Vigo em 4 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Embora quatro dias não sejam suficientes para ver todos os encantos de Vigo, serão suficientes para ver os sítios que o farão querer voltar.

Andressa García

Andressa García

leitura de 13 minutos

Vigo em 4 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Postal de Vigo | ©Alejandro Piñero Amerio

Há muitos lugares para visitar em Vigo, por isso, neste itinerário de 4 dias na cidade, quero mostrar-lhe não só as maravilhas arquitectónicas e as atracções turísticas dentro do centro da cidade, mas também nos arredores de Vigo, onde verá paisagens naturais encantadoras.

O Monte O Castro com a sua Fortaleza com o mesmo nome, o mercado A Pedra e a praça são alguns dos lugares que tem de visitar obrigatoriamente em Vigo. Mas com quatro dias para explorar, recomendo que considere lugares como Baiona, Tui e as Ilhas Cíes para um passeio completo das melhores coisas para ver e fazer em Vigo.

Dia 1: Visita à cidade de Vigo

Vigo| ©Sergei Gussev
Vigo| ©Sergei Gussev

Vai começar as suas férias de 4 dias em Vigo deixando as suas malas no seu quarto de hotel, depois de ter feito o seu transfer do Aeroporto de Vigo para a cidade.

Vamos supor que o primeiro dia das suas férias em Vigo começa de manhã cedo, ou porque chegou a Vigo à noite e quer começar as suas férias no dia seguinte, ou porque chegou muito cedo. A verdade é que começará o seu dia visitando o porto de Vigo.

Porto de Ferry de Vigo

Da cidade de Vigo até ao porto demorará aproximadamente 30 minutos de carro, pelo que começará o seu primeiro dia de visita a este lugar turístico. Para chegar ao porto, terá de passar primeiro pela aldeia de Bouzas, onde recomendo que tome o pequeno-almoço antes de continuar. O pequeno-almoço será por volta das 9:00.

Alguns dos locais que se podem encontrar no caminho para tomar o pequeno-almoço antes do porto são: Las Anclas e Cafeteria Verano. Depois de saborear um bom pequeno-almoço, continuar na aldeia de Bouzas, procurando o caminho para o porto.

A visita a este lugar começará aproximadamente às 10:00, e não demorará mais de uma hora a passear pelo porto e a tirar uma fotografia ocasional. Pode fazer este passeio por conta própria ou pode também fazer uma visita guiada. Este é um dos portos mais importantes de Espanha e é definitivamente uma visita obrigatória em Vigo.

Passeio de Alfonso

Saindo do porto de Vigo, irá diretamente para o próximo ponto do seu itinerário do primeiro dia na cidade, que não é outro senão o Paseo de Alfonso. Este é um dos lugares mais emblemáticos da cidade de Vigo, pois é onde se encontra a oliveira que dá nome a Vigo.

Este lugar está aberto ao público todos os dias, e é um excelente miradouro urbano a partir do qual se pode ver toda a paisagem que a cidade tem para oferecer, até mesmo as Ilhas Cíes quando o dia está claro. Para chegar a este miradouro a partir do Porto, terá de ir pela Avenida da Beiramar desde a saída de Bouzas até ao miradouro.

Demorará 30 minutos ou uma hora a terminar a visita ao miradouro no histórico Paseo de Alfonso, pelo que provavelmente serão 10:30 ou 11:00 horas quando deixar este local para o próximo ponto do seu itinerário de viagem para este dia 1.

Praça da Porta do Sol

Avançando pela cidade de Vigo, irá encontrar uma das praças que não deve perder quando começar a explorar este lugar, a Praça da Porta do Sol. Este lugar é interessante porque representa a divisão entre a cidade antiga de Vigo e a expansão moderna.

Onde hoje se encontra a praça, existia antigamente uma porta que dava acesso à cidade amuralhada. Atualmente, representa a diferença e o contraste entre uma cidade antiga e uma cidade mais moderna.

