10 Coisas Para Fazer em Marselha com Crianças

Viajar com crianças pode ser um verdadeiro desafio se não se tiver ideia das actividades disponíveis no destino turístico. Por isso, convido-o a familiarizar-se com estas actividades para fazer em família na cidade de Marselha.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 9 minutos

10 Coisas Para Fazer em Marselha com Crianças

Criança em Marselha | ©Thibaut Oskian

A França é um país repleto de lugares de beleza tão significativa que são alguns dos melhores destinos turísticos da Europa. Ao mesmo tempo, cidades como Marselha destacam-se entre as várias alternativas por terem planos suficientes tanto para turistas solteiros como para quem viaja com crianças e família.

Aconselho-o a continuar a ler esta publicação que preparei para si, pois agrupei uma boa parte do que ver e fazer em Marselha, colocando o foco no que as crianças mais podem desfrutar.

1. Uma tarde no Parc Borely

Parque Borely| ©Corinne PACA
Parque Borely| ©Corinne PACA

A França é um país caracterizado pela qualidade dos seus espaços públicos e o Parque Borely é, segundo alguns especialistas, um dos melhores jardins do país. É um espaço verde meticulosamente cuidado, que se estende por 17 hectares no sul de Marselha, onde encontrará uma variedade de actividades.

Estas vão desde a possibilidade de alugar bicicletas a dar um pequeno passeio num lago artificial ou para as crianças brincarem num parque infantil. Também pode simplesmente dar um passeio pelos vários trilhos.

Este parque tem o nome de um magnífico castelo numa das extremidades do local e uma visita é também uma boa ideia se estiver interessado em aprender um pouco sobre arte decorativa, cerâmica e moda. Ao longo deste local, encontrará também alguns cafés e até um restaurante à beira do lago.

Saiba que o parque faz parte de algumas das melhores excursões de Marselha e é, sem dúvida, uma atividade recomendada para o entretenimento familiar em que se aposta na poupança, uma vez que o acesso é totalmente gratuito.

Detalhes de interesse:

  • Horário: todos os dias da semana, das 06:00 às 21:00.
  • Localização: Avenue du Parc Borély, 13008 Marselha, França

Reserve as melhores excursões de Marselha

2. Uma visita ao Ecopark Adventures - Marselha Saint-Jérôme

Ecoparque Aventuras| ©Dion Hinchcliffe
Ecoparque Aventuras| ©Dion Hinchcliffe

Os parques de diversões são uma boa alternativa de entretenimento na maioria das cidades do mundo e Marselha não é exceção. Se a ideia de brincar nas árvores ao longo de trilhos suspensos que vão de ramo em ramo lhe parece interessante, então tem de visitar o Ecopark Adventures - Marseille Saint-Jérôme.

Este sítio está localizado no nordeste da cidade , a cerca de 5 km do centro de Marselha. Oferece um total de oito percursos que permitem subir entre cordas. Além disso, existe um mini-parque com espaços muito mais seguros e adaptados às crianças. O parque propriamente dito é composto por dois percursos para ensinar as noções básicas de escalada, enquanto os outros seis vão fazer subir a adrenalina.

O percurso mais exigente de todos é uma tirolesa com uma queda livre de 170m. Se a segurança é algo que o preocupa, deve saber que todos os percursos utilizam linhas de vida que garantem a integridade física de adultos e crianças.

Detalhes de interesse:

  • Horário de funcionamento: aberto de quarta-feira a domingo, das 13:00 às 19:30.
  • Localização: 20 Boulevard Madeleine Rémusat, 13013 Marselha, França.
  • Preços: A entrada para maiores de 13 anos custa cerca de 22 euros, enquanto as crianças entre os 7 e os 12 anos pagam cerca de 19 euros.

3. Um passeio de caiaque no Parc National Des Calanques

Marselha em caiaque| ©Jeanne Menjoulet
Marselha em caiaque| ©Jeanne Menjoulet

O Parc National Des Calanques é um dos grandes tesouros naturais da Côte d'Azur francesa. Para muitos, é a representação mais fiel da beleza que a costa mediterrânica tem para oferecer e é um terreno bastante selvagem e acidentado com cerca de 20 km de comprimento e cerca de 4 km de largura.

As águas azul-turquesa ao longo do seu comprimento permitem a utilização de caiaques e pequenos barcos e é, sem dúvida, um dos destinos preferidos das famílias de Marselha.

Assim, uma viagem ao parque nacional, que se situa a poucos quilómetros do centro de Marselha, é uma excelente escolha. De facto, é uma das melhores coisas para fazer em Marselha no verão, uma vez que as temperaturas da água fazem com que seja uma óptima maneira de escapar ao calor que prevalece na Europa durante esta época do ano.

