10 Coisas para Fazer em São Francisco no Verão

Está a pensar em visitar São Francisco no verão? Não se vai arrepender, é uma das melhores alturas para visitar esta pérola da costa oeste dos Estados Unidos.

Nicolas Reffray

Nicolas Reffray

leitura de 10 minutos

10 Coisas para Fazer em São Francisco no Verão

São Francisco | ©Athena

Com as suas ruas íngremes, a bela arquitetura vitoriana e uma miríade de atracções, São Francisco é uma cidade a não perder. Há realmente muito para ver e fazer em São Francisco. Se a isso juntarmos a visita à baía, ao Golden Gate Park e à Chinatown, com uma das melhores temperaturas que se pode desejar, o resultado é imbatível.

Neste artigo, vou dizer-lhe quais são as melhores coisas para fazer nesta bela cidade no verão. São Francisco está repleta de actividades ao ar livre e o tempo está ótimo para caminhar ou andar nos pitorescos eléctricos.

1. Fazer um passeio de bicicleta

Atravessar a ponte Golden Gate de bicicleta| ©Roland Tanglao
Atravessar a ponte Golden Gate de bicicleta| ©Roland Tanglao

Não há nada como percorrer uma cidade de bicicleta. O clima agradável do verão convida-o a desfrutar dos espaços verdes, e acredite que São Francisco tem alguns dos mais bonitos. Já imaginou atravessar a Ponte Golden Gate de bicicleta?

Recomendo-o, e depois ainda pode ir até ao Golden Gate Park, um dos mais incríveis pulmões verdes da cidade que não pode perder.

É um dos maiores parques dos Estados Unidos, ainda maior do que o Central Park em Nova Iorque. Aqui encontrará algumas surpresas agradáveis, como o Conservatório das Flores, a Academia de Ciências da Califórnia e o Museu de Arte Deyoung, lugares lindíssimos que não pode perder.

Note-se que, durante o verão, alguns dos melhores museus de São Francisco são absolutamente gratuitos, o que é mais uma razão para os visitar.

Se estiver em boa forma, pode pedalar até à própria baía e desfrutar de algumas das melhores vistas de São Francisco, ou pedalar até à cidade de Sausalito e fazer uma pausa para descansar. Como pode ver, São Francisco é muito melhor no verão.

Reservar um passeio de bicicleta em São Francisco

2. Ver os San Francisco Giants

Gigantes de São Francisco| ©Travis Wise
Gigantes de São Francisco| ©Travis Wise

Outra boa oportunidade para aproveitar a cidade no verão é ir ver os San Francisco Giants, a equipa de basebol local.

Se nunca viu um jogo de basebol nos Estados Unidos, não pode perder uma visita ao Oracle Park, onde se sentirá parte do fervor dos milhares de adeptos. Poderá viver a experiência de assistir ao vivo a um dos desportos mais tipicamente americanos.

O basebol, juntamente com o basquetebol , o hóquei no gelo e o futebol americano, são os desportos preferidos dos americanos, e ter a oportunidade de passar uma tarde ao ar livre a assistir a um jogo e a saborear um clássico cachorro-quente é verdadeiramente inigualável.

O verão é a altura ideal para esta atividade, uma vez que as temperaturas são óptimas e, muito ocasionalmente, chove.

Este é um plano ideal para desfrutar com toda a família.

Reservar bilhetes para os San Francisco Giants

3. Desfrutar da Parada e Festival do Orgulho LGBT

Parada LGBT, São Francisco| ©Scarlet Sappho
Parada LGBT, São Francisco| ©Scarlet Sappho

São Francisco é uma das cidades precursoras do movimento de igualdade LGBT e é por isso que não pode perder a incrível Parada do Org ulho que se realiza todos os anos, durante o último fim de semana de junho.

Nesta festa colorida pode celebrar a diversidade enquanto desfruta de várias actuações, música ao vivo, vendedores de rua e muito mais. O desfile começa na Market com a 2nd e vai até à 8th.

Acredite que viver o Desfile do Orgulho LGBT em São Francisco é uma experiência verdadeiramente única, onde a festa toma conta das ruas para gritar bem alto que somos todos iguais e diferentes ao mesmo tempo.

Reservar uma visita guiada ao Bairro Gay de São Francisco

4. Experimente o Festival de Arte de Sausalito

Escultura no Festival de Arte de Sausalito| ©Ralphman
Escultura no Festival de Arte de Sausalito| ©Ralphman

Desfrute de um dos mais importantes eventos de arte ao ar livre dos Estados Unidos: o Festival de Arte de Sausalito. Durante dois dias, artistas de todo o país e do mundo reúnem-se num evento sem precedentes.

Aqui pode desfrutar de exposições de arte, boa comida, bebida e espectáculos de música, tudo num cenário verdadeiramente belo. Aproveite o dia para visitar Sausalito, esta encantadora cidade à beira-mar.

Para além da exposição de arte ao ar livre, houve recentemente várias novas exposições de arte no edifício Sausalito Center for the Arts, no centro da cidade. Vale bem a pena uma visita.

