Passeio de helicóptero nas Cataratas do Niágara

Sobrevoar as Cataratas do Niágara é uma experiência incrível para apreciar a natureza mais selvagem. A bordo do helicóptero, poderá percorrer as principais quedas de água e tirar as melhores fotografias.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 7 minutos

Passeio de helicóptero nas Cataratas do Niágara

Voando sobre Niagara | © Shankar S.

Visitar as Cataratas do Niágara a partir do céu num helicóptero é algo que não se faz todos os dias. Existem diferentes opções de voo à escolha, de acordo com as suas preferências e horários.

O mais popular é um voo curto sobre a mais espetacular fronteira entre os EUA e o Canadá, onde verá as quedas de água mais fotogénicas. Se também quiser ter uma segunda perspetiva das alturas, um voo com almoço na Torre Skylon, 236 metros acima das cataratas, é para si. E para os mais exclusivos, nada melhor do que um voo privado para apreciar a paisagem com um copo de vinho na mão.

Os voos de helicóptero sobre as Cataratas do Niágara são assim

Fotos de helicóptero das Cataratas| ©Zachary DeBottis
Fotos de helicóptero das Cataratas| ©Zachary DeBottis

Se veio às Cataratas do Niágara depois de uma viagem a Nova Iorque, pode ter feito o voo de helicóptero de Manhattan. Se sim, sabe que não é exatamente barato, e o mesmo se aplica às Cataratas. No entanto, não se preocupe porque tem várias opções para desfrutar da experiência de sobrevoar uma paisagem magnífica sem hipotecar o resto das suas férias na América do Norte.

Os voos curtos

As opções mais baratas são um voo de helicóptero de 12 minutos que o leva a sobrevoar os marcos naturais da região, incluindo Whirlpool Rapids e as cataratas Horseshoe, American e Bridal Veil, bem como uma fantástica vista panorâmica. Se quiser viver a experiência e ver esta paisagem natural a partir do ar, esta é a opção para si. Está disponível por cerca de 140 euros.

Voos longos

Os voos mais longos, com cerca de 20 minutos, são mais caros e podem custar cerca de 280 euros. Nas Cataratas do Niágara, há excursões que oferecem voos de **até quarenta minutos no total , incluindo almoço na Torre Skylon, que lhe permitirão apreciar a paisagem do rio de duas perspectivas diferentes. O voo de helicóptero leva-o a sobrevoar o Whirlpool Rapids e as cataratas Horseshoe, American e Bridal Veil. A isto juntar-se-á uma segunda experiência a partir da Torre Skylon. Aí desfrutará de um almoço com produtos locais. Recomendo que pergunte sobre os vinhos que são produzidos lá.

Se pretende comer na zona calma: a Skylon Tower não é a sua única opção. Aqui estão mais algumas recomendações de onde almoçar em Niagara Falls.

O guia, uma mais-valia para o passeio

Todos os voos têm um guia especializado para garantir que não perde um único pormenor. A sensação que se tem quando se está lá em cima será provavelmente tão intensa que não se saberá para onde se está a olhar. O guia que o acompanhará dir-lhe-á e, quando estiver no parque, poderá relacionar as principais atracções das Cataratas do Niágara com a maravilha que viu lá de cima.

Reservar uma excursão de um dia às Cataratas do Niágara

Comparamos as opções para sobrevoar as Cataratas do Niágara de helicóptero

Helicóptero pronto para iniciar sua viagem sobre as Cataratas| ©Todd Dow
Helicóptero pronto para iniciar sua viagem sobre as Cataratas| ©Todd Dow

Já viu que, dependendo do seu orçamento, terá diferentes opções quando se trata de visitar as Cataratas do Niágara de helicóptero, mas talvez ainda esteja hesitante. Aqui está uma comparação dos dois principais passeios:

  • O mais popular
  • Preço aproximado: A partir de 140 euros
  • Tempo de voo: Aprox. 12 minutos
  • Almoço incluído: Não
  • Horário: Diurno
  • Almoço em altitude
  • Preço aproximado: A partir de 280€.
  • Duração do voo: Aprox. 20 min.
  • Almoço incluído: Sim
  • Horário: A partir das 9h.

Reservar uma excursão às Cataratas do Niágara

O que verá nas Cataratas do Niágara

Vista de helicóptero| ©Todd Dow
Vista de helicóptero| ©Todd Dow

Fácil: uma das fronteiras naturais mais espectaculares entre dois países. Os Estados Unidos e o Canadá têm o seu limite geográfico nesta zona dos Grandes Lagos, no rio Niágara, que liga os lagos Ontário e Erie.

As cataratas

As Cataratas do Niágara são constituídas principalmente por três zonas de quedas de água. A maior é a cascata em ferradura, também conhecida como cascata canadiana, que separa os dois países. As outras duas, um pouco mais pequenas, são as Cataratas Americanas e as Bridal Veil. Estas duas últimas situam-se no Estado de Nova Iorque e estão separadas pela ilha Luna. A Ilha das Cabras divide a Bridal Veil da Horseshoe, e verá também o Whirlpool Rapids.

As Cataratas do Niágara são a maior e mais poderosa queda de água da América do Norte. De facto, no seu pico, movimenta 168.000 m3 de água, uma beleza natural que vale a pena visitar.

Para além da água

Além disso, o passeio de helicóptero permitir-lhe-á ver a cidade de Toronto ao longe e Niagara-on-the-Lake muito mais perto. Sim, este é o nome da cidade canadiana mais próxima das cataratas, que também é famosa pelas suas vinhas. E como se isso não bastasse, pode mergulhar na história do continente norte-americano ao ver o Forte George, um edifício militar construído pelos britânicos na década de 1790.

