.

Dicas para um passeio de bicicleta em Marselha

Mercado de Marselha| ©Gilbert Harrison
Mercado de Marselha| ©Gilbert Harrison

Se está a planear visitar Marselha no verão, aconselho-o a reservar com bastante antecedência, especialmente para evitar aumentos de preços de última hora ou uma lotação esgotada na data específica que está a planear visitar, se for por pouco tempo. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de actividades que pode fazer para conhecer Marselha em 3 dias.

Além disso, se estiver a planear fazer o passeio gratuito de bicicleta, aconselho-o a organizar um itinerário adequado antes da sua visita com todos os locais que vai visitar para evitar que, quando contratar o passeio, o percurso não seja o melhor e acabe por perder o seu tempo.

Porque é que é aconselhável fazer um passeio de bicicleta em Marselha?

Passeio de bicicleta em Marselha| ©Max Ofmars
Passeio de bicicleta em Marselha| ©Max Ofmars

Marselha é uma cidade muito grande, com muitas atracções para descobrir, pelo que se se limitar a passear por ela, ficará demasiado cansado e isso será prejudicial para os dias seguintes da sua viagem. Assim, um passeio de bicicleta pode revelar-se uma opção cómoda e eficaz, especialmente para os locais do centro histórico da cidade.

Um passeio de bicicleta também o ajudará a otimizar o seu tempo e a tirar o máximo partido da sua visita à cidade sem ter de utilizar os autocarros turísticos hop-on-hop-off da cidade.

Autocarros turísticos da cidade.

Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada em relação a visitar Marselha de bicicleta por conta própria?

Visita de bicicleta| ©jean luc moreau
Visita de bicicleta| ©jean luc moreau

Em primeiro lugar, se fizer uma visita guiada, poderá descobrir lugares que não tinha planeado visitar inicialmente e também aprender mais sobre os lugares mais importantes da cidade, mesmo aqueles que visitou durante a sua viagem ou planeia visitar, como a Catedral, o Oratório e o Museo dell'Opera Metropolitano, porque aqueles que partilham as visitas com os visitantes são também guias locais especializados.

Note-se também que se optar pelas excursões de aventura, como a do Maciço de Calanques, o guia local será de vital importância para recomendar as melhores enseadas e os locais mais interessantes para dar um mergulho. Ele ou ela guiá-lo-á também a algumas das melhores vistas da cidade para que possa ver um lado diferente de Marselha.