10 Coisas para fazer em Vigo com Crianças

Parques, atracções e um jardim zoológico são apenas parte da diversão que espera as crianças em Vigo. Fique e leia sobre tudo o que pode fazer com elas.

Andressa García

Andressa García

leitura de 10 minutos

10 Coisas para fazer em Vigo com Crianças

Rapariga numa bicicleta | ©VMonte13

Fazer uma viagem a Vigo com crianças não é má ideia, de facto, nesta animada cidade há muitos planos para fazer com elas, independentemente da época do ano em que se vá. De janeiro a dezembro, não faltarão actividades para as crianças.

Visitar o jardim zoológico é uma das melhores coisas para ver e fazer em Vigo, especialmente quando se vai com crianças. Os escorregas gigantes, os parques de skate e os tranquilos passeios de bicicleta são planos imperdíveis para essa visita familiar em Vigo, porque também se adaptam à idade de cada criança.

1. Visitar o Aquário de O Grove em Pontevedra

Aquário de O Grove| ©Nuria González
Aquário de O Grove| ©Nuria González

O Aquário d'O Grove é uma das melhores opções de planos para fazer com crianças em Pontevedra, perto da cidade de Vigo, graças ao grande número de espécies marinhas que poderá ver. Se o tempo o permitir, também será possível ver um grande número de aves de rapina que estão abrigadas no interior do aquário.

Este é um dos melhores locais para visitar com crianças, graças à exposição dos animais marinhos de maior porte, que são os que normalmente impressionam as crianças. É um ótimo local para visitar durante a semana e aos fins-de-semana.

Entre as espécies que se podem ver aqui estão as que vivem nas Rias Baixas e também no Atlântico. Recomendo que deixes tempo suficiente para visitar o aquário, de facto, é uma das melhores coisas para fazer em Pontevedra, depois de um bom passeio pela cidade velha.

Detalhes interessantes

  • Preço: As crianças com menos de 4 anos têm entrada gratuita, enquanto os bilhetes para o resto do público podem custar entre 10 e 14 euros.
  • Horário: O horário de funcionamento pode variar consoante o mês do ano, pelo que recomendo que consulte o sítio Web para verificar o horário de funcionamento antes de visitar o aquário.
  • Localização: Está situado em Punta Moreiras, em O Grove, na zona de Pontevedra.

2. Passear pelo Parque de Castrelos

Parque de Castrelos| ©Angel
Parque de Castrelos| ©Angel

Embora seja desconhecido para muitos habitantes locais, o Parque de Castrelos é uma das mais belas atracções para crianças e adultos dentro da própria cidade de Vigo. É um parque bastante grande , com muitas árvores e plantas no seu interior. Graças a esta quantidade de vegetação, é considerado um jardim botânico.

Mas não são só árvores que se vêem neste parque natural, também há muitos parques com pequenas atracções dentro das zonas do parque, para que as crianças se possam divertir. Baloiços, escorregas e outras atracções mecânicas estão disponíveis dentro do parque para todas as idades.

Para além destas atracções, também pode encontrar outros lugares bonitos e interessantes dentro da extensão do Parque de Castrelos, como a Ponte de Castrelos e a lagoa, bem como os caminhos nas margens do rio Lagares, que levam à praia de Samil, uma das praias mais próximas da área urbana de Vigo.

Detalhes interessantes

  • Preço: A entrada é gratuita, pelo que não é necessário pagar nada para entrar no parque.
  • Horário de funcionamento: O Parque de Castrelos está aberto 24 horas por dia, pelo que pode visitá-lo a qualquer hora.
  • Localização: Está situado na zona central da cidade de Vigo, o que o converte num dos pulmões da cidade.

3. Visitar a Quinta de Briz ou o Parque dos Sentidos

Quinta do Briz| ©arturo martinez
Quinta do Briz| ©arturo martinez

A Quinta de Briz, também chamada Parque dos Sentidos, é um dos lugares mais divertidos e originais para visitar com as crianças, graças à quantidade de árvores que tem no seu território. É um lugar para encontrar e descobrir o aroma de diferentes plantas, como jasmins e outras flores.