A escultura icónica desta praça é a Sirene, uma estátua que, tal como a praça, representa a relação entre duas partes, neste caso entre um homem e um peixe. Esta escultura evoca a união que existe entre as pessoas de Vigo e a sua principal fonte de rendimento, que é a peixaria.

Mercado da Pedra

Mercado da Pedra| ©MoniPeni
Mercado da Pedra| ©MoniPeni

Saindo da praça da Porta de Sol, o Mercado de Pedra fica muito perto, seja a pé ou de carro. Partindo do princípio de que gastou pelo menos meia hora a passear pela praça, deverá chegar ao mercado por volta das 11:30. Nesta altura, terá tempo para percorrer todo o mercado e será certamente altura de almoçar, mas vamos dar um passo de cada vez.

Este local tem muita história e era anteriormente conhecido como um mercado onde se podia comprar tabaco sem impostos e, com o tempo, tornou-se o local perfeito para comprar tudo o que tivesse a ver com roupas e outras coisas, que eram de marca mas falsificadas.

Hoje em dia ainda é possível comprar este tipo de produtos, mas é definitivamente um sítio que não pode perder em Vigo se quiser ter uma experiência cultural completa desta cidade. Uma visita completa a este mercado pode ser incluída numa das melhores visitas guiadas de Vigo, neste caso ao centro histórico, que não costumam durar mais de 2 horas.

Depois de ter acabado de passear pelo mercado, é provável que já tenha fome. Deve ser por volta das 13:00. Nos arredores do mercado há vários locais onde se podem degustar deliciosos pratos da gastronomia viguesa, entre os quais se destacam: Taberna A Pedra, Restaurante La Marina e Mosquito Vigo.

Praça de Compostela

Depois do almoço, o relógio deve estar a marcar as 14:00, altura ideal para dar um pequeno passeio pela Praça de Compostela, que fica muito perto do mercado. Para além de ser um passeio relaxante, visitar esta praça é também um bom momento para ver e apreciar uma das esculturas mais populares de Vigo, que é nada mais nada menos que El Dinoseto.

Garanto-vos que a primeira coisa que sentirão ao ver esta escultura é ternura. Trata-se de um grande dinossauro com a sua prole, ambas as esculturas realizadas através da poda dos arbustos deste lugar. É, sem dúvida, um lugar que não pode perder para tirar uma ou duas fotografias, sobretudo se for com crianças, que vão adorar este lugar.

Cidade Velha de Vigo

Depois de cerca de 30 minutos a percorrer a Praça de Compostela e o seu popular Dinoseto, é altura de continuar um passeio verdadeiramente interessante pelo centro histórico de Vigo. Se há uma coisa que vai adorar neste lugar é o grande número de locais históricos para ver, conhecer e fotografar.

Há duas maneiras de conhecer o centro histórico: pode explorá-lo sozinho, perdendo-se nas suas ruas, ou pode fazer uma visita guiada que o levará a conhecer cada um dos lugares mais interessantes do centro histórico. Em qualquer dos casos, demorará provavelmente cerca de duas horas a completar a visita. Deverá terminar por volta das 16:30.

Monte O Castro

O Monte O Castro é o final do seu primeiro dia em Vigo. Pode subir ao castelo por conta própria ou através de uma visita guiada que o leve até lá. Quanto à subida, pode ser feita de carro ou a pé, porque o percurso até à parte mais alta do monte oferece belas paisagens e bons sítios para tirar boas fotografias.

Uma vez no cimo, tem a oportunidade de tirar ainda mais fotografias, porque o miradouro no topo oferece uma vista muito mais ampla da cidade de Vigo e das Ilhas Cíes, um espetáculo e tanto. Mas, sobretudo, poderá percorrer o interior do castelo e conhecer um pouco mais da sua história.

Supondo que chega ao topo por volta das 17:00, poderá terminar a visita em duas horas, ou seja, aproximadamente às 19:00. Quando sair, tem duas opções: voltar ao centro histórico de Vigo para jantar e acabar a festa em qualquer bar, ou jantar um pouco mais leve e continuar até ao seu alojamento, porque o dia 2 promete ser um grande dia.

