São Francisco em 3 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

São Francisco requer mais de três dias para ver todas as coisas interessantes que tem para oferecer. Mas será o suficiente para o deixar com vontade de regressar.

Carla Yaquer

Carla Yaquer

leitura de 11 minutos

São Francisco em 3 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

São Francisco | ©Coconino National

Neste itinerário do que ver e fazer em São Francisco em três dias, mostro-lhe muitas actividades, mas com a intenção de que se apaixone tanto pela cidade que queira voltar para mais.

Dia 1: Golden Gate, Chinatown, Fisherman's Wharf e Sausalito

Golden Gate| ©S@ndrine
Golden Gate| ©S@ndrine

Independentemente do local onde estiver hospedado, poderá precisar de um transfer entre o aeroporto e São Francisco para se preparar para começar a percorrer a cidade em três dias. Em alternativa, pode optar por um táxi ou por transportes públicos.

Para começar o seu primeiro dia, recomendo que visite alguns dos pontos turísticos mais populares da cidade, desde a Ponte Golden Gate até à cidade de Sausalito.

Pedalar pelo Golden Gate Park

A primeira coisa que recomendo que faça é alugar uma bicicleta e passear pelo Golden Gate Park durante cerca de duas horas. Você também pode reservar um passeio de bicicleta pelo Golden Gate Park e Sausalito e matar dois coelhos com uma cajadada só, já que este é um dos melhores passeios de bicicleta em São Francisco.

  • É ideal para toda a família, pois as crianças vão adorar.
  • As áreas do jardim de búfalos e samambaias são as melhores partes do parque.
  • É um bom lugar para um piquenique se não tiver tomado o pequeno-almoço.

Reserve um passeio de bicicleta pela Golden Gate e Sausalito

Atravesse a ponte Golden Gate e desfrute das vistas de cortar a respiração

Depois de se ter divertido um pouco no Golden Gate Park, é altura de sair e atravessar a ponte Golden Gate para tirar muitas fotografias para recordar a sua viagem a São Francisco.

É claro que subir a ponte Golden Gate não só o deixará com uma experiência única, mas também lhe permitirá ver uma das melhores vistas de São Francisco, por isso vale bem a pena o passeio através da ponte.

  • Pode optar por deixar a sua bicicleta para trás ou continuar o seu percurso sobre rodas.
  • Antes de subir à ponte , recomendo que entre no Welcome Center para conhecer a história da sua construção.

Chegar a Sausalito e conhecer as suas casas flutuantes

Sausalito| ©Kyle Harmon
Sausalito| ©Kyle Harmon

Ao descer a ponte Golden Gate pelo lado de Sausalito, uma das coisas que certamente o impressionará é a forma como as casas são construídas ali. Muitas delas estão a flutuar na água, o que as torna uma das atracções mais interessantes da cidade.

Esta cidade tem a reputação de ser o berço de intelectuais, boémios e pessoas que dedicam a sua vida à composição e à arte. Mas se há uma coisa que não pode faltar em Sausalito, é a comida, e por esta altura vai querer comer qualquer coisa antes de continuar a tarde. Isto leva-o ao próximo ponto do nosso itinerário.

Reserve um passeio de bicicleta pela Ponte Golden Gate e Sausalito

Paragem para comer em Sausalito

Sausalito é um lugar de cozinha variada e deliciosa, por isso recomendo esta cidade para a paragem obrigatória para o almoço. Embora existam muitos bons restaurantes, um dos meus favoritos é o Scoma's of Sausalito.

Este lugar que eu recomendo é digno de estar entre os melhores passeios gastronómicos em São Francisco, graças à qualidade do seu menu e, especialmente, ao menu de autêntica comida local que eles oferecem. Além disso, os seus preços são muito moderados.

  • Não perca as amêijoas de manila ao vapor, os camarões com alho e os mexilhões com caril de coco.

Passeie pelo Fisherman's Wharf e admire os leões-marinhos no Pier 39

Fisherman's Wharf.| ©Andrew Ward
Fisherman's Wharf.| ©Andrew Ward

A partir da bicicleta, pode sair em Sausalito e comprar o seu bilhete de ferry de regresso a São Francisco para continuar a ver a cidade de todos os ângulos possíveis.

