10 Melhores museus em Vigo

Vigo não é só praia e sol, também pode visitar museus que o vão deixar impressionado. Aqui quero mostrar-lhe alguns dos que não pode perder.

Andressa García

Andressa García

leitura de 11 minutos

10 Melhores museus em Vigo

Farol do Museu do Mar | ©Contando Estrelas

O Museu do Mar da Galiza, o Museu de Arte Contemporânea e o Pazo Quiñones de León são alguns dos museus mais interessantes para visitar na cidade. Por isso, sem dúvida, uma das melhores coisas para ver e fazer em Vigo é dedicar algum tempo a visitar um dos seus museus.

Alguns deles mostram-lhe arte, outros mostram-lhe história, e outros mostram-lhe sítios arqueológicos. Independentemente dos que decidir visitar, pode ter a certeza de que não se aborrecerá nem sairá sem satisfazer as suas expectativas.

1. Museu Galego do Mar

Museu Galego do Mar| ©Rafael Ojea Perez
Museu Galego do Mar| ©Rafael Ojea Perez

O Museu Galego do Mar tem de estar no topo desta lista porque a quantidade de atracções que oferece aos seus visitantes faz dele uma das melhores opções para quem visita a cidade e gosta de fazer passeios por Vigo para conhecer a história piscatória da cidade. Para estes casos, também se podem realizar visitas privadas pela cidade.

Está situado muito perto da localidade de Bouzas e do porto de Vigo, exatamente na costa, e tem a particularidade de expor diferentes objectos pertencentes ao desenvolvimento da atividade pesqueira em Vigo desde os seus inícios até à atualidade. Este museu também tem o seu próprio aquário onde se podem conhecer as diferentes espécies que habitam a ria, as costas e o oceano.

Oferece exposições permanentes e temporárias. As exposições temporárias costumam ter diferentes temáticas, e para saber quais as que estão activas no momento da sua visita a Vigo, recomendo que visite o site oficial do museu, onde estão sempre a dar informações sobre as exposições temporárias.

Detalhes de interesse

  • Preço: As crianças com menos de 2 anos têm entrada gratuita. A entrada para o público em geral pode custar entre 1 e 3 euros, dependendo da condição e/ou idade de cada visitante.
  • Horário de abertura: Está aberto consoante a estação do ano, inverno ou verão, mas geralmente pode ser visitado entre as 11:00 e as 19:00.
  • Como chegar: Pode chegar-se de carro particular, percorrendo a costa de Vigo até chegar ao museu. Também se pode fazer uma visita guiada ou utilizar os transportes públicos.

2. Museu de Arte Contemporânea de Vigo

Museu de Arte Contemporânea| ©Elisardojm2
Museu de Arte Contemporânea| ©Elisardojm2

O Museu de Arte Contempor ânea é um dos edifícios mais importantes do centro de Vigo. A sua exposição de arte destaca o trabalho de artistas nacionais e internacionais, embora a maioria das suas obras seja de origem espanhola. Apesar de ter sido fundado há pouco tempo, este museu tornou-se a referência da cidade.

O MARCO não só oferece exposições temporárias e permanentes, mas também tem diferentes actividades para o divertimento dos habitantes locais e dos visitantes. Estas actividades também têm a ver com arte e vanguardismo. Entre as actividades em que pode participar no museu contam-se palestras, fóruns e exposições especiais.

Pode visitar este museu por conta própria ou pode fazer uma visita guiada disponível no interior da instituição. Para usufruir deste tipo de visitas especializadas, é necessário efetuar uma reserva com antecedência. Recomenda-se que visite o museu na companhia de um guia turístico, pois este dir-lhe-á tudo o que precisa de saber sobre cada uma das obras.

Detalhes de interesse

  • Preço: A entrada é gratuita, pelo que não terá de pagar nada para entrar. As visitas guiadas têm um custo adicional, mas este só é informado no momento da reserva.
  • Horário de funcionamento: Aberto de terça a sábado das 11:00 às 14:00 e das 17:00 às 21:00. Aos domingos está aberto das 11:00 às 14:00.
  • Como chegar lá: Pode chegar ao museu de carro particular, pois há um parque de estacionamento perto do museu. Também pode chegar de comboio e ficar na estação de comboios Renfe, que é a mais próxima do museu.