Informações úteis

  • Localização: 2400 Bridgeway, Sausalito
  • Preço: Gratuito
  • Data: Fim de semana do Dia do Trabalhador

Reserve seu passeio em Sausalito

5. Visite a tradicional Chinatown

Chinatown, Grant Avenue, São Francisco| ©Ken Lund
Chinatown, Grant Avenue, São Francisco| ©Ken Lund

Visitar este bairro encantador no verão é uma óptima ideia, pois pode desfrutar ao máximo das suas ruas, parques e lojas com as temperaturas agradáveis que São Francisco oferece nesta altura do ano.

Este é um dos bairros de cultura chinesa mais tradicionais e históricos dos Estados Unidos. Tem sido muitas vezes comparado com a Chinatown de Nova Iorque, mas há que dizer que ambos são verdadeiramente belos e pitorescos.

As ruas e becos, a arquitetura típica, o cheiro a especiarias no ar e os milhares de letreiros em mandarim fazem parte de um caos bonito e impossível de perder.

Ross Alley e o seu encanto tradicional

Posso garantir-lhe que passear por locais como o Spofore Alley ou o Ross Alley no verão o transportará para Pequim. O Ross Alley é o beco mais antigo do bairro, extremamente estreito, e as suas paredes estão cobertas de murais incríveis que retratam a vida da comunidade chinesa na cidade. Foi perfeitamente preservado desde a época da famosa corrida ao ouro.

Também neste beco se encontra a clássica fábrica de biscoitos da sorte, onde, por alguns dólares, se podem fazer biscoitos personalizados, com a mensagem que desejar.

Visitar a Catedral

Há muito para ver e fazer na Chinatown de São Francisco. Aqui encontrará, por exemplo, a primeira catedral da Califórnia, a Old Saint's Mary Cathedral, que sobreviveu aos sucessivos terramotos que atingiram a cidade.

O seu estilo neo-gótico é verdadeiramente belo, e é coroado por grandes crucifixos. Um dos pormenores mais marcantes é a inscrição na torre do relógio, onde se lê: Filho, observa as horas e foge do mal.

Visitar o Templo de Tin How

Outra visita obrigatória, que deve demorar apenas alguns minutos, é o Templo de Tin How, o templo mais antigo da cidade.

É um belo templo taoísta dedicado à deusa chinesa do mar Mazu, cujo nome em cantonês é Tin How.

Embora não seja permitido tirar fotografias, posso assegurar-vos que passear por ele é como estar na China, as suas decorações e a sensação de paz que se pode sentir no seu interior são algo verdadeiramente imperdível.

Passeio pela Praça Portsmouth

Com as temperaturas agradáveis do verão, os parques são sempre uma boa opção. Em Chinatown, recomendo que se dirija à Praça Portsmouth, onde verá multidões de pessoas reunidas para jogar diversos jogos.

Do Go ao Xiàngqí e ao Mahjong, aqui, nesta pequena China, os jogos de tabuleiro são um evento social. Não se surpreenda se encontrar um grupo de mais de dez observadores a discutir um jogo que está a decorrer ali mesmo, como se eles próprios fizessem parte do jogo.

6. Festival de Jazz de Fillmore

Festival Fillmore| ©Stephen
Festival Fillmore| ©Stephen

Se gosta de bom jazz, São Francisco tem um dos melhores festivais do género, o Fillmore Jazz Festival. Realizado no bairro de Pacific Heights desde 1986, recebe mais de 100.000 entusiastas do jazz todos os anos para dois dias de jazz.

É o maior festival de jazz da Costa Oeste, com actuações de alguns dos maiores nomes do jazz, boa comida e bebida, bem como exposições de arte gratuitas e jam sessions.

O festival coincide sempre com o fim de semana do Dia da Independência dos Estados Unidos (4 de julho), por isso, se estiver em São Francisco por esta altura, não pode perder este evento tradicional.

Realiza-se na Fillmore Street (daí o nome), ao longo de 12 ruas, entre a Eddy Street e a Jackson Street.

7. Correr na Maratona de São Francisco

Maratona de São Francisco| ©Jun Seita
Maratona de São Francisco| ©Jun Seita

São Francisco tem algo para todos: gastronomia, belos espaços verdes, arte, música e, claro, desporto. A Maratona de São Francisco realiza-se todos os anos desde 1977.

Com um total de mais de 42 quilómetros (26,2 milhas), poderá exercitar-se ao mesmo tempo que desfruta de vistas incríveis de toda a baía.

A Maratona de São Francisco é um evento muito aguardado pelos entusiastas do desporto, pelo que encontrará muitos entusiastas. Ao longo do percurso, passará pela baía, por Sausalito, verá a imponente ponte Golden Gate e visitará alguns dos pontos turísticos mais interessantes de toda a cidade de São Francisco.

Não se preocupe se não estiver na melhor forma física, não tem de completar o percurso, pois também há secções mais curtas para quem quiser participar durante 5 ou 10 quilómetros.

Esta é uma experiência altamente recomendada, para se sentir parte da comunidade e desfrutar de um dia de vida saudável ao ar livre. As inscrições podem ser feitas através do sítio Web oficial da corrida. O evento é totalmente gratuito.

