Cataratas do Niágara com crianças: 11 melhores coisas para fazer

As Cataratas do Niágara são o cenário perfeito para um passeio em família e oferecem muitas possibilidades!

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 7 minutos

Cataratas do Niágara com crianças: 11 melhores coisas para fazer

Visitar as Cataratas do Niágara | © VV Nincic

Provavelmente já sabe o que ver e fazer nas Cataratas do Niágara, mas sabe como adaptar a visita aos membros mais novos da família? As Cataratas do Niágara são um enclave natural único que fará as delícias de miúdos e graúdos. Há muitas coisas para fazer com as crianças na área circundante, e nós dizemos-lhe em pormenor como planear a sua viagem!

1. Navegue no cruzeiro Maid of the Mist ou no Hornblower e deixe-os maravilhados!

Viajar no Maid of the Mist| ©Rémi Boyer
Viajar no Maid of the Mist| ©Rémi Boyer

Ambos os cruzeiros fazem o mesmo percurso, embora o Maid of the Mist parta do lado americano e o Hornblower do lado canadiano. Distinguem-se pela cor das mackintoshes que nos dão quando entramos, e que são muito práticas porque nos vinte minutos que demoramos a chegar tão perto das cascatas que, para além de ficarmos de boca aberta com a grandiosidade do espetáculo, molhamo-nos.

As crianças (e menos crianças) divertem-se imenso. Ambos os cruzeiros têm vários decks e espaços interiores, pelo que é possível desfrutar do espetáculo mesmo que o tempo não esteja bom. Em todo o caso, não é má ideia levar uma muda de roupa para não se constipar.

Reservar uma excursão de 2 dias no navio de cruzeiro Maid of the Mist

2. Leve as crianças à Gruta dos Ventos e deixe-as maravilhadas com o elevador

Comece na Gruta dos Ventos| ©Deborah Osborne
Comece na Gruta dos Ventos| ©Deborah Osborne

Encontrará muitos locais onde as vistas das Cataratas do Niágara serão de cortar a respiração, mas no fundo do rio encontrará um muito especial: a Cave of the Winds. Se reservar uma visita, quer como parte de uma excursão organizada, quer como acesso autónomo, as crianças subirão num elevador até uma plataforma que conduz a uma das vistas mais deslumbrantes das cataratas.

Atenção, terá as cataratas por cima de si, por isso espere molhar-se, embora isso só aumente a diversão dos mais pequenos, claro.

Reserve uma visita guiada às Cataratas do Niágara com bilhetes de entrada na gruta

3. Assegure-se de que as crianças levam para casa algumas vistas dignas de filme

Vista do restaurante Skylon Tower| ©Mark
Vista do restaurante Skylon Tower| ©Mark

As alturas nunca estiveram tão perto: em apenas cinquenta e dois segundos, o elevador da Skylon Tower leva-o ao último andar, que fica a... 230 metros de altura. E não é tudo, porque há um restaurante num andar rotativo para que não perca nada enquanto janta. Na verdade, se quiser fazer um tour pelas Cataratas do Niágara com passeio de helicóptero e almoço na Skylon Tower.

Do miradouro pode ver não só as cataratas, mas também uma ampla vista dos Estados Unidos e do Canadá. Especialmente recomendado ao fim do dia, quando as luzes da cidade começam a acender-se - de cortar a respiração!

Reserve uma excursão de helicóptero às cataratas e almoço na Skylon Tower

4. Desfrute de um final de dia com fogo de artifício

Fogos de artifício nas Cataratas| ©Romain Pontida
Fogos de artifício nas Cataratas| ©Romain Pontida

Às sextas-feiras, sábados e feriados, o cenário único das Cataratas do Niágara torna-se ainda mais especial com os espectáculos de fogo de artifício.

Embora a vista da Torre Skylon seja privilegiada, o fogo de artifício pode ser apreciado em pleno ao pé das cataratas. Pode também aproveitar a oportunidade para reservar uma visita nocturna às Cataratas do Niágara. Um deleite para os sentidos, tanto para crianças como para adultos, e uma forma perfeita de terminar a sua visita.

Reservar uma excursão nocturna às Cataratas do Niágara

5. Faça uma das caminhadas do Parque Estadual para apreciar a paisagem de tirar o fôlego

Miradouro do Parque Estatal Whirlpool| ©Niagara Falls Page
Miradouro do Parque Estatal Whirlpool| ©Niagara Falls Page

Se os seus filhos são do tipo que gosta de ar livre, este é o passeio ideal para si. O Whirlpool State Park oferece uma vista deslumbrante das cataratas. A subida até ao topo é um pouco íngreme, mas vale bem a pena e há espaço no topo do parque para um piquenique com vista para o rio Niágara. A não perder!

Não é necessário reservar bilhetes ou pagar mais - basta seguir os trilhos marcados ao ritmo dos mais pequenos para as áreas de piquenique e os miradouros.

6. Deixe as crianças aprenderem enquanto se divertem no paraíso das aves: Bird Kingdom.

Íbis-escarlate no Reino das Aves| ©Gary J. Wood
Íbis-escarlate no Reino das Aves| ©Gary J. Wood

O Bird Kigdom é uma das atracções mais famosas de Niagara, o que não é de admirar, pois é o maior aviário do mundo. Sim, é isso mesmo: um enorme edifício criado para aves que voam livremente.

