Museu Infantil em Boston

Se vai a Boston com os mais pequenos em casa, tem de visitar um dos seus museus mais populares: o Children's Museum. Veja aqui como comprar os bilhetes, as exposições imperdíveis e tudo o que precisa de saber para fazer uma visita familiar divertida e inesquecível.

Laura Gómez

Laura Gómez

leitura de 10 minutos

Museu Infantil em Boston

Museu das Crianças de Boston | ©Permaloc Corporation

O Children's Museum é uma das principais atracções da cidade de Boston, especialmente para quem viaja com crianças. Há décadas que inspira centenas de museus em todo o mundo, com a ideia clara de que a brincadeira não é apenas divertida, mas é a base da aprendizagem na infância.

Este museu alberga várias exposições focadas na ciência, cultura, arte, consciência ambiental e até na saúde das crianças. As crianças escalam grandes estruturas, actuam num palco, acendem luzes com a força dos seus músculos e até criam projectos de robótica... definitivamente um dos museus mais visitados de Boston.

Quanto custam os bilhetes para o Children's Museum?

Entrando no museu| ©philipp_anna
Entrando no museu| ©philipp_anna

A entrada geral neste museu custa aproximadamente 18 euros. Os bilhetes (que requerem reserva antecipada) podem ser comprados online no seguinte link.

Para comprar bilhetes, deve especificar a data e o intervalo de tempo (2 blocos de tempo: manhã e tarde) da sua visita com antecedência.

Uma opção económica. Aos domingos, no bloco horário da tarde, a entrada geral custa menos de 1 euro.

Playspace, uma exposição com reserva suplementar

O Playspace é uma exposição especialmente dedicada às crianças dos 0 aos 3 anos e aos seus acompanhantes, que podem passar uma hora a brincar e a aprender em conjunto.

A entrada neste espaço é gratuita. É necessário efetuar uma reserva online (para além da entrada geral) para garantir a entrada nesta exposição.

O Playspace permite efetuar um máximo de 4 reservas numa única transação.

Como adquirir bilhetes para o Museu das Crianças na bilheteira

Bilheteira do Museu| ©BloomWoosie at Etsy
Bilheteira do Museu| ©BloomWoosie at Etsy

Este museu não dispõe de uma opção de compra direta de bilhetes na bilheteira. Todas as compras, bem como a reserva, devem ser efectuadas online.

Meu conselho é fazer a reserva com bastante antecedência, pois este museu é uma das melhores atividades para crianças em Boston e pode ficar lotado em determinadas épocas do ano.

Os bilhetes para o Museu das Crianças estão incluídos em algum dos passes turísticos da cidade?

Passe Go Boston| ©Klook
Passe Go Boston| ©Klook

O Go Boston Card é uma excelente opção que inclui o Museu das Crianças de Boston, para que possa desfrutar deste museu e de muitas outras atracções em Boston, poupando muito dinheiro!

Se tiver o Go Boston Card, a entrada no museu é gratuita. Tudo o que tem de fazer é chegar e digitalizar o seu cartão e o de todos os seus acompanhantes na área de entrada do museu. E digo-lhe! Se tiveres o teu Go Boston Card contigo, ainda precisas de fazer uma reserva online neste link para entrar no museu.

Compre o seu Boston Card

Há bilhetes especiais para crianças?

Crianças no Museu| ©heytampa
Crianças no Museu| ©heytampa

Neste museu, as crianças com menos de um ano de idade têm entrada gratuita, mas mesmo que não pague a entrada para elas, devem ser incluídas na sua reserva online.

Além disso, não se esqueça da exposição Playspace, onde as crianças dos 0 aos 3 anos, juntamente com os seus acompanhantes, terão um espaço especial para brincar e aprender, que também é gratuito.

Há visitas guiadas ao Museu da Criança - vale a pena?

No interior do Museu| ©heytampa
No interior do Museu| ©heytampa

Devido à natureza interactiva deste museu, à sua dimensão e ao seu público-alvo, não existem visitas guiadas para os visitantes. No entanto, existem algumas formas de orientação no interior do museu:

  • Actividades e projectos: em algumas das exposições (como o Art Lab e o STEAM Lab) há normalmente pessoal de apoio que organiza, dirige actividades e oferece ajuda às crianças.

  • Visitas especiais: especialmente concebidas para crianças com deficiências auditivas (utilizando a linguagem gestual americana "ASL") para as ajudar a tirar o máximo partido da experiência. Estas visitas são programadas numa base mensal regular. Para mais informações, consulte o calendário de eventos e actividades do museu.

Como chegar ao Museu das Crianças

Comboio de Boston| ©davemontalvo
Comboio de Boston| ©davemontalvo

O museu é facilmente acessível por transportes públicos. Pode chegar lá por terra, metro e até por água. Aqui estão algumas opções.

Comboio e metro

  • Comboio: Estação Sul. Fica a 15 minutos a pé do museu.
  • Metro: Estação Aquarium. Situada a cerca de 17 minutos a pé do museu.