O ferry levá-lo-á de volta à baía, onde chegará a Fisherman's Wharf. Uma vez no cais, convido-o a ver a visão mais curiosa da Baía de São Francisco: os leões-marinhos que descansam no cais.

Esta é uma atração para ver em qualquer altura do ano, mas é especialmente uma atividade que eu incluiria na minha lista de coisas para fazer em São Francisco em janeiro, porque é quando chegam mais leões-marinhos.

Descubra Chinatown e aprenda como são feitos os biscoitos da sorte

Do cais de Fisherman's Wharf pode apanhar um carro, um táxi ou transportes públicos para Chinatown. Há muitas coisas para ver e fazer na Chinatown de São Francisco, a maior Chinatown dos Estados Unidos.

Uma das atracções obrigatórias quando se visita a Chinatown em São Francisco é a fábrica de biscoitos Fortune, localizada no coração da Chinatown.

Eu também recomendo visitar o Welcome Arch e os vários estabelecimentos de comida por conta própria ou reservando uma excursão gastronómica de Chinatown.

Reservar uma excursão gastronómica a Chinatown

Passar a noite e desfrutar de boa comida no Bairro Italiano

North Beach, também conhecido como o Bairro Italiano, não fica muito longe de Chinatown, por isso pode ir a pé ou usar os transportes públicos para chegar o mais perto possível de Little Italy.

Little Italy é a escolha certa se estiveres à procura de uma noite de bebida, dança e boa comida.

O Bairro Italiano tem muitas opções de restauração, mas se quiseres que alguém te guie por Little Italy, uma excursão gastronómica a Little Italy é a melhor opção. É uma das melhores excursões de São Francisco que irá encontrar, garanto-lhe.

Reserve uma excursão gastronômica em Little Italy

Dia 2: Ilha de Alcatraz, Mission District, Twin Peaks, Painted Ladies & Castro

Alcatraz| ©Jitze Couperus
Alcatraz| ©Jitze Couperus

Para o segundo dia da vossa viagem, recomendo-vos que visitem locais tão emblemáticos e interessantes como no primeiro dia.

No segundo dia, visitará Alcatraz, Twin Peaks e Painted Ladies, entre outros locais muito próximos e que estão incluídos entre os sítios mais relevantes da cidade de São Francisco.

Conheça as histórias da ilha de Alcatraz

Recomendo começar o dia com uma visita à Ilha de Alcatraz para conhecer em primeira mão as histórias aterrorizantes sobre este lugar que já foi uma prisão militar.

Para chegar a Alcatraz é preciso apanhar um ferry; há muitas excursões de meio dia que pode reservar para ver a ilha. O ferry parte do cais e a travessia até à ilha demora cerca de 20 a 30 minutos.

Reservar uma excursão a Alcatraz custa cerca de 140 euros por pessoa e inclui um passeio de barco em São Francisco desde a baía até à ilha e depois uma visita às antigas instalações da prisão com um guia especialista na história e nas histórias da prisão. O passeio completo geralmente dura cerca de duas a três horas.

Reserve uma excursão a São Francisco e Alcatraz

Desça a Lombard Street se for um viciado em adrenalina

Rua Lombard| ©Hannes Flo
Rua Lombard| ©Hannes Flo

Uma atividade que recomendo fazer depois de desembarcar no cais após a sua excursão à Ilha de Alcatraz é descer a Lombard Street, definitivamente a rua mais famosa de toda a cidade de São Francisco.

Há duas opções para descer a rua: de carro particular ou contratar um Go Car Tour em São Francisco, que é uma das opções mais divertidas para fazer o passeio.

Os Go Car Tours são actividades que se realizam a bordo de pequenos carros que o levam a percorrer partes da cidade. Eles também incluem um guia de áudio para que você possa aproveitar ainda mais a atividade.

Reserve um Go Car Tour em São Francisco

Admire a beleza da arquitetura vitoriana em Painted Ladies

Demorará cerca de quinze minutos a chegar às Painted Ladies a partir da Lombard Street, se estiver a utilizar um carro. Se optar por não alugar um carro, pode usar os transportes públicos ou apanhar um táxi para chegar aqui.

Painted Ladies é uma das atracções mais emblemáticas da cidade. Trata-se de um complexo residencial composto por várias casas de estilo vitoriano com fachadas coloridas.