Dia 2: Visitar os museus e explorar as praias próximas

Praia de Vao| ©mmmmngai@rogers.com
Praia de Vao| ©[email protected]

Para este segundo dia das suas férias em Vigo, faça as malas, os fatos de banho, o protetor solar e as toalhas, porque vai visitar as melhores praias da costa de Vigo.

Para aproveitar ao máximo o seu tempo e desfrutar de cada momento do dia, recomendo que saia do seu alojamento o mais cedo possível, com a intenção de chegar à primeira paragem de praia aproximadamente às 8:00 horas para tomar o pequeno-almoço num bar de praia.

Praia de Vao

Se estiver alojado no centro de Vigo, não terá de conduzir muito para chegar à Playa del Vao, o primeiro local do seu itinerário do dia. Neste caso, só terá de conduzir cerca de 15-20 minutos para lá chegar, pelo que recomendo que saia por volta das 7:30 do seu hotel.

A Playa del Vao é uma das melhores praias para tomar banho na costa de Vigo, pelo que é o local perfeito para começar o seu itinerário do dia. E como chegará aqui muito cedo, recomendo que comece com um bom pequeno-almoço para lhe dar energia para o resto do dia.

Na orla da praia, há inúmeros bares de praia e, depois, é só nadar e aproveitar. Recomendo que fique nesta praia no máximo 3 horas, por isso, supondo que chega às 8:00, pode sair aproximadamente às 11:00.

Praia de Samil

Para chegar ao próximo destino, a partir de Playa del Vao, só terá de conduzir cerca de 5 minutos. Este próximo ponto do itinerário é também uma boa praia na costa de Vigo, e não é outro senão a Praia de Samil. Para além de desfrutar das suas águas quentes, poderá tirar muitas fotografias antes de continuar.

Tal como na Playa del Vao, recomendo que não passe mais de 3 horas aqui, por isso, supondo que chega alguns minutos depois das 11:00, ficará na água até às 13:00, o mais tardar, para sair e desfrutar de um bom almoço num restaurante próximo, um que recomendo é o Restaurante Verdemar. Com uma hora para comer, deve sair deste lugar por volta das 14:00 ou 14:30.

Museu Galego do Mar

Conhecer o Museu do Mar da Galiza| ©Contando Estrelas
Conhecer o Museu do Mar da Galiza| ©Contando Estrelas

Mais 5 minutos de carro levam-no ao Museu Galego do Mar, um dos museus mais interessantes para conhecer a história piscatória desta cidade que esteve historicamente ligada a esta forma de economia do mar.

Parte do que se pode ver neste museu são objectos com séculos de história, ou que de uma forma ou de outra fizeram parte do desenvolvimento pesqueiro da zona. Mas para além das colecções permanentes, também pode ver exposições temporárias que variam de acordo com o itinerário do museu, por isso recomendo que consulte o seu site antes de visitar para saber quais estarão abertas no momento da sua visita.

Aldeia de Bouzas

Demorará duas horas a visitar todo o Museu do Mar da Galiza, pelo que, supondo que sai por volta das 16:00, é a esta hora que começará a sua visita à aldeia de Bouzas, a seguinte no seu itinerário do dia 2. Em cerca de 10 minutos estará nesta pequena aldeia, se for de carro particular.

Uma vez neste local, recomendo que se perca nas suas ruas calcetadas, porque não há nada melhor para conhecer uma cidade como esta, do que caminhar e olhar para todos os lugares interessantes que encontrar no caminho. Recomendo-vos que utilizem pelo menos duas horas para passear, pelo que devem sair deste local por volta das 18:00.

Sede da Afundación Vigo

De Bouzas à Sede Afundación Vigo são aproximadamente 12 a 15 minutos de carro particular, pelo que este é o tempo máximo que demorará a ir de um sítio para o outro. Este é o momento ideal para entrar no último grupo da visita guiada à Sede da Afundación Vigo.