Autocarro:

O autocarro é o meio de transporte mais próximo do museu. Existem 6 estações nos arredores, situadas entre 3 e 10 minutos de distância. São elas: Courthouse, Seaport Blvd & Sleeper St, Summer St & South Station (entrada da linha vermelha), Boston South Station e Essex St & Atlantic Ave. Algumas das linhas que passam por estas estações são SLW, SL1, SL2, 4, 7 e 11.

Também é possível que algumas das excursões de elétrico pela cidade o deixem perto do museu.

Reserve uma excursão de bonde em Boston

Ferry

As estações Rowes Wharf, Long Wharf (Sul) e Long Wharf (Norte) levam-no até ao museu. Entretanto, você precisará caminhar até 20 minutos da estação para chegar ao museu.

Para mais detalhes sobre estes passeios, por favor veja esta página.

Principais exposições a não perder no Museu das Crianças

Dentro da Escalada da Fundação New Balance| ©Andrew Quinney
Dentro da Escalada da Fundação New Balance| ©Andrew Quinney

O Boston Children's Museum tem mais de 20 espaços de atração permanentes, onde a curiosidade e a criatividade, como base da aprendizagem, são estimuladas num ambiente de brincadeira constante. De facto, tudo o que aqui se encontra, os mais pequenos vão querer experimentar.

Um museu onde se pode tocar e brincar com tudo o que existe... é o paraíso para qualquer criança, não acha? Claro que, como em tudo, há algumas regras a cumprir, mas a sério! Eles vão adorar.

Subida da Fundação New Balance

Assim que entrar neste museu, será recebido por uma das atracções mais populares: a New Balance Foundation Climb, uma incrível estrutura de 3 níveis com plataformas e rampas de escalada no interior.

Subir este grande labirinto vertical é uma experiência desafiante e divertida para as crianças, que procuram as melhores rotas e estudam o seu próximo passo. Também se vai divertir a ver os mais pequenos resolverem este curioso puzzle 3D à sua frente.

Bolhas

Outra exposição muito popular é a Bubbles. Traduzida como "bolas de sabão"... Sim. Exatamente. Que criança conhece que não adore fazer bolas de sabão? Bem, já sabe porque é que é tão popular.

Fazendas Fenway

No seu esforço para educar e sensibilizar para questões actuais, algumas das exposições do museu incluem instalações onde se aprende sobre o ambiente, a saúde e a energia.

Aqui, podemos encontrar Fenway Farms, um pequeno espaço onde as crianças aprendem sobre hortas e a origem dos alimentos, a exposição KidPower, onde descobrirão o poder que um estilo de vida ativo e uma alimentação saudável podem ter no seu bem-estar, e Our Green Trail, onde aprenderão sobre as acções implementadas por este museu certificado como "edifício verde" para reduzir o seu impacto ambiental.

Novas tecnologias

Continuando com temas modernos, fazendo parte destas novasgerações tecnológicas, outra área que atrai a atenção das crianças é o STEAM Lab, onde aprenderão a aplicar conceitos em áreas como a ciência, tecnologia, arte e matemática em projectos e actividades que promovem a sua criatividade, curiosidade e pensamento crítico.

Os projectos variam consoante o dia em que se visita o museu, mas posso adiantar que vão desde a programação de um robô ou a conceção de um inseto luminoso, até à realização de um ornamento com uma máquina de corte a laser. É uma experiência muito interessante e as crianças vão poder criar algo para levar para casa.

Artes performativas

Para aqueles que têm uma alma artística, o museu tem um pequeno teatro chamado Kidstage. Aqui, as crianças vão conhecer de perto o mundo das artes do espetáculo. Neste espaço, são apresentadas todos os dias pequenas produções teatrais infantis com actores profissionais e membros da equipa e, o melhor de tudo, as crianças são convidadas a participar!

Por isso, se tem um pequeno bailarino, cantor, músico ou comediante em casa... dê um passeio por aqui. Vai adorar ver os mais pequenos felizes, a mostrarem talentos que já conhece ou que aqui, vai ficar surpreendido por saber!

Outro palco que fará as delícias de miúdos e graúdos é a Casa Japonesa, uma casa tradicional do Japão antigo que foi trazida para este continente e cuidadosamente reconstruída e decorada para mostrar a história dos que lá viveram. Nesta casa, há também exposições temporárias relacionadas com a vida quotidiana, as tradições e a arte da época. Visitar esta pequena casa encantadora é uma experiência única, pois mesmo no Japão, existem muito poucas.

Quanto tempo é necessário para visitar o Museu das Crianças?

Visita ao Museu| ©Dion Hinchcliffe
Visita ao Museu| ©Dion Hinchcliffe

O bloco de tempo que reservou, com a duração de 3 horas, será suficiente para as crianças verem e desfrutarem de tudo o que este museu tem para oferecer.

