O cartão turístico Boston CityPASS®: como funciona e o que inclui
Com o passe turístico Boston CityPASS®, poderá poupar até cinquenta por cento nas atrações. A seguir, vou explicar o que ele oferece e por que escolhê-lo.

Boston | ©Moe Homayounieh
Se é daqueles que, quando viaja, não quer perder as atrações mais importantes de uma cidade e, além disso, procura poupar tempo e dinheiro, o passe Boston CityPASS® pode ser a solução. Por preços a partir de 64 euros, este passe turístico dá-lhe acesso a quatro das melhores atrações de Boston, duas fixas e duas que poderá escolher entre várias opções.
Com uma única compra, obterá a melhor relação qualidade/preço, com poupanças de até cinquenta por cento nos bilhetes. Tudo isto sem perder tempo e energia em longas filas para garantir o seu bilhete, especialmente se a sua estadia na cidade for curta.
Quanto custa o passe turístico Boston CityPASS®?
O preço do passe turístico começa em 64 euros para adultos e 59 euros para crianças de três a doze anos. Esta tarifa inclui acesso ao Aquário da Nova Inglaterra e ao Museu de Ciências, além da possibilidade de escolher duas opções entre o Zoológico Franklin Park, o Museu de História Natural de Harvard ou um passeio de cruzeiro com a empresa Boston Harbor City Cruises.
O passe turístico Boston CityPASS® também inclui descontos nas atrações que não forem incluídas na sua escolha de passe e a possibilidade de solicitar reembolsos até 365 dias após a compra, de acordo com a política de devoluções.
Os preços das atrações incluídas no passe são calculados como tarifa fixa, o que gera uma economia de até 50% no custo dos ingressos. Isso torna o cartão Boston CityPASS® uma proposta atraente para visitar os melhores museus da cidade pelo preço mais acessível.
- Preço... O passe turístico custa a partir de 64 euros para adultos e 59 euros para crianças de três a onze anos. Na maioria das atrações, crianças menores de dois anos não pagam, mas recomendo verificar os detalhes com antecedência no site de cada uma das atrações.
- Lembre-se de que... Algumas atrações exigem reserva prévia. O New England Aquarium exige reservas até uma hora antes da visita. O cruzeiro da Boston Harbor City Cruises deve ser reservado na bilheteira da empresa até meia hora antes do início da excursão.
Como funciona o passe turístico Boston CityPASS®?
Tal como outros passes turísticos, o passe turístico Boston CityPASS® pode ser comprado com antecedência. Depois de o comprar, receberá no e-mail que indicou um cartão virtual que poderá apresentar nas bilheteiras das excursões a partir do seu telemóvel.
Não precisa de ter informações impressas nem receber qualquer autorização por correio físico e, depois de o comprar, terá um ano para o utilizar.
A sua ativação é muito simples: basta digitalizar o cartão que receberá no seu telemóvel para aceder à primeira excursão, o passe ficará ativo e terá nove dias para visitar as outras três atrações.
Embora eu recomende que organize um itinerário com antecedência, não é necessário informar previamente quais excursões deseja fazer, então pode decidir durante a sua estadia na cidade ou até mesmo no mesmo dia da visita.
Só deve ter em conta que atrações como o New England Aquarium exigem reserva.
Que atrações e benefícios estão incluídos no passe turístico Boston CityPASS®?
Este passe turístico tem duas partes. A primeira inclui as atrações fixas, que são o Museu de Ciências e o Aquário da Nova Inglaterra, e a segunda inclui as atrações opcionais, entre as quais se destacam o Zoológico Franklin Park, o Museu de História Natural de Harvard e um passeio de cruzeiro com a empresa Boston Harbor City Cruises.
De entre estas propostas, deverá escolher duas. Aqui vou dar-lhe mais informações sobre cada uma das opções disponíveis no cartão turístico Boston CityPASS®.
Aquário da Nova Inglaterra
É uma das principais atrações da cidade e está incluída no passe Boston CityPASS® como uma das duas opções fixas. O Aquário oferece a oportunidade de observar uma numerosa colónia de pinguins, focas, leões marinhos e recifes de coral do Caribe, com um ecossistema de mais de mil animais.
Há também atividades interativas com raias e tubarões que transformarão a sua visita ao Aquário numa aventura inesquecível. É uma das atrações preferidas das crianças quando visitam Boston.
Lembre-se de que para esta excursão é necessário reservar com antecedência, podendo fazê-lo até uma hora antes do início do passeio.
- Preço... A entrada normal no Aquário da Nova Inglaterra tem um custo para adultos a partir de 34 euros, enquanto para crianças de três a onze anos a partir de 25 euros. A entrada é gratuita para menores de dois anos.