Este museu, que é um dos mais interessantes de Vigo, fecha as portas ao público aproximadamente às 20:00, pelo que , se chegar às 18:30, terá tempo para uma boa hora e meia de visita a todas as áreas do museu. Pode fazer a visita sozinho, ou pode fazer uma das visitas guiadas disponíveis no interior do museu.

No final do dia, pode jantar quando sair da sede da Afundación Vigo, e mais uma vez tem duas opções, a primeira é festejar nos bares das zonas próximas, ou ir para o seu alojamento para descansar, para se preparar para o terceiro dia em Vigo.

Dia 3: Passeio pelos parques, praças e viagem até Tuy

Vista do Monte de A Guía| ©Carlos Macías
Vista do Monte de A Guía| ©Carlos Macías

O terceiro dia do seu itinerário de 4 dias em Vigo começa novamente muito cedo. Recomendo que almoce no seu alojamento para que possa sair com toda a energia para subir ao Monte A Guía, outro dos miradouros mais bonitos da cidade, onde se pode ver o mar e as Ilhas Cíes.

Sairá do hotel aproximadamente às 8:00 horas para chegar ao monte de manhã cedo e poder apreciar as primeiras horas do dia desde um dos miradouros mais bonitos da cidade.

Monte A Guía

Deve chegar ao Monte A Guía aproximadamente às 8:30, uma boa hora para ver o mar nas primeiras horas da manhã. Recomendo que aproveite a vista e a caminhada para tirar muitas fotografias e, sobretudo, para fazer algum exercício físico durante a manhã.

Para subir à montanha, pode fazê-lo a pé ou de carro. Ambas as formas são bastante cómodas e seguras, mas a melhor maneira de subir se for a Vigo com crianças ou outras pessoas com problemas de coluna é de carro particular. Não demorará mais de uma hora ou uma hora e meia a chegar.

Jardim Zoológico de Vigo

Descendo do Monte de A Guía, é um bom momento para continuar o seu terceiro dia de passeio visitando o VigoZoo, o jardim zoológico de Vigo, onde poderá desfrutar de diferentes actividades.

Chegará ao jardim zoológico entre as 10:00 e as 11:00 horas. Neste ponto, deve saber que se viajar entre abril e setembro, poderá entrar a partir das 10:00, mas se viajar entre outubro e março, terá de esperar até às 11:00 para entrar.

Poderá ver muitas espécies de todo o mundo, por isso é um ótimo lugar para ver uma incrível exibição de animais de todos os habitats. É aconselhável passar pelo menos três horas no jardim zoológico, visitando cada uma das suas áreas e observando cada uma das espécies no seu interior.

Palácio Quiñones de León

Depois de sair do Jardim Zoológico de Vigo, o relógio deve marcar cerca das 13:00, pelo que é uma boa altura para procurar um local para almoçar, mesmo nas imediações do Pazo Quiñones de León. Alguns dos sítios que se podem visitar nas proximidades deste local para almoçar são: Cavanna e Mesón Anduriña.

O Pazo Quiñones de León é um dos melhores museus de V igo e está localizado na zona central de Vigo, representando uma grande parte da identidade do povo de Vigo. No seu interior pode conhecer-se a história da sociedade viguesa e, sobretudo, a construção deste lugar que serviu de residência aos marqueses que o construíram.

Está dividido em diferentes áreas que incluem também os jardins exteriores. Assim, uma boa visita a todo o complexo pode demorar cerca de 2 horas. Pode ir sozinho ou pode mesmo fazer uma visita guiada a este local, em qualquer dos casos, pode durar o mesmo tempo.

Parque de Castrelos

Mesmo ao lado do Pazo de Quiñones de León, encontra-se o Parque de Castrelos, o maior parque urbano de Vigo, e um dos lugares que tem de visitar durante as suas férias nesta cidade.

É um ótimo lugar para andar de bicicleta e caminhar a qualquer hora do dia. Uma das suas principais atracções é o rio Lagares, que atravessa o parque e junto ao qual se encontra um caminho que, se o seguir, chegará diretamente à praia de Samil.

Dentro do parque também se podem encontrar diferentes áreas para desfrutar, como parques infantis, um auditório e um lago, onde se podem ver muitas aves. No interior do parque também se pode ver a ponte de Castrelos, um lugar ideal para fotografar.