8. Celebração do 4 de julho com fogo de artifício na baía

Veja São Francisco no Dia da Independência| ©Marcin Wichary
Veja São Francisco no Dia da Independência| ©Marcin Wichary

Junte-se a uma das celebrações mais importantes para os americanos: o Dia da Independência.

Celebrado a 4 de julho, todos os anos, em todo o país, há uma série de celebrações e festividades.

Recomendo que passe o dia ao ar livre no bairro de Fisherman's Wharf, onde poderá desfrutar de entretenimento, espectáculos musicais, comida e bebida.

Mas claro que, em São Francisco, a joia da coroa é o tradicional fogo de artifício sobre a baía. Aconselho-o a levar uma manta e alguns alimentos e bebidas para improvisar um piquenique e desfrutar de um dos eventos mais americanos de todos.

Não se vai cansar de ver bandeiras por todo o lado. O povo americano é um dos mais patriotas.

9. Desfrute do Festival da Praia do Norte

Festival da Praia do Norte| ©Jill Clardy
Festival da Praia do Norte| ©Jill Clardy

O North Beach Festival é o festival de rua mais antigo dos Estados Unidos. Realiza-se no bairro de North Beach, conhecido como Little Italy devido ao grande número de imigrantes italianos que recebeu em tempos. É um dos bairros mais históricos de São Francisco.

Foi aqui que floresceu a chamada Geração Beat, com figuras como Allen Ginsberg e Jack Kerouac, transcendentais não só no panorama da literatura americana do século XX, mas também em toda a literatura mundial posterior.

Um evento ideal para visitar com crianças, pois são dois dias repletos de espectáculos, diversão, bom tempo, um ambiente festivo e alegre, vários palcos com actuações musicais de diferentes estilos, e muito mais.

O festival decorre principalmente na Columbus e na Grant Avenue, embora se estenda a várias ruas à sua volta.

10. Festival de Música Outside Lands

Festival de Música Outside Lands| ©Steve
Festival de Música Outside Lands| ©Steve

Um dos maiores e mais importantes festivais de música que se realizam em São Francisco durante o verão. O Outside Lands Festival decorre durante três dias no enorme Golden Gate Park.

Com artistas como Mumford & Sons, Elton John, Weezer, Post Malone e Green Day, este evento realiza-se todos os anos, reunindo uma enorme multidão de amantes da música. Poderá desfrutar das mais incríveis estrelas nacionais e internacionais, deliciosos comes e bebes, feiras e bancas.

O evento tem diferentes palcos com os mais variados estilos musicais, incluindo um sector com dj's e a mais seleta música eletrónica. Este é um excelente evento para desfrutar sozinho, com amigos ou com a família.

Informações úteis

  • Local: Golden Gate Park
  • Horário: 12pm às 10pm
  • Preço: US$175 por dia ou US$409 para três dias
  • Data: Início de agosto

Algumas dicas para sua viagem de verão a São Francisco

Ponte Golden Gate| ©Pom
Ponte Golden Gate| ©Pom

Antes de me despedir, gostaria de vos deixar algumas dicas úteis a ter em conta quando planearem a vossa viagem a São Francisco.

Que tipo de tempo posso esperar em São Francisco no verão?

O tempo em São Francisco no verão é extremamente agradável, com uma temperatura média de 20 graus Celsius e quase sem chuva. É a altura ideal para visitar esta bela cidade na costa oeste dos Estados Unidos. Os dias são bastante longos, pelo que pode aproveitá-los ao máximo.

O que devo levar na mala para uma visita de verão a São Francisco?

Com um clima tão ameno, não precisa de levar casacos quentes ou camisolas, isso é certo. Pode incluir alguns casacos leves, t-shirts, calças de ganga e alguns calções ou vestidos leves, se for mulher.

Já deve ter reparado que em São Francisco é melhor andar a pé para todo o lado, por isso, se não tiver sapatos confortáveis, está tramado.

Qual é a melhor maneira de se deslocar em São Francisco?

São Francisco é uma cidade para andar a pé. No entanto, se não gostar de caminhar, existem muitos meios de transporte, desde autocarros e táxis, a teleféricos e os tradicionais eléctricos.

Recomendo sobretudo estes últimos para uma experiência diferente e muito cénica. Confira o mapa da rede de bondes de São Francisco para saber como se locomover pela cidade a bordo desses charmosos veículos. Os bilhetes custam a partir de US$ 2,50 e há várias linhas.

É caro ficar em São Francisco no verão?

São Francisco é uma das cidades mais caras dos Estados Unidos, por isso, sim, ficar nesta cidade da Costa Oeste vai custar-lhe alguns dólares.

No entanto, deixe-me dizer-lhe que há sempre opções para todos os orçamentos. Poderá ter de se afastar um pouco mais do centro da cidade ou ficar num hostel em vez de num hotel. É tudo uma questão de encontrar uma forma de encaixar o teu orçamento.

Não te esqueças que o verão é considerado época alta, pelo que recomendo que reserves o teu alojamento com bastante antecedência, uma vez que os meses de junho, julho, agosto e setembro são muito concorridos.