Este lugar é ideal para estar em contacto com a natureza, não só falando de árvores e flores, mas também da fauna que habita o lugar, diferentes animais de diferentes espécies populares e tradicionais da Galiza. Os lagos e a área com escorregas para crianças, é a parte do parque que eles mais vão gostar, por isso é um lugar sem desperdício.

No interior da herdade encontram-se pelo menos três edifícios: a casa principal, a casa das adegas e a casa dos proprietários. Cada uma destas estruturas está situada no meio do esplendor da propriedade, que também tem áreas de árvores de fruto. É um plano ideal depois de um passeio monumental pelo centro histórico de Pontevedra.

Detalhes interessantes

  • Preço: A entrada é gratuita, pelo que não é necessário pagar nada para ir com as crianças.
  • Horário de funcionamento: Está aberto todos os dias das 9:00 às 20:00.
  • Localização: Está situado na Rúa da Costa, na zona de Marín, em Pontevedra.

4. Escorregas gigantes nos parques de Vigo

Crianças nos tobogãs| ©Tom PageS
Crianças nos tobogãs| ©Tom PageS

Os parques da cidade de Vigo estão muito na moda ultimamente. Existe um grande número de parques para crianças, com escorregas e outras atracções semelhantes, situados nas diferentes praças e avenidas da cidade de Vigo. Alguns deles podem atingir até 7 metros de altura.

Nestes parques urbanos encontram-se escorregas para todos os tamanhos e idades, para crianças pequenas e também para adolescentes ou crianças mais velhas. Uma das vantagens destes parques urbanos é o facto de não ser cobrada qualquer taxa de entrada e de se poder ir quantas vezes se quiser e à hora que se quiser.

É um bom plano para incluir sempre nos seus passeios com crianças se vai visitar Vigo em 4 dias ou mais. A acessibilidade aos parques e a localização central de cada um deles é uma grande vantagem para se divertir neles. Não existe uma localização específica para os parques, uma vez que estão dispostos em diferentes pontos da cidade.

Pormenores interessantes

  • Preço: A entrada é gratuita, pelo que pode ir sem pagar nada.
  • Horário de funcionamento: Pode ir a qualquer hora do dia, porque estão sempre abertos ao público.
  • Localização: Estão situados em diferentes praças e avenidas de Vigo.

5. Visita ao VigoZoo

Animais no Zoo| ©Enrique A.
Animais no Zoo| ©Enrique A.

O Jardim Zoológico de V igo é uma das atracções que as crianças mais gostam, não só pelo grande número de espécies animais que vêem durante a sua visita, mas também porque é um lugar ao ar livre onde podem aprender sobre as diferentes espécies que ali vivem.

Outra das vantagens deste jardim zoológico para a diversão das crianças é que oferece um grande número de oficinas para elas, onde podem aprender mais sobre as características da fauna, e fazer actividades divertidas na companhia dos pais, de outras crianças e dos responsáveis por oferecer estas oficinas.

Entre as espécies que se podem ver no jardim zoológico encontram-se mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes, aracnídeos, miriápodes e insectos. Mas as crianças também vão adorar ver o grande número de plantas que são mantidas neste local, que se dividem entre gramíneas, árvores e arbustos.

Detalhes interessantes

  • Preço: As crianças até aos 2 anos têm entrada gratuita. Os bilhetes de entrada geral podem custar até 3,60 euros. Existem também bilhetes com preços especiais, de acordo com as condições de cada visitante.
  • Horário de funcionamento: O horário de funcionamento varia de mês para mês, embora geralmente esteja aberto das 11:00 às 19:00, das 11:00 às 19:30 ou das 11:00 às 21:00.
  • Localização: Está situado na Plaza de los Leones de Vigo.