- Horário... Durante a primavera e o verão, o Aquário está aberto de sábado a quinta-feira, das 9h às 18h, e às sextas-feiras, das 10h às 20h. Durante o outono e o inverno, o horário é de segunda a quinta-feira, das 10h às 17h, às sextas-feiras, das 10h às 20h, e aos sábados e domingos, das 9h às 18h.
- Duração da visita... Calcula-se cerca de quatro horas para o percurso total.
- Localização... O Aquário está localizado em 1 Central Wharf, Boston.
Museu de Ciências
Este museu é a segunda opção fixa do cartão turístico Boston CityPASS® e é também um dos espaços mais visitados da cidade. Entre os objetos da exposição encontram-se fósseis de dinossauros, uma sala dedicada a recriar uma tempestade elétrica que oferece uma experiência interativa e sensorial e uma exposição dedicada ao corpo humano.
Boston é o berço de grandes universidades e também de avanços científicos, pelo que este museu é uma referência a nível global. Recomendo que não perca a exposição dedicada à informática, onde poderá ver num cubo o disquete que propagou o primeiro vírus da história da Internet em 1988.
- Preço... A entrada normal no Museu da Ciência custa a partir de 29 euros para adultos e a partir de 24 euros para crianças entre os três e os onze anos. A entrada para menores de dois anos é gratuita.
- Horário... De sábado a quinta-feira, está aberto das 9h às 17h, enquanto às sextas-feiras o horário é das 9h às 21h. Não há alterações durante o outono e o inverno.
- Duração da visita... Calcula-se cerca de quatro horas para completar o percurso total.
- Localização... O museu está localizado em 1 Museum of Science Driveway, Boston.
Zoológico Franklin Park
Situado na parte norte do Franklin Park, este zoológico é um dos maiores do estado de Massachusetts e abriga uma grande variedade de espécies animais de todo o mundo, entre as quais se destacam leões, tigres e camelos.
É uma das opções que pode escolher para completar as outras duas atividades disponíveis no passe turístico Boston CityPASS®.
Entre as exposições permanentes, uma das mais destacadas é a da Floresta Tropical, que recria um habitat natural para gorilas, morcegos, crocodilos e jaguatiricas.
O zoológico também conta com um aviário, uma área temática com animais africanos e uma exposição que inclui uma comunidade de cangurus. O filme Zooloco foi filmado lá e, desde então, o local recuperou notoriedade. Recomendo que não perca a área da savana, habitada por girafas originárias da África.
- Preço... A entrada normal no Franklin Park Zoo custa a partir de 23 euros para adultos e a partir de 16 euros para crianças entre dois e doze anos. A entrada para menores de um ano é gratuita. Os preços podem sofrer alterações no inverno.
- Horário... De segunda a sexta-feira, está aberto das 9h às 17h, enquanto aos sábados e domingos o horário é das 9h às 18h.
- Duração da visita... Calcula-se cerca de quatro horas para completar o percurso total.
- Localização... O zoológico está localizado na 1 Franklin Park Road, Boston.
Museu de História Natural de Harvard
Esta é outra das atividades opcionais oferecidas pelo passe turístico Boston CityPASS®. Na atração mais visitada da Universidade de Harvard, localizada em Harvard Yard, poderá visitar as dezasseis galerias que incluem a coleção Blaschka de flores de vidro, minerais de todo o mundo, ossos de dinossauros e baleias e uma ampla reserva de espécimes da fauna de todo o mundo.
Este museu também está ligado internamente ao Museu Peabody de Arqueologia e Etnologia, pelo que muitas das exposições de ambos os museus podem ser visitadas alternadamente nos dois edifícios.
A entrada no Museu de História Natural de Harvard com o passe turístico Boston CityPASS® também lhe dá direito a entrar no Peabody. Está pronto para se surpreender com o enorme esqueleto da baleia franca pendurado no teto da sala principal?
- Preço... A entrada normal no Museu de História Natural de Harvard custa a partir de 15 euros para adultos, enquanto para menores de três a dezoito anos custa a partir de 10 euros. A entrada para menores de dois anos é gratuita.
- Horário... Aberto todos os dias das 9h às 17h.
- Duração da visita... Calcula-se cerca de três horas para completar o percurso total.
- Localização... O museu está localizado na 26 Oxford Street, Cambridge.
Passeio num cruzeiro da companhia Boston Harbor City Cruises
É outra das atrações opcionais oferecidas pelo passe turístico Boston CityPASS®, mas a única verdadeiramente diferente. Esta excursão consiste num passeio num dos cruzeiros que podem ser feitos em Boston, neste caso, o da empresa Boston Harbor City Cruises.