3. Palácio Quiñones de León

Solar de Quiñones de León| ©Contando Estrelas
Solar de Quiñones de León| ©Contando Estrelas

O Palácio Quiñones de León é um dos mais importantes museus de primeira categoria de Vigo, e isso deve-se ao facto de ser um edifício que, na sua totalidade, vem diretamente do passado. Foi construído por volta de 1670 e depois doado pelo seu proprietário ao povo de Vigo por volta de 1924 para se tornar um museu. Desde então, tem estado aberto ao público.

A sua estrutura, para além de ser uma incrível fortificação, é composta por imensos jardins perfeitamente cuidados, onde se pode apreciar um grande número de espécies vegetais, o que por si só pode ser considerado como um museu dentro do museu. O próprio interior do Paço oferece um vislumbre de como era a vida dos marqueses nos séculos passados.

Quanto à sua arquitetura, ao longo de vários séculos sofreu várias reformas importantes, pelo que a disposição que tem hoje não se assemelha à original, no entanto, continua a ser considerada uma joia que pode visitar livremente quando for a Vigo.

Detalhes de interesse

  • Preço: A entrada é gratuita, pelo que não tem de pagar nada para o visitar.
  • Horário de funcionamento: Está aberto de segunda a sexta-feira das 10:00 às 14:00. Também está aberto aos sábados das 17:00 às 20:00, e aos domingos e feriados das 11:00 às 14:00.
  • Como chegar lá: O Pazo fica muito perto do centro de Vigo, pelo que pode chegar lá de transportes públicos ou de carro alugado, e estacionar nas proximidades.

4. Museu Verbum Casa das Palabras

Museu Verbum Casa das Palabras| ©mluzvi
Museu Verbum Casa das Palabras| ©mluzvi

Este é um dos museus mais interessantes de Vigo porque é um lugar onde se dá uma importância vital à comunicação, às palavras e à forma como o homem conseguiu estabelecer uma linguagem compreensível ao longo do tempo. Para além de tudo, é um museu interativo, onde se pode ter um contacto livre com o que está exposto no seu interior.

Tudo o que tem a ver com línguas, idiomas, sinais, dialectos, palavras e outros aspectos importantes da comunicação humana é o que verá neste lugar. Está situado no complexo do Centro Cultural de Vigo, muito perto da praia de Samil.

O que mais lhe agradará ao visitar este lugar é que a maioria das actividades e exposições são jogos, com a intenção de que os presentes, sejam adultos ou crianças, possam ter uma abordagem mais genuína da linguagem. O museu Casa das Palabras está dividido por temas, que por sua vez estão divididos em 81 módulos repletos de actividades para todos.

Detalhes de interesse

  • Preço: A entrada é gratuita, pelo que não é necessário pagar para usufruir do museu no seu interior.
  • Horário de funcionamento: Está aberto de terça a sexta-feira entre as 17:00 e as 20:00 e aos sábados e domingos entre as 12:00 e as 14:00.
  • Como chegar lá: Para chegar ao museu tem de conduzir ao longo da Avenida Samil. Pode chegar lá de carro particular ou de transportes públicos, uma vez que fica muito perto do centro da cidade.

5. Museu Meirande de Rande

Interior do Museu Meirande de Rande| ©juantiagues
Interior do Museu Meirande de Rande| ©juantiagues

Este é um dos mais recentes museus de Vigo, pois foi inaugurado em 2013, e é um lugar muito interessante que tenta contextualizar e contar tudo o que tem a ver com a história dos tesouros, batalhas e história da ria de Vigo. Neste museu podem-se encontrar diferentes peças conservadas da Batalha de Rande.

Esta grande batalha teve lugar em 1702, em plena Guerra da Sucessão Espanhola, na qual se registou um forte saque aos navios que tinham chegado à ria de Vigo com grandes tesouros. A cidade não podia ser saqueada nem conquistada graças às suas muralhas, mas um dos saqueadores conseguiu apoderar-se de um dos navios e roubar os tesouros.

Antes de chegar às Ilhas Cíes, o navio afundou-se, dando origem à lenda dos grandes tesouros escondidos nas profundezas da ria de Vigo. Voltando ao museu, o objetivo deste espaço é conservar as peças que estiveram presentes na batalha e prestar homenagem a todos aqueles que tentaram ir às profundezas em busca do precioso tesouro.