6. Visitar o Aquário do Museu do Mar da Galiza

Museu Galego do Mar| ©Rafael Ojea Perez
Museu Galego do Mar| ©Rafael Ojea Perez

Por si só, o Museu do Mar da Galiza é um bom lugar para visitar com crianças, porque elas adoram ver os muitos objectos e artefactos marinhos da história portuária de Vigo, mas além disso, há um espaço especial que elas gostam ainda mais, que é o aquário.

No aquário do Museu, que é, sem dúvida, um dos melhores museus de Vigo, pode encontrar muitas espécies marinhas que habitam a zona das Rias Baixas e o Oceano Atlântico. Uma das melhores experiências que encontrará no aquário deste museu é o percurso de amostras de espécies.

Quando falo de rotas de amostras, refiro-me à forma como as diferentes espécies são apresentadas aos visitantes: primeiro as espécies que vivem na costa, depois aquelas cujo habitat está localizado nas Rias Baixas e, finalmente, aquelas que vivem na ilha. Tudo isto é bem explicado durante a visita ao museu.

Detalhes interessantes

  • Preço: A entrada geral inclui a visita ao museu e ao aquário e custa cerca de 3 euros por pessoa. As crianças com menos de 8 anos têm entrada gratuita. A entrada no aquário custa apenas 2 euros.
  • Horário de abertura: No inverno, está aberto de terça-feira a domingo entre as 10:00 e as 14:00 e depois entre as 17:00 e as 19:00. No verão, está aberto de terça-feira a domingo entre as 11:00 e as 14:00 e entre as 17:00 e as 20:00.
  • Localização: Está situado na costa de Vigo, muito perto da localidade de Bouzas.

7. Diverte-te na pista de apostas de Navia

Parque do Pau em Navia| ©J. Carlos Nesta
Parque do Pau em Navia| ©J. Carlos Nesta

O skate é um desporto para adolescentes, na maioria das vezes. Por isso, se viaja com crianças e adolescentes para Vigo, e eles gostam de praticar com o seu skate ou mesmo com a sua bicicleta, podem fazê-lo no parque de skate de Navia.

O bairro do Barreiro é um dos lugares em Vigo onde se encontram boas pistas para a prática de skate, BMX ou patins, e a de Navia é uma das melhores até à data, com um total de 2.000 metros quadrados. O melhor deste parque é o facto de estar dividido em zonas de acordo com a dificuldade de cada uma das manobras apresentadas.

Outro lugar onde se instalou uma pista de patinagem para os jovens mais aventureiros é em O Castro, um lugar que se pode visitar com as crianças e os jovens para passar um tempo agradável partilhando e praticando alguns dos desportos urbanos mais modernos.

Detalhes interessantes

  • Preço: A entrada nestes parques é gratuita.
  • Horário: Pode ir a qualquer hora porque está aberto 24 horas.
  • Localização: A pista está situada no bairro do Barreiro, em Vigo, e pode-se chegar lá de carro particular, pois há estacionamento nas proximidades.

8. Entrada no Monte Aloia

Monte Aloia, Tui| ©Raúl Hidalgo
Monte Aloia, Tui| ©Raúl Hidalgo

Os percursos pedestres são uma verdadeira aventura para as crianças, pelo que uma das melhores coisas que pode fazer com elas é explorar o Monte Aloia, na cidade de Tui. Algo que chamará sua atenção sobre o Monte Aloia para levar as crianças é que ele tem trilhas pequenas e curtas, adequadas para caminhar com elas sem cansá-las demais.

Uma das coisas que mais vão gostar de visitar este lugar, juntamente com os vossos filhos, é o facto de ter cinco miradouros, onde se podem ver vistas incríveis do rio Minho. Além disso, se vão com crianças que se interessam por história e vestígios arqueológicos, este é um dos locais onde podem encontrar este tipo de sítios.