Pode chegar a qualquer altura dentro desse bloco de tempo... mas não lhe será permitido sair e regressar para o bloco de tempo seguinte. Por isso, sugiro que seja pontual e que aproveite ao máximo o tempo que lhe é atribuído.

Horário de funcionamento do Museu das Crianças

Secção lúdica do museu| ©SparkFun Electronics
Secção lúdica do museu| ©SparkFun Electronics

O museu está aberto ao público de quarta-feira a domingo. Existem 2 blocos horários por dia: um das 9:00 às 12:00 (manhã) e outro das 13:30 às 16:30 (tarde). Se chegar logo na manhã do seu bloco, terá até 3 horas de acesso ao museu, tempo suficiente para o ver do princípio ao fim.

Para não ser apanhado desprevenido! No primeiro domingo do mês, o museu abre às 10h00.

E também deve ter em conta que há feriados nacionais (como o aniversário de Martin Luther King) ou feriados públicos (Natal) em que o museu pode estar fechado ou o seu horário de funcionamento pode ser alterado.

Pode obter uma lista completa destes feriados no sítio Web do museu.

Dicas para visitar o Museu das Crianças

Secção do Museu| ©Dtrain891
Secção do Museu| ©Dtrain891
  • Comida e bebida. O museu permite-lhe trazer a sua própria comida, que pode ser consumida na sala de refeições especial no primeiro andar. No entanto, pede-se que não traga manteiga de amendoim ou de outros frutos secos, para reduzir o risco de reacções nas crianças alérgicas a estes alimentos. Além disso, pode trazer água para beber. No museu, não é possível encher as garrafas, mas existem máquinas que vendem bebidas no interior do museu.
  • Trazer crianças muito pequenas? Se for ao museu com crianças com menos de três anos, deve levá-las para o Playspace. Deve ter em atenção que este espaço não permite crianças com idade superior ao limite, por isso, se houver irmãos mais velhos, terão de levar outro adulto para as outras exposições.
  • Está à procura de mais informações sobre as exposições temporárias do museu? Se quiser ter uma ideia melhor do que será apresentado no dia da sua visita, pode consultar o calendário de actividades no seu sítio Web.

Esta é a loja do Museu da Criança

Crianças a brincar no Museu| ©Dtrain891
Crianças a brincar no Museu| ©Dtrain891

Na loja do museu encontrará todo o tipo de presentes. Desde peluches e livros, a uma vasta gama de jogos e materiais didácticos, roupas e artigos divertidos que qualquer criança vai gostar.

Para os seus filhos ou para levar como presente no regresso a casa, encontrará nesta loja o presente ideal para os mais pequenos.

Onde comer perto do Museu da Criança

Comer uma pizza| ©Fatima Akram
Comer uma pizza| ©Fatima Akram

Pode entrar no Museu das Crianças com almoço, sob certas condições. Agora, se está à procura de um sítio para comer neste bairro, que é famoso pelos seus restaurantes, começo por recomendar...uma garrafa enorme de leite?

Pois bem, para além de uma vista espetacular sobre o bairro de Fort Point Channel, uma das coisas que mais chama a atenção no museu é... sim, uma garrafa de leite gigante, ou como lhe chamam aqui: Hood Milk Bottle.

Embora lhe possa parecer estranho, esta garrafa, uma das estruturas mais icónicas do porto, é na verdade um pequeno restaurante com sobremesas, bebidas, saladas, hambúrgueres e outros petiscos. Foi construída em 1933, albergando o primeiro restaurante de fast food dos Estados Unidos.

Outra opção é a Pastoral Pizza, um bar-restaurante de pizzas e massas com uma ementa que inclui pizzas artesanais em forno de lenha e muitos outros pratos do sul de Itália confeccionados de forma orgânica e caseira. Um restaurante de muito boa qualidade, perto do museu e uma visita obrigatória se procura um menu italiano que, a propósito, nunca falta na cena americana.

Agora, se gosta de marisco e quer experimentar os preparados na Baía de Massachusetts, sugiro The Barking Crab, um restaurante muito popular entre os locais e os visitantes, incluindo celebridades.

Oferece um menu delicioso que inclui várias especialidades de lagosta, camarão, amêijoas, atum... e, para que não se esqueça que ainda está na América, hambúrgueres e batatas fritas.

Este restaurante está situado a poucos metros do museu, em frente ao Canal de Fort Point. Merece, sem dúvida, fazer parte de qualquer roteiro gastronómico de Boston.

E para a sobremesa, ou simplesmente porque gosta de doces, sugiro o Flour Bakery, um café onde encontrará bolos, chocolates e muffins, mas também saladas frescas... é melhor não dar a entender que é guloso.

Neste café, situado a duas ruas do museu, também se encontram opções sem glúten, e não, não me refiro às saladas, certo?

Há muitas opções para comer nesta zona da cidade. Se quiser dar uma vista de olhos a mais algumas, aqui fica um link.