Chegar aqui é bastante fácil porque existem alternativas de transportes públicos que o levam a algumas das enseadas mais próximas ou mesmo uma viagem de táxi privada é uma alternativa favorável e económica.

4. Um plano para a diversão das crianças em Le Bois des Lutins

Em Le Bois des Lutins| ©ZUHMHA
Em Le Bois des Lutins| ©ZUHMHA

Felizmente, os parques de diversões abundam em Marselha e Le Bois des Lutins é um desses lugares que não pode perder na sua visita à cidade se estiver à procura de planos de entretenimento para crianças. Trata-se de uma pitoresca atração natural que apresenta hoje um parque de aventuras inspirado nos duendes.

O local ocupa cerca de 4 hectares no total e oferece a todos os visitantes uma grande variedade de actividades amigas do ambiente, tais como carros a pedal, tirolesas, escorregas aquáticos e trilhos suspensos.

O local também tem uma série de outras instalações práticas, tais como um restaurante, instalações sanitárias, um centro de primeiros socorros e alguns cafés. Assim, tem tudo o que precisa para usufruir de um excelente plano se estiver à procura de actividades que se centram principalmente no entretenimento infantil.

Esta é sem dúvida uma das melhores coisas para fazer em Marselha em junho pelo simples facto de ser a época de férias. Assim, o parque organiza frequentemente eventos especiais para complementar ainda mais o seu compromisso com o entretenimento infantil de qualidade.

Detalhes de interesse:

  • Horário de abertura: durante o verão, o parque está normalmente aberto todos os dias das 10:00 às 19:00. No resto do ano, aos sábados e domingos, das 10:00 às 18:00.
  • Localização: ZI de, 13124 Peypin, França.
  • Preços: as tarifas variam entre 8 euros para as crianças com menos de 5 anos e 15 euros para as crianças com mais de 5 anos.

5. Um passeio no "Le Petit Train" em Marselha

Le Petit Train| ©patrick janicek
Le Petit Train| ©patrick janicek

As crianças precisam de ser entretidas com actividades que lhes agradem. Neste contexto, um pequeno comboio que percorre as zonas mais turísticas da cidade é uma boa forma de visitar a cidade enquanto as crianças se divertem.

É conhecido como Petit Train de Marseille e é, basicamente, um comboio que percorre as ruas como um autocarro ao longo de um percurso que percorre toda a costa da cidade até à emblemática Basílica de Notre Dame de la Garde.

É uma boa oportunidade para desfrutar de vistas privilegiadas do centro de Marselha e uma alternativa de transporte bastante confortável. Recomendo que reserve os seus bilhetes com bastante antecedência, pois durante a época turística pode haver alguns minutos de espera.

No entanto, deve saber que esta não é a única opção para envolver os seus filhos numa forma divertida de se deslocarem pela cidade. Os melhores passeios de bicicleta em Marselha são também uma excelente forma de fazer exercício com as crianças enquanto percorre os verdadeiros tesouros arquitectónicos de Marselha.

Detalhes de interesse:

  • Horário de funcionamento: varia consoante a época do ano, mas na época alta é das 9h00 às 19h00, com um intervalo de uma hora ao meio-dia.
  • Preços: Os preços variam entre 10 e 5 euros para adultos e crianças, consoante o percurso escolhido.

6. Organizar uma visita ao Museu de História de Marselha

Museu de História Natural de Marselha| ©Titus Nymphaeas
Museu de História Natural de Marselha| ©Titus Nymphaeas

Os museus podem ser uma atividade muito divertida para as crianças, em função da sua idade e dos seus interesses. No caso de Marselha, saiba que o museu de história da cidade é um local muito apropriado para conhecer o extenso passado desta cidade, que foi fundada há cerca de 600 anos a.C. C.

Este é, sem dúvida, um dos melhores museus de Marselha. É um edifício que está localizado num sítio arqueológico muito perto do antigo porto. Há muitas exposições totalmente interactivas concebidas para que as crianças possam aprender sobre a história enquanto se divertem no processo

No local, também encontrará guias áudio disponíveis em francês e inglês, que são bastante apropriados para tornar a aprendizagem um pouco mais dinâmica, tanto para adultos como para crianças.

A sua localização estratégica também permite que seja uma atividade que pode ser complementada com outros planos no mesmo dia e é realmente um dos grandes tesouros culturais da cidade.

Detalhes de interesse:

  • Horário de funcionamento: aberto todos os dias da semana, exceto às segundas-feiras, das 10:00 às 18:00.
  • Localização: 2 Rue Henri Barbusse, 13001 Marseille, França.
  • Preços: A entrada geral custa cerca de 6 euros.