Se for com um guia turístico para ver os sítios arqueológicos dentro do parque, poderá aprender sobre a história para além do que pode ver a olho nu. Nos dias mais claros, é possível ter uma vista panorâmica de todo o parque, razão pela qual esta visita é uma das melhores coisas para ver e fazer em Vigo no verão.

Se os seus familiares são amantes da bicicleta, podem vir e desfrutar dos trilhos e caminhos adequados para passeios de bicicleta sem pressas. E para além da diversão para as crianças, este é um lugar onde se respira calma e tranquilidade. Antes de dar um passeio pela cidade de Tui, visite este local para entrar em contacto com a natureza.

Detalhes interessantes

  • Preço: A entrada neste parque é gratuita.
  • Horário de funcionamento: No verão, pode ir das 10:00 às 14:00 e das 16:00 às 19:30. No inverno, pode visitar-se das 10:00 às 14:00.
  • Localização: Situa-se na região de Tui, onde se pode chegar de carro particular ou de táxi. Também é possível ir de transportes públicos.

9. Passeios a cavalo

Monte Galiñeiro| ©José Antonio Gil Martínez
Monte Galiñeiro| ©José Antonio Gil Martínez

Existem vários locais em Vigo onde se pode levar as crianças a passear a cavalo. Os passeios a cavalo costumam levar-nos a alguns dos melhores lugares da cidade, e sempre na companhia de um guia especializado que nos orientará sobre o comportamento dos cavalos e a forma de montar, caso não saibamos como fazê-lo.

Os passeios a cavalo mais populares são os de Monte Galiñeiro e Mougás. O mais divertido destes passeios é o facto de se poderem descobrir os mais belos recantos naturais nos arredores da cidade. É uma das melhores actividades para fazer com as crianças durante o fim de semana, porque é uma atividade que elas gostam e ao mesmo tempo é relaxante.

Os percursos a cavalo duram normalmente entre uma hora e uma hora e meia. Também é popular fazer o percurso do Monte Aloia, onde se pode perc orrer todo o parque a cavalo.

Detalhes interessantes

  • Preço: Os passeios a cavalo podem custar cerca de 20 euros por uma hora de passeio por pessoa. No caso de querer um passeio de duas horas, terá de pagar cerca de 40 euros e pelo menos 55 euros se quiser um passeio de três horas. No entanto, estes preços podem variar consoante a empresa que oferece estes serviços.
  • Horário: Pode coordenar o horário com a empresa com a qual vai contratar o serviço de equitação, de acordo com os horários disponíveis.
  • Localização: O início da viagem depende do trajeto que se pretende escolher para o passeio.

10. Perder-se no bosque encantado de Aldán

Estuário de Aldán| ©Contando Estrela
Estuário de Aldán| ©Contando Estrela

O bosque de Aldán é uma joia escondida nas Rias Baixas. Está situado muito perto de Vigo, pelo que considero a deslocação a este destino uma das melhores excursões a partir de Vigo. Neste caso, trata-se de um parque que se chama o bosque encantado. Só o nome já faz com que as crianças queiram visitá-lo automaticamente.

Dentro do bosque há muitas coisas para ver e fotografar, incluindo caminhos com árvores frondosas, vegetação exuberante e, sobretudo, pequenos edifícios que parecem saídos de um conto de fadas. Este local deixa muito à imaginação e é um daqueles sítios onde se pode perder durante uma manhã inteira e ficar a conhecê-lo.

A caraterística mágica deste lugar é, sem dúvida, o castelo d'O Frendoal, uma construção semi-construída que se destinava a servir de castelo aos Condes de Canalejas. Atualmente encontra-se em estado de abandono, coberto por vegetação rasteira e apenas resta a sua fachada fortificada, cenário perfeito para imaginar histórias e lendas mágicas.

Detalhes interessantes

  • Preço: A entrada neste local é gratuita.
  • Horário de abertura: Pode entrar a qualquer hora.
  • Localização: Está situado na zona de Cangas, a meia hora de Vigo, pelo que se pode chegar lá de carro ou de táxi.