O passeio inclui uma exposição sobre as Cataratas do Niágara e as aves, mas a parte mais popular é a parte em que se pode chegar perto dos animais. É muito emocionante! As crianças adoram pegar em papagaios e araras, ou ver de perto outros animais como cobras, tartarugas e até dragões barbudos. Se fizer um pouco de pesquisa antes de ir, pode explicar às crianças que animais estão a ver e a visita torna-se educativa e divertida.

7. Quem disse assustador? Para as crianças mais corajosas, o tirolesa!

Niagara Zipline| ©Matt Clare
Niagara Zipline| ©Matt Clare

Todos nós já sentimos aquela adrenalina quando andamos numa tirolesa e deixamos de tocar no chão, certo? Imaginem que a tirolesa em questão viaja a 70 km/h pela espetacular descida em direção às Cataratas do Niágara. Nunca mais vão esquecer essa experiência!

A tirolesa é adequada para crianças a partir dos sete anos, mas até aos treze anos devem ser acompanhadas por um adulto. Já estão ansiosos? Os bilhetes estão disponíveis na bilheteira no sopé de Clifton Hill e custam cerca de 50 euros por pessoa.

8. Caminhar juntos ao longo de Clifton Hill, uma rua única

Rua Clifton Hill| ©Jorge Láscar
Rua Clifton Hill| ©Jorge Láscar

Clifton Hill é conhecida como "a rua de diversões mais famosa do mundo" por uma razão: é um parque de diversões a dez minutos das cataratas. As crianças vão divertir-se imenso com as casas assombradas, o campo de mini-golfe com tema de dinossauros ou a roda gigante de 54 metros com uma vista que, num dia claro, se estende... até Ontário!

Quaisquer que sejam os gostos dos mais pequenos, há muito para descobrir em Clifton Hill. Para os mais crescidos, há também lojas de recordações e museus para os curiosos: o Guinness World Records Museum, o Ripley's Museum e o 4D Theatre of Oddities. Um plano completo e ideal se escolher a excursão de dois dias às Cataratas do Niágara em vez da excursão de um dia.

9. Leve as crianças a almoçar no Rainforest Café

Dentro do Rainforest Cafe| ©Sue Thompson
Dentro do Rainforest Cafe| ©Sue Thompson

Todos nós sabemos que, quando se viaja com crianças, a comida pode ser um assunto complicado, mas não se preocupe, a cena gastronómica de Clifton Hill também é muito variada. Embora nunca seja demais trazer algo para petiscar ou ter à mão o lanche preferido dos seus filhos, em Clifton Hill pode encontrar tudo, desde fast food a cozinha de qualidade.

E se quiser não só comer, mas também ter uma experiência única, visite o Rainforest Café: um restaurante temático cujas portas se abrem para a floresta tropical. No interior, vive-se uma atmosfera tropical com vegetação, animais, sons ambientes e, ocasionalmente, trovoadas. Quando se trata de jantar nas Cataratas do Niágara, também há muitas opções - verifique-as antes de chegar ao parque!

10. Se gosta de borboletas... vai adorar!

Conservatório de Borboletas perto das Cataratas| ©Robert Linsdell
Conservatório de Borboletas perto das Cataratas| ©Robert Linsdell

Nove quilómetros a norte das Cataratas do Niágara fica o Conservatório de Borboletas, onde uma multiplicidade de espécies voa ao longo de quarenta hectares. Pode observar mais de duas mil borboletas de sessenta espécies tropicais diferentes.

Se quiser que os seus filhos tenham uma experiência completa, recomendo que usem roupas de cores vivas no dia, pois é mais provável que as borboletas sejam atraídas por essas cores e venham pousar para que os mais pequenos as observem de perto.

11. Dê um passeio com os seus filhos em Niagara on the Lake: a pérola da região

As ruas de Niagara on the Lake| ©A Yee
As ruas de Niagara on the Lake| ©A Yee

Para uma escapadela tranquila com os mais pequenos, há uma cidade a norte das cataratas que oferece um cenário perfeito. Chama-se Niagara on the Lake (Niágara no Lago), em homenagem ao lago que a domina, e está rodeada de casas de campo que são uma alegria para passear.

Nesta pequena cidade, as crianças podem passear num ambiente cultural e natural mais descontraído do que aquele que se formou à volta das Cataratas do Niágara. A paisagem da pequena cidade é bem cuidada para um dia de passeio com a família.

Conselhos para organizar a sua viagem com crianças às Cataratas

Crianças em Niagara| ©Illini Gardner
Crianças em Niagara| ©Illini Gardner

Planear a viagem com antecedência

Coordenar os gostos de toda a família nem sempre é fácil, sobretudo quando se viaja com crianças, mas como já viu, as Cataratas do Niágara têm todo o tipo de atracções. Pode ser uma experiência planear a viagem em conjunto para poderem escolher o que mais gostam.

Explique-lhes o que vão ver

Para tirar o máximo partido da sua viagem, pode dar às crianças um contexto para aproveitarem ao máximo a sua viagem, por exemplo, com filmes como "Up" da Pixar ou "Piratas das Caraíbas".

Comprar bilhetes com antecedência

O mais importante é reservar com antecedência a excursão às Cataratas do Niágara. Além disso, uma vez lá, quer seja para jantar na Skylon Tower ou para navegar no cruzeiro Maid of the Mist, é melhor reservar ou obter bilhetes com antecedência.

Lembre-se de usar roupa e calçado adequados

Uma visita às Cataratas do Niágara oferece muitas actividades tanto para crianças como para adultos, mas para as crianças é ainda mais importante que usem roupas confortáveis que lhes permitam divertir-se ao máximo e, claro, que mudem de roupa e não usem sapatos novos no dia.