Este parque merece ser visitado durante um dia inteiro, mas neste itinerário, utilizará aproximadamente 2 horas para ver os lugares mais bonitos. Assim, sairá o mais tardar às 16:00, uma hora perfeita para visitar o próximo destino.

Tuy

Às 16:00 horas, depois de ter desfrutado um pouco do Parque de Castrelos, é hora de entrar no seu carro de aluguer e dirigir-se a Tuy, uma cidade localizada a 30 minutos de Vigo, onde poderá passar as últimas horas do seu itinerário para o terceiro dia da sua viagem.

Chegará a Tuy depois das 16:30, pelo que recomendo que faça uma visita guiada ao centro histórico da cidade. Após a visita prevista, recomendo que prove algumas das especialidades gastronómicas deste local e que fique para desfrutar do resto da paisagem.

No fim de contas, Tuy é um bom sítio para ficar depois de percorrer este local. Se quiser, pode chegar ao seu alojamento em Tuy, e depois sair à noite para um passeio noturno pela cidade, como uma das 10 melhores coisas para fazer em Vigo à noite, ou nos seus arredores, neste caso.

Dia 4: Embarque num passeio de barco até às Ilhas Cíes

Ilhas Cíes| ©J.A. Diaz
Ilhas Cíes| ©J.A. Diaz

Para este quarto e último dia da sua viagem, recomendo que faça as malas, muitos fatos de banho e protetor solar, porque vai fazer uma viagem às Ilhas Cíes. Umas férias em Vigo não estão completas se não visitar as Ilhas Cíes, e se vai ficar na cidade durante quatro dias ou mais, é sem dúvida uma atividade que não pode perder.

Neste sentido, recomendo que tome o pequeno-almoço no seu alojamento ou num restaurante de Tuy, e depois vá diretamente para o porto de Vigo, onde poderá embarcar num barco que percorre a ria de Vigo até às Ilhas Cíes.

A viagem de Tuy a Vigo demora cerca de 30 minutos. Uma vez chegado ao porto, pode embarcar no barco que o levará às Ilhas Cíes. Os barcos para as ilhas partem normalmente a partir das 9:00 horas e existem várias rotas durante a manhã. A viagem de barco desde o porto de Vigo até às Ilhas Cíes dura aproximadamente 40 minutos.

Ilhas Cíes

Pode esquecer-se de tudo o resto se fizer esta viagem com uma visita guiada. Na maioria dos casos, a viagem a estas ilhas pode durar um dia inteiro, pelo que o quarto dia da excursão será dedicado a um dia inteiro de sol e praia.

Uma das melhores praias para visitar nestas ilhas é, sem dúvida, a praia de Rodas, que foi classificada como uma das melhores praias do mundo pelo The Guardian, por isso, se visitar as Ilhas Cíes e não for a esta praia, será que realmente visitou as ilhas?

Esta excursão, que é uma das melhores que pode fazer a partir de Vigo, levá-lo-á a passar o dia inteiro nestas ilhas, para que possa desfrutar do almoço e depois da viagem de regresso. Algumas destas experiências oferecem a possibilidade de o ir buscar e levar de volta ao seu alojamento, tudo depende da experiência que escolher.

Resumo do itinerário

  • Dia 1: Cidade de Vigo
  • Porto de Vigo
  • Passeio Alfonso
  • Praça Porta de Sol
  • Mercado da Pedra
  • Praça da Compostela
  • Centro Histórico de Vigo
  • Monte O Castro
  • Dia 2: Museus e praias
  • Praia de Vao
  • Praia de Samil
  • Museu Galego do Mar
  • Aldeia de Bouzas
  • Sede da Afundación Vigo
  • Dia 3: Parques, praças e Tuy
  • A montanha de Guía
  • Jardim Zoológico de Vigo
  • Palácio Quiñones de León
  • Parque de Castrelos
  • Tuy
  • Dia 4: Ilhas Cíes
  • Ilhas Cíes