Durante este passeio, o barco percorre o Canal de Fort Point e o porto de Boston e conta com um guia local experiente que acompanhará o percurso informando sobre a história da cidade, o Motim do Chá e a Revolução Americana.
Esta excursão deve ser reservada com pelo menos meia hora de antecedência na bilheteira da empresa, mas é uma boa oportunidade se estiver interessado em conhecer a cidade do outro lado da baía enquanto aprende mais sobre os colonos e as suas façanhas numa visita guiada por Boston.
- Preço... O preço normal do passeio começa em 43 euros para adultos e 38 euros para crianças de três a doze anos. Crianças menores de dois anos não pagam quando acompanhadas por um adulto.
- Horário... Os cruzeiros têm saídas permanentes das 8h às 18h, basta apresentar-se com antecedência na bilheteira da empresa no porto de Boston.
- Duração da visita... O passeio completo dura uma hora.
- Localização... O cais utilizado pela empresa está localizado em 1 Long Wharf, Boston.
Atrações não incluídas no passe turístico Boston CityPASS®
Embora o passe turístico inclua várias das principais atrações de Boston, não está incluído o Tea Party Museum, considerado o museu patriótico mais importante dos Estados Unidos e um dos mais destacados da cidade.
O Tea Party Museum reconstitui, através de exposições interativas e guias vestidos como colonos, a fase rebelde de Boston, que terminou com o Motim do Chá e deu início à Revolução Americana.
O passe turístico Boston CityPASS® também não inclui entre as ofertas opcionais nenhum passeio num autocarro turístico de Boston. O transporte hop on-hop off costuma ser muito procurado pelos turistas, pois economiza tempo e dinheiro que, de outra forma, seriam gastos em transportes públicos.
Além dessas duas atrações não incluídas, o passe turístico Boston CityPASS® é uma opção muito rentável do ponto de vista económico se o seu itinerário de viagem incluir várias das excursões oferecidas pelo passe turístico.
Quando não convém comprar o passe turístico Boston CityPASS®?
Este passe turístico não será útil se não estiver realmente interessado em visitar várias ou todas as atrações que oferece, uma vez que as suas opções são um pouco limitadas.
O passe turístico Boston CityPASS® foi concebido para turistas que desejam ter um conhecimento geral da cidade, pois, com exceção do Tea Party Museum, inclui as principais excursões da cidade.
Também não será conveniente se não pretender esgotar todas as visitas num curto período de tempo, pois, a partir da ativação, terá nove dias para fazer as excursões restantes.
Outros passes turísticos de Boston
Se você considera que o passe turístico Boston CityPASS® é insuficiente ou não atende a todas as suas expectativas, há outra opção um pouco mais ampla. O Go Boston Pass oferece visitas ilimitadas a mais de quarenta atrações e descontos em lojas e restaurantes.
O funcionamento do Go Boston Pass é diferente do passe turístico Boston CityPASS®, pois o primeiro não consiste em contratar um número fixo de atrações, mas em comprar um passe para um, dois, três, cinco ou sete dias. Durante a validade do passe turístico, que é contada a partir da ativação na primeira atração, você pode aproveitar todas as opções que quiser.
Infelizmente, o Go Boston Pass também não inclui o Tea Party Museum, embora inclua entre suas opções vários autocarros turísticos e o Museu de Belas Artes.
- Preço do Go Boston Pass Tudo Incluído de 1 dia... A partir de 56 euros
- Preço do Go Boston Pass Tudo Incluído de 2 dias... A partir de 77 euros
- Preço do Go Boston Pass Tudo Incluído de 3 dias... A partir de 86 euros
- Preço do Go Boston Pass Tudo Incluído de 5 dias... A partir de 115 euros
- Preço do Go Boston Pass Tudo Incluído de 7 dias... A partir de 136 euros
Dicas para aproveitar ao máximo o seu passe turístico Boston CityPASS®
Embora tenha nove dias a partir da ativação para visitar as três atrações restantes, o ideal é planear um itinerário com o percurso. O passe turístico Boston CityPASS® inclui um guia com informações sobre as excursões, o que o ajudará na organização.
Este passe turístico não inclui alguns locais que recomendo que visite, como o Tea Party Museum ou algum passeio histórico pela cidade, por isso, se também pretender realizar essas atividades, pode organizá-las intercaladas com as opções do passe turístico Boston CityPASS®.
Lembre-se também de que o New England Aquarium e o cruzeiro pelo Canal de Fort Point e pelo porto de Boston exigem reserva antecipada, por isso deve ter isso em conta para não ficar de fora de nenhuma atividade.