Almoce em frente a uma das vistas mais deslumbrantes

À volta das Painted Ladies há vários locais onde pode tomar um café ou fazer uns petiscos, mas se quiser almoçar, recomendo que visite o meu local preferido para comer perto das Painted Ladies: Alamo Square Seafood Grill.

A partir daí, podes desfrutar de excelentes vistas da cidade, bem como de bom marisco.

  • Está aberto de segunda a sábado até às 17:30 e aos domingos até às 17:00.
  • Recomendo que prove a lula crocante à moda da baía, um prato que é definitivamente de luxo.
  • Os preços podem variar consoante o tipo de comida, mas oscilam entre os 8 e os 20 euros por prato.

Reservar uma excursão gastronómica em São Francisco

Subir o Twin Peaks para ter uma vista fantástica

Vista de São Francisco a partir de Twin Peaks| ©Nicolas Raymond
Vista de São Francisco a partir de Twin Peaks| ©Nicolas Raymond

Depois de ter recarregado as baterias com um almoço completo, recomendo que continue o seu passeio de carro ou de transportes públicos até às colinas gémeas conhecidas como Twin Peaks, onde poderá ver uma vista panorâmica perfeita de toda a cidade de São Francisco.

  • Se subir de carro, encontrará um amplo estacionamento no topo.
  • Se preferir ir de transportes públicos, existe apenas um percurso que o levará até ao miradouro no topo, mas depois terá de terminar a caminhada.
  • Por outro lado, também é possível fazer todo o percurso a pé.

Conhecer o Castro, o bairro gay mais popular

Depois de algum tempo em Twin Peaks, é altura de descer para usar os transportes públicos ou conduzir até ao Castro District, o bairro gay mais popular de todos. São apenas algumas ruas de Twin Peaks até o Castro District e são apenas 10 minutos de carro.

No distrito você pode:

Reservar uma visita guiada ao bairro Castro de São Francisco

Desfrute de falar espanhol enquanto passeia pelo Mission District

A apenas algumas ruas do bairro gay está o Mission District, o bairro mais latino de São Francisco. É o lar da maior população latina e de língua espanhola da cidade, por isso é livre de falar espanhol em vez de inglês.

Recomendo que encerre o seu segundo dia no Quartier Latin porque encontrará uma vasta oferta gastronómica que não poderá ignorar. Além disso, no Mission District existem muitos bares e discotecas onde pode passar um tempo agradável a dançar ao som de ritmos latinos e a beber cocktails internacionais.

Este é definitivamente o melhor plano para incluir na sua lista de coisas para fazer em São Francisco à noite, no segundo dia da sua viagem. E, tal como o Castro, também pode reservar uma visita guiada ao Mission District, se assim o desejar.

Reservar uma visita guiada ao Mission District

Dia 3: Haight-Ashbury, Palácio de Belas Artes, Crissy Field e Baker Beach

Haight-Ashbury| ©Willis Lam
Haight-Ashbury| ©Willis Lam

Começa o terceiro e último dia da sua visita a São Francisco, e entre as actividades que gostaria de sugerir para o dia estão algumas visitas culturais a Haight-Ashbury e ao Palácio das Belas Artes, mas também é um bom dia para relaxar um pouco em Baker Beach.

Comece o dia apreciando a vista de Baker Beach

Para começar as actividades do dia , recomendo uma visita à praia de Baker Beach. É um local que recomendo se estiver à procura de opções do que ver e fazer em São Francisco no verão, quando as temperaturas são mais quentes.

Para chegar a Baker Beach pode usar os transportes públicos, apanhando a linha que o leva diretamente à praia. Depois de sair na paragem do autocarro, caminhará apenas alguns metros até à costa. Se for de carro, o parque de estacionamento está aberto de manhã até ao fim da tarde.

Baker Beach é um ótimo lugar para passar as primeiras horas da manhã, correr, passar tempo com a família e tirar muitas fotografias da Ponte Golden Gate de um ângulo diferente.

Passear tranquilamente pelo Crissy Field

Mesmo ao largo da costa e mais a norte, encontra-se o Crissy Field, um ótimo local para passar o resto da manhã a fazer actividades ao ar livre. Este parque é uma boa opção, especialmente se estiveres com crianças, porque há muitas opções para andar de bicicleta, correr e brincar.