Descubra por que vale a pena visitar as Cataratas do Niágara de helicóptero

As Cataratas| ©Tony Manco
As Cataratas| ©Tony Manco

Cá entre nós, quantas vezes na vida é que vai visitar as Cataratas do Niágara? Terá sorte se repetir, mas se a sua lista de desejos for interminável como a minha, terá de aproveitar ao máximo a sua viagem ao rio Niagara. E não consigo pensar numa forma melhor do que fazê-lo a partir do ar, se as suas poupanças o permitirem.

Apreciar a grandiosidade das Cataratas do Niágara é inigualável. Se a vires apenas de terra ou a bordo de um ferry, verás apenas uma pequena parte de toda a paisagem. E a perspetiva não será a mesma que a de uma vista aérea. Subirá e descerá as cascatas e apreciará as suas quedas de 50 metros de altura de uma forma única. Uma viagem como esta merece ser rematada na perfeição.

Aqui estão algumas outras excursões que pode fazer no lado americano das Cataratas.

Melhor altura para visitar as Cataratas do Niágara a partir do ar

Outra vista do Niágara| ©Shankar S
Outra vista do Niágara| ©Shankar S

Os voos de helicóptero sobre as Cataratas do Niágara estão disponíveis durante todo o ano, mas cada estação oferece características diferentes que deve ter em conta.

Melhor altura do ano

O verão é definitivamente a melhor altura do ano para sobrevoar as Cataratas do Niágara. De junho a agosto é a época alta, com tudo o que isso implica, preços mais elevados e mais visitantes, mas as temperaturas são ideais e todas as atracções estão abertas. Na primavera, os jardins botânicos estão em flor e no outono as uvas são vindimadas e as temperaturas continuam agradáveis. No inverno, com temperaturas negativas, só os mais ousados farão o voo de helicóptero, mas atenção! Visitar as Cataratas do Niágara no inverno pode ser uma experiência e tanto; não a exclua.

Aqui está um link com todos os detalhes sobre o clima na área ao longo do ano e um artigo sobre a melhor época para visitar o Parque das Cataratas do Niágara.

Qual é a melhor altura para visitar

A qualquer hora do dia é uma boa altura para visitar as Cataratas do Niágara de helicóptero, se o sol estiver a brilhar. No entanto, a luz do entardecer confere à paisagem um encanto especial. As nuvens e o horizonte adquirem uma cor alaranjada que ficará fantástica em todas as fotografias que conseguir tirar.

O que considerar antes de reservar o seu passeio de helicóptero nas Cataratas do Niágara

Passageiro a desfrutar do passeio| ©Todd Dow
Passageiro a desfrutar do passeio| ©Todd Dow

O voo de helicóptero nas Cataratas do Niágara está aberto a todos e é totalmente seguro. As crianças com mais de dois anos de idade não terão qualquer problema em fazer a atividade, mas para bebés e mulheres grávidas não é recomendado. No entanto, o meu conselho é que, se estiver a considerar voar com crianças, escolha outra opção entre as muitas actividades que podem ser feitas com crianças nas Cataratas do Niágara, uma vez que é possível que os mais pequenos se assustem e que não aproveitem a viagem ao máximo.

Segurança

Os passeios de helicóptero nas Cataratas do Niágara são completamente seguros. Eles operam há décadas com pilotos experientes e helicópteros em perfeitas condições. Antes de embarcar, receberá uma breve formação para tornar o seu voo o mais confortável possível e para evitar quaisquer situações de risco.

Modelo de helicóptero

Os helicópteros utilizados para sobrevoar as Cataratas do Niágara são de última geração. Dois dos modelos utilizados são o BELL 206 LONGRANGER e o BELL 206 JETRANGER.

Dicas sobre como tirar o máximo partido do seu passeio de helicóptero nas Cataratas do Niágara

Helicóptero em Niagara| ©Paul Joseph
Helicóptero em Niagara| ©Paul Joseph

Prepare a sua câmara para tirar as melhores fotografias

As suas redes sociais vão ficar em polvorosa quando publicar as fotografias que tirar a bordo do helicóptero. Quer se trate de um telemóvel com uma boa câmara ou de um dispositivo mais profissional, certifique-se de que está nas melhores condições para obter a fotografia perfeita. Mas não passe a viagem toda a olhar para a paisagem através de uma lente, aproveite a experiência, pois tempo é dinheiro.

Verifique a previsão do tempo

A atividade não pode ser realizada em caso de chuva ou de más condições de visibilidade. Por isso, deve verificar a previsão do tempo para se certificar de que o sol está a brilhar e desfrutar do voo com o melhor tempo.

Levar roupa quente

Tenha em conta que a temperatura a bordo do helicóptero será mais baixa do que em terra, pelo que é boa ideia levar roupa quente. A época do ano também determina o que deve levar.

Pense com antecedência e esteja preparado

Um passeio de helicóptero sobre as Cataratas do Niágara é provavelmente algo que só fará uma vez na vida. Por isso, deixe os nervos de lado e concentre-se na experiência. Mesmo que nunca tenha voado num helicóptero antes, os instrutores irão fazê-lo sentir-se confortável para que possa ultrapassar quaisquer obstáculos. Se tiver tendência para enjoos ou vertigens, consulte um médico ou um especialista para estar preparado para a atividade. Seria uma pena desistir.