7. Participar nas visitas guiadas de autocarro turístico de Marselha

Basílica de Notre-Dame de la Garde| ©Jorge Láscar
Basílica de Notre-Dame de la Garde| ©Jorge Láscar

Um passeio no autocarro turístico de Marselha também pode ser uma excelente forma de entreter as crianças na cidade. Sobretudo porque se trata de um meio de transporte muito prático, que permite percorrer as zonas mais turísticas e interessantes da cidade a baixo custo e num veículo de dois pisos e com teto aberto, que o ajudará a explorar a cidade de uma forma muito mais divertida.

Este faz paragens na Basílica de Notre-Dame de la Garde ou também na Câmara Municipal da cidade, situada no Porto Velho. É possível comprar bilhetes de autocarro para um ou dois dias. Pode entrar e sair quantas vezes quiser.

Dependendo da época do ano, é possível que os horários dos autocarros Hop On Hop Off de Marselha sofram ligeiras alterações. No entanto, estão normalmente disponíveis desde o início da manhã até ao final da tarde.

8. Passeio em família no Cours Julien

O Cours Julien| ©François Schwarz
O Cours Julien| ©François Schwarz

As praças públicas repletas de restaurantes e cafés são outro ponto alto da identidade francesa. Por isso, não é de admirar que uma das melhores coisas para fazer com crianças em Marselha seja uma visita a um destes agradáveis espaços urbanos.

Um dos mais apropriados e divertidos de todos é o Cours Julien e distingue-se pela sua forma alongada e estreita que se estende por 800m. Situa-se a oeste do antigo porto de Marselha e é ladeado, ao longo de todo o seu comprimento, por cafés, restaurantes, galerias e lojas de roupa e de arte.

Tem uma atmosfera bastante boémia e moderna e é um ótimo local para apreciar a arte de rua e o graffiti numa atmosfera muito familiar. De facto, bem no centro do espaço existe um parque infantil para as crianças se divertirem enquanto os pais descansam.

Este local, com uma excelente oferta culinária, faz parte de alguns dos melhores roteiros gastronómicos de Marselha, que são uma excelente forma de conhecer a cidade através do paladar.

Detalhes de interesse:

  • Localização: Cours Julien, 13006 Marselha, França.

9. Não esquecer uma visita ao Château d'If

Castelo de If| ©Jeanne Menjoule
Castelo de If| ©Jeanne Menjoule

O Château d'If é uma das atracções mais importantes de Marselha. Ao mesmo tempo, é uma atividade que pode ser bastante interessante para as crianças, uma vez que está localizado numa ilha fortificada com o mesmo nome.

Por isso, para lá chegar, é necessário apanhar um pequeno barco. De facto, alguns dos melhores passeios de barco em Marselha incluem este local como uma das paragens essenciais na rota.

É uma fortaleza do século XVI que se tornou mundialmente famosa durante o século XVIII por ser o cenário principal de um romance de Alexandre Dumas conhecido como O Conde de Monte Cristo. O local em si é bastante bonito, mas ao mesmo tempo destaca-se por oferecer vistas extremamente privilegiadas da cidade de Marselha.

A ilha oferece-lhe hoje a oportunidade de comer num belo restaurante com terraço e desfrutar das vistas deste local histórico perfeitamente preservado que faz parte do grande património cultural desta cidade francesa.

Detalhes de interesse:

  • Horário de funcionamento: aberto diariamente das 10:00 às 17:00.
  • Preços: A entrada no castelo custa cerca de 6 euros, mas está normalmente incluída nos passeios de barco pela baía.

10. Um dia nas praias de Prado

Praia do Prado| ©Ratozamanana Andriankoto
Praia do Prado| ©Ratozamanana Andriankoto

A alguns metros do Parque Borely, encontram-se as Praias do Prado. Trata-se de um troço da costa de Marselha, de areia branca, que se estende por cerca de 3 km entre o centro náutico de Roucas e o antigo porto de Le Pointe Rouge.

Faz parte do Parc Maritime du Prado e é um espaço urbano que inclui cerca de sete praias e uma variedade de instalações para o entretenimento de turistas e habitantes locais.

Se decidir visitar este local durante o verão, deve estar ciente de que irá encontrar um grande número de pessoas. No entanto, tal como durante o resto do ano, é um bom local para desfrutar com a família enquanto joga nos diferentes campos de voleibol e pista de patinagem, desfruta da parede de escalada ou come em algumas das diferentes bancas de comida ou restaurantes da zona.

Detalhes de interesse:

  • Localização: 108 Allée du Prado Bleu, 13008 Marselha, França.