Uma das coisas que mais gosto no Crissy Field é a ótima vista que se tem do local.

  • A entrada para o parque é gratuita.
  • A partir de Baker Beach, sãonecessários apenas alguns minutos decarro para chegar lá.
  • Há também estacionamento para o seu carro no parque.

Faça uma pausa para o almoço

Depois de caminhar por grande parte do Crissy Field, é provável que fique com fome em breve, por isso uma opção é o restaurante Presidio Social Club.

  • Há uma grande variedade de comida à disposição.
  • Os preços são moderados.
  • É a melhor opção para o almoço , pois fica no caminho para o próximo ponto a ser visitado.

Visitar o Palácio de Belas Artes

Palácio de Belas Artes| ©Bharathram Pattabhiraman
Palácio de Belas Artes| ©Bharathram Pattabhiraman

O Palácio de Belas Artes é um dos sítios mais bonitos perto da Fortaleza. Do restaurante onde acabaste de almoçar até este local são apenas algumas ruas de distância, pelo que podes ir a pé ou usar os transportes públicos sem qualquer dificuldade.

Este é um dos mais belos monumentos que pode encontrar em São Francisco, ideal para tirar as mais belas fotografias das suas férias na cidade.

Inspira-te com a arte no De Young

Tem a possibilidade de entrar no De Young até às 17:30, por isso recomendo que chegue lá o mais tardar às 15:00. A melhor maneira de chegar do Palácio de Belas Artes ao Museu De Young é apanhar um táxi, que o levará até lá em apenas vinte minutos.

Depois de comprar os seus bilhetes para o Museu De Young, convido-o a dar uma vista de olhos às diferentes exposições, tanto permanentes como temporárias.

Mas antes de visitar o museu, recomendo-lhe que leia tudo sobre o Museu De Young: bilhetes, visitas guiadas, preços, etc. Isto ajudá-lo-á a preparar-se para a sua visita.

Reserve os seus bilhetes para o Museu De Young

Passear por Haight-Ashbury e visitar alguns dos bares à noite.

Para fechar a noite do terceiro dia e antes de ir para o hotel onde está hospedado, minha recomendação é visitar Haight-Ashbury, um bairro de classe alta que é uma sensação em São Francisco atualmente.

O local tem diferentes restaurantes, bares e pubs onde se pode passar a tarde e a noite. A maioria dos bares está aberta até tarde da noite, pelo que este é um plano que pode fazer com os seus amigos sem restrições.

Meios de transporte para se deslocar em São Francisco

Metro em São Francisco| ©Illithid Dude
Metro em São Francisco| ©Illithid Dude

Para se deslocar em São Francisco como um local, pode utilizar os transportes públicos, tais como as linhas de autocarro, o metro, o comboio e, especialmente, o elétrico. Este último é o meio de transporte mais utilizado na cidade e é o que o leva à maioria das atracções turísticas.

Se quiser poupar dinheiro em transportes, recomendo que reserve o autocarro turístico de São Francisco, mas há muitas empresas que o oferecem com diferentes rotas, por isso é melhor ler sobre os melhores autocarros turísticos de São Francisco e escolher o que mais lhe convém.

Reservar o autocarro turístico de São Francisco

Comparação do itinerário dia a dia

  • Dia 1
  • Pedalar pelo Golden Gate Park
  • Atravessar a ponte Golden Gate de bicicleta
  • Passeio turístico em Sausalito e almoço na cidade
  • Ver os leões-marinhos no Cais 39
  • Visitar Chinatown e a Fábrica de Biscoitos da Sorte
  • Jantar e bebidas em Little Italy
  • Dia 2
  • Excursão à Ilha de Alcatraz
  • Passeio pela Lombard Street.
  • Almoço em frente às Painted Ladies
  • Caminhada até Twin Peaks
  • Visita a Castro: o bairro gay mais popular
  • Jantar e bebidas no Mission District
  • Dia 3
  • Visite Baker Beach
  • Passeio pelo Crissy Field e almoço no Presidio
  • Visita ao Palácio de Belas Artes
  • Entrar no Museu De Young
  • Jante e beba em Haight-Ashbury