Dispõe de exposições permanentes divididas em secções de acordo com o que é mostrado em cada uma delas, sejam os objectos da batalha, os elementos que restaram da famosa "Fábrica do Alemão", em homenagem a um colaborador nazi que manteve o seu negócio neste local durante a Segunda Guerra Mundial, os objectos do tesouro e outra área dedicada à flora e fauna do local.

Detalhes de interesse

  • Preço: A entrada neste museu é gratuita para todos os visitantes.
  • Horário de abertura: Pode visitar este museu de terça-feira a domingo entre as 11:00 e as 14:00 e entre as 15:30 e as 19:00. Está encerrado às segundas-feiras.
  • Como chegar lá: O museu fica a cerca de 20 minutos de carro de Vigo. Está situado para lá das ruínas do Castelo de Rande. Pode ir de carro particular ou de táxi.

6. Fundação Laxeiro

Fundação Laxeiro| ©Davisukez
Fundação Laxeiro| ©Davisukez

O principal objetivo da Fundação Laxeiro é apresentar e divulgar a obra do pintor José Otero Abeledo, bem como abrir espaço para jovens artistas que queiram dar a conhecer o seu trabalho. Esta é uma das melhores galerias de Vigo para ver arte emergente e, claro, para apreciar as colecções permanentes do artista Laxeiro.

Uma das coisas de que mais gostará ao visitar esta fundação-museu é que poderá conhecê-la na sua totalidade graças às visitas guiadas oferecidas gratuitamente ao público. Para optar por uma visita guiada como esta, terá de a solicitar com pelo menos 48 horas de antecedência.

O museu também oferece exposições temporárias, para que possa conhecer as diferentes tendências artísticas do panorama artístico atual. Para saber com certeza o calendário das exposições temporárias do museu antes da sua visita, recomendo que visite o seu sítio Web oficial para encontrar informações actualizadas.

Detalhes de interesse

  • Preço: A entrada é gratuita, assim como as visitas guiadas a toda a exposição.
  • Horário de funcionamento: Aberto de segunda a sexta-feira das 18:00 às 21:00. Aos sábados, das 12:00 às 14:00 e das 18:00 às 21:00. Aos domingos, está aberto das 12:00 às 14:00.
  • Como chegar: Está situado na rua Rúa Policarpo Sanz, no coração da cidade de Vigo. Pode chegar lá de carro, táxi ou transportes públicos. Se estiver alojado perto desta zona, também pode ir a pé.

7. Naturnova Afundación

Naturnova Afundación| ©Plan INCITE
Naturnova Afundación| ©Plan INCITE

Desde 2003 que a Naturnova Afundación está aberta ao público de todas as idades para entreter e, sobretudo, ensinar sobre o ambiente, as características da natureza e o nosso planeta Terra. Se há uma coisa que vai gostar deste lugar é a interatividade que apresenta em cada uma das suas áreas.

O lema do museu é que "ninguém pode amar o que não conhece", e é por isso que se esforçam por ensinar de forma clara e didática, tudo o que precisa de saber sobre a natureza e as suas nuances.

A visita ao museu é mágica porque começa de forma introdutória com o funcionamento do universo como um todo, as galáxias, os planetas, o sistema solar e todos esses elementos fora do nosso planeta. O nível seguinte é conhecer o planeta em questão e tudo o que condiciona o seu comportamento.

A área seguinte é dedicada aos seres vivos e à sua inter-relação nos ecossistemas que compõem a Terra e, finalmente, à vida humana e à forma como nós, humanos, participamos no desenvolvimento da Terra. Esta é uma excelente atividade para incluir entre as melhores coisas para ver e fazer em Vigo com crianças.

Detalhes de interesse

  • Preço: As crianças com menos de 5 anos são gratuitas. Os adultos podem pagar cerca de 3 euros e os bilhetes especiais podem custar cerca de 2 euros.
  • Horário de abertura: Aberto de outubro a junho, todos os sábados das 17:30 às 20:30.
  • Como chegar lá: Está situado na sede da Afundación Vigo, na rua Velásquez Moreno, em Vigo. Pode chegar-se de carro ou de transportes públicos.

8. Centro Arqueológico de Salinae

Centro Arqueológico de Salinae| ©Colexio Bouza Brey
Centro Arqueológico de Salinae| ©Colexio Bouza Brey

Este é um lugar interessante para visitar em Vigo, porque são as únicas salinas marinhas de evaporação solar que foram preservadas até agora. É de salientar que estas salinas datam diretamente da época do Império Romano e são as únicas do seu género que permanecem protegidas para que o público em geral as possa visitar.

Dentro do Centro Arqueológico de Salinae terá a oportunidade de compreender exatamente como funcionava o processo de extração e produção de sal romano durante a época do Império. Poderá conhecer os processos de industrialização do sal que foram utilizados desde essa altura até aos dias de hoje. Pode ainda solicitar visitas guiadas.

Detalhes de interesse

  • Preço: A entrada é gratuita para todos, pelo que não tem de pagar nada para visitar o centro arqueológico.
  • Horário de abertura: Pode visitar o sítio de terça a sexta-feira, das 10:00 às 14:00. Aos sábados, das 11:00 às 14:00 e das 17:00 às 20:00. Também aos domingos, das 11:00 às 14:00.
  • Como chegar lá: Pode chegar lá de transportes públicos ou também de carro particular, porque pode estacionar facilmente perto das salinas.

9. Museu da Ciência do Vinho

Instrumentos de vinificação| ©Wally Gobetz
Instrumentos de vinificação| ©Wally Gobetz

Um dos locais mais importantes em Espanha para a divulgação da ciência do vinho fica em Vigo, e é o Museu da Ciência do Vinho. Se é um amante do vinho e da ciência do vinho, então este é um sítio que não pode perder. No seu interior, ficará a saber tudo sobre os processos industriais e/ou artesanais necessários para fazer um bom vinho.

Enquanto aprende sobre a história do vinho e a obtenção deste elixir, pode também visitar as instalações do Castelo de Urraca, uma das fortalezas mais interessantes da cidade de Vigo, graças à grande quantidade de história que tem dentro das suas muralhas. É possível efetuar visitas guiadas ao seu interior e, claro, provar os vinhos mais requintados da casa.

Está situado na localidade de Tui, pelo que para visitar este museu terá de embarcar numa das melhores excursões de Vigo à localidade de Tui para descobrir tudo o que os especialistas em vinho têm para lhe mostrar.

Detalhes de interesse

  • Preço: As crianças com menos de 6 anos têm entrada gratuita. Dos 7 aos 18 anos, pagam cerca de 2 euros, enquanto as pessoas com mais de 65 anos podem pagar uma entrada de cerca de 3 euros, que inclui a visita guiada e a prova. A entrada geral custa cerca de 5 euros.
  • Horário de funcionamento: Pode visitar este local de quarta-feira a domingo, das 11:00 às 14:00 e das 17:00 às 19:00.
  • Como chegar lá: Situa-se na Praça do Castelo, muito perto de Tui.

10. Museu e Arquivo Histórico da Diocese de Tui

Objetivo do Museu Diocesano de Tui e Arquivo Histórico de Tui| ©Josercid
Objetivo do Museu Diocesano de Tui e Arquivo Histórico de Tui| ©Josercid

Este museu, situado na vila de Tui, é uma das jóias históricas mais bem conservadas de Vigo e dos seus arredores. Está organizado em diferentes secções onde se pode admirar e conhecer um pouco mais sobre cada período histórico de Vigo e de Espanha em geral.

Reúne peças da história romana, esculturas e pinturas dos séculos XV e XVI, e arte sacra, onde se podem ver obras de arte da igreja do século XII. As visitas guiadas ao museu estão disponíveis mediante reserva prévia. A visita a este museu é uma das melhores experiências a ter em Tui, para além dos tradicionais passeios pela vila, alguns dos quais recomendo que faça logo que chegue.

Detalhes de interesse

  • Preço: Pode pagar cerca de 0,50 euros para entrar, independentemente do tipo de público.
  • Horário de funcionamento: Pode visitar de terça-feira a domingo, das 10:00 às 13:00 e das 16:00 às 20:00. Fecha às segundas-feiras.
  • Como chegar lá: Está localizado na Praça do Concello, na cidade de Tui. Pode-se lá chegar de carro ou de táxi a